Enoturismo em Luján de Cuyo, Província de Mendoza – Argentina

Chegamos em Luján de Cuyo (@lujandecuyomza), uma cidade bem aprazível, com praças, ciclovias e áreas bem cuidadas, verdes e limpas – lembrando que é uma área desértica, o que demanda ainda mais cuidados, como irrigação constante com água de degelo. Fica há cerca de 15 minutos de Mendoza capital, mas é aqui em Luján de Cuyo que boa parte das vinícolas de Mendoza (região) estão.

Antes daqui visitamos San Rafael.

Confira aqui dicas de vinícolas e hospedagem em San Rafael.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Bodega Matervini

Na primeira visita do dia, conhecemos a Bodega Matervini. O projeto Matervini começou em 2008 e lançou seu primeiro vinho, Alteza, em 2010. Em 2016, a nova vinícola foi inaugurada em Perdriel (em frente ao Achával Ferrer). Temos grande admiração pelos dois sócios Roberto Cipresso e Santiago Achaval, personagens importantes da vitivinicultura de Mendoza. As boas-vindas foram com um vinho branco espetacular – de uvas muito distintas: roussanne, marsanne e viognier, embora a empresa se dedique mesmo ao malbec.

A empresa aplica conceitos de sustentabilidade nas paredes verdes e na energia solar, além do reaproveitamento da água para irrigação.

Podemos dizer que certamente os melhores vinhos – com mais expressão e identidade – que degustamos na vida estão aqui! Retiram 70% da produção, para obter a máxima expressão da uva que fica e também testam uma aproximação maior entre os vinhedos e uma condição mais baixa – o solo foi amplamente pesquisado, buscando territórios de ‘não aluviões’ onde o tipo de formação seja único.

Achaval brincou que faz vinho “tipo o Jonhy Deep”, que em cada atuação dá vida a um personagem distinto –  como a uva que muda de acordo com o território (ao contrário do Mel Gibson, que sempre parece o mesmo…). De fato, são vinhos únicos, mesmo sendo elaborados com o mesmo tipo de uva, afinal o terroir influencia, e muito, no resultado. Comprovado!

Aliás, toda nossa gratidão pelo tempo que Santiago Achaval nos destinou essa manhã. Foi uma verdadeira aula! Além de tudo, demos boas risadas. Inesquecível!

Contatos
Telefone: +54 261 218-2666
Instagram: @matervini


Booking.com

Bermellon Casa de Vinos

Seguimos para a Bermellon Casa de Vinos. Fomos recebidos pelos proprietários Fausto e Daniela – o Rômulo recebeu até uma sala exclusiva para participar de uma reunião de trabalho com o Brasil.

Adoramos estar aqui, onde também recebemos uma aula sobre os vinhos de Mendoza. É um ótimo lugar para incluir em suas visitas, com certeza! É possível agendar uma degustação orientada de vinhos, harmonizada ou não com os pratos.

Um local diferente, uma vinícola sem a parte técnica, muitas vezes repetitiva. Um restaurante com sabor, cuidado, mas também descolado, com mesas nas diversas salas da antiga casa, ou sob os vinhedos. Perfeito para desfrutar do que é, para muitos, a melhor região vitivinícola da Argentina.

A casa colorida chama a atenção. A decoração que mescla o mobiliário antigo com o verde e florido pátio. Perfeito para um almoço de 3 passos, harmonizado com vinhos excelentes.

Franco e Marcos nos receberam muito bem. Excelentes na explicação sobre os pratos e vinhos. Voltaremos!

A Bermellon funciona de quinta a domingo para almoço. Um bom lugar para relaxar, sem formalidades, e que tem como grande diferencial a magnífica paisagem: entre a Cordilheira dos Andes e uma infinidade de vinhedos!

O almoço harmonizado tem custo estimado de R$ 150,00 (em fevereiro de 2022).

Contatos

Anaiawines

Conhecemos, ainda, a mais nova vinícola de Agrelo, Lujan de Cuyo. Um privilégio já poder visitar a Anaiawines – no dia da visita, tinha sido inaugurada há uma semana apenas!

Combinando a criatividade e experiência empresarial de Osvaldo Del Campo, acionista principal e CEO do grupo de empresas Galileo Technologies com o conhecimento comercial e técnico de Patricia Serizola, sommelier apaixonada pela viticultura e enologia, nasceu este projeto onde a paixão por fazer e inovar se unem.

Os vinhedos estão localizados em uma propriedade de 72 hectares no distrito de Agrelo (que reúne 51 vinícolas!), berço de grandes vinhos icônicos argentinos.

Há 10 estações meteorológicas de controle total do terroir, clima, solo, umidade, inclusive com sonda no solo dos vinhedos.

A arquitetura é impactante! O projeto é belíssimo!

Gracias, Mariana e Juan pela acolhida!

Contatos
Telefone: (011) 156 753 6754
E-mail: info@anaiawines.com
Instagram: @anaiawines

ONDE FICAR EM LUJÁN DE CUYO

Pousada Casa Glebinias Hotel Jardin

Escolhemos a Pousada Casa Glebinias Hotel Jardin. O conceito é o de um hotel boutique caracterizado por uma arquitetura atemporal imersa na natureza. Conta com vinhos próprios, cozinha exclusiva e oferece assistência para excursões e atividades. O atendimento amável e personalizado, o conforto, a elegância e a calma e sustentabilidade do local, garantem o bem-estar dos hóspedes.

No jardim interior da casa principal, onde é servido o café da manhã, há também um restaurante à la carte. Amamos e recomendamos!

Contatos
Telefone: +54  0261 496 2116 | +54 0261 496 5892 | +54 9 261 5255039
E-mail: info@casaglebinias.com
Instagram: @casaglebinias

 


Agradecemos demais aos amigos Guillermo e Ana por todo apoio nas visitas em Mendoza e pela antiga e valorosa amizade!

Esta é uma série de postagens sobre a viagem que o Viajante Maduro realizou pela Patagônia Argentina e Chilena, além de Buenos Aires e Mendoza, de janeiro a março de 2022. A viagem foi feita de carro e levou 55 dias, percorrendo 12 mil quilômetros.


 

Confira as outras matérias sobre nossa Road Trip pela Patagônia


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a produção textual da publicitária Alexandra Ungaratto e com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

Comentários