La Cité du Vin – O Parque de Diversões do Vinho em Bordeaux, França

Realizamos o sonho de conhecer o Museu La Cité du Vin, no início deste ano, e podemos garantir que este é um dos mais prazerosos destinos para os amantes do mundo do vinho. Mais do que um moderno museu, com arrojada arquitetura, lojas, e muita tecnologia para falar sobre o passado e o presente do vinho no mundo, é uma homenagem para esta nobre bebida.

Como já contamos no post onde falamos sobre Bordeaux e Saint-Émilion, nossa decisão de incluir esta região em nossa Europe Trip levou em consideração o fato de desejarmos muito conhecer o Museu.

Fomos muito bem recebidos pela Gerente de Parcerias Florence Maffrand. Tivemos o privilégio de sermos conduzidos por ela, durante toda a manhã, e desfrutarmos um almoço delicioso, o que nos possibilitou uma maior compressão sobre a magnitude do projeto do La Cité du Vin.

Visão estupenda! Chegamos! E ele é mesmo lindo! Museu Cidade do Vinho!

Cerca de 100 especialistas e pessoas qualificadas foram entrevistados para produzir os conteúdos disponibilizados na visita.

“Situada em Bordéus, La Cité du Vin é um equipamento cultural inédito dedicado ao vinho como património cultural, universal e vivo. Ela oferece uma viagem espetacular à volta do mundo, através dos tempos, em todas as culturas”. Turismo Bordeaux

Feliz por realizar mais um sonho!

O projeto é da dupla de arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, com design inspirado em garrafas e decanters de vinho. No seu interior, o visitante se depara com mais de 20 áreas temáticas, além de um auditório para 250 pessoas.

Prato cheio para os arquitetos, desde a construção até a sinalização!

De fato, além de prato cheio para os apreciadores do vinho, o La Cité du Vin, também é objeto de desejo de muitos arquitetos. Ele se estende sobre 13 350 m² repartidos em 10 níveis, sua forma arredonda, observada do exterior, também marca os volumes dos espaços internos. Há uma permanente sensação de movimento e fluxo ininterrupto. Todo ele foi projetado para ser sustentável.

A adega do Museu Citè du Vin é, por si só, uma atração! Vinhos de todo o mundo, inclusive do Brasil, num projeto lindo!

De acordo com o Turismo Bordeaux, o La Cité du Vin possui 3 000 m² incluindo 19 módulos temáticos, em um percurso disponível em 8 idiomas, com mais de 10 horas de conteúdos de visita graças a mais de 120 produções audiovisuais. Retire seu tradutor ‘companheiro de viagem’ e faça uma visita com calma. O ideal é reservar um dia para usufruir todas as áreas.

No final, uma passada pela La Boutique, a loja de 250 m², com design contemporâneo, propõe uma seleção de objetos, livros, artigos em séries limitadas, presentes e lembranças.

A lojinha do Museu tem vários produtos que adoraríamos ter trazido. Mas estávamos em economia de $$ e de espaço. Então, só mais um saca rolhas para a coleção!

A programação cultural rica e variada no auditório Thomas Jefferson e os espaços de recepção onde ganharão vida espetáculos, concertos e projeções. Turismo Bordeaux.

O auditório! Cores e luzes! Encantador!

O projeto é tão rico, que, melhor do que falar, é visualizar. Vamos apresentar algumas fotos que fizemos. Vem com a gente e ‘boa visita’ ao La Cité du Vin, uma jornada pela cultura e pelas civilizações do vinho!

Diversas salas temáticas, utilizadas em cursos, oficinas e reuniões. Entre no site e inscreva-se, com antecedência, para participar de um curso de degustações, ou outras atividades culturais. http://www.laciteduvin.com/fr
A prateleira da Biblioteca do La Cité du Vin espera doações de publicações brasileiras. A Diretora Florence nos solicitou o favor de publicar que o Museu aguarda os livros que falam sobre os vinhos do Brasil.
Um dia de ludicidade e aprendizado.
Brincar, interagir, aprender… se encantar!
A tecnologia é amplamente utilizada na exposição que conta a história e as relações do vinho.
Objetos físicos e virtuais. Realidade ampliada. Experiências de aprendizado que só a tecnologia pode nos proporcionar.
Interação e design!
Detalhes que atraem o olhar, em cada canto, em cada andar!

Para ver, visitar e viver!

O Museu possui um restaurante, que serve pratos deliciosos, em 3 opções distintas, com 3 porções de primeiro, segundo prato e sobremesa, já servidos nestes simpáticos potinhos.
A tarde reservava mais surpresas e mais encantamento!
Ouvir a história dos produtores das mais diversas regiões produtores de vinhos do mundo, ao mesmo tempo em que se visualizam informações adicionais noutra tela, além do mapa… Múltiplas experiências!
Um quadro em 3D.
Aromas do vinho.
Esse filme nos encantou especialmente. Poder ouvir uma conversa dos mais célebres personagens (já falecidos) intermediada por um ator francês contemporâneo, foi instigante!
O Rômulo num bate-papo com um advogado virtual, sobre o Direito do Vinho.
Ou conversando sobre vinho e gastronomia, sentado à mesa física e virtual.
Arquitetura e tecnologia.
Mais interação e aprendizado! Diversão e encantamento!

O Brasil já é, com exceção da Europa, o quinto país emissor de visitantes ao La Cité du Vin!

Com muito orgulho vimos algumas marcas de vinhos brasileiros à venda na loja do Museu!!! E isso segue aumentando.
Agradecemos, Florence, pela receptividade e por todas informações.

Bilhete simples, passe, assinaturas: La Cité du Vin propõe uma oferta completa e variada, para lhe permitir viver a experiência mais adequada a suas necessidades. Reserve seus bilhetes online

Depois de muita emoção,  num dia dedicado à interatividade no mundo do vinho, retornamos para nossa ‘casa’ em Bordeaux, com a certeza de que o mundo do vinho nos possibilita prazeres únicos e que as experiências vivenciadas no La Cité du Vin não serão esquecidas. Mais do que isso, o aprendizado sobre o mundo do vinho será a mais valiosa bagagem desta viagem.

Se você está buscando ideias criativas, saia para caminhar. Os anjos sussurram para os homens quando eles caminham. (Raymond Inmon)

Saiba mais sobre Bordeaux e região, aqui!

IMPORTANTE:

A viagem (Europe Trip) do Viajante Maduro (Itália, França e Espanha) não tem qualquer patrocínio, nem conflito de interesse.  Em Portugal tivemos apoio da AMPV. A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós. Ao programar sua viagem, utilize os links abaixo:

Comentários