fbpx

Do Norte ao Sul do Chile pela ‘Ruta 5’

De San Pedro do Atacama até a cidade de Antofagasta, fomos pela estrada pan-americana do Chile: a conhecida “Ruta 5”, ou Rota 5 – que corta todo o país.

A rodovia é longa e em ótimas condições. A paisagem é desértica e de enormes retas.

O que mais nos chamou a atenção no caminho foi a presença das ‘animitas’, espécies de capelas construídas em lugares onde ocorreram acidentes de carro, que não são poucos. Pela paisagem monótoma e a possibilidade de ir muito rápido (velocidade permitida 120 km/h), muitos viajantes acabam cochilando ou se distraindo, o que causa grande número de acidentes fatais.

As animitas são uma forma chilena única e popular de vivenciar a religiosidade, a vida e, em especial, a morte. É uma manifestação anônima e espontânea que surge de um evento trágico.

Há diversos tipos delas: grandiosas e pequenas, com e sem ‘jardins’ e enfeites. Todas que vimos, sem exceção, tinham a bandeira do Chile (algo muito visto por todo o país). Encontramos até uma com o veículo do acidente pendurado dentro dela. Também vimos uma com um balanço, além de bancos que poderiam abrigar cerca de 10 pessoas.

As pessoas vão até as animitas orar para que as almas envolvidas no acidente fatal se encaminhem e não fiquem ‘vagando’ perdidas pelo local. Nos impressionamos com o número destas capelas pelo caminho!

Há também um bom número pedágios no caminho. Cada um custa cerca de 13 reais. Por isso, vá preparado com pesos chilenos.

Dicas para a viagem

Saia com o tanque cheio: não há muitos postos de gasolina pelo trajeto, por isso, é importante sair do seu destino com o tanque de gasolina cheio e não passar por eventuais perrengues.

Leve lanchinhos e muita água: também não há paradouros na estrada, importante levar lanches! E lembre-se, você está no deserto… leve muita água para manter-se hidratado.

‘Banheiro inca’: como não há locais pelo trajeto para parada, os viajantes recorrem ao ‘banheiro inca’: o mais ‘natural’ possível. Por isso, lembre-se de levar toalhinhas umedecidas e papel higiênico. Leve também sacolas plásticas para o lixo.

Antofagasta

Se o seu destino é Antofagasta, não deixe de aproveitar para conhecer a escultura Manos del Desierto, 40km antes de chegar na cidade. Para saber mais dicas sobre esse destino, clique aqui.

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Esta matéria contou com a colaboração da jornalista Júlia Beatriz de Freitas.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários