fbpx

A Cela da Cave: A nova experiência enoturística da Vinícola Courmayeur

O que nos aprisiona? Serão as grades ou nossos medos, mágoas e culpas? Estes sentimentos evocaram a construção deste novo roteiro, que explora a antiga cave. Tudo muito bem conduzido, numa visita que apresenta os vinhos e espumantes selecionados e nos proporciona agradáveis momentos de reflexão, prazer e aprendizado.

A liberdade (e a falta dela) é o fio condutor do novo roteiro de enoturismo da Courmayeur Espumantes e Vinhos, lançado neste sábado (9), em Garibaldi, com a presença de autoridades municipais, representantes do trade e formadores de opinião. Um passeio carregado de simbologia que proporciona ao visitante conhecer a história da vinícola familiar fundada em 1976 na localidade de Garibaldina, degustar cinco rótulos elaborados pela empresa e desfrutar da belíssima paisagem que compõe a geografia da região

  • Já pensou em passar 5 dias pela Serra Gaúcha? Nós criamos um Roteiro Enoturístico, acesse.
Fico feliz por ter contribuído, como consultora do Sebrae/RS, na elaboração desta experiência que será ofertada às sextas-feiras, sábados e domingos, às 11h e às 15h, possibilitando a degustação de 5 vinhos selecionados, enquanto visita as instalações da empresa (jardim, vinícola e cave). O investimento é de R$ 35,00, com a taça personalizada sendo presenteada aos visitantes.
Sempre me perguntam de onde tiro as ideias para criar tantos diferenciados produtos turísticos, especialmente enoturísticos. Digo que tudo parte da observação do lugar onde a empresa está estabelecida, da história e da cultura da família e, aí, juntamente com os empreendedores, busco uma diferenciação para criar uma experiência enoturística.
E assim foi com a Courmayeur. A vinícola não recebia turistas regularmente, mas lembrei que, alguns anos atrás, o Sr. Mário Verzeletti, proprietário da vinícola, quando me apresentou a empresa, nos levou até a cela, local que deu início à mais antiga vinícola da região, e nos ofertou um Lambrusco, que é um vinho singular que essa empresa elabora. Isso para mim ficou inesquecível.
Buscamos, então, eu, juntamente com a Gilian e a Talita (sucessoras na empresa) recriar esse aspecto, mas trazendo uma outra reflexão, também olhando para o mundo. Para as pessoas, para as suas necessidades, para as dores do mundo atual. E foi aí que começamos a falar da prisão e do oposto disso, que é a liberdade. Entendo que o que nos aprisiona não são as grades, mas sim nossos medos, frustrações e mágoas. E aí iniciou todo o processo criativo da Cela da Cave.
  • Roteiro de Final de Semana para aproveitar Garibaldi – Serra Gaúcha, acesse.

Com duração de aproximadamente 40 minutos, a experiência, batizada de Cela da Cave, poderá ser vivenciada às sextas, sábados e domingos, às 11h e às 15h, tendo como ponto de saída o Bistrô La Fermata, localizado junto à vinícola.

O passeio é conduzido pela enóloga e nutricionista Talita Verzeletti, que, com a irmã, Gílian Nicolini Verzeletti, e o pai, Mário Verzeletti, administram a Courmayeur há 18 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi assim com o primeiro grupo, do qual participamos. Logo no início recebemos uma taça e fomos conduzidos aos primórdios da empresa em uma viagem regada a espumantes e vinhos que representam a essência da vinícola, cujo portfólio conta, atualmente, com 22 produtos, elaborados sob a coordenação da enóloga Mayara Dias.

 

  • Os Pontos Gs! Chocolates, espumantes e lingeries em Gramado, Garibaldi e Guaporé.
  • Roteiro Romântico e Diferenciado pela Serra Gaúcha, acesse.

Vamos apresentar o roteiro:

 

Primeira Parada: O pergolado e o chardonnay

A primeira parada é no ponto mais alto da propriedade, onde um pergolado ambientado com gaiolas remete ao aprisionamento. Aqui, a Talita nos fala da região da Garibaldina, interior de Garibaldi. Nos encantamos como território do Vale dos Vinhedos e com o chardonnay barricado que nos foi apresentado.

 

Segunda Parada: O flamboyant e o Brut Rosè

A jornada segue até o próximo ponto: um exuberante flamboyant sob o qual o visitante degusta mais um produto enquanto aprende sobre a trajetória da vinícola e reflete sobre a temática do roteiro. Aqui degustamos um delicado e harmonioso brut rosè, enquanto apreciávamos as placas de ‘pet friendly’ que a vinícola possui.

Ao longo do caminho, quadros com dizeres de autores célebres contribuem para o envolvimento dos participantes com a atmosfera. “A liberdade é um vinho de excelência. Não faz sentido que não o compartilhes”, afirma o poeta português Joaquim Pessoa, em uma das placas. “Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma”, reforça o autor e estadista alemão Johann Goethe em outro painel.

Terceira Parada: A vinícola e o Extra Brut

Entender mais do processo de elaboração da vinícola, que adotou o charmat como método e privilegia a tecnologia, aliada ao conhecimento das longas fermentações, para obter o melhor resultado. Este é meu espumante preferido!

 

Quarta Parada: A Cela da Cave

Preparem-se para o ponto alto do passeio! A visita à adega gradeada localizada na área industrial da vinícola. É nesta cela, abaixo do nível da rua, onde estão “aprisionados” os vinhos históricos da Courmayeur, à espera de serem “libertados” das garrafas. É também na cave escura onde a guia conduz uma reflexão sobre a ausência de liberdade e um brinde com o quarto rótulo do trajeto. Espetacular degustar o denso Lambrusco na escuridão da cela, ouvindo os cantos gregorianos. Introspecção necessária para a apreciação do momento!

 

Quinta Parada:  A loja de vinhos e o Bistrô La Fermata

De volta a loja, somos apresentados ao Bistrô La Fermata, opção para quem desejar almoçar ou lanchar aos finais de semana. Aqui também podemos adquirir toda a ampla linha de vinhos e espumantes da Courmayeur. A degustação fica à escolha do cliente: um vinho Ancellota ou um espumante Moscatel.

 

O roteiro Cela da Cave é resultado de um trabalho desenvolvido por meio do Investe Turismo, programa do Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur que tem por objetivo acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade e gerar empregos em rotas turísticas estratégicas do Brasil.

 

O gestor de Turismo do Sebrae na Serra Gaúcha, Emerson Bittencourt Monteiro, salienta que o roteiro Cela da Cave é o primeiro produto turístico lançado no Rio Grande do Sul por meio do Investe Turismo. “Produtos como esse estão diretamente ligados à estratégia de promover inovação na oferta turística das regiões. A criação de produtos com alto grau de inovação faz com que a região se diferencia cada vez mais e fique cada vez mais competitiva, por consequência. Ficamos bastante felizes com esse lançamento em Garibaldi”, reforça.

 

Além da Cela da Cave, os visitantes da Courmayeur Espumantes e Vinhos podem fazer refeições no Bistrô La Fermata, aos sábados e domingos, das 10h30min às 17h, e adquirir produtos na loja, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 9h30min às 17h.

Serviço

O que: roteiro Cela da Cave.
Onde: Courmayeur Espumantes e Vinhos (Av. Garibaldina, 32, acesso secundário ao Vale dos Vinhedos, Garibaldi – RS).
Quando: sextas, sábados e domingos, às 11h e às 15h (duração de aproximadamente 50 minutos). É necessário reserva antecipada. É possível realizar a visita em feriados, com agendamento prévio.
Quanto: R$ 35 (inclui taça personalizada e degustação de cinco rótulos).
Outras informações e reservas: pelo telefone (54) 3463.8517, pelo e-mail turismo@courmayeur.com.br ou no site www.courmayeur.com.br/contato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas de experiências pela Serra Gaúcha

 

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Utilizamos dados do release do jornalista Diego Adami, contratado pela Courmayeur.

As fotos são de Ivane Fávero (com exceção das apontadas).

Fotos apontadas: Cassius André Fanti, contratado pela Courmayeur.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

 

Crédito: Cassius André Fanti

Comentários