O melhor lugar para se hospedar nos arredores de Roma, Itália: Agriturismo La Polledrara!

Roma é estupenda e encanta. O patrimônio desta cidade é arrebatador. Se vê e vive-se a história caminhando pelas ruas e avenidas desta grande cidade. Infelizmente, está um tanto abarrotada de turistas e possui um trânsito infernal. Assim, este post tem o objetivo de apresentar outras possibilidades para curtir Roma e, ao mesmo tempo, relaxar nos arredores da capital cultural do mundo, curtindo a região do Lazio e ficando num dos mais agradáveis ‘agriturismos’ da Itália.

O arco-íris nos indicando o bom caminho e nos recebendo no La Polledrara.

Falo do Agriturismo La Polledrara, da querida Francesca Litta, que é líder do Convivium Slow Food Territori del Cesanese. Um lugar encantador, histórico e onde se pode acalmar a mente, agradar o corpo e enlevar a alma.

A fazenda Colonna, onde o agriturismo está localizado, remonta aos anos 1200 d. C. e se estende por todo o campo Frusinate. O feudo de Paliano foi concedido, no século XV, pelo Papa Martin V à nobre família Colonna. Ele permaneceu com a família até 1556, quando Paulo IV os desapossou.  Após, ele retorna novamente para os Colonna.

Entre os edifícios mais interessantes estão o Palazzo Ducale e o Collegiata di S. Andrea, em que estão preservados os restos da família Colonna. Neste edifício de estilo barroco, é possível admirar o ciclo pictórico (atribuído a Pablo de Cèspedes), que representa a entrada triunfal em Roma de Marcantonio Colonna, após a batalha de Lepanto (1571).

O edifício, ainda propriedade da família Colonna, foi construído em 1600 por ordem do Philip I. Já a fortaleza, originalmente (1300) residência dos Colonna, foi vendida para o Estado em 1800. Hoje, a fortaleza foi transformada em uma prisão de segurança máxima.

Em uma parte desta região está instalado o Agriturismo La Polledrara,  onde se encontra a pousada, o restaurante e bistrô, além de espaço para eventos e atividades ao ar livre.

A pousada oferece hospitalidade em 8 quartos com 2 a 4 camas. Todos os quartos possuem banheiro individual. É possível usar a fórmula Bed and Breakfast durante toda a semana.

Foto: Agriturismo La Polledrara. Divulgação.

Espero que você tenha a oportunidade de almoçar ou jantar no La Polledrara, já que a comida elaborada pelo Enzo e pela Francesca é fantástica. Nos dias de abertura do restaurante, oferecem almoço e jantar para aqueles que desejam passar o dia inteiro no verde da propriedade, oferecendo um desconto de 10% sobre os preços. Consulte o site para saber mais.

O restaurante, no meio do grande jardim, oferece o melhor da gastronomia tradicional, interpretada com ruralidade e genuína tipicidade.

As matérias-primas dos alimentos aqui preparados são todas de excelente qualidade e são provenientes da região do entorno e da própria horta. Na mesa é sempre possível provar queijos artesanais e carnes curadas. Entre elas, algumas Fortalezas Slow Food: La Marzolina (queijo de cabra produzido de março a setembro) e Caciofiore della Campagna Romana.

A  lista de vinhos oferece uma ampla seleção da melhor produção de vinho local. Imperdível deliciar-se com os vinhos da  emblemática “Cesanese del Piglio DOCG“.

O restaurante da fazenda sempre se destacou pelo uso de produtos locais. Enzo e Francesca construíram uma cozinha que respeita as estações do ano e aprimora as matérias-primas que vêm de sua horta,  dos produtores locais selecionados e dos mercados de terras do Slow Food.

O restaurante La Polledrara está presente  no guia Slow Food “Osterie d’Italia“, o catálogo mais completo e autorizado da culinária e tradição local. As condições para estar nesse prestigioso guia são muito especiais: além de boa alimentação, as matérias-primas devem ser locais e produzidas de forma sustentável.

Os hóspedes do La Polledrara Agriturismo poderão escolher entre as inúmeras atividades que Enzo e Francesca podem oferecer. Desde as degustações em fazendas finas e vinícolas até o prazer de comprar nos mercados Slow Food.

Os hóspedes do Polledrara podem, mediante agendamento, participar de diversas e inesquecíveis experiências, como aulas de culinária,  degustação de especiarias, de vinhos e azeite extra-virgem fino produzido nessa terra, visitar aldeias e museus liderados por profissionais licenciados, bem como muitas outras atividades que vão impressioná-los e torná-los protagonistas de suas férias no campo.

Conhecer os produtos da terra, uvas, azeitonas, legumes, e assim por diante, enriquece muito sua bagagem cultural e ensina a reconhecer bons produtos quando você vai às compras. Desde a colheita até o manuseio de matérias-primas, você percorre um caminho de aprendizado divertido e recompensador.

Aqui também são realizados lindos eventos. Foto: Agriturismo La Polledrara – Divulgação.

 

O QUE VER EM PALIANO?
A poucos quilômetros do agriturismo está o centro histórico de Paliano, cujas origens remontam à Idade Média. Situado entre as montanhas Prenestini e Ernici, abrangendo a Ciociaria Romana e a histórica Ciociaria, a cidade está inextricavelmente ligada ao nome da família Colonna, que aqui tinha uma de suas pedras angulares.

O Palazzo Ducale, construído por Filippo Colonna, a Igreja Colegiada de Santo André na cripta são membros da família e da Fortaleza que domina todo o vale do rio Sacco enterrado. Notável é o ciclo pictórico (atribuído a Pablo de Cèspedes) que representa a entrada triunfal em Roma de Marcantonio Colonna após a batalha de Lepanto (1571). Paliano deve sua fama também a seus numerosos aspectos naturalistas e paisagísticos. A beleza da paisagem montanhosa pode ser admirada no Parque La Selva, nas proximidades.

OS ARREDORES DE PALIANO
A poucos quilômetros de distância há outra cidade histórica, Anagni, com a sua catedral imersa em um centro histórico bem preservado, e Fiuggi, cercada por montanhas em uma paisagem não contaminada. Não perca um passeio na encantadora vila medieval de Genazzano e na fascinante Palestrina, com o seu majestoso Templo da Deusa Fortuna, que remonta à época dos antigos romanos. A poucos quilômetros mais à frente encontrará Tivoli, com Villa Adriana, Villa Gregoriana e Villa d’Este, locais registrados como patrimônio mundial da UNESCO. A saída da autoestrada nas proximidades levará você, em vinte minutos, para Roma. Nas imediações encontrará o outlet do distrito de FashIon e o parque de diversões Valmontone Raimbow Magicland, a apenas a 9 minutos de carro.

Estivemos no lugar a convite da Francesca Litta e do Convivium Territori Del Cesanese. Fomos com um grupo formado por integrantes do Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, do qual fui líder por 5 anos. Um belo gemmellagio formado, que resulta em lindos encontros.
Francesca Litta fazendo a abertura da palestra eu proferi.

 

 

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Esta visita só foi possível com o apoio do Convivium Territori del Cesanese.

Mais informações sobre o lugar: http://www.agriturismolapolledrara.it/

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! As fotos são de Ivane Fávero, com exceção das marcadas, que são do Agriturismo La Polledrara (divulgação).

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários