O que aproveitar na fronteira do Uruguai com o Brasil

De volta ao Brasil, há diversas opções de turismo na região fronteiriça com o Uruguai, o que torna a volta um tanto mais agradável e menos cansativa.

Existem seis entradas na fronteira do Uruguai com o Brasil, são elas:

Santana do Livramento – Rivera

Quaraí – Artigas

Jaguarão – Rio Branco

Barra do Quaraí – Bella Unión

Chuí – Chuy

Aceguá – Aceguá

 

Além destas, há outras entradas na fronteira com a Argentina. Ou seja, temos um estado privilegiado em matéria de fronteiras.

Nós optamos por voltar por Santana do Livramento – Rivera, já que nosso próximo destino seria Pelotas. Rivera, como grande parte das cidades fronteiriças é um destino visado pelas compras. Com o dólar em alta, entretanto, o movimento é um tanto menos intenso.

Uma dica para quem passar pela cidade é buscar não ir nos ‘freeshops’ mais badalados e tradicionais. Encontramos outros de menor popularidade e com preços mais em conta. Também preferimos as lojas da Avenida Sarandi do que os shoppings, que tivemos a impressão de estar cada vez mais vazios.

Em Rivera também há ótimos restaurantes. Indicamos o Galpón Parrillada para os interessados em comer comidas típicas uruguaias. Com ótimas parrillas, toda a sexta-feira acontece um show musical, onde até mesmo a querida proprietária do empreendimento canta (e muito bem!). A Parillada Lo de Beto também é muito boa.  Conhecemos outros, mas estes dois são os nossos preferidos.

Quem gosta de queijos e quitutes, além dos pães, sabe que os do Uruguai são excelentes. Antes de voltar ao Brasil, vale comprar nas ótimas casas de queijo de Rivera, de qualidade um tanto superior às do Brasil.

Em Santana do Livramento, vale aproveitar para conhecer as vinícolas e produtores de azeite da região. Uma dica é a Ouro de Sant’ana, de azeites de alta qualidade, localizada na Fazenda Olivopampa. O lugar oferece visitação que explica os modos de produção, cultivo das oliveiras e diferentes variedades de oliva, além do tour pela fábrica onde é extraído o azeite.

Há o Cerro Chapeu, uma excelente vinícola uruguaia que conta também com unidade no lado brasileiro e o Pueblo Pampeiro, bodega que elabora um espetacular vinho ‘tipo Porto’, ou seja, fortificado.

Santana do Livramento também tem a Rota Ferradura dos Vinhedos, que une vinícolas de renome em meio às lindas paisagens da campanha. Há dez atrações na rota turística, abertas para visitação e degustação. Entre elas, a Almadén e a Cordilheira de Sant’ana. A Fazenda Olivopampa também está nesta rota.

Além de tudo, Santana do Livramento conta com um City Tour, que não fizemos mas visita os principais pontos de um município histórico com várias opções de turismo.

 

Clique aqui para reservar hoteis, pousadas ou apartamentos em Rivera ou em Santana do Livramento. Quase todos sem necessidade de pagamento prévio, pelo confiável e ágil Booking.com 

 

Imigração

De Rivera até Santana do Livramento, é preciso parar o carro junto ao estacionamento do Shopping Siñeriz para fazer a saída do país. Estacionamos o carro e fomos ao prédio, que é uma imigração integrada do Brasil e do Uruguai. Fizemos o procedimento e pegamos a estrada. Em Santana do Livramento, passamos pela aduana, onde a polícia pode parar, revistar o carro e exigir notas fiscais de produtos. Por isso, é importante ter em mente que o limite de entrada com compras no Brasil é de 300 dólares por pessoa. São cobrados impostos e taxas do excedente.

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Esta matéria contou com a colaboração da jornalista Júlia Beatriz de Freitas.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários