Novidade no Turismo da Serra Gaúcha: um Final de Semana em Flores da Cunha e Nova Pádua

Neste texto vamos apresentar alguma das opções turísticas, especialmente enoturísticas, de dois municípios que juntos possuem mais de 250 vinícolas!

 

Conhece a “Terra do Galo”?

A terra que, desde 1994, possui o título de ‘Maior Produtor de Vinhos do País’ e desde 2018 também ostenta o título de Maior Produtor de Uvas do País?

Estamos falando de Flores da Cunha, município que possui mais de 200 indústrias vinícolas, desde pequenas cantinas rurais a grandes empresas vinícolas, e que, conforme os dados disponíveis no Cadastro Vinícola do RS | Ibravin – SEAPPA/RS – MAPA, tem uma produção que, em 2016, atingiu 120 milhões de litros.

Obs.: Contamos a história da “Terra do Galo” no final deste post.

 

“Contornada pela natureza exuberante, praças aconchegantes, igrejas, torres, cascatas e pelo sabor da farta gastronomia e dos vinhos que exalam o perfume da uva, Flores da Cunha, que já foi denominada como Nova Trento, é chamada, carinhosamente, de Terra do Galo”.

Localizada na Serra Gaúcha, Flores da Cunha localiza-se a 150 km de Porto Alegre. A distância de Nova Pádua é de apenas 11 quilômetros.

 

Conhece a “Piccolo Paradiso”?

Um ‘piccolo paradiso’, com menos de 3 mil habitantes, Nova Pádua já obteve o 1º lugar em Desenvolvimento Infantil da UNICEF, no ano de 2006. De fato, a qualidade de vida deste pequeno paraíso é visível. Pequena cidade, lindo interior e algumas ricas experiências turísticas.

“E para completar, além da cultura, natureza e hospitalidade, Nova Pádua oferece a gastronomia italiana como atrativo especial. A mesa farta é marca registrada das cidades colonizadas por italianos, pois é tradição comer e beber bem. Regada com um bom vinho da Serra Gaúcha, a gastronomia é o ponto alto e não pode ficar de fora”.

Nossa #taliantrip

Fomos convidados pelo Centro Empresarial de Flores da Cunha e Nova Pádua para passarmos um final de semana aproveitando a oferta enoturística, um mix de vivências na verdade, destes dois municípios da Serra Gaúcha.

Muito agradecidos pela realização tão primorosa do #taliantrip e pelo acompanhamento de pessoas maravilhosas. Agradecemos ao transporte da Carraro Tur que forneceu uma van para nos transportar. Eles possuem uma empresa de transporte, com a possibilidade de conduzir visitantes de carro ou van. Todos os protocolos de turismo responsável e seguro foram seguidos no transporte e durante todos os passeios, tais como uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos com álcool gel.

Agradecemos a agradável e instrutora companhia de todos que nos acompanharam e o trabalho dos que atuaram nos bastidores, em nome da Rainha da Fenavindima , Fernanda Molon Andreazza integrante do Comitê de Turismo do Centro Empresarial, que se envolveu diretamente e com muito carinho, como todos.

Também fomos recebidos pela Associação dos Vinhos dos Altos Montes, que possui Indicação de Procedência da região visitada.

Quer saber mais sobre Flores da Cunha e Nova Pádua? Acesse nossas outras matérias.

  1. Aqui falamos sobre a Vinícola Viapiana, também localizada no Travessão Afredo Chaves, em Flores da Cunha;
  2. Aqui falamos sobre o City Tour, Vinícola Luiz Argenta, Turismo Rural na propriedade Fernandes Muraro – Compassos da América, Vinhos Viapiana, Casa Gazzaro, todas de Flores da Cunha, e ainda sobre a Adega Dom Camilo de Nova Pádua;
  3. Aqui apresentamos a rota Otávio Rocha Vila Colonial de Flores da Cunha.

Pois é, tem muita coisa para ser vivenciada em Flores da Cunha e Nova Pádua e ainda nem visitamos toda a oferta turística destas duas belas cidades!

 

#taliantrip

Agora vamos apresentar o roteiro intitulado de #traliantrip. São dois dias intensos. Você pode optar por fazer em três dias se preferir fazer as visitas mais calmamente. Ou então, mesclar com as sugestões dos posts acima e ficar uma semana curtindo as duas cidades e toda sua oferta turística.

 

Eremitério Frei Salvador 

Vamos falar de turismo religioso?

Conhecemos o Eremitério Frei Salvador, tradicional palco da celebração da Romaria a Frei Salvador, realizada anualmente (menos durante a pandemia) no dia de Corpus Christi, reunindo milhares de pessoas.

Local de peregrinação e de muitos pedidos e graças atendidas pela fé dos que o visitam. “Os fiéis dirigem ao Frei Salvador seus pedidos de saúde e de boa colheita, dois pilares edificados durante a vida do religioso”, nos contaram o casal de voluntários, Antônio e Ligia Vanelli, que nos receberam gentilmente.

É comum, durante as atividades religiosas dedicadas ao Frei Salvador, a distribuição de mudas de flores, de vegetais e de árvores frutíferas. O pedido para a beatificação do Frei já está no Vaticano.

Saímos de lá encantados pelo ideal do Frei e pela dedicação de tantas pessoas da comunidade. Claro que também deixamos um pedido especial! A saúde de minha irmã que está se tratando de um câncer. Que sejas atendida, irmã/cunhada! Voltaremos para agradecer juntos!

Contatos
Telefone: (54) 3292-2977
Endereço: Rua Terezinha Mari Zorgi, 35 – Flores da Cunha – RS


A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:


Escola de Gastronomia 

Sabia que Flores da Cunha possui uma Escola de Gastronomia? E que é possível almoçar por lá? Pois sim, lá temos uma escola de gastronomia excelente, com cardápio que privilegia a gastronomia italiana e uma carta que valoriza os vinhos locais! A possibilidade de fazer uma refeição numa escola de gastronomia sempre me encanta! Sei que serão experiências diferenciadas e que, assim, contribuímos com a formação de alunos e a manutenção da estrutura e equipes e com o desenvolvimento do turismo.

Estamos falando da ESCOLA de GASTRONOMIA da UCS que fica junto ao Parque da Fenavindima, em Flores da Cunha.Está instalada em um prédio adaptado ao padrão de qualidade europeu (iniciou numa parceria com a ICIF), em uma área de 2 mil metros quadrados, com espaços qualificados de aprendizagem, de apoio ao ensino e de convivência social. Visitamos todos eles e sempre nos impressionamos com a qualidade dos espaços.

Mas voltamos ao Ristorante Dolce Italia, onde optamos por um menu completo, com entrada, salada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa.
O almoço foi harmonizado com vinhos da Fante Bebidas.
Tudo excelente!

Conhecemos a Rainha da Fenavindima, Fernanda Molon Andreazza, que também é Coordenadora do Comitê de Turismo do Centro Empresarial. A mãe dela, Beatriz Molon Andreazza, rainha da 3ª Fecouva, nos deu um presente muito delicado, suculentas, pois é nossa seguidora. Adoramos!

Os cursos ofertados são de Extensão, Técnico, Graduação e Pós-graduação.

Diretor da Escola hoje é o Mauro Cingolani

Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 12h às 14h.

Sábados, domingos e feriados das 12h às 15h.

Em função das restrições do momento, atendem apenas com reservas.

Contatos
Telefone: (54) 9 9985-8167 (WhatsApp) | (54) 3292-1188 | (54) 3292-3071
Endereço: Av. Vindima, 1000 – Vindima, Flores da Cunha – RS

 

Vinícola Salvattore

Se há uma vinícola que sempre nos impacta pela beleza de sua ambientação/decoração é a Salvattore, localizada bem no Centro de Flores da Cunha – Serra Gaúcha – Brasil.

Ela nasce de um sonho de Antonio Salvador que fez seus estudos (iniciou ainda em 1969) no Colégio de Viticultura e Enologia, em Bento Gonçalves. Ele iniciou sua carreira muito jovem, assistiu tecnicamente inúmeras vinícolas do Brasil todo e foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Enologia, nos conta a família: ‘Mas seu maior sonho sempre foi ter a própria vinícola’.

Assim, a Salvattore teve seu início em 1998, num dos mais antigos prédios do município. Ao lado de sua esposa Nádia e dos filhos Marina e Daniel se dedicou a elaborar vinhos diferenciados.

Fomos recebidos pelo Daniel Salvador, que também já foi presidente da ABE, e percorremos o belo prédio onde compreendemos todo o processo de vinificação. Daniel nos deu um spoiler dizendo que há um novo projeto enoturístico sendo estruturado. Adoramos a ideia!

Em geral, na visita agendada, se degustam 7 rótulos. Como estávamos fazendo uma agenda mais intensa, optamos por degustar somente 1 dos vinhos, um Tannat. Que, aliás, estava fantástico!

Atendimento

Segunda à sábados: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 18:00

Somente com agendamento em 3 horários: 10:30 / 14:00 / 15:30.

Preços: não cobramos ingresso

Contatos
Telefone: (54) 9 9943.5177
Instagram: @vinicolasalvattore
Site: vinicolasalvattore.com.br
Endereço: Júlio de Castilhos, 1880 – Centro – Flores da Cunha – RS

 

Mirante Arezzo – Para ver o Pôr-do-sol

Nos contaram que o  Mirante Arezzo é um local perfeito para usufruir momentos de tranquilidade e calmaria. Ali se pode respirar o ar fresco da manhã, contemplar a mudança de cores da paisagem e se encantar com os contrastes do pôr do sol, da neblina e das nuvens.

Não conseguimos visitar pois chovia forte. Outra vez iremos, mas fica registrada a dica.

Atendimento

Horário das 5h às 20h – acesso gratuito. Aberto ao público em geral.

Contatos
Telefone: (54) 9 9943.5177
Endereço: Av. Vinte e Cinco de Julho – Centro, Flores da Cunha – RS

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Vinícola Panizzon

Fomos conhecer a Panizzon, uma das maiores empresas do país no setor de bebidas. Produzem 40 milhões de litros de bebidas! Impressiona a cidade de aço formada pelos grandes tanques de metal! É realmente grandiosa, fruto do trabalho e dedicação de uma família.

Presente há 60 anos no mercado brasileiro de bebidas, a Panizzon é resultado do trabalho dos descendentes de imigrantes italianos que se estabeleceram no território de Flores da Cunha – Serra Gaúcha. Aliam a tradição familiar e cultural ao constante aprimoramento técnico e produtivo e ampliaram o mix de produto para além dos vinhos e espumantes, criando linhas de destilados, vinagres, sucos e outros.

Recentemente se estruturaram para receber os visitantes. Foi um prazer conhecer o espaço Enoturístico e ter uma visita conduzida por um dos sócios da empresa, Filipe Panizzon, responsável pelo enoturismo. Conhecemos a loja onde degustamos alguns produtos, todos com preços muito acessíveis e de ótima qualidade. A linha de vinhos finos Di Malo, por exemplo (com um rótulo lindo!) custa R$ 29,50. Aliás, enquanto estávamos lá vários seguidores se manifestaram fãs da empresa, adoramos receber as mensagens. Importante ressaltar que a visita deve ser agendada previamente.

Atendimento

Segunda a Sexta: 09:00 às 11:30 – 13:30 às 17:45
Sábado 09:30 às 12:00 – 13:00 às 17:00
Domingo 09:30 às 15:30 – sem fechar ao meio dia.

Contatos
Telefone: (54) 9 9912.5349 | (54) 3279.3500
Instagram: @vinicolapanizzon
Endereço: Estrada Ricardo Panizzon – Travessão Martins – s/nº – Flores da Cunha – RS

Vinícola Terrasul

O slogan da empresa “Transforme pequenos momentos em grandiosas memórias”, faz jus à experiência que lá vivemos. Memorável!

Degustamos excelentes vinhos na nova cave da empresa. Nos sentimos em outro tempo e espaço, onde os vinhos foram servidos lentamente, para nossa apreciação, acompanhados de alguns pães especiais da Escola de Gastronomia. Gostamos muito dessa união de empresas locais. E os vinhos nos conquistaram! Acabamos adquirindo algumas garrafas e voltamos a prová-los quando retornamos para casa. Continuamos encantados!

A vinícola está localizada em um antigo prédio, adaptado e remodelado às exigências de uma vinícola, que já abrigou a empresa Neo Costamilan e depois foi sede da Companhia Vinícola Rio-Grandense e que foi adquirido pelo proprietário da Terrasul, Volmar José Salvador, em 1996.

A empresa, que possui 20 anos, está localizada no coração do Travessão Alfredo Chaves, localidade onde logo será lançada uma nova rota, em Flores da Cunha, logo ao lado da Igreja São João Batista.

E você, gostaria de viver a experiência exclusiva de degustar os vinhos numa cave?

Atendimento

Segunda a sexta-feira: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min

Visitas aos sábados, domingos e feriados devem ser agendadas.

Contatos
Telefone: (54) 3297.5051 | (54) 9 9917.7774 | (54) 3297.5051
Endereço: Trav. Alfredo Chaves, S/Nº | CEP 95270-000 | Flores da Cunha – RS

 

 

L’onore Destilados

Sabe a diferença de grappa e graspa?

Pois é, durante a visita à L’onore Destilados, localizada em Nova Pádua, viemos compreender bem a diferença dos processos que conduzem a produtos distintos, desde a mais rudimentar graspa, bebida que os imigrantes italianos gostavam de elaborar aproveitando seu conhecimento e gosto e, obviamente, as cascas e sementes da uva que sobravam após a prensagem para a elaboração dos vinhos, até a mais refinada grappa, resultado de uma destilação que controla a temperatura, adequando-a à realidade do inverno italiano.

Mas isso a gente entende direitinho por lá, com a explicação do Anderson Marostica, que tão bem nos recebeu. Ele é muito didático e, principalmente, entusiasmado pela destilação de frutas.

L’onore oferece produtos de alto padrão, de fato! Adoramos a grappa e os licores de macela e, ainda, passamos a apreciar o Gin. Ele elabora o gim com as reais especiarias que deve possuir a bebida.

O projeto é novo, iniciou só há 4 anos, porém é o 2º ano de produção, e exigiu um bom investimento em equipamentos. Mas quem visita esta pequena empresa localizada no interior de Nova Pádua se encanta e se surpreende com o nível técnico da destilação.

Atendimento

Segunda a sexta visita agendada;

Sábados e domingos: das 8h às 12h e das 13h30min às 18h

Degustação e visitação é gratuita.

Necessário agendamento prévio.

Contatos
Telefone: (54) 9 9607.9517
Instagram: @lonoredestilados
Site: lonore-destilados.com.br
Endereço: Estr. Travessão Barra – Interior, Nova Pádua – RS

Cave de Angelina

Seguimos em Nova Pádua e fomos conhecer a Cave de Angelina, uma pequena vinícola que vem se destacando pela qualidade dos vinhos elaborados, tanto que estes são disputados em listas de espera, mesmo antes de serem engarrafados.

André Tonet nos recebeu, juntamente com a sua esposa Francine, e contou algumas curiosidades, como o fato de ter sido Angelina, a matriarca da família, quem deu início à produção de espumantes artesanais que eram consumidos apenas pela família. Quarenta anos depois, ele que é neto de Angelina e enólogo de formação, resgatou a cultura da produção de espumantes e vinhos finos e fundou a vinícola Cave de Angelina, em 2008.

A Cave se especializou na elaboração de espumantes pelo método tradicional ou champenoise, na qual a elaboração é artesanal e em pequenos lotes. Adquirimos um para provar em casa em um momento especial.

Para completar a homenagem à família, a linha de vinhos finos e espumantes Domans é em reconhecimento à Antonio Tonet, marido de Angelina, que era conhecido como Dom Antonio. Adoramos provar os vinhos direto dos tonéis e comprovar o slogan da empresa: “Em cada garrafa existe uma história, que só você poderá desfrutar!”

Já sabia que no Brasil também temos as nossas precursoras do espumante?

Nossa homenagem à Madame de Pompadour, à Viúva Clicquot, à Louise Pommery e, também, à Angelina!!!

Atendimento

De segunda a sexta: manhã: 9:00 as 11:30 | Tarde: 13:30 as 17:30

Sábado: 9:00 as 17:00

Domingo: 9:00 as 15:00

Agende com antecedência as degustações dos vinhos e espumantes.

Contatos
Telefone: (54) 99963-4462
Instagram: @cavedeangelina
Endereço: Travessão Leonel s/n°, Nova Pádua – RS

 

Belvedere Sonda 

Quer uma experiência gastronômica que ofereça a culinária da imigração italiana de um dia de festa? Sim, em dia de festa, pois nos dias de trabalho era bem mais simples, mas esta cultura que veio da Itália fugindo da fome adora celebrar com fartura!

Indicamos o amplo Restaurante Panorâmico Belvedere Sonda. O que mais chama a atenção é a paisagem que se descortina desde suas vidraças, o belíssimo Vale do Rio das Antas!

A sopa de capeletti já me encantou e estávamos só na entrada! O Rômulo adorou o bife à milanesa e a salada de batatas, além da carne lessa. Mas tem muito mais, confere nas imagens.

Fomos recebidos pela querida Ediane Susin, filha do casal Oneide Susin, Cleusa Bisotto Susin, proprietários do restaurante familiar.

E você, gosta de uma mesa com estas delícias e fartura?

Atendimento

Aos sábados e domingos para almoço.
Valor: Aos sábados 50,00 e aos domingos 69,00 – Atendimento sob reserva

Contatos
Telefone: (54) 3296-1745
Endereço: Travessão Mutzel, S/nNova Pádua – RS

 

Vinícola Família Bebber

Já sou fã confessa do trabalho dos jovens empreendedores Felipe e Rafael Bebber, que aliaram a formação em enologia e administração à tradição do pai Valter e construíram uma bela vinícola no Travessão Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha.

A vinícola é jovem, mas seus vinhos são muito disputados pelos apaixonados consumidores. Atentos ao movimento Enoturístico da região, criaram um belo projeto arquitetônico que valorizou a antiga casa da família. Em seu porão são realizadas as degustações, com horários marcados. Em seus jardins, mesas, confortáveis cadeiras, ombrelones e lavandas são o ambiente propício para degustar um vinho ou espumante adquirido na empresa. Em breve também estarão com tábuas diferenciadas, valorizando os produtos locais. Os nomes dos seus ótimos vinhos são especiais: Almejo, Bah, Gurí,  Maragato – estes três últimos ligados à cultura gaúcha.

Os prêmios também já se acumulam e um em especial: foi eleita “Vinícola Revelação” pela Grande Prova de Vinhos do Brasil. Também recebeu o prêmio de melhor Tannat do Brasil em 2017!

Atendimento

De Segunda a Sexta: Varejo – das 10:00 as 17:00 | Degustações – 10:30, 14:00, 16:00

Aos sábados: Varejo – das 10:00 as 17:00 | Degustações – 10:30, 11:30, 13:30, 15:00

Aos domingos e Feriados: Varejo – 10:00 às 16:00 | Degustações – 10:30, 11:30, 13:30, 15:00

Serviços de Wine Bar: Sábado: 11:00 às 17:00 | Domingo: 11:00 às 16:00

Contatos
Telefone: (54) 3292.1945 | (54) 9 9935.1780
Instagram: @familiabebber
Endereço: Travessão Alfredo Chaves, S/N – Interior – Flores da Cunha – RS

 

Cantina Gelain

Uma vinícola familiar e um lugar belíssimo!

Falamos da Cantina e Mirante Gelain, localizados no Travessão Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha.

O restaurante da vinícola atende, por enquanto, somente sob agendamento para grupos de no mínimo 10 pessoas (máximo 80 – em tempos normais), servindo o prato emblemático de Flores da Cunha, o menarosto!

Júlio nos recebeu e nos conduziu até o Mirante. Que visão! E ficamos sabendo que o local receberá melhorias!

Depois degustamos uma deliciosa tábua no deck da vinícola.

Estas experiências podem ser vivenciadas pelos visitantes. Somente os produtos consumidos são cobrados.

Em breve eles terão mais novidades!

Atendimento

Diariamente: das 8h30 às 11h30min e das 13h30min às 17h

Contatos
Telefone: (54) 3297.5063
Endereço: Travessao Alfredo Chaves Linha 40, interior – Flores da Cunha – RS

 

Hotel Letto 

 Nosso final de semana foi perfeito e a indicação do hotel também. Afinal, para nós, viajantes maduros, é fundamental um bom lugar para uma noite confortável, depois de dias intensos de visitas e experiências.

Ficamos felizes em perceber as melhorias da nova gerência, capitaneada por Lincoln Rocha.

A localização do hotel é perfeita, em uma elevada da cidade com vista para o vale, próximo do centro e das principais vinícolas da cidade.

Ficamos num lindo apartamento, localizado na parte superior da ala norte (prefira a parte nova – bem superior à ala antiga do hotel). Uma maravilhosa vista das janelas, super espaçoso, banheiro com duas pias. Inclusive com possibilidade de quarto conjugado!

Com boa estrutura, o Letto Hotel conta com área de lazer, salas para eventos, wifi gratuito e um suficiente café da manhã (opte sempre pelos horários mais calmos), servido no restaurante. Possui 87 aptos, sendo 47 aptos Luxo (ala antiga), 34 aptos Superior, 02 Suítes e 04 Superior Família e amplas áreas, com muitas áreas de estar e lindas lareiras. Um belo terraço inclusive! É amplo e um pouco disperso em sua distribuição, mas logo nos localizamos e valorizamos ter tantas áreas amplas, evitando o encontro de mais pessoas.

O hotel possui também 02 salas de eventos com capacidade para 120 pessoas em formato auditório.
Com campo de futebol e piscina coberta, o hotel oferece uma área de bem-estar com banheiras de estilo ofurô.  Estas áreas só funcionam em ‘tempos normais’.

Em breve, mais novidades sobre o restaurante que está sendo implantando no hotel!

Curiosidade: os artistas da série da Globoplay ‘Desalma’, ficarão hospedados no hotel, durante as filmagens que serão feitas em Antônio Prado.

Valores

Apto Luxo: R$ 220,00

Apto Superior: R$ 280,00

Apto Superior Família: R$ 400,00

Suite: 380,00

Ambos incluso o café da manhã e estacionamento

Contatos
Telefone: (54) 3292.3399 | (54) 9 9626.0660
E-mail: reservas@lettohotelfloresdacunha.com.br
Endereço: Rua John Kennedy, 1031, Centro – Flores da Cunha – RS

 

Curiosidades

Flores da Cunha é conhecida como a “Terra do Galo”. Isso por causa de um episódio (ou seria lenda) ocorrido por volta do ano de 1934, quando um mágico teria passado pela cidade e prometido que durante o espetáculo cortaria a cabeça de um galo e que, com um líquido (ou pó) mágico, o faria cantar novamente. Porém, na hora da apresentação, o mágico, tendo entre os presentes algumas autoridades, que supostamente seguraram o galo, disse que precisava buscar o líquido atrás das cortinas e fugiu levando o dinheiro da bilheteria.

O mágico nunca mais foi visto e o povo foi para casa sem compreender o que havia acontecido. Isso foi motivo de muita vergonha e deboches, advindos muitas vezes de moradores do município vizinho.

Somente na década de 1960 foi possível revistar o passado e recontar a história da vergonha como uma história de graça e de alegria. Muito se deve ao empresário Eloy Kunz que criou o termo Cockland (terra do galo), usado no whisky e ainda implantou o hotel Galo Vermelho.

Adoramos histórias peculiares como esta, especialmente pelo bom aproveitamento da mesma! Hoje é possível ver o monumento ao galo junto ao Parque da Vindima, onde está instalada a Escola de Gastronomia.

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

As fotos que aparecemos foram feitas pelo Igor Pan, da Associação dos Vinhos dos Altos Montes. Agradecemos muito!

Essa #taliantrip foi organizada pelo Centro Empresarial de Flores da Cunha e Nova Pádua. Muito agradecemos! Cumprimentos pelo lindo trabalho em prol do turismo. Gratidão a todos que nos acompanharam e/ou trabalharam nos bastidores.

Também agradecemos aos Prefeitos e secretários de turismo das duas cidades, que gentilmente conversaram conosco, em algum momento das visitas, falando sobre os projetos no turismo.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

 

Comentários