fbpx

Roteiro de Final de Semana para aproveitar Garibaldi – Serra Gaúcha

Incluí Dicas para Aproveitar Bem Garibaldi, a Capital do Espumante Brasileiro

Somos suspeitos em falar da cidade que escolhemos para viver, sabemos disso, mas Garibaldi cativa mesmo!

Participamos, a convite da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi, de um Blog Trip, visitando alguns dos principais produtos turísticos desta adorável cidade. O roteiro ficou tão bom que resolvemos compartilhar com vocês e deixar como dica para bem aproveitarem este destino que tem conquistado cada vez mais o coração dos turistas.

Sabemos que há muito mais para se vivenciar nessa cidade berço do Slow Food Primeira Colônia Italiana: A Estrada do Sabor, a Via Orgânica, a Rota Cinematográfica, O Passeio da Barragem, a Maria Fumaça e o Passeio da Estação, A Fenachamp e outras tantas festas, mas seria impossível fazer tudo num final de semana, então a gente espera outro convite 😉 para escrever sobre estes outros produtos e serviços turísticos e aí vamos sugerir um outro roteiro, mais rural e ‘pé na terra’, mas este roteiro urbano ficou muito bom, é leve e intenso ao mesmo tempo e de vivências muito prazerosas, pode apostar!

 

Sobre o Garibaldi Vintage, veja nosso post aqui!

 

Sexta-feira (primeiro dia)

17h30min – Check in Dall’Onder Ski Garibaldi

Sábado (segundo dia)

10h – Saída do hotel para visita à Fábrica de Chocolate da Devorata

11h15min – Taça e Trufa na Cooperativa Vinícola Garibaldi (agende a experiência com antecedência)

12h15min – Almoço na Cooperativa Vinícola Garibaldi (nós fomos convidados pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, mas, como não é padrão, indicamos os restaurantes do link para você escolher a opção que mais lhe agradar)

14h – Visita à Madelustre Mundo do Vidro – Magia da Luz (agende com antecedência)

15h30min – Visita à Cervejaria Leopoldina

16h45min – Passeio de Tim Tim (agende com antecedência – grupo mínimo de 15 pessoas)

17h45min – Retorno ao hotel

19h – Happy hour com drinks à base de espumantes de Garibaldi na piscina do Dall’Onder Ski com vista para Garibaldi (experiência que indicamos)

20h30min – Jantar na Casa Di Paolo

 

Domingo (terceiro dia)

10h – Visita à Vinícola Peterlongo (imperdível!)
12h – Almoço – Vinícola e Centro de Eventos La Cantina (reserve com antecedência – grupo mínimo 30 pessoas)
14h – Retorno!

Brinde de boas-vindas no Hotel Dall’Onder Ski Garibaldi.

Dicas para bem aproveitar o Roteiro

Se vir para usufruir um final de semana em Garibaldi, deixamos como dica a sugestão de chegar no entardecer de uma sexta-feira e aproveitar para contemplar um lindo pôr do sol (se o tempo permitir) e se deliciar com o mais novo hotel da cidade: Dall’Onder Ski Garibaldi.

Foi neste hotel que ficamos, a convite do proprietário Tarcísio Michelon, que já possui seu nome como marca de qualidade da hotelaria da Serra Gaúcha.

No nosso caso, aproveitamos o Garibaldi Vintage (veja link da matéria que publicamos aqui) que acontecia nesse dia. Mas nossa dica é para sempre ver a agenda de eventos do site da Secretaria de Turismo, pois sempre há excelentes eventos por aqui.

Não sendo os eventos o foco, aproveite para conhecer um dos muitos e excelentes restaurantes da cidade.

No sábado você terá o dia inteirinho para visitar os muitos lugares super interessantes desta acolhedora cidade. E, no domingo, desfrute a manhã com mais algumas descobertas e, após o almoço, no início da tarde já podes retornar, pois viajantes maduros não gostam de chegar tarde do domingo em casa. 😉

Você poderá substituir  e incluir outros empreendimentos, há outros ótimos hotéis e restaurantes, além de mais atrativos. Veja as dicas no site do Turismo Garibaldi. Também baixe o aplicativo Turismo Garibaldi em seu celular.

