fbpx

3 passeios imperdíveis em Mendonza, Argentina

Chegamos, enfim, à Mendonza, na Argentina. Mendonza, destino cobiçado por amantes do vinho e da vida; cidade belíssima e tão acessível aos brasileiros. O maior atrativo da cidade é, logicamente, a oferta enoturística. Neste sentido, recomendamos a Casa El Enemigo Vigil e o passeio do Bus Vitivinícola, atrações que falaremos em posts específicos.

Aqui, reunimos 3 passeios imperdíveis e acessíveis para fazer na cidade por todos os turistas.

O primeiro impacto que tivemos da cidade foi a reflexão e inspiração proporcionadas pelas montanhas imponentes e encantadoras que circundam toda a cidade. Esta, um ‘oásis’ por ser uma cidade toda arborizada no meio de uma região desértica.

Isto porque os indígenas da etnia Huarque, originários do lugar, inventaram uma técnica que permite que a água do degelo do inverno seja canalizada em valetas de concreto pela cidade, por onde as árvores, plantadas ao lado, se mantém vivas.

Essa técnica foi aprimorada em 1861, quando as consequências de um terremoto na região causaram a necessidade de uma ‘reconstrução’ da cidade.  O terremoto de 1861 devastou a cidade de Mendonza. A maior parte das construções foram destruídas, inclusive a “Cabildo” (Casa Governamental da época colonial). A área do antigo edifício governamental hoje abriga o Museu del Área Fundacional, que conta a história do terremoto e expõe registros, artefatos e exemplares de culturas indígenas que vivam na região da cidade em épocas pré-colombianas.

O que indicamos

Ficamos hospedados no hotel Chalet de Bassi, uma pousada familiar de preço superacessível e que não deixa a desejar em conforto e bom atendimento. Conta com churrasqueira, piscina e estacionamento em área bem localizada, próxima do micro centro. Indicamos!

Algumas coisas comuns de cidades turísticas tem um formato inovador em Mendonza.

Uma delas é o ônibus turístico, o “City Tour”. O ticket, que custa 450 pesos (R$45), permite que o turista desça nas paradas, fique o quanto desejar e suba no próximo ônibus. Indicamos o passeio para se ter uma noção melhor dos pontos turísticos e referenciamento geográfico da cidade.

Outra coisa que nos surpreendeu foi o Paseo Peatonal Sarmiento. A rua fechada para pedestres tem um clima agradabilíssimo, proporcionado pelas árvores que a acobertam e criam uma atmosfera ideal na rua e repleta de restaurantes, bares, cafés e cervejarias. O local também não se limita a empreendimentos: é palco vivo de constantes manifestações artísticas. Shows, concertos e peças fazem parte da experiência de estar na Peatonal, de Mendonza.

Mas nos impressionamos é que, ao contrário de ruas parecidas em outras cidades turísticas, os preços não assustam. Sentamos em um café a 10 passos de uma banda que realizava um show na rua e pagamos apenas R$35 por 2 cafés, 2 sucos, 4 croissants e 2 águas. Isso incluso a ‘propina’, valor extra pagado pelo serviço do local (bem comum em toda a Argentina).

À noite, é imprescindível ir à Avenida Aristides Villanueva, o ‘point’ noturno de Mendonza. Dezenas de restaurantes e bares ocupam as largas calçadas da via, que abrigam grande número de pessoas, entre residentes e turistas, que se reúnem no local comer, beber e confraternizar em uma linda rua bem ocupada pelas pessoas. A avenida também conta com lojas de roupas e acessórios. Como na Peatonal, shows e manifestações artísticas são comuns e dão o toque perfeito para uma noite agradável sem altos custos. Lá, o turista pode optar por jantar, bebericar uma cerveja ou apenas assistir algum show de música de rua: o importante é estar presente.

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Esta matéria contou com a colaboração da jornalista Júlia Beatriz de Freitas.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários