Ivoti – a Cidade das Flores

Conhecida como “a Cidade das Flores”, Ivoti, de fato, é cheia de beleza, cor e encantos. O Município integra duas importantes rotas turísticas da região: o Vale Germânico e a Rota Romântica.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

O que fazer

E quem diria que, em meio à colonização alemã, visitaríamos uma cidade com imigração japonesa? Isso mesmo, Ivoti recebeu, a partir de 1966, 26 famílias do Japão. Em 2010, foi inaugurado o Memorial da Colônia Japonesa, espaço dedicado a preservar a história e a cultura desses imigrantes no município. Visitamos e nos encantamos. Comprei um desenho para o meu amore, feito com uma técnica de colagem e assinado pela artista no local, que nos contou a romântica e folclórica história, falando em japonês.

Fomos gentilmente recebidos pela Kiyomi, que nos explicou a história da imigração e nos mostrou algumas das peças de roupas que estão em exposição, além de fotos e documentos.  O Memorial possui um acervo de 250 peças! Tudo doado por famílias de origem japonesa que vivem em Ivoti.

Também aproveitei para comprar alguns produtos da loja, deliciosos, como o gengibre em conserva.

No último domingo do mês ocorre, ao lado do Memorial, uma feira de comida, artesanato, flores e verduras. Só ouvimos elogios a respeito dessa feira.

Horário de atendimento

A loja funciona aos sábados e domingos

O Museu está aberto de quarta a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita.

Telefone: (51) 3563-7946
Endereço: Rua Sakura, 1353 – Colônia Japonesa – Ivoti – RS

O Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti encanta! O atrativo mais famoso da cidade fica situado no bairro Feitoria Nova e as casas são originais, do período da imigração alemã no município. Enxaimel é uma técnica de construção europeia, que consiste numa edificação com estrutura aparente de madeira, fixada através de encaixe e pregos de pau, tendo suas paredes preenchidas com barro e pedras.

As sete casas foram edificadas entre 1826 e 1950 e foram restauradas na década de 1990 e no ano de 2008, compondo espaços originais de habitação do início do século XIX.

Nas casas, hoje, estão instalados os Departamentos de Turismo e de Cultura, o Museu Claudio Oscar Becker e a Casa do Artesão. O Núcleo pode ser visitado diariamente.

Chegamos em um domingo de Festa Colonial, que reúne vários artesãos e venda de chás, temperos, plantas e gastronomia. Uma delícia! E, falando em delícia, Ivoti realiza também a Festa do Mel, Rosca e Nata. Coloquem na agenda!

Ao visitarmos o Museu Claudio Oscar Becker, conhecemos móveis, objetos de decoração e utensílios domésticos utilizados pelas famílias alemãs, como esses das fotos. Criado em 1995, possui um acervo interessante e diferenciado.

De terça a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Sábados, domingos e feriados das 9h às 12h e das 13h às 17h

A Casa do Artesão de Ivoti também está localizada junto ao Núcleo de Casas Enxaimel, na Feitoria Nova. Nela é comercializado o artesanato produzido por integrantes da Associação para o Desenvolvimento Turístico de Ivoti.

São 16 empreendimentos e a casa funciona há 16 anos no local e “vende de tudo”, conforme nos explicou Lovane Doraci Kunzler. É possível levar para casa diversos souvenires lindos de miniaturas das réplicas das casas enxaimel (ganhamos de brinde e já estão na nossa geladeira), bebidas locais – como licores e cachaças, panos de pratos e outras tantas lembranças.

Horário de atendimento

A Casa do Artesão está aberta diariamente.

Das 9h às 11h30min e das 13h às 17h (nos finais de semana não fecha ao meio-dia).

Telefone: (51) 3563-6023

Também conhecemos o espaço do mais novo empreendimento do Núcleo: a Adoma. Única cervejaria de Ivoti, a ideia é oferecer as opções de cervejas da casa (são 12 no total) e porções de comida de parceiros, como linguiça bock, sanduíche de porco desfiado e defumado, além de souvenires da marca, como copos e bonés.  A casa dos sócios Lucas Klauck e Marcelo Klein está linda e pretendemos voltar em breve para ver ela a todo vapor!

Telefone: (51) 3563-4000
Instagram: @cervejaadoma

Site: www.cervejaadoma.com.br

Bem perto do Núcleo e sobre o Arroio Feitoria, fica a Ponte do Imperador. Construída em estilo romano, com três grandes arcos e duas saídas laterais, a obra foi iniciada em 1857 e concluída em 1864. A ponte com 148 metros de comprimento e largura que varia de 7,7m e 14,2m, foi construída em pedra talhada sem utilização de cimento por moradores da comunidade com ajuda de profissionais. A Ponte do Imperador foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio histórico nacional. Prestamos nossa homenagem a D. Pedro II, não somente pelos 30 reis que enviou para a construção da ponte, mas por tudo o que contribuiu com o Brasil. O acesso é livre e gratuito.

A próxima parada foi na Queijaria Nova Alemanha. Em seis anos de empresa, a família produz atualmente oito queijos de cabra, além de produzir também queijo e iogurte de leite de vaca (a família é produtora de leite há 16 anos e já venceu diversos concursos).

O foco da propriedade é a venda direta de queijos, e quem chega pode provar as variedades: queijo colonial, itálico, morbier, maasdam, sardo, boursin e tomme capra. Fomos recebidos pela Débora, sócia-proprietária ao lado do irmão Rodrigo Staudt e provamos alguns queijos. Deliciosos!

A previsão é de que, até o final do ano, inaugure um novo espaço, dedicado exclusivamente ao turismo.

A Queijaria fica aberta todos os dias do ano das 9h às 18h

Telefone: (51) 9 8019-6140
Endereço: Avenida Presidente Lucena, 7761 – Localidade: Nova Vila – Ivoti – RS

Não podíamos sair de Ivoti sem conhecer a Cachaçaria Weber Haus. O Rômulo adora a empresa há muito anos e já somos consumidores da bebida, o que tornou a visita ainda mais prazerosa. A história é linda e a evolução da empresa é fantástica!

A história da família Weber Haus no Brasil começou ainda em 1824, ano em que emigraram da região de Hunsrück, na Alemanha, para Ivoti.  No início, o plantio da batata inglesa para a produção de uma bebida chamada ‘schnaps’. Apenas em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar e seguindo tradições históricas, tem início a elaboração de cachaça com o objetivo de consumo.

O aroma é inebriante logo no início da visita! Vejam que interessante: a cachaça pode passar por sete tipos diferentes de madeira: carvalho europeu, canela sassafrás, carvalho americano, bálsamo, grápia, cabreúva e amburana.

Além da história, o passeio inclui todos os processos de fermentação das bebidas da casa: cachaças, gim, rum, licores e bebidas mistas. No final, é possível degustar os produtos e comprar no showroom – eu garanti uma cachaça 5 anos maravilhosa!

Dica imperdível!

Horário de atendimento

A visitação e a degustação e podem ser feitas de segunda a domingo, no horário das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h30min, sem necessidade de agendamento prévio. Somente grupos com mais de 15 pessoas devem agendar a visita com antecedência.

A visitação + a degustação custam R$ 20 (revertido em compras). Caso o visitante queira fazer apenas a degustação, é gratuita.

Telefone: (51) 3563-3194
Instagram: @weberhausoficial
Endereço: Rua 48 Alta, 2430 – Localidade: Picada 48 Alta – Ivoti – RS

Onde comer

Jantamos num lugar super especial! O Leben Haus – Cozinha e Convivência. Começa pela casa, de um extremo bom gosto. Ana, filha dos proprietários Artur Peruzzo e Márcia Licodiedoff, nos conta que a maioria da madeira utilizada na imponente construção veio de casas destruídas da região.

Quando visitamos (em agosto), era a terceira semana de funcionamento e já deu para perceber o sucesso! Foram dois anos de obras, o que criou expectativa em toda a cidade sobre o que a construção se tornaria: sem dúvida, a curiosidade foi um fator fundamental pra “bombar” logo de cara. O espaço, que possui lareiras, plantas e vários espaços diferenciados – pergolado, deck, empório e gastropub, já atrai visitantes de Porto Alegre e todo Vale dos Sinos.

A decoração é linda, o espaço aconchegante e a comida é fantástica. Harmonizamos um risoto de camarão com um vinho Don Guerino.

Quarta, quinta e sexta das 15h às 23h

Sábados das 11h às 23h

Domingo das 11h às 22h

Telefone: (51) 9 9993-0101
Instagram: @lebenhaus.rs
Endereço: Av. Pres. Lucena, 5760 – Nova Vila – Ivoti – RS

Almoçamos no Restaurante Wecker, que serve almoço em formato buffet e fica no centro de Ivoti.  São quase 32 anos de história. À noite, há rodízio de panquecas e filés.

R$35 (buffet livre) | R$ 48 e R$ 90 (rodízios)

Achamos interessante observar que, ao nosso lado estava uma família falando apenas em alemão durante todo o almoço. Cenas típicas do Vale Germânico que encantam!

Telefone: (51) 3563-1939
Instagram: @restaurantewecker
Endereço: R. Cel. Gaelzer Neto, 435 – Farroupilha – Ivoti – RS

Onde dormir

Nos hospedamos no Hotel Spazio. Fomos super bem recebidos pela Milena, que nos contou de forma apaixonada a história do empreendimento familiar.

O hotel é dos pais de Milena, Eloiza Cavalheiro da Silva e Altair José da Silva. Eloiza saiu de Porto Alegre para lecionar em Ivoti no final dos anos 90, depois se formou como Guia de Turismo para toda a América Latina, na Feevale, atuou como guia e teve uma agência de turismo. Altair é engenheiro mecânico de formação e trabalhou muitos anos em multinacionais. Já em Ivoti, abriu escritório de representação em usinagem de precisão e atendia cliente em todo o RS.

Em 2005 a ideia do hotel, que já era um sonho do Altair e da Eloiza (imaginavam vagamente ter uma pousada na praia, onde possuíam uma terra) começou a ser considerada, em 2006 iniciou a construção e, em 2007, o Hotel Spazio inicia sua atividade em Ivoti pelo incentivo direto de Milena, que é formada em Administração com habilitação em Negócios Internacionais.

E a família continuou se profissionalizando: em 2006, Milena e Eloiza fizeram especialização em Gestão em Hotelaria na Feevale; em 2008, Altair, Eloiza, Vinícius e Milena fizeram curso de receptivo rural, gastronomia e trilhas, e Vinicius, o irmão da Milena, se formou em Hotelaria e Hospitalidade.

Em cada fala da Milena, percebemos o quanto o hotel, mais do que um empreendimento, é um sonho da família. Nos 6 hectares que ocupa, conta com amplo estacionamento fechado, trilha ecológica, pomar, galinheiro, além de uma linda e grande piscina.

No prédio principal possui Área para o Café da Manhã, Sala de TV e lareira, vinte apartamentos e duas suítes, sendo uma Temática Alemã e outra Japonesa, homenageando as duas colonizações de Ivoti. A propriedade ainda conta com três espaços para locação: Casa Rústica para confraternizações, o Salão de Pedra para Festas e o Salão de Eventos para convenções.

Conhecemos as duas suítes pra mostrar detalhes pra vocês!

Suíte Temática Alemã: Quarto de 42m², decoração temática (móveis antigos), frigobar de 120 litros, mesa redonda e 2 poltronas de couro ecológico, sofá cama, Smart TV 42″, ar Split (verão), calefação (inverno), cama box king size, banheiro com ducha e banheira Vitoriana aberta para o quarto. Além de uma linda vista panorâmica do 4º andar da torre.

Casal: R$ 449,90 a diária

Suíte Temática Japonesa Casal: Quarto de 42m², decoração temática, frigobar de 120 litros, mesa redonda baixa e 2 almofadas no chão, 2 poltronas, Smart TV 40″, ar Split (verão), calefação (inverno), cama king size, banheiro com box e duxa,  banheira de hidromassagem aberta para o quarto. Linda vista do 3º andar da torre.

Casal: R$ 479,90

Aptos. Luxo: Quarto de  22m², frigobar de 120 litros, 1 mesa redonda de vidro e 2 poltronas, Smart TV 40″, ar-condicionado (verão), calefação (inverno), banheiro privativo com ducha e cama box. Predominância no 2º andar.

1 Pessoa: R$ 224,00 a diária (1 cama box queen size)

2 Pessoas: R$ 279,00 a diária (1 cama box queen size ou 2 solteiro)

3 Pessoas: R$ 334,00 a diária (1 cama box queen size e 1 solteiro ou 3 solteiro)

Apto. Standard Casal: Quarto de 18m², TV Led 32″, ar-condicionado, banheiro privativo com ducha e 2 camas box solteiro unidas por pillow top, formando casal. Andar Térreo.

1 Pessoa: R$ 180,00 a diária (1 cama box casal)

2 Pessoas: R$ 235,00 a diária (1 cama box casal ou 2 solteiro)

3 Pessoas: R$ 290,00 a diária (1 cama box casal e 1 solteiro ou 3 solteiro)

Para reservas efetuadas diretamente com o hotel está incluído no valor da diária a hospedagem, café da manhã e o estacionamento de um carro por acomodação. Em função da Pandemia, o café da manhã é servido na mesa, com agendamento de horário. Adoramos tomar o café na sala da lareira!

Telefone: (51) 3500-8535
Instagram: @hotelspazio
Endereço: Av. Pres. Lucena, 6888 – Nova Vila – Ivoti – RS

Ganhamos um presente da Padaria e Confeitaria Confé – dizem que faz a melhor cuca da região! Além disso, ganhamos flores, mel, a rosca e a nata, de produtores locais – para representar a festa no Núcleo de Casas Enxaimel.

Telefone: (51) 9 9696-9100
Instagram: @padaria.confe
Endereço: Av. Capivara, 1643 – Jardim Buhler – Ivoti – RS

• Para roteiros personalizados, sugerimos contatar as agências de turismo receptivo que oferecem passeios pelo Vale Germânico:

Rumos Turismo e Conexões

Telefone: (51) 9 9341-7441

Saint-Michel Viagens

Telefone: (51) 9 9117-3523

Agradecemos a recepção da Diretora de Turismo Raiama Trenkel e de todos que nos receberam em Ivoti!

Esta é uma série sobre os nove municípios que integram o Vale Germânico: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga.

Viajamos a convite do Vale Germânico e contamos com o apoio das Prefeituras/ Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos e Sebrae RS.

Confira as demais atrações desta bela região gaúcha:

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

A série de textos sobre o Vale Germânico contou com a produção textual da publicitária Alexandra Ungaratto e fotos e vídeos da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes, mas com nosso acompanhamento e, principalmente, nossa experiência e vivência.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!