Travessia do Estreito de Magalhães para o Ushuaia – Patagônia Argentina: A realização de um sonho acalentado por décadas!

Chegamos à maturidade e somente agora pudemos realizar um sonho por muitas décadas acalentado. Imagino que, de acordo com o que recebemos de recados e depoimentos no Instagram, seja o sonho de muitos. Queremos dizer:

  • Jovens imaturos, sempre há tempo para realizar seus sonhos!
  • Maduros, ainda dá tempo de realizar seus sonhos!

Mas para chegar ao “Fim do Mundo” precisamos fazer uma TRAVESSIA, com tudo o que a palavra significa.

Booking.com

Travessia do Estreito de Magalhães para o Ushuaia

Para nós essa era um dos processos migratórios mais difíceis de compreender. Olhávamos o mapa e não entendíamos a razão de termos que sair da Argentina, entrar no Chile, sair do Chile e migrar novamente para a Argentina, para irmos de carro para o Ushuaia.

Mas agora entendemos!
E foi uma das experiências mais emocionantes de nossas vidas, pois a tensão pelas dúvidas que este momento de pandemia traz, com as angústias de saber que em alguns dias a fronteira pode fechar, e não só pelo mau tempo (atenção, ela pode fechar e você ter que esperar no carro por uma noite – leve sempre alimentos duráveis, água e algum agasalho), mas sim pelos casos de Covid-19 dos atendentes.

Assim, compartilhamos com vocês alguns aprendizados:

1️⃣ A Tierra del Fuego, onde se localiza o Ushuaia, é um território em parte chileno e em parte argentino;

2️⃣ Há uma faixa de aproximadamente 200 quilômetros de terra chilena, onde se localiza o Estreito de Magalhães, que é comandado pelo Chile, inclusive com uma balsa chilena para a travessia;

3️⃣ O valor, em reais, da travessia que tem uns 2 quilômetros e dura um pouco mais de 20 minutos é de algo em torno de R$ 120,00 (depende o câmbio) e se pode pagar em pesos argentinos ($ 5.100) ou chilenos, dólares (U$ 21) ou cartão de crédito – esses valores são os da época de nossa travessia;

4️⃣ Leve lanches e água, pois não há onde comprar na travessia (além de papel higiênico, para usar os banheiros nas aduanas – já que nem todos têm);

5️⃣ Não é exigido PCR pelo Chile para ir ao Ushuaia (muitos nos informaram que sim, mas não – somente é necessário se o destino for uma cidade chilena);

6️⃣ O Chile solicitou nossos comprovantes de Vacina – mostramos a folha impressa (do SUS), com as três doses;

7️⃣ A travessia foi tranquila, pois pegamos um dia sem vento. Mas, se ventar, nos informaram que a balsa sacode bastante e pode, inclusive, fechar;

8️⃣ Veja nos posts anteriores as demais exigências para carro e no âmbito do controle da pandemia;

Podemos afirmar que, apesar de burocrática que é até desgastante, é mágico e emocionante fazer a travessia do Estreito de Magalhães! E o destino faz valer a pena qualquer desgaste!

 

Caminho para Ushuaia – Tierra del Fuego – Patagônia – Argentina

Chegar ao Ushuaia foi emocionante! E muito!
Faz valer qualquer desgaste com o processo migratório para chegar até aqui de carro.

A beleza da natureza se descortina a cada quilômetro, quando a aridez da paisagem litorânea da Patagônia (que também tem sua beleza) vai dando espaço para um verde lindo, circundado pelas majestosas montanhas dos Andes e ornamentados pelos tons de verde esmeralda dos lagos, com flores coloridas contrastando no caminho.

Contaremos sobre nossa estadia em Ushuaia no próximo post.


Confira as outras matérias sobre nossa Road Trip pela Patagônia


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

Comentários