Parque Vía Christi – Junín de Los Andes – Província de Neuquén | Argentina

Nosso próximo destino é San Patricio del Chañar (@munidesanpatricio), mas pelo caminho paramos por indicação de uma seguidora no Parque Vía Christi (@viachristi_oficial), um parque temático localizado na cidade argentina de Junín De Los Andes.

Embora seja a cidadezinha mais antiga da Província de Neuquén, fundada em 1883, Junín de los Andes é pequena e tranquila. Além do Parque, que descrevemos detalhadamente abaixo, é possível visitar o Lago Huechuláfquen, de onde se vê o majestoso vulcão Lanín.

A pequena cidade fica às margens do Rio Chimehuín e o centro é a região da Plaza San Martín, onde ficam lojas e restaurantes.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.


Booking.com

Parque Vía Christi

O Parque Vía Christi apresenta um circuito, ou via, de aproximadamente 2 quilômetros, composto por 23 estações, representando e contando a história de Jesus Cristo, através de esculturas, placas em relevos e um grande Cristo de Luz emergindo do topo da montanha. Localizado há poucos quilômetros do centro do município, no Cerro de La Cruz (@junindelosandesturismo). As obras são do arquiteto, escultor e artista plástico Alejandro Santana (www.desdeelsurdigital.com.ar).

Um parque ecumênico, que fala da vida de Jesus, mas também da cultura mapuche e sua presença regional. Não conseguimos visitar tudo pois tínhamos que pegar a estrada, mas com o que vimos já ficamos impressionados. Havia, inclusive, movimentação com gravações para um programa popular da Argentina.

A população da região é na maior parte de descendentes dos mapuches e as obras se baseiam também na filosofia do “somos todos um”.

As obras não tem explicação, cabendo a cada visitante interpretá-las! Nos chamou atenção as diversas expressões das esculturas de Jesus. Em outro ponto, foi lindo ver a representação de diferentes credos, filosofias, religiões, todos juntos, irmanados na arte, como a de Gandhi, Madre Tereza, São Francisco, (entre tantas outras que nem reconhecemos).

Trabalho lindo representando união, aceitação, humanidade, humildade, solidariedade, vida, cuidado, liberdade. Os caminhos com mosaicos também tornam o parque mais bonito!

Algumas estações de esculturas falam sobre as diferentes ditaduras que os países e povos da América do Sul viveram e vivem. Apesar do frio que fazia nos encantamos com esse parque de esculturas! Com a mensagem ecumênica das obras, em que o amor está acima de qualquer crença individualizada!

Se gostou e quiser mais detalhes sobre todas as estações e obras, acesse o site www.viachristi.com.ar e aproveite!


Agradecemos demais aos amigos Guillermo e Ana por todo apoio nas visitas em Mendoza e pela antiga e valorosa amizade!

Esta é uma série de postagens sobre a viagem que o Viajante Maduro realizou pela Patagônia Argentina e Chilena, além de Buenos Aires e Mendoza, de janeiro a março de 2022. A viagem foi feita de carro e levou 55 dias, percorrendo 12 mil quilômetros.


 

Confira as outras matérias sobre nossa Road Trip pela Patagônia


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a produção textual da publicitária Alexandra Ungaratto e com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

 

Comentários