 

Experiências que vivemos

Dall’Onder Ski Garibaldi

Acaba de inaugurar o mais novo hotel de Garibaldi. Situado na antiga Estação de Ski em Garibaldi, próximo à rodovia BR 470 e de fácil acesso ao centro da cidade por via interna.

Tudo aqui cheira a novo, mas o que mais chama a atenção é a vista da encantadora cidade de Garibaldi de cada um dos apartamentos e, especialmente, a partir do charmoso bar . O hotel possui  estrutura completa, com um centro de eventos que acomoda até 200 pessoas e 125 apartamentos que hospedam até 375 pessoas.

Ao adentrar na área social, o hóspede caminha por um lindo tapete verde de ladrilhos hidráulicos feitos artesanalmente por Sérgio Viecili, dos Caminhos de Pedra (amamos tanto ladrilhos hidráulicos que temos em nosso apartamento!).  Aliás, o artesanato regional está presente em vários detalhes do hotel.

Outro destaque é chafariz, cercado por uma calha pensada especialmente para manter o espumante gelado. A piscina térmica é outro ponto alto, considerada uma das mais modernas e completas da rede hoteleira regional. Aproveitamos para tomar um banho e super aprovamos! A temperatura é ótima e dá para dar umas braçadas (o Rômulo nada muito bem! Já foi competidor na infância/juventude) Uma sugestão: não esqueça de trazer a roupa de banho e, se for nadador, os óculos.

O hotel ocupa a mesma área onde funcionava a Estação de Esqui de Garibaldi, inaugurada em 1970. A primeira pista artificial de esqui da América Latina era de plástico, o que garantiu destaque internacional. O fundador do local, Davi Santini, era um garibaldense apaixonado pela cidade e pelo esporte que conheceu em viagens à Europa. A pista principal chegou a ser palco de campeonatos e até das Olimpíadas Brasileiras de Esqui. A estação tinha ainda outras atrações como tobogã, bonecos de neve, teleférico e restaurante, além de uma vista privilegiada. O local fechou em 2001. Será construído um memorial.

Como hóspedes de um final de semana, mesmo estando em soft opening, podemos afirmar que fomos muito bem recebidos e que nos chamou a atenção a cordialidade de todos os colaboradores. Também queremos destacar outro ponto alto de todos os hoteis da rede Dall’Onder: o café da manhã!!! Sim, além dos reconhecidos produtos da Casa da Ovelha, do mesmo grupo, nos deliciamos com o suco verde, o café, os pães e bolos e … o grostoli! Sim, um café da manhã digno desta região, onde a imigração italiana deixou a marca da mesa farta e saborosa!

Para saber mais, clique aqui.

Sobre o Garibaldi Vintage já publicamos neste link.

Devorata

Felicidade é só uma questão de chocolate!

Me delicio com as trufas da Devorata desde que vim para Garibaldi (primeiro a trabalho e depois para morar) em 2001. Desde lá conheço a Jurema e sua filha Mariana e sempre admirei muito estas duas bravas mulheres. O chocolate era a paixão da Jurema e sua receita secreta e o fato de fazer a trufa artesanalmente, na mão mesmo (imitando o desenho da trufa natural, o fungo), foi conquistando o paladar de muito chocólatra da cidade e de alguns visitantes que descobriam a “Trufa da Ju”, como era denominada inicialmente.

A Mariana fez turismo (até trabalhou comigo) e, depois de rodar o mundo e ter lindas experiências profissionais, decidiu empreender no talento da mãe e ampliar o negócio. Abriram duas lojas (uma na Avenida Independência, em frente à Cooperativa Garibaldi) e outra no Vale dos Vinhedos. Na loja de Garibaldi criaram o ‘fantástico mundo do chocolate’, ou seja, é possível ver a produção das trufas e entender mais sobre o valor destas delícias.

Fomos recebidos pelas duas sócias e adoramos o presente que nos encanta tanto, a caixa de deliciosas mini trufas com a identificação de Garibaldi!

Faz-nos refém dos sentidos… e, quando distraídos, brinca com nossa imaginação, enche as horas de significado e coloca na face um sorriso capaz de tingir o dia de alegria (trufa de Nozes – Devorata).

A Mariana nos apresentou os diferenciais da Devorata:

  • Há 33 anos (desde 1987) é especializada na produção de recheios trufados;
  • Tornou-se, em 2018, a primeira Produção Boutique de Chocolates Trufados do Brasil aberta à visitação;
  • A matéria-prima utilizada é o cacau de origem brasileira e não são adicionados saborizantes artificiais aos recheios, nem gordura hidrogenada;
  • Os maiores diferenciais da empresa são: 1. Ser hoje a única Fábrica de Chocolates da Serra Gaúcha, aberta à visitação, que se manteve 100% artesanal, sendo possível visualizar a produção desde a loja; 2. Estar sendo reconhecida no Brasil como uma marca que incentiva o consumo do chocolate fresquinho, onde  é possível encontrar trufas e barras trufadas que saem da produção diretamente para consumo, aumentando a cremosidade e o derretimento dos produtos em boca;
  • A existência de uma loja virtual, garantindo que os produtos sejam entregues com a mesma qualidade (super fresquinhos) no conforto do lar. É só acessar devorata.com.br/lojavirtual e ser feliz!

A Devorata se localiza na Avenida Independência, em frente à Cooperativa Vinícola Garibaldi. Para saber mais, clique aqui!

Cooperativa Vinícola Garibaldi

Uma das mais tradicionais vinícolas da Serra Gaúcha e uma das poucas cooperativas de produtores ainda ativas, a Garibaldi tem investido muito, nos últimos anos, na estrutura de seu Complexo de Enoturismo.

Sempre digo que é uma das melhores relações custo x benefício que encontramos ao adquirir um espumante. Sim, os produtos são excelentes e os preços muito justos.

Nossa dica é reservar o “Taça e Trufa”, onde você poderá se deliciar com as maravilhosas trufas da Devorata (falamos acima), harmonizadas com as diferentes variedades de espumantes. Foi essa a experiência que vivemos e podemos afirmar que é muito interessante! O custo é de R$ 35,00 por pessoa, com 5 etapas (trufa + espumante ou vinho) e a duração é de 45 minutos.

Fomos recebidos pelo Gerente de Marketing, Maiquel Vignatti, que gentilmente também nos ofereceu um delicioso almoço, preparado pelo Chef Álvaro, da Osteria del Valle.  Fantástico!

Outra experiência que indicamos (não provamos, mas ouvimos falar muito bem), é o “Desperte Seus Sentidos”, com degustação às cegas (olhos vendados) dos vinhos ‘top’ da vinícola, em um lugar muito especial: uma grande pipa de vinho, ricamente ornada. O custo vai de R$ 40,00 a R$ 90,00. Também deve ser agendado.

O “Garibaldi Experience”, visitas enoturísticas, tem duração de 45 minutos e são gratuitas. As visitas podem ser feitas sem agendamento (grupos de mais de 10 pessoas devem agendar), diariamente, das 9 às 17h (segunda à sábado) e das 10 às 15h (domingos e feriados).

A Cooperativa se localiza no centro de Garibaldi, na Avenida Independência, 845. Mais informações, clique aqui.

Vidraria Madelustre

Mundo do Vidro – Magia da Luz

Muito feliz por visitar este lindo projeto, agora como turista. A vidraria foi implantada em Garibaldi em 2008 mas somente em 2015/16 abriu suas portas para a visitação turística. A inspiração são as vidrarias de Murano, Veneza, Itália. E é para lá que viajam muitos brasileiros sem saber que aqui, em Garibaldi – Serra Gaúcha, temos uma fantástica experiência de acompanhar todo o processo de elaboração do vidro.

Madelustre possibilita que se conheça a maior taça de espumante do mundo (219 cm de altura!), feita por eles mesmos, constante do Livro dos Recordes Guinness Book. Também visitamos o memorial do vidro e o showroom. O ponto alto, no entanto, é ver os fornos ligados a 1.150 graus (pode chegar até 1.400 graus) e ouvir o som da areia  e outras ligas (sódio e cálcio) sendo fundidas pelo calor. Aí a magia se dá pela arte humana, quando os exímios operadores da empresa elaboram delicados bichos com esta liga.

A Nathalia foi a nossa condutora e nos conquistou com seu conhecimento e simpatia.

As visitas podem ser realizadas de terça a sábado, das 10 às 16h, sem fechar ao meio-dia (última visita às 15h). O investimento é de R$ 20,00. Indico comprar a experiência de R$ 35,00, pois dá direito a um lindo peso de papel. Para mais informações e agendamento, contate: turismo@madelustre.com.br | 54 3462 9524
Eu e a super competente e querida colega turismóloga, Melina, da Secretaria de Turismo e Cultura.
Cervejaria Leopoldina

Uma das unidades da Casa Valduga, famosa pelos vinhos, é a Cervejaria Leopoldina, localizada na rodovia BR 470, em Garibaldi. Aqui, no belo espaço onde outrora funcionou a Alied Domecq, a Valduga implantou uma unidade focada na elaboração de excelentes cervejas.

O tour pelas instalações possibilita conhecer o processo de produção de cada uma das diferenciadas cervejas. Ideal para dar uma pausa nas muitas degustações de vinhos espumantes. A visitação deve ser agendada.

Seguindo o rigor das melhores escolas cervejeiras do mundo, a Leopoldina apresenta aos visitantes os novos paladares que só uma cerveja de alto padrão pode oferecer com seus maltes, lúpulos e leveduras importados.

Aqui também está estabelecida outra divisão da Valduga, a Domno Importadora. Assim é possível conhecer os produtos que a empresa importa, especialmente os vinhos argentinos, italianos e chilenos, entre outros produtos.

Nossa experiência aqui foi fantástica! Degustamos 9 diferentes propostas de cervejas, com uma excelente explicação sobre suas características, conduzida pela Cleide. Aprendemos que o número anotado no rótulo à direita identifica a cor e o número da esquerda o amargor, por exemplo! Nos dividimos entre as preferidas, mas fomos unânimes com a Bohemian Pilsner: espetacular!

A visitação com a degustação de 9 cervejas, e ainda ganhando o copo, custa R$ 30. Reserve um pouco mais de 1 hora para a experiência. É necessário agendamento prévio pelo telefone (54) 3388-3999 ou pelo e-mail varejo@cervejarialeopoldina.com.br

A Leopoldina/Domno se localiza na rodovia BR 470,S/Nº, Km 224 – Garibaldi, em frente à Chandon. Para saber mais, clique aqui!

 

Tim-Tim

Esse é o som de um brinde, assim o deciframos no Brasil. Mas também é um charmoso caminhão de guerra (GMC 1944), adaptado para o transporte de turistas. O mesmo foi adquirido pelo município de Garibaldi, a Capital do Espumante, em 1990 para transportar os visitantes da Fenachamp. Posteriormente, a partir de 2001, passou por novas reformas e adaptações para proporcionar mais conforto aos turistas. Também foram capacitados condutores locais de turismo que trazem importantes informações sobre os pontos avistados desde o Tim-tim.

O motorista, Corbelini, por si só é um ‘atrativo’. Este gringo com pinta de gaúcho ostenta a alegria de conduzir o veículo por mais de 20 anos e de ter feito muitos amigos entre os turistas que puxam uma conversa com ele.

O passeio pelo centro histórico chama a atenção dos visitantes, não somente pelo belíssimo conjunto de prédios centenários, mas pela educação dos motoristas que, pacientemente, respeitam o velho Tim-Tim e seu tempo de deslocamento (claro que pode haver alguma triste exceção). Sempre contei para minhas filhas, quando crianças, a história do ‘velho Sr. Tim-Tim’, como se fosse um idoso, um ‘nonno’, que merecia nosso respeito e carinho, assim acho que muitos o veem e, por isso, conquista tanto o carinho dos visitantes. O condutor foi o Jones De Paoli, que alegrou a todos com a interpretação da música ‘La bella polenta”.

O passeio ocorre todos os sábados de manhã, às 11 horas, ao custo de R$ 15,00. Para outros dias e horários, o grupo mínimo deve ser de 10 pessoas. O ponto de partida está localizado em frente à Cooperativa Vinícola Garibaldi, na Avenida Independência.  Para mais informações, clique aqui.

 

Casa Di Paolo

Há poucos dias nós fomos convidados para participar da comemoração de 25 anos do Galeto Di Paolo e pudemos cumprimentar ao Paulo Geremia e a equipe da primeira das casas Di Paolo (na época Giuseppe, posto per mangiare).

Reconhecido pelo Guia Quatro Rodas, por mais de dez anos consecutivos, como o “Melhor Galeto do Brasil”, ele atrai fieis consumidores em busca do galeto crocante por fora e macio por dentro, além de todos os pratos que são servidos. O segredo, dizem, são os temperos especiais, o vinho branco e o tempo certo de maturação alinhados à técnica de assar o galeto na brasa.

Na minha família mesmo, cada um de nos tem uma predileção: eu sou fã do queijo à dorê, o Rômulo é fã do sagu, a Cris é fã da polenta e a Lú é fã de tudo mesmo, especialmente da sopa de capeletti. Sim, tenho alguém na minha casa que diz que o Di Paolo é o melhor restaurante do mundo, quem sou eu para contestar, né Lú?!

A experiência gastronômica é farta e saborosa, mas o que nos chama sempre a atenção é a cordialidade do atendimento. Um padrão desta casa tradicional! Aliás, fomos recebidos pelo gerente William, que exemplifica este acolhimento. Logo depois ainda fomos saudados pelo Paulo Geremia, diretor e fundador do grupo, que sempre faz questão de saudar seus convidados, com tradicional elegância, alegria e energia!

O Galeto Di Paolo Garibaldi está localizado na Rodovia BR 470, km 221,6. Abre diariamente das 11h30min às 15h e de segunda à sábado das 19 às 23h. Contato: (54) 3463.8505. Para mais informações, clique aqui!

Vinícola Peterlongo

A história do espumante brasileiro é vivenciada aqui! Sim, a mais antiga vinícola do Brasil a elaborar espumantes ostenta com jovialidade os seus mais de 100 anos de existência (o primeiro ‘champagne’ foi premiado em 1913 e a vinícola foi fundada em 1915). Muitas foram as fases, que também contam a história do espumante brasileiro, passando do período em que era administrada pela família Peterlongo, chegando aos dias atuais onde o Sr. Luis Sella é responsável pela modernização que leva à qualificação dos vinhos e espumantes, já reconhecidos e premiados no Brasil e no exterior.

Fomos recebidos pelo João, que nos conduziu, com muita propriedade, pelas novas instalações enoturísticas da Peterlongo. Um espetáculo! Ficou excelente a montagem da história da empresa, que conta, consequentemente, a história do espumante brasileiro. Adoramos o painel de rolhas, onde o visitante pode inserir sua assinatura ou mensagem.

Uma curiosidade que chama a atenção dos visitantes: esta é a única vinícola que pode denominar de ‘champagne’ o seu espumante, isto porque eles já elaboravam a bebida antes mesmo da denominação de origem da França. Ainda assim, é importante ressaltar que somente uma pequena parcela recebe a denominação, numa valorização da história da vinícola e do espumante no Brasil. Sim, é centenário o nosso know how em espumantes!

É eterna a minha gratidão aos grandes Manoel (pai) e Armando Peterlongo (filho), responsáveis por difundir a elaboração de grandes espumantes no Brasil. Um brinde!

