fbpx

Troféu Vitis – Amigo do Vinho 2019 – Ivane Fávero

Um dia inesquecível! Uma homenagem-surpresa muito especial, um prêmio, criado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que honra muito quem o recebe. Um dia de grande surpresa e lágrimas de emoção e gratidão!

Assim foi o dia 28 de setembro de 2019. Um marco em minha vida!

Crédito: Tati Cavagnolli

Depois de uma semana inteira, acompanhando um grupo de portugueses que visitavam a região pela primeira vez para conhecer nossa realidade no enoturismo e, a partir disso, construir projetos de intercâmbio, visando ao desenvolvimento dos territórios da nossa região e da região de Setúbal, ainda com participação na belíssima feira Wine South America, muitas visitas, almoços, jantares e degustações, acordei no sábado um pouco cansada, olheiras nos olhos e vesti uma roupa ‘de domingo’ e nem lavei os cabelos. Não gosto de me atrasar, e eu e o Rômulo, meu grande e amado parceiro, ainda devíamos pegar o Presidente da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur e Diretor da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho – AMPV, José Arruda, para irmos até a Avaliação Nacional de Vinhos.

Cheguei lá e presenciei, acredito que pela 10ª vez (ou mais), a impecável organização de mais uma grande Avaliação Nacional de Vinhos, que já chega à 27ª edição e que a cada ano nos surpreende.

A 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019, organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), mais uma vez fez foi impecável. Durante quatro horas, um público formado por mil apreciadores teve o privilégio de degustar ao mesmo tempo as 16 amostras mais representativas da safra num encontro consolidado como a grande celebração do vinho brasileiro. A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo reuniu pessoas de oito países (Antilhas Holandesas, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Uruguai) e 11 estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.

Como afirma o presidente da ABE, o enólogo Daniel Salvador, este é o grande dia do vinho brasileiro. “Nenhum outro evento no mundo consegue reunir tanta gente diferente que tem em comum o gosto pelo vinho, independente de marca. Há 27 anos, promovemos o vinho brasileiro compartilhando na taça o resultado de cada safra. Movidos por uma vontade incontrolável em levar para os quatro cantos do mundo o vinho brasileiro, nós, enólogos do Brasil, criamos um movimento que não para de crescer e enchemos o peito sempre que falamos da Avaliação”

Segundo informa a ABE, “o terroir da Serra Gaúcha, dos Campos de Cima da Serra, da Campanha Gaúcha, do Vale do São Francisco, dentre outros, esteve representado nas 16 amostras degustadas, mostrando que o Brasil tem vinhos de qualidade em diversas regiões do país. Para se chegar a este resultado, um grupo de 120 enólogos avaliou às cegas as 337 amostras inscritas por 47 vinícolas. Deste total, 105 se classificaram entre as 30% mais representativas. Os 16 vinhos degustados foram selecionados entre este universo seguindo normas internacionais e o regulamento da Avaliação”.

E eu concordo plenamente, um dos grandes momentos da Avaliação foi o serviço do vinho, realizado por 95 alunos do curso de Viticultora e Enologia, que coordenados por diretores da ABE desempenharam a função de forma exemplar. Para cada vinho foram utilizadas 90 garrafas. Assim que cada amostra era servida e degustada, era feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas convidados, que compartilhou suas impressões. Somente depois de degustar as 16 amostras foi anunciado o resultado dos 30% e revelado as 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2019.

Recém havíamos começado a degustação, o evento recebeu a visita do Ministro-Chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, que falou sobre o Acordo de Cooperação quem vem sendo firmado entre União, por intermédio da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o setor vitivinícola representado pela Agavi, Uvibra, Ibravin, Fecovinho, Sindivinho RS e Sindivinho SC. Esperamos que se efetive, e da melhor maneira possível! O vinho já não é mais somente um produto do Rio Grande do Sul e é justo que a conta para investir na promoção seja distribuída pelos diversos estados deste país e que o governo federal acene, com apoios efetivos, para este setor que dinamiza tanto a economia das regiões onde é produzido.

O acordo prevê edição de uma medida provisória ou Projeto de Lei de isenção de IPI para vinhos e espumantes. Os recursos oriundos do benefício têm por objetivo a geração de investimentos por meio de um fundo nacional direcionado ao desenvolvimento do setor. “Com esta medida o vinho brasileiro vai poder enfrentar de frente o mercado europeu, conquistando a Europa e mostrando ao mundo a sua qualidade”. Assim esperamos!

 

Diversidade de castas

Conforme comunicado da ABE, o evento exibiu a diversidade de variedades de uvas cada vez mais utilizadas pelas vinícolas, comportamento que responde à demanda dos consumidores em busca de novidades. Das 105 amostras classificadas entre os 30% mais representativas da Safra 2019 estão 13 variedades tintas (Alicante Bouschet, Ancellotta, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Malbec, Marselan, Merlot, Petit Verdot, Pinot Noir, Shiraz, Tannat, Teroldego e Touriga Nacional) e 11 brancas (Chardonnay, Gewurztraminer, Malvasia de Cândia, Moscato Giallo, Moscato R2, Pinot Gris, Prosecco, Riesling Itálico, Sauvignon Blanc, Verdejo e Viogner). Entretanto, por outro lado, castas tradicionais como as tintas Merlot e Cabernet Sauvignon e a branca Chardonnay continuam liderando a quantidade de amostras.

Público feminino

Quando a Avaliação Nacional de Vinhos surgiu, há 27 anos, praticamente não tinham mulheres no evento, nos comunica a ABE. Com o passar dos anos, a presença feminina foi ganhando mais espaço no mundo do vinho e na Avaliação não é diferente. Este ano, 38% do público do evento é formado por mulheres, entre enólogas, sommeliers, vinhateiras ou apenas apreciadoras. “Elas têm sido grandes porta-vozes e embaixadoras do vinho brasileiro, inserindo rótulos nacionais em suas preferências, além de atrair novas consumidoras para este universo de sensações. Decididas e donas de uma sensibilidade inesgotável, as mulheres podem se orgulhar por terem um paladar altamente apurado”, salienta Salvador. O enólogo destaca, ainda, a presença de mulheres em cargos importantes como é o caso da brasileira Regina Vanderlinde, que desde 2018 ocupa o cargo de presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), maior e mais importante instituição do setor no mundo. Regina foi uma das três mulheres a integrar o painel de comentaristas desta edição, dividindo o espaço com a jornalista Carolina Bahia e a blogueira e sommelier Alexandra Aranovich. Adorei conversar com elas e cumprimentá-las pelo excelente trabalho, em cada uma das áreas em que atuam.

Troféu Vitis 2019

A turismóloga Ivane Fávero e o enólogo Lucindo Copat foram os homenageados deste ano com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2019 e Destaque Enológico 2019, respectivamente. A distinção é o reconhecimento prestado pela ABE a pessoas que em sua trajetória pessoal e profissional contribuem para a promoção do vinho brasileiro.

E foi nesse momento que eu vivi uma das grandes emoções de minha vida!

Estava eu sentada e na expectativa pelo grande anúncio do evento. Ainda postei nos stories do Viajante Maduro: “Quem será?”, enquanto a bela voz do enólogo Dirceu Scottá ecoava pela ampla sala da Fundaparque, destacando os predicados desta pessoa.

Num primeiro momento, estranhei o comportamento do Rômulo, que começou a filmar o evento. Ele raramente fotografa ou filma alguma coisa! E mais, começou a soluçar. Aí eu disse, “para amore…” e pensei, “vão pensar que sou eu”. Mas logo, quando disseram “natural de Santa Tereza” (na época que nasci era Bento Gonçalves e pertencia ao distrito de Monte Belo do Sul, ou seja, sou praticamente filha de uma região onde está o Vale dos Vinhedos), ‘caiu a ficha’ e entendi que seria eu a homenageada com este prêmio tão reconhecido. As lágrimas começaram a surgir, a respiração ficou ofegante, mas eu tinha que falar algo, sabia. Uma história passou pela minha cabeça, desde o dia em que nasci, na comunidade da Dolorata, em meio aos parreirais, pelas mãos de minha avó e com a bravura de minha mãe, que teve 7 filhos (eu fui a sexta). Os caminhos e as dificuldades para estudar e a escolha do turismo, pois queria contribuir com o desenvolvimento de territórios por meio do desenvolvimento sustentável desta atividade. Sempre soube que o me motiva, nesta vida, além dos meus afetos, é poder contribuir, com meu trabalho, para o desenvolvimento de empresas e regiões. Sigo em frente, nesta caminhada, ainda mais motivada! Gratidão eterna a estes bravos enólogos, vinhateiros, vinicultores, a todos bravos agricultores, a todos que fazem ‘ o que está dentro da taça’, mas também a todos os que compõem a oferta enoturística, ou seja, o ‘que está fora da taça’ e tem se configurado como a melhor estratégia de marketing do vinho brasileiro!

 

Crédito: Tati Cavagnolli

Regina Vanderlinde, diretora da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho e Alexandra Aranovich, duas mulheres que admiro muito e que tive o privilégio de compartilhar as emoções do dia. E José Arruda, grande amigo irmão!

Deborah Villas-Bôas Dadalt e Aldemir Dadalt amigos irmãos! E minha família, com quem divido estes emocionantes momentos!
Discurso de Apresentação do Troféu Vitis 2019
  • Elaborado pela ABE (Conceito.com). Gratidão!
"Bom dia a todos!
O vinho brasileiro, mesmo jovem na história mundial, já possui uma legião de amigos.
São pessoas de diferentes lugares, estilos e profissões,
Mas que têm em comum o gosto pelo vinho.
O Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2019 vai para uma pessoa que transcende os limites da razão.
É uma pessoa que imprime paixão em tudo o que faz.
E o resultado? Bem, o resultado, como vocês podem imaginar, é sempre surpreendente.
O sucesso está em cada um dos seus projetos.
Como uma pessoa que se joga em projetos desafiadores, não se distrai com pormenores.
Foco, determinação, conhecimento e profissionalismo estão na bagagem de suas viagens.
Não é enólogo, nem vinhateiro,
Não é jornalista, nem sommelier, mas carrega a bandeira dos vinhos brasileiros por onde anda.
Tem o dom de criar atrativos que se tornam grandes experiências, mudando a realidade de cidades
 e regiões.
O turismo corre pelas suas veias.
E assim viaja o Brasil e o mundo levando seu conhecimento para desenvolver regiões em 
destinos turísticos.
Com um currículo gigantesco, acumula realizações que mudaram definitivamente o rumo do turismo 
de muitas cidades.
Natural de Santa Tereza, é exemplo de mulher de talento inato.
Turismóloga, especializou-se em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico e em 
Gestão Pública Municipal.
Mestre em turismo e com MBA de Planejamento e Marketing do Turismo, foi secretária de turismo de 
Garibaldi e Bento Gonçalves.
Idealizou projetos de sucesso como a Estrada do Sabor, Rota dos Espumantes, 
Garibaldi Film Comission, Via Orgânica, Slow Food Primeira Colônia e o Garibaldi Vintage.
Foi professora, gestora e consultora do Sebrae e do Instituto Marca Brasil, 
sempre na área do turismo.
Presidiu a Associação Internacional de Enoturismo e hoje percorre o Brasil 
como palestrante e consultora na área do turismo, compartilhando seu conhecimento e 
ajudando lugares a se tornarem destinos turísticos.
A mãe da Lúcia e da Crislei, é apaixonada pelo Rômulo, com quem compartilha o 
blog Viajante Maduro, contando suas experiências mundo afora; 
grande parte delas com uma taça de vinho na mão.
Ela é o que podemos chamar de ‘a mulher do turismo’.
Por tudo isso, o Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2019 vai para Ivane Fávero.
 Convidamos o presidente da ABE, Daniel Salvador, para que faça a entrega do 
troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2019, para Ivane Fávero."

 

E lá fui eu, tremendo, em direção ao palco. Recebi o troféu, das mãos do Presidente, e fui convidada a falar. O início foi cheio de ahmms… Mas respirei, me concentrei e falei sobre as dimensões do mundo do vinho: o que está dentro  e fora da taça. Falei sobre o enoturismo e sobre a importância de trabalharmos, com união, o seu desenvolvimento. E mais nem lembro, sei que voltei ao meu lugar e perguntei ao Rômulo: “o que falei fez sentido? pois a emoção inibiu a reflexão sobre o discurso, ainda mais assim, de surpresa! Ele me disse que sim, carinhosamente disse: ‘foi maravilhoso’! Considero que ele também estava emocionado e não deve ter percebido bem ;). Não importa, sei que expressei a emoção do momento e a gratidão por tão importante prêmio.

AS 16 AMOSTRAS

CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE

Chardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)

Chardonnay – Domno do Brasil – Garibaldi (RS)

Chardonnay / Pinot Noir – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)

CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO

Verdejo – Vinícola Terranova – Casa Nova (BA)

Chardonnay – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)

Chardonnay – Vinícola Almadén – Santana do Livramento (RS)

CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO

Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre – Campestre da Serra (RS)

Moscato Giallo – Sociedade de Bebidas Panizzon – Flores da Cunha (RS)

CATEGORIA VINHO TINTO FINO SECO JOVEM

Merlot – Guatambu – Dom Pedrito (RS)

CATEGORIA TINTO FINO SECO

Merlot – Casa Perini – Farroupilha (RS)

Cabernet Franc – Estabelecimento Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira (RS)

Ancellotta – Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança – Flores da Cunha (RS)

Tannat – Família Bebber – Flores da Cunha (RS)

Merlot – Vinícola Miolo – Bento Gonçalves (RS)

Alicante Bouschet – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)

Tannat – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)

 

PAINEL DE COMENTARISTAS
  1. Alexandra Aranovich – Blogueira e sommelier (Brasil)
  2. Cedenir Fortunatti – Enólogo do Ano 2018 (Brasil)
  3. Regina Vanderlinde – Presidente OIV (Brasil)
  4. Carolina Bahia – Jornalista (Brasil)
  5. Jaume Gramona – Enólogo (Espanha)
  6. Leandro Baena – Médico e sommelier (Brasil)
  7. Vincenzo Gerbi – Professor (Itália)
  8. Nicolás Vivas – Enólogo (França)
  9. Evan Goldstein – Jornalista (EUA)
  10. Marcel Miwa – Jornalista (Brasil)
  11. Thiago Mendes – Curador do International Wine Chalenge (Brasil)
  12. Pedro Mello e Souza – Jornalista (Brasil)
  13. Dominique Delteil – Consultor internacional (França)
  14. Eduardo Barbosa – Presidente da Sociedade Latino-Americana de Hipertensão (Brasil)
  15. Odair Dalagasperina – Diretor Executivo do Sicredi (Brasil)
  16. Glauber Peccin – Fundador da Associação Brasileira de Winemachers – Erechim (Brasil)
OS NÚMEROS DA AVALIAÇÃO

O que? 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019

Quando? 28 de setembro de 2019

Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Promoção: Associação Brasileira de Enologia (ABE)

Número de amostras inscritas: 337 amostras

Número de vinícolas: 47 vinícolas

Estados representados: Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul

Regiões produtoras brasileiras: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra

Serviço do vinho: 95 alunos do curso de Viticultura e Enologia

Garrafas: 1.440 garrafas, sendo 90 de cada amostra

Taças: 1.000 taças de vinho e 1.000 taças de espumante

 

Imagens: Wagner Meneguzzi e Merlo

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

 

Comentários