fbpx

Frascati, Roma, Itália: Conheça a cidade que encanta os romanos!

Frascati foi o lugar onde recebi a homenagem de Embaixadora da Città del Vino e, por isso, ele foi incluso em nosso roteiro. Felizmente, pois foi uma surpresa muito agradável!

Nosso avião pousou em Roma e por isso tivemos que ir de carro até Frascati, já que a associação possibilitou essa conexão. Mas, sem dúvida alguma, é possível ir de trem, o que fizemos algumas vezes no período que lá ficamos, já que a a cidade faz fronteira com Roma. O valor da passagem é de 2,10€ e a viagem dura em média meia hora.

O que fazer em Frascati

Frascati é um lugar acolhedor, calmo e familiar. É o ambiente que te faz sentir no quintal de casa. Mas o calmo não quer dizer um lugar ‘morto’, bem pelo contrário, é bastante movimentado dia e noite, todos os dias da semana, por ser uma cidade universitária.

Tem coisas para fazer todas as horas do dia, e o que vale a pena: caminhar e explorar, sem pressa, os recantos desta bela cidade.

A Itália por si só possui uma tremenda riqueza em cada ruela e não poderia ser diferente com Frascati.

  • Caso queira acessar outros post sobre a Itália, clique aqui.

Optamos por nos sentir realmente moradoras do local. Caminhamos muito, curtimos a feirinha rodeada de estudantes, nos encantamos com as Igrejas Chiesa del Gesù e Cattedrale di San Pietro e, definitivamente, o que mais nos chamou a atenção foi a descoberta, em meio a uma caminhada, de um lugar um tanto quanto escondido, mas próximo de onde estávamos hospedadas, onde nos deparamos com um ambiente incrível, uma praça cheia de mesas enormes para serem compartilhadas, diversos bares e restaurantes, e percebemos que grande parte da população (e muitos romanos) vai até lá à noite, reúnem-se com amigos e jogam conversa fora, é lindo! Como definimos: um eterno “Vintage” (evento que acontece duas vezes por ano em Garibaldi – RS -Brasil).

Sentamos em meio aos moradores, pedimos uma taça de vinho e um drink e ficamos horas observando os costumes e hábitos de cada grupo de amigos.

Outro detalhe fantástico de Frascati é o pôr do sol, é daquelas coisas que se tornam inesquecíveis! Na Itália, nesta época do ano (primavera/verão) amanhece muito cedo (por voltas das 5h da manhã) e anoitece tarde (perto das 21h), o dia se torna longo e produtivo para aproveitar cada espaço.

Tivemos dois lindos momentos de sol dourado para contemplar. Destacamos isso para que se surpreendam, também, com este momento em meio a uma caminhada pelas ruelas ou até mesmo no mais alto morro esperando para que os raios dourados falem por si só.

  • Caso queira acessar outros post sobre a Itália, clique aqui.

Hotel e restaurante

Ficamos hospedadas no Hotel Cacciani, localizado em um antigo prédio mas com uma estrutura aconchegante, possui um café da manhã simples mas gostoso.

O que mais gostamos é que em baixo do prédio tem o espetacular Restaurante Cacciani, de 1922 que, hoje, após três gerações ainda carrega as tradições de seus antepassados. Tivemos a honra e oportunidade de entrar na cozinha, a convite de Paolo, gerente do restaurante, e ver a maestria com que preparam a famosa massa centenária Cacio e Pepe, preparação simples, mas que honra os ingredientes e fantástico sabor (fizemos um IGTV no nosso perfil do Instagram, acesse e aprenda a fazer). O local é lindo, tem uma incrível vista panorâmica para a cidade de Frascati, na época em que tivemos (primavera/verão) vale muito apreciar a comida juntamente com a vista.

Fraschetta

Estar em Frascati sem visitar as Fraschetas não é de fato ‘viver’ a cidade. Por isso visitamos a Fraschetta I Fratelloni do Massimo (também fizemos um IGTV contando a história do restaurante: Estilo Romano de comer e aproveitar a vida). Achamos incrível a energia do ambiente, foi um dos poucos lugares que estava lotado de moradores locais, esses são os clientes, é tradição para eles mesmo que seja um domingo à noite ir na Fraschetta, sentar nas mesas na rua, pedir o Menu Royal (porchetta, olive, prosciutto, lonza – lombo, salame, salsiccia di Siena, carciofini e melanzane – alcachofras e berinjela, formaggi misti, bocconcini di bufala e ricottina di bufala) no valor de 10€ e perder a noção do tempo entre boas histórias e sorrisos. A experiência que tivemos foi memorável, as pessoas são simpáticas, retribuem olhares sinceros e nos incluem para que nos sentimos à vontade.

O que nos marcou foi quando estávamos gravando o IGTV, conversando com o Massimo e apresentando o Menu e a história do mesmo e ao terminar as gravações todos que estavam a nossa volta aplaudiram-nos, ficamos até envergonhadas com tal situação, mas depois ao relembrarmos trouxe-nos uma sensação imediata de felicidade.

A história

A cidade de Frascati fica na área anteriormente ocupada por algumas vilas da época imperial romana, incluindo a de Cícero, e no território originalmente pertencente ao subúrbio da antiga cidade latina de Tusculum.

É considerada a pérola dos Castelli Romani, tanto por sua esplêndida posição geográfica, como pelas características arqueológicas, histórico-artísticas e ambientais que a caracterizam. Hoje a comuna italiana da região do Lazio, província de Roma, possui cerca de 19 mil habitantes. Com isso, é um lugar tranquilo para visitar e aconchegante. De certa forma, nos sentimos em casa.

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Ivane veste Exigent.

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários