Entre o Mar e a Lagoa, Tavares e Mostardas – Costa Doce Gaúcha – RS

Matéria originalmente publicada na Zero Hora – clique aqui.
Agradecemos a Rosane Tremea pelo convite para colaborar com o Caderno Recorte de Viagem!

Este território sempre me atraiu, acredito que muito por entender o que é um ‘istmo’ quando estive aqui, há muitos anos. Pensando na região, lembrei das saudosas apresentações da dupla Hique Gomez e  Nico Nicolaiewsky, com seu ‘Tango e Tragédias’, onde falavam que a ‘Sbørnia era grudada ao continente por um istmo… (istmo!)’. Assim, desejando um pouco de sombra e água fresca, além de calmaria e segurança e o interesse por lugares históricos, fomos até Tavares. Sim, inicialmente rumamos para o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, onde contratamos os serviços da agência Lagoa Expedições.

Mas recomendamos que o tour inicie por São José do Norte, cruzando a balsa de Rio Grande, seguindo por Tavares e concluindo em Mostardas, onde o retorno se dará pela BR 101.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Tavares

Nos hospedamos no Hotel Parque da Lagoa. Hotel bem familiar, boa estrutura, simples e aprazível. O proprietário, João Batista, também é responsável pela operação da agência de receptivo Lagoas Expedições. Foi com ele que fizemos os passeios para o Parque da Lagoa do Peixe, para a Lagoa dos Patos e para três dos faróis da região. De fato, entendemos a relevância de irmos com um guia e carro apropriado, pois, para muitos dos atrativos, não há estrada. Anda-se pela areia e o carro é bastante exigido. Para reservas e informações, confira lagoadopeixe.com.br

De qualquer forma, para a maior parte dos atrativos é possível ir com carro próprio, especialmente para aproveitar com mais calma o Parque Lagoa do Peixe e observar as aves.

Nos encantamos com a grandiosidade e beleza da Lagoa dos Patos, com a imensa e deserta praia de mar (Oceano Atlântico), com este território tão rico em biodiversidade, porto seguro para aves migratórias (mais de 35 espécies) de diversos países, que fez com que se tornasse Parque Nacional. Nos impressionamos com as dunas de areia branca e fina e com os históricos faróis nas praias de água doce ou salgada.

A população de Tavares é de 5.850 habitantes, a maioria descendente de portugueses, especialmente açorianos. A cidade fica a 230 quilômetros de Porto Alegre e 128 de Rio Grande. Cidade tranquila, com alguns restaurantes (na primeira noite jantamos no Skillus – simples e bom, e na segunda noite aproveitamos o Tottas Café – adoramos!), hotel, pousadas, agência de turismo receptivo e bons acessos, tanto para quem vem de Porto Alegre e passa por Mostardas (aqui há algumas irregularidades no asfalto), quanto para quem vem por Rio Grande e toma a balsa até São José do Norte (antiga “Rodovia do Inferno”, que hoje está muito boa de trafegar).

Aliás, foi este último o caminho que fizemos. Atravessar a balsa na noite de segunda-feira foi emocionante. Adoramos a experiência da travessia, vendo o sol já se apagando no horizonte e as luzes de São José do Norte se acendendo. A duração é de 30 minutos e é bem tranquila. Em outra oportunidade eu havia feito a travessia sem carro, desde a hidroviária, e também é bem aprazível.

Obs.: há transporte de balsa de hora em hora, das 7h às 20h, mas consulte os horários no site da hidroviária para confirmar, pois isso pode mudar de acordo com a demanda.

A economia do município é baseada na agricultura, especialmente no cultivo da cebola e do arroz. Também há a pecuária e a pesca, especialmente do famoso camarão rosa da Lagoa do Peixe. Também vimos uma quantidade enorme de pinus elliottis, e ficamos sabendo mais sobre a extração da seiva, utilizada na indústria química.

Adorei o relato de seguidoras nas redes sociais dizendo que se sentiram verdadeiras deusas andando na parte superior dos carros 4×4, sentindo o vento no rosto, levando os cabelos ao contato com a maresia. Mas este é território de pessoas que buscam o contato com a ‘natureza selvagem’, como nos contou o guia João Batista. Também há os ‘birdwatchers’, os observadores de pássaros e os que buscam descanso e paz.

 
Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:


 

Mostardas

Ainda aproveitamos para conhecer alguns atrativos de Mostardas, antes de partirmos desta mágica região. O centro histórico, com as casas de influência açoriana, nos leva para outros tempos.

Ficamos encantados com a Igreja Matriz São Luiz Rei, construída em 1773 e restaurada em 2019. Vale a pena fazer a visita e conhecer o seu interior e arredores.

Visitamos o Farol Cristóvão Pereira, na localidade de Rincão, ainda com a agência de Tavares. Gostamos muito do Balneário Mostardense, uma imensidão de mar e nenhuma aglomeração.

Também fomos conhecer o Porto do Barquinho, na localidade de Caieira, mas o lugar não tem estrutura, apesar da belíssima paisagem dos canais da Lagoa dos Patos. No retorno, encontramos muitas aves a, pasmem, flamingos!

Também passamos pela Lagoa do Bacupari, mas sendo domingo e janeiro, estava muito lotada e partimos sem sequer sair do carro. Aliás, esse foi o único local, de todos os visitados na região, onde encontramos um acúmulo de pessoas. Em geral, aqui se pratica o turismo de isolamento.

 


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Em todos os lugares mantivemos um comportamento de responsabilidade, privilegiando os espaços que nos ofereciam segurança (Ambiente Limpo e Seguro), com relação ao Covid-19.

O Viajante Maduro está fazendo uma Road Trip pelo Brasil, especialmente nas regiões Sul, Norte e Centro Oeste.

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários