Barra do Garças e Aragarças – as cidades que unem Mato Grosso e Goiás e que atraem até extraterrestres

Em nossa Road Trip pelo Sul, Norte e Centro Oeste do Brasil, chegamos a estas duas cidades, na união de dois rios e dois estados: Rios Garças e Araguaia e Mato Grosso e Goiás. É mesmo um lugar de encontros. Inclusive encontro consigo mesmo e, quem sabe, até com um extraterrestre!!!

Sim, Barra do Garças tem um discoporto! Logo abaixo falamos mais sobre isso.

Mas como nossa passagem foi breve, decidimos convidar uma pessoa muito especial, que nos enviou dicas preciosas, para escrever conosco este post. A Fernanda Dall’Agnol vive no Rio Grande do Sul, mas tem familiares morando no Vale do Araguaia e visita frequentemente a região. Então sua contribuição é valiosa! Até pela razão de alguns atrativos estarem fechados em função da pandemia e ela já ter vivenciado estas experiências. Assim, começamos com a descrição da Fer e, logo depois, incluímos os atrativos que visitamos: Discoporto,  Thermas Água Santa, Parque Serra Azul e Mirante do Cristo e, ainda, a Pousada Aldeias do Araguaia, onde passamos duas noites.

Fazenda Recanto da Serra

“Há alguns anos minha família se mudou para o vale do Araguaia e, no mínimo duas vezes ao ano, subo ao centro-Oeste para visitá-los e aproveitar para conhecer a região, que ainda é pouco explorada, mas rica em atrativos naturais.
Em dezembro de 2020, fui conhecer a Fazenda Recanto da Serra. Localizada a cerca de 50 km (15 de asfalto e 35 de estrada de chão) da cidade de Barra do Garças, dentro da Serra do Taquaral, um braço da Serra do Roncador. A fazenda possui mais de 14 atrativos, sendo alguns ainda inexplorados. Existem dois roteiros, parte alta e parte baixa, ambos incríveis para quem gosta de trilhas e cachoeiras, com paisagens completamente distintas.
Na parte alta, me surpreendi, pois foi a primeira trilha “aquática” que fiz. Para chegar à Cachoeira do Portal Encantado, tivemos que nadar córrego acima em meio a cânions. Depois relaxamos nas águas cristalinas e calmas das Pedras Manchadas.
Na parte baixa, conhecemos Cachoeira Azul, a Cachoeira Perdida e a Cachoeira Escura, que ficam localizadas em trilha de mata fechada com cerca de 6km. Para acesso, é necessário usar perneiras, uma proteção contra animais peçonhentos. O guia, sempre atento, pois é frequentemente relatada a presença de queixadas, que são porcos do mato. Então, sempre com muita atenção e emoção!
Embora não relatado como atrativo, optamos por voltar da Cachoeira Azul caminhando dentro de um riozinho, que percorre uma parte da trilha, com areias brancas e água cristalina. Ali observamos muitas pegadas de animais e o canto dos pássaros.
Como sabem, de setembro a maio é a temporada de chuvas no Mato Grosso e tivemos sorte da água estar clara, como podem observar nas fotos. Mas se optarem por visitar a propriedade em outro período, provavelmente a água estará cristalina.
Eu e minha irmã optamos por nos hospedar na cidade e nos deslocar por dois dias para a fazenda, com o guia Antônio, da Antônio Caiaques e Trilhas. O valor individual, por roteiro/dia, é de R$ 170,00, com veículo, seguro, EPI e entradas. Saímos às 7h30m e retornamos perto das 18h, mas antes de voltarmos o Antônio serviu um legítimo café da fazenda para nos acordar depois de uma caminhada intensa.
Para mais informações, acesse o Instagram @caiaquesetrilhasantonio
O acesso a fazenda é somente com guia ou caso se hospede na propriedade, que tem espaço de pousada e camping. O Perfil no Instagram é @fazendarecantodaserramt” – Fernanda Dall’Agnol

Créditos: Fernanda Dall’Agnol
Créditos: Fernanda Dall’Agnol
Créditos: Fernanda Dall’Agnol

Cachoeira da Gratidão

“Seguindo a BR 158, a cerca de 152 km da Fazenda Recanto da Serra está localizada a cidade de Nova Xavantina. Lá, em 2019, conheci umas das cachoeiras mais lindas do Brasil, a Cachoeira da Gratidão, em tons azulados, alguns a chamam de “Santa Barbara do Mato Grosso”, fazendo referência a famosa cachoeira da Chapada dos Veadeiros. O acesso é muito fácil, chega de carro até o lado da cachoeira e a entrada é R$ 20 reais. A propriedade conta com outras 2 cachoeiras a do Biquíni e do Sucesso.

O vale do Araguaia é repleto de surpresas, na minha próxima ida quero conhecer as cachoeiras do Complexo do Bateia e descer o Rio Araguaia de Caiaque” – Fernanda Dall’Agnol

Créditos: Fernanda Dall’Agnol

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Discoporto

Vocês já ouviram falar de aeroporto, né?!
Mas e de discoporto?

Um local apropriado para receber discos voadores e ETs! Pois é, em Barra da Garças – MT existe um!
Nós (agora somos nós mesmo – Ivane e Rômulo) estivemos lá e vamos contar um pouco sobre este atrativo inusitado! O discoporto foi um projeto apresentado pelo antigo vereador Valdon Varjão. Em 1995 o projeto foi aprovado por unanimidade, afinal, dizia-se que o discoporto seria uma forma de fomentar o turismo do município, além de, claro, facilitar o contato com extraterrestres.

Foi muito inusitado estarmos neste lugar que também tem essas representações de ETs imaginados, obviamente, pelos terráqueos.


Ao programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:


Água Termal a 39 graus em Aragarças

Estamos entre Aragarças e Barra do Garça, cidades conurbadas, ligando Goiás ao Mato Grosso por meio de duas pontes sobre os rios Araguaia e Garças.
Os proprietários da Pousada Aldeias do Araguaia nos indicaram conhecer Thermas Água Santa e foi o que fizemos, aproveitando o dia de chuva e o fato de que outros atrativos de Barra do Garça estarem fechados, em função da pandemia.
Fomos em direção a Goiás (estamos a 380 quilômetros de Goiânia), primeiro por estrada pavimentada, depois por estrada de chão, num total de aproximadamente 30 quilômetros. Nos perdemos um pouco, pedimos informação e logo encontramos a entrada para o parque.
Boa estrutura, algumas famílias por lá e fomos em direção ao Poço. Sim, o lugar mais mágico do parque, pois até os antigos indígenas que habitavam o lugar sabiam do poder dessas águas mágicas.
Banho tomado, aproveitando as águas fluoretadas, litinadas e isotermais que, segundo estudos, propiciam inúmeros benefícios à saúde. Nos sentimos muito bem, de fato. Depois ficamos no mirante, tomando uma água e olhando o belo Rio Araguaia e nos surpreendemos com a presença de botos. Um lindo casal nadando rio acima.
O complexo ainda tem uma praia privada (de areia, sim, nas margens do Araguaia), parque, piscinas, restaurante, bar, pousada e condomínio.

Serviço

Thermas Água Santa – 450, BR-070, s/n, Aragarças – GO, 76240-000

Telefone: (66) 9 9951-2911

O Thermas Água Santa tem opções de day use e hospedagem.

Informações: thermasaguasanta.com.br

Parque Serra Azul e Mirante do Cristo

Um lugar icônico de Barra do Garça é seu Parque Serra Azul, com o Mirante do Cristo Redentor.
Fiéis de toda a região do Araguaia realizam a subida dos 1.204 degraus da escadaria da fé até o mirante do Cristo  (a 516 km de Cuiabá), para realizar orações, fazer pedidos de curas, milagres e pagar promessas. Nossa motivação era de fé e de conexão com a natureza desta região.
Chovia muito e fomos direto até a guarita do Parque. O atendente nos indicou subir de carro a encontrar o próximo posto, junto ao Discoporto (veja post anterior).
Lá fomos e nem nos damos conta que assim não subiríamos as escadarias (o acesso se dá por um bairro vizinho).

O Parque Estadual da Serra Azul possui 11 mil hectares e está inserido no bioma cerrado. Possui diversas espécies da flora e da fauna endêmicas e foi criado pela Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994, por iniciativa popular, como uma das 46 unidades de conservação do Estado.

De lá de cima é lindo ver Barra do Garças, Aragarças e a Serra do Roncador.

Aos pé do Cristo agradecemos pelos 40 dias de viagem pelo Brasil, com plena saúde e segurança!


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Em todos os lugares mantivemos um comportamento de responsabilidade, privilegiando os espaços que nos ofereciam segurança (Ambiente Limpo e Seguro), com relação ao Covid-19.

O Viajante Maduro está fazendo uma Road Trip pelo Brasil, especialmente nas regiões Sul, Norte e Centro Oeste.

Agradecemos a colaboração da Fernanda Dall’Agnol!

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários