Sobre o Blog

Quando começamos a pesquisar outros blogs, visando preparar a maior viagem de nossas vidas (2 meses pela Europa), percebemos que havia carência de conteúdo voltado a pessoas maduras. Encontramos vários blogs voltados aos jovens (mochileiros), aos pais com filhos, casais jovens, mas nada para pessoas maduras e ativas. Pessoas que não querem mais se sujeitar a uma viagem com informalidade e desconforto, o que já vivemos quando jovens, mas que também não querem aquele roteiro ‘para velho limitado’, ou seja, parece que te tratam como se todo idoso tivesse problemas físicos ou neurológicos. Bem, aí surgiu a ideia de aproveitar todo o conhecimento que eu tinha em turismo (quase 30 anos trabalhando na área), com a aposta por iniciarmos uma nova vida, onde as viagens fizesse parte de nosso trabalho, mas também do lazer, do prazer.  Afinal, depois de muitos anos de trabalho, de muitos filhos (quase) criados (2 + 6 =8), de muito estudo e dedicação aos outros, chegou a hora de dedicarmos nosso tempo um pouco mais para nosso desfrute. Eu e o Rômulo (sim, somos um casal) vamos exercitar o ócio criativo, atuando como nômades digitais, e unir nosso saber e percepção das viagens que realizaremos (e realizamos), para contar nossas experiências neste blog destinado a pessoas que, como nós, já estão ‘maduras’.

Aí percebemos que ‘madura’ não é somente a pessoa que está com mais de 50 anos, por exemplo, mas também os viajantes que já viveram várias experiências e que estão dispostos a correr os riscos (e viver os prazeres) de elaborar sua própria viagem, ao seu gosto e com o seu ritmo.

Leve o Viajante Maduro para sua Cidade ou Empresa!

Apesar de ser novinho, o blog já está bem maduro! 😉
Temos muito seguidores do blog, bem como das páginas de mídia social e, depois de muito falarmos sobre os destinos de ‘lá fora’, estamos iniciando uma série de postagens sobre o RS/BR/AL.
Nosso diferencial é estabelecermos um contrato, onde fica claro que somente os estabelecimentos ou cidades/regiões, com uma pontuação acima de 8 (de um total de 10) serão indicadas. Se não atingir esta ‘nota’ o contratante recebe um feedback, com informações que poderão auxilar na qualificação. É uma consultoria ‘na veia’! Para o leitor, a garantia de que as dicas são de experiências de qualidade. Bem, o que é qualidade? Não nos referimos a luxo ou mega-estruturas, mas a algo que é capaz de agradar, de bem receber. É subjetivo, sim, por isso a avaliação é feita por alguém com formação na área (turismóloga, especialista e mestre em turismo) e com quase 30 anos de trabalho no turismo. Se interessou? Converse com a gente pelo e-mail contato@viajantemaduro.com.br

 

Somos um casal apaixonado por vinhos, gastronomia, viagens e pela cultura em suas diferentes expressões. Registraremos nossas experiências e vivências pelo mundo, na perspectiva de um casal maduro.

Eu, Ivane Fávero, depois de uma graduação, duas especializações e um mestrado, depois de 28 anos atuando no turismo, especialmente na gestão pública, na consultoria e docência, decidi que era o momento de uma mudança. A partir de 2017, vou buscar aplicar este conhecimento em outros cantos do mundo. Deixarei a estabilidade de um emprego remunerado (em uma única cidade) e me lançarei na inconstância estimuladora da consultoria e da comunicação e promoção de destinos.

BREVE CURRÍCULO

Ivane Maria Remus Fávero é bacharel em Turismo pela PUC; Especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS e em Gestão Pública Municipal pela UFRGS; Mestre em Turismo pela UCS. Realizou o MBA de Planejamento e Marketing do Turismo pela George Washington University. Foi Diretora e Secretária de Turismo de Bento Gonçalves e Secretária de Turismo de Garibaldi, por 5 gestões,totalizando quase 20 anos de atuação no setor público. Foi professora de Cursos Superiores de Turismo por 12 anos (UCS e Fisul). Foi Gestora de Turismo do Sebrae Serra Gaúcha e Consultora do Sebrae Brasil e do Instituto Marca Brasil, junto ao Ministério do Turismo, quando construiu a metodologia para o desenvolvimento dos 65 Destinos Indutores, juntamente com outros consultores, tendo viajado para vários estados, para a realização de oficinas. Também contribuiu com o Governo Estadual no sentido de desenvolver os Planos Regionais de Turismo. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo e do Conselho Estadual de Turismo, integrou os Conselhos Municipais do Turismo de Bento Gonçalves e de Garibaldi, além de compor a diretoria da Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Gaúcha. Também integrou o Conselho de Políticas Culturais de Garibaldi e os Conselhos de Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves e Garibaldi. Foi Presidente da Associação Nacional de Dirigentes e Secretários de Turismo – Anseditur, 2012-2013. Autora do Livro Políticas do Turismo – Planejamento na Região Uva e Vinho – EDUCS, 2006, entre outros artigos e capítulos publicados no Brasil e no exterior. Realizou palestras em vários países, além do Brasil, como Portugal, Itália, Espanha, Argentina e Uruguay. Especialista em Enoturismo. É Presidente da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur, além de ser consultora na área do turismo.
O Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas, meu amor, vai me acompanhar (sempre que possível), ele é advogado tributarista e contador, além de professor, o que vai ser muito importante para bem gerenciar economicamente nossa nova proposta de vida. Tornar-se-á um nômade digital, em determinados momentos trabalhando em qualquer lugar, mantendo seu escritório ativo. E vai ser fundamental ter seu olhar e sensibilidade sobre o que experienciarmos, além, é claro, do crivo no bom português escrito.

Viajante Maduro
Nós no Vintage! Foto: Kais Ismail Musa
Ivane e Rômulo
Nós, enamorados! Foto: Everson Tavares