Chamo a atenção para as próximas edições do lindo evento que é realizado (se o tempo permitir) nos jardins da vinícola (se chover, é transferido para a parte interna) e que já conquistou a todos que o prestigiaram. Agende-se!

  • 13 de abril – Como eu era antes de você
  • 11 de maio – Mamma Mia 2
  • 8 de junho – O melhor de mim
  • 13 de julho – O Grande Hotel Budapeste
  • 17 de agosto – Tal Pai, Tal Filha
  • 28 de setembro – Somm: Dentro da Garrafa*
  • 19 de outubro – O sabor do amor
  • 9 de novembro – Casa Comigo?
  • 7 de dezembro – Intocáveis

*documentário

Os ingressos para cada sessão são limitados e custam R$ 40 antecipado e R$ 50 no local, neste caso, sujeito à disponibilidade no dia. Crianças até 10 anos não pagam. Os ingressos podem ser adquiridos no varejo da Vinícola Peterlongo ou no site www.sympla.com.br. O ingresso inclui uma pipoca, uma taça personalizada e uma dose, a sua escolha, de vinho ou espumante.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (54) 3462-1355

A Peterlongo está aberta diariamente e se localiza no Centro de Garibaldi, na Rua Manoel Peterlongo Filho, 216. Para saber mais, clique aqui!

La Cantina

A Vinícola e Centro de Eventos La Cantina é um daqueles lugares que te fazem sentir em casa. A começar pela decoração rústica e de bom gosto, passando pelas boas-vindas do Sr. Sérgio De Costa (que é enólogo) e, tendo o ponto alto, nos aromas e sabores preparados pela D. Carmen De Costa.

Sim, lá somos recebidos pelos proprietários, que nos acolhem sempre com muito carinho. Os vinhos servidos são elaborados com o cuidado do Sr. Sergio e lá podem ser adquiridos, juntamente com outros produtos, como os queijos, licores etc.

Fundada em 1993 devido à paixão de elaborar produtos enológicos de qualidade, o seu proprietário tecnólogo em viticultura e enologia Sergio De Costa, busca a satisfação de seus clientes através da qualidade na elaboração de seus produtos.

As refeições na La Cantina exigem um mínimo de  30 pessoas. O custo da refeição (sem bebida incluída) vai de R$ 55,00 a R$ 65,00.  Muitos têm escolhido o lugar para realizar eventos, diurnos ou noturnos, sempre muito charmosos.

A La Cantina abre diariamente, das 9h às 17h30min e se localiza na rodovia Rota do Sol, RSt 453, Km 90,5. Entre Garibaldi e Carlos Barbosa. Para saber mais, clique aqui!

Outros Parceiros

Também tivemos o privilégio de degustar os excelentes espumantes das vinícolas Casa Pedrucci e Vinhos Vaccaro.

O chef Vani, do La Fermata Courmayeur Bistrô, nos recepcionou, no Hotel Dall’Onder Sky, com maravilhosos drinks especiais elaborados com espumante.

Adoramos os mimos que ganhamos do Valle Rustico.

Um agradecimento especial à Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi, pelo convite. Cumprimentos pela excelente organização!

Blogs Convidados

Adoramos acompanhar tão aprazível grupo de blogueiros e convidamos você a segui-los também: @umamimag @culinarismo @monicamoras @eduviero @blogeduardoemonica @claudiarodriguespegoraro @nacaronadaquel @instaconhecendoomundo @inspireeattive @amoserragaucha @cafeviagem @lugarsinonimo  @destemperados 

Um agradecimento especial à equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, especialmente ao Secretário Paulo Salvi e a Melina que nos acompanharam. Abraços, Rô e Ale!

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A futura publicitária Lúcia Fávero Moraes colaborou como fotógrafa/diagramadora/editora.

O convite para visitar Garibaldi foi da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi. Amamos ser turistas/blogueiros em nossa cidade, por um final de semana!

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários