Bodega Garzón – Enoturismo no Uruguai

Impactante! Essa é a palavra que expressa nossa emoção ao nos depararmos com o cenário que envolve a Vinícola Garzón, localizada no pequeno município que tem o mesmo nome, na região de Maldonado (Punta del Este), Uruguai. Os 19.050 m² de área construída harmonizam-se com a paisagem de verde, pedra e azul, denotando o espírito que norteia a empresa: sustentabilidade!

Atenção: mais fotografias no final do post!

A frase de apresentação do site da vinícola não poderia ser mais apropriada. O estado da arte do enoturismo uruguaio!

“Garzón representa uma nova região de vinho, uma nova vinícola e um novo conceito em agricultura. Tem sido nosso objetivo desde cedo introduzir um estado da arte em tecnologia para melhorar nossos vinhedos e produzir vinhos premium”

Alejandro P. Bulgheroni

Nossa visita foi rápida e só foi possível pois a querida Ro Moreno Tagliabue, que nos colocou em contato com o Winemaker Germán Bruzzone que, prontamente, aceitou nos receber numa segunda-feira, mesmo que neste dia a vinícola esteja fechada para o atendimento a enoturistas. Nossa gratidão aos dois!

Visitando o lugar imaginamos o encantamento que Alejandro Bulgheroni e sua esposa Bettina tiveram ao conhecer Garzón em 1999. Como eles afirmam, “viram nele sua ‘pequena Toscana em Uruguai’, e tiveram um sonho. Um sonho familiar que hoje se fez realidade: Agroland”.

Assim, entre olivedos e vinhedos, começaram a projetar a Bodega Garzón. Desde a otimização do rendimento energético à redução do uso de água, desde a utilização de materiais locais de baixa emissão à gestão responsável de resíduos da construção, desde a captação natural de água de chuva à restauração da biodiversidade, são algumas das estratégias ecológicas implementadas em seu projeto e construção.

A vinícola é nova, teve sua primeira safra em 2014/15, mas já conquistou enófilos do Uruguai, Brasil e outros países.

Uma obra da natureza, esculpida pela mão do homem.

A Garzón é considerada a “primeira bodega sustentável construída fora da América do Norte, seguindo as rigorosas exigências do United States Green Building Council (USGBC)”. E essa realidade pode ser avalisado pelos visitantes que lá comparecem. Há o inteligente aproveitamento do relevo e da gravidade na produção, garantindo que a qualidade das uvas se expresse em qualidade dos vinhos. Também lá existe o aproveitamento do sol e do vento na energia, possibilitando redução em 40% o consumo de energia. Além disso, é “a mais tecnológica vinícola do Uruguai”, tendo investido em equipamentos modernos, amplamente estudados para possibilitar um produto com as qualidades que os proprietários almejavam.

O amplo cuidado com as uvas e  os equipamentos é prática perceptível. Nos encantamos com os tonéis e barricas, em aço, carvalho francês (sem tostar) e, ainda, com os tanques de concreto (sem isolantes) que permitem que o vinho evolua nestes ‘recipientes vivos’, como a Garzón apresenta.

 O concreto possibilita e favorece o desenvolvimento e a manutenção da microbiologia indígena igual aos micro-organismos, enquanto que a madeira permite que o vinho respire, algo muito necessário para uma correta armazenagem na bodega.

Próximo da vinícola está localizada uma ‘Fábrica Boutique’ de elaboração de azeite de oliva extra virgem. Não tivemos como visitá-la nesta viagem,  mas já conhecíamos os excelentes azeites aqui elaborados. Fica a dica para quem agendar uma visita à vinícola.

Sejam bem-vindos à descoberta das Colinas de Garzón e Bodega Garzón onde oferecemos em meio à paisagens extraordinárias, deliciosos vinhos, azeites de oliva extra virgens e atendimento personalizado durante toda sua visita. Os programas foram criados para que possa percorrer as nossos vinhedos e nossas oliveiras, nossa Adega e a Fábrica Boutique de elaboração de azeite de oliva extra virgem, conhecendo a origem, o processo de elaboração e desfrutando de momentos singulares. Como parte da experiência poderá degustar os nossos produtos.

Ambas empresas estão abertas o ano todo (menos na segunda-feira). Ainda assim, sempre é bom agendar a visita.

 

Embriaga-te sem cessar! Com vinho, com poesia e com virtude.

Charles Baudelaire

É possível, ainda, aproveitar o Restaurante Bodega Garzón. Fique atento, ainda, aos eventos aqui realizados. Não pudemos usufruir, mas vimos que os comentários são muito favoráveis. Há opção para vegetarianos, também. E os grelhados (ferro e fogo) são o destaque. O chef Francis Mallmann também deixou a sua marca por aqui.

Uma sala principal, amplos terraços, grelhas para diferentes carnes e um espaço privado com terraço próprio fazem parte das instalações, cada uma com uma vista privilegiada que permite gozar do campo, os riachos, as cordilheiras e os vinhedos.

O cardápio inclui uma sugestão de menu de mercado com diferentes pratos tradicionais e produtos frescos de cada estação que podem ser acompanhados com vinhos de nossa adega e do resto do mundo, junto aos azeites extra virgem Colinas de Garzón.

Como já contamos nos posts anteriores, fizemos uma viagem ao Uruguai, neste verão, com o intuito de apresentar ‘un otro Uruguay’, além de Montevidéu, Punta del Este e Colônia do Sacramento. Um Uruguai realmente mais natural e autêntico, muito bem representado em suas estâncias rurais. Visitamos quatro delas e apresentamos nos posts anteriores: Nosso País Irmão: Uruguai e A Caminho do Uruguai, Uma Visita a Jaguarão ,além dos posts sobre a Estância San Pedro de Timote , Estância El Ceibo , Chacrita del Sur ,  Aguaverde Wine Lodge, além da Bodega Juanico

Mais informações:

https://bodegagarzon.com/pt/restaurante/

AGROLAND S.A. Rota 9 Km. 175 – Garzón, Maldonado – Uruguai
(+598) 4224 1759 | info@bodegagarzon.com

Agradecemos:

Para esta viagem foi fundamental o apoio do amigo Wilson Torres Chavez, que coordena o enoturismo na Bodega Juanico e também atua junto à Associação de Turismo Enológico do Uruguai, a Ateu. Ele não só indicou os lugares, como nos apresentou aos estabelecimentos e seus proprietários. Gratidão!

Assim, pudemos conhecer as estâncias rurais São Pedro de Timote, El Ceibo, La Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Lugares espetaculares que iremos relatar nos próximos posts, individualmente. Também aproveitamos para voltar à Bodega Juanico, um lugar que amamos, especialmente para um grandioso almoço. Estendendo um pouco a programação inicial visitamos, ainda, a Bodega Garzón e aproveitamos para almoçar no restaurante da parceria desta com o Chef Francis Mallmann. Veja os posts!

Indicamos:

Aguaverde Wine Lodge – Camino del Cerro Eguzquiza Km. 8   Punta del Este, Uruguay  – e-mail: francisco@aguaverde.uy  –  + (598) 94 80 77 66  –  https://www.aguaverde.uy/  – Abertura em outubro de 2018!

Chacrita del Sur – Ruta 36 km 27.500, 90001 Las Brujas, Uruguai  – https://www.chacritadelsur.com/ – +598 99192807  – chacritadelsur@gmail.com – Reservas, clique aqui!

El Ceibo – Camino Rural Entre La Macana Y San Geronimo a 16 km De Ruta NAC Nº 5 Florida, 94000 Florida, Uruguai  –  http://www.elceibo.com.uy/ (temporariamente fora do ar) – Reservas, clique aqui! 

San Pedro de Timote – Ruta 7 Km 142, Cerro Colorado, Florida, Uruguay  11100 Reboledo  – +598 4310 8086  reservas@sanpedrodetimote.com – http://www.sanpedrodetimote.com/pt-br  –  Reservas, clique aqui!

Establecimiento Juanico –  Establecimiento Juanicó s/n – 90400 – Juanicó – Canelones – Uruguay – Tel. (598) (4335)9725   –   http://juanico.com/?lang=en

Importante:

O Viajante Maduro visitou ao Uruguai com o apoio de Wilson Torres Chavez, da Bodega Juanico, e com a hospitalidade das estâncias rurais San Pedro de Timote, El Ceibo, Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Agradecemos!

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Bônus!!! Mais fotos deste fantástico lugar!

Comentários