Sabores e Saberes em Monte Belo do Sul – Agroindústrias

Il Borgo DiVino – Capítulo 1:  Sabores e Saberes em Monte Belo do Sul – Agroindústrias

Um dos motivos para visitar Monte Belo é, sem dúvida, comprar produtos das suas agroindústrias para levar para casa e abastecer a despensa, a geladeira e o freezer. Produtos que carregam a cultura desta região, com algo que vai além da comprovada qualidade e das normas sanitárias. Algo que você somente vai sentir quando provar as iguarias aqui adquiridas. A emoção de reencontrar um sabor que só sua nonna (avó) sabia preparar, a alegria de relembrar os almoços de domingo na casa da mãe, o sabor encharcado de memórias.

Visitamos Monte Belo do Sul, a convite da Prefeitura Municipal, por três dias. Percorremos paisagens belíssimas e visitamos mais de 20 estabelecimentos. Para facilitar a compreensão de tudo o que este pequeno e precioso município possui, vamos dividir as postagens em capítulos, que divulgaremos diariamente, até finalizarmos com o roteiro completo.

Para começar a visita, nossa sugestão é percorrer a rua das agroindústrias. Sim, em Monte Belo do Sul, a Rua Sagrada Família possui 4 agroindústrias, uma bem pertinho da outra, logo passando o prédio da Prefeitura Municipal. Fácil localização e está sinalizado. Depois, siga mais para o interior e conheça mais uma agroindústria que, além dos produtos, possibilita o agendamento de saborosas refeições.

Dica: leve sua caixa de isopor, ou caixa térmica, para poder conservar os alimentos, já que boa parte são congelados!

Produtos Caseiros Dona Maria

A primeira parada é na casa da D. Maria Benvenutti Toretti. Ela e seu esposo, Delvino Toretti, cultivam uma bela horta no jardim, bem em frente da casa, o que já denota que sempre foram produtores rurais, até envelhecerem um pouco e desejarem viver, um pouco mais tranquilamente, na cidade. Há oito anos, D. Maria registrou a agroindústria, “mas é uma vida toda fazendo capelettis”, massas e outros produtos que são produzidos e comercializados  de acordo com o tempo e a estação. Algumas mulheres da comunidade ajudam quando os pedidos aumentam. O bom é que sempre há um estoque e eles estão por lá, diariamente. Recomenda-se, no entanto, agendar, principalmente se for um grupo.

Localização: Rua Sagrada Família, 941. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 700 metros. Uma placa identifica o lugar. Para informações e agendamento: 54. 3457. 1191.

Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial.

Sayonara Ciseski
Produtos Caseiros Lucila Viel

A D. Lucila também possui uma vida dedicada à elaboração de produtos caseiros e registrou sua agroindústria há mais de 7 anos. Ela e suas duas filhas, Patrícia e Gabriela, trabalham juntas e unidas. Aliás, é lindo ver o entusiasmo e o profissionalismo com que trabalham. Quando necessário, algumas vizinhas também ajudam. Há um diversidade fantástica de produtos: massas congeladas, recheadas ou não; risoles e outros salgados congelados; frutas e legumes em conserva e geleias diversas. Nossa dica é aproveitar as deliciosas lasanhas e torteis!

Localização: Rua Sagrada Família, 1005. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 750 metros. Uma placa identifica o lugar. Para informações e agendamento: 54. 3457.1311

Cozinhar é como um espetáculo:
É preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos o aplaudam de pé

Fernando Capella Reis
Produtos Caseiros Montagna

A Sra. Eneida Gabriel Montagna também repete a história de dedicação aos produtos caseiros e de registro da empresa, com o estímulo do setor público, há mais de 7 anos. Seu forte é o capeletti, o tortei e o pien. Aqui, indico comprar o pien. Pensa em algo bom!

Localização: Rua Sagrada Família, 890. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 800 metros. Uma placa identifica o lugar. Para informações e agendamento: 54. 3457.1310.

Cozinhar é o mais privado e arriscado ato.
No alimento se coloca ternura ou ódio.
Na panela se verte tempero ou veneno.
Cozinhar não é um serviço.
Cozinhar é um modo de amar os outros.
Mia Couto

Produtos Coloniais Gabriel

A família Gabriel, sim, este é o sobrenome, se dedicou aos doces e geleias de frutas. Uma infinidade de frutos, colhidos nas propriedades rurais dos municípios do entorno, muitos orgânicos, são transformados em frutos. No período que fomos, aproveitamos a geleia de cereja. Imperdível o doce de laranja azeda. O Wendel Gabriel recebe com muita simpatia e nos conta que participam em feiras, como a Expointer, mas que, visitando a propriedade, há muitas e diferentes opções de doces e conservas. Aventure-se nos diversos, e até inusitados, sabores!

Localização: Rua Sagrada Família, 1525. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 900 metros. Uma placa identifica o lugar. Para informações e agendamento: 54. 3457.1548 ou https://www.facebook.com/pcoloniaisgabriel/

produtoscoloniaisgabriel@yahoo.com.br

Cozinhar é o momento em que todos os ingredientes se encontram e juntos formam uma ópera de aromas e sabores

Chef Di Manno

 

Agroindústria Roque Lovisa

Reencontrar uma antiga colega dos tempos que estudei em Monte Belo do Sul foi emocionante. Ainda mais vendo o lindo lugar em que habitam e a bela história ligada ao desenvolvimento da atividade agrícola sustentável e diversificada, e a redução do uso de agrotóxicos. Formando uma bela família, a Loreni e seu esposo Roque Lovisa trabalham com a produção de conservas e doces, além de vinhos e sucos. Vendem estes e outros produtos ‘in natura’ na feira do produtor de Bento Gonçalves e recebem visitantes em sua propriedade, onde comercializam diretamente os produtos e, ainda, servem refeições por agendamento.

Localização: Linha Argemiro, Capela São Marcos, Monte Belo do Sul, a 6 km do centro da cidade. ( 1,8km  de estrada de chão). Uma casa lilás, com um lindo lago são a referência para saber que chegou, mas não se preocupe, há dois caminhos que levam até lá e os moradores são muito atenciosos com as informações.  Fone: 54. 3457.1246

Se desejar agendar um almoço ou jantar, junte um grupo de no mínimo 12 pessoas (40, no máximo) e escolha entre as opções:

Cardápio 1 –  Entrada (copa, queijo, salame, polenta brustolada, filé de tilápia e aperitivos);  Frango recheado no forno, leitão a pururuca, tortéi, pão, saladas, vinhos, refrigerante e suco de uva. Ao final, café e 3 tipos de doces. R$ 65,00. Opcionais: churrasco, sopa de capeletti, maionese ( Valor a combinar). 

Cardápio 2  – Sem a entrada, o restante permanece igual.  R$ 55,00

 

A gastronomia não é apenas cozinhar e elaborar pratos, é amar e contemplar o mundo e os que nele vivem.

Chef Di Manno

Agroindústria Frizon
A agroindústria da Renata e de sua mãe Aelires Frizon consolida uma habilidade e um conhecimento existente deste sempre. Fazer boa comida, para esta família, é cultural e isso já estava rendendo alguns pedidos pela região. Assim, há mais de seis anos constituíram legalmente e construíram o espaço, que foi sendo ampliado e estruturado com o passar do tempo, onde trabalham, além das duas, outras senhoras da região. Elas elaboram deliciosas massas, com inspiração no conhecimento que adquiriram dos imigrantes italianos, como torteis (massa recheada com abóbora), macarrão, ravióli, além dos saborosos grostolis ou crostolis e do merengue com amendoim. Por encomenda ainda elaboram tortas e docinhos para festas. Atendem diariamente das 8 às 18 horas, ou até além deste horário, se necessário. Aconselho a levar o seu isopor, para poder levar para casa os congelados.
Localização: Desde a sede do município, ande mais ou menos 5 quilômetros, passando pelo cemitério, no sentido da Comunidade N. Sra. do Caravaggio. Parte da estrada não é pavimentada, mas está em boas condições de trafegabilidade.
Contatos: (54) 99928-0189

Atente para a paisagem interiorana e circule com calma pelas estradas. Vai se deparar com uma paisagem única como esta, com os parreirais sustentados por fios presos em pedras e erguidos em taipas. Algo que, segundo o estudioso da paisagem vitivinícola do mundo, Luis Vicente Elias Pastor, é único desta região.

Mais informações em http://portal.montebelodosul.rs.gov.br/

 

IMPORTANTE:

O Viajante Maduro visitou Monte Belo do Sul a convite da Prefeitura Municipal.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

No retorno da viagem, o prazer de saber que os sabores de Monte Belo do Sul serão aproveitados por mais alguns dias! E lembre de levar a caixa térmica! 😉

Acompanhe o Viajante Maduro. No próximo post, vamos falar sobre as vinícolas de Monte Belo do Sul!

Comentários