Festa do Vinho da Madeira – Portugal

Visitamos a Ilha da Madeira em fevereiro de 2017 e nos apaixonamos. Fizemos um post contando nossa vivência por lá e apresentando algumas dicas legais.

O lindo pôr do sol na Madeira.

Agora você tem mais um motivo para ir até esse lugar mágico! A Festa do Vinho, que acontece no período de 29 de agosto a 9 de setembro (alguns sites falam em 27 de agosto a 10 de setembro), bem, digamos que no auge da vindima, ou colheita da uva, especialmente nos finais de semana.

E não deixe de provar o Vinho que leva o nome da Ilha.

O evento, que se realiza desde o final dos anos 1970, como contam os madeirenses, “procura recriar velhos hábitos da população madeirense associados aos seculares preceitos das lides vitícolas”.
As festividades  iniciam-se no Funchal e incluem a Semana Europeia de Folclore, decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides e espetáculos diversos de música ligeira e tradicional.
E tem mais! No Estreito de Câmara de Lobos se realiza a Festa das Vindimas. Descubra mais sobre o que esperar das Festa do Vinho da Madeira:

Sábado
Na manhã de Sábado as atenções viram-se para o Estreito de Câmara de Lobos, onde se realiza a Festa das Vindimas. Ali, numa quinta madeirense, acontece a vindima, seguida de cortejo etnográfico que conta com a participação de um vasto número de grupos de folclore e etnografia. Após o cortejo, é recriada a pisa das uvas, de participação livre, num lagar tradicional tudo envolto num ambiente de festa onde não faltam a animação musical e a gastronomia regionais.

Outras iniciativas:

Semana Europeia de Folclore
A Semana Europeia de Folclore, iniciativa dinamizada pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, é um festival de folclore que tem por objetivo promover um convívio intercultural e dar a conhecer realidades etnográficas, e conta com a participação de grupos nacionais e estrangeiros.

Vindima ao Vivo
Na manhã de Sábado as atenções viram-se para o Estreito de Câmara de Lobos, onde se realiza a Festa das Vindimas. Ali, numa quinta madeirense, acontece a vindima, seguida de cortejo etnográfico que conta com a participação de um vasto número de grupos de folclore e etnografia. Após o cortejo é recriada a pisa das uvas, de participação livre, num lagar tradicional tudo envolto num ambiente de festa onde não faltam a animação musical e a gastronomia regionais.

Animação de rua
A baixa da cidade do Funchal, mais concretamente o passeio pedonal da Avenida Arriaga, é preenchido com diversas decorações que incluem inúmeras alfaias vitícolas (lagar, pipas, barris, cestos de vindima, meios de transporte tradicionais), quadros vivos e figurantes que recriam as lides do vinho na Madeira (pisa da uva, recriação de usos e costumes regionais por parte de artesãos), gastronomia, mostra e prova de vinhos madeirenses e exposição de artesanato regiona e ainda atuações por parte de grupos de folclore regionais.
Saiba mais sobre as demais iniciativas dinamizadas no âmbito da Festa do Vinho da Madeira a decorrer na Praça do Povo em:  http://www.madeirawinefestival.com/pt/ e http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/homepage?areaid=1

Foto: http://www.visitmadeira.pt/en-gb/what-to-do/events/search/madeira-wine-festival

Para ter uma ideia do que é este lindo festival, veja https://www.youtube.com/watch?v=-6TIi67atlc

 

IMPORTANTE:

A viagem (Europe Trip) do Viajante Maduro não tem patrocínio, nem conflito de interesse. A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fáverocom exceção da foto de divulgação do VisitMadeira.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Temos um pedido especial para te fazer. Pode ser? Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós. Então, agora vem o pedido: ao programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós e, quando você usa nossos links, gera uma pequenina comissão, que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos de coração!

 

 

Comentários