Turismo Rural – Chacrita del Sur – Uruguay Natural

Ou poderíamos dizer: “Sob o Sol de Canelones“!

Estar na Chacrita del Sur nos remete ao filme ‘Sob o Sol de Toscana’. A casa, a alegria de Soledad, a interação com os hóspedes de outras nacionalidades e o sol (ou a lua) que inunda essas paisagens, tudo nos faz sentir parte de algo único e especial. Conforto e bom gosto nas habitações, excelente piscina. Possibilidade de fazer um assado (parrilla) e de contratar refeições cuidadosamente elaboradas pela Soledad. Lugar perfeito para descansar, relaxar, viver!

Como já contamos nos posts anteriores (Nosso País Irmão: Uruguai e A Caminho do Uruguai, Uma Visita a Jaguarão ,além do post sobre a Estância San Pedro de Timote  e da Estância El Ceibo ), realizamos uma viagem ao Uruguai com o objetivo de vivenciar experiências diferentes, conhecendo estâncias rurais, para apresentar diferentes possibilidades de viagens a este país amado pelos brasileiros.

A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.

Ralph Waldo Emerson

Soledad é uma excelente anfitriã. Possui uma energia cativante que envolve a todos os que chegam na Chacrita del Sur. O espaço é lindo, uma bela casa, rodeada de verde e com uma ótima piscina para refrescar os dias de calor. Rômulo aproveitou para nadar. Eu fiquei curtindo o tão raro ‘dolce far niente’.

Situada na região vitivinícola do Departamento de Canelones, rodeada por vinhas e campos naturais, a “Chacrita del Sur” oferece serviço de hospedagem, visitas às adegas e degustação de vinhos, organização de eventos e workshops, experiências rurais e atividades de imersão na natureza.

Há um campo de futebol, que pode ser utilizado pelos hóspedes. Nos encantamos com a horta e a criação de galinhas. A experiência nos remete ao conceito “Slow Food”.

Os produtos colhidos na horta, bem como os ovos, são aproveitados na elaboração dos pratos. Estes se tornaram um delicioso jantar.

Os quartos são confortáveis e agradáveis. Dois possuem o banheiro na parte externa e um é suíte. Amplos e com distintas decorações, nos envolvem num descanso aconchegante.

O café da manhã é muito bom e Soledad sempre procura preparar algo diferenciado. Ela é uma excelente cozinheira!!! Assim, fica a dica para quem quiser contratar (à parte) o almoço ou jantar. Um menu ‘5 sentidos’ pode ser reservado com antecedência. Ele pode ser harmonizado com os vinhos da adega e é composto por entrada, prato principal, sobremesa, mais pães e café.

Almuerzo o Cena – OPCION COMPLETA Incluye entrada, plato principal, postre, café o té o infusión, 1 botella de vino de nuestra cava a elección cada 2 personas, agua mineral, USD 35 por persona. OPCION 2 PASOS Incluye 2 pasos a elección y no incluye vino, USD 25 por persona.
Merienda o desayuno extra – USD 15 por persona. Incluye café, té o infusiones, leche, jugo natural de fruta, pan natural y/o tostado, manteca, queso de untar, jamón, mermeladas/dulces, miel.

Alguns produtos de empresas locais podem ser adquiridos na propriedade, mas Soledad sempre reforça que o bom mesmo é visitar estes estabelecimentos.  Vinícolas e lagares estão localizadas nas proximidades e Sole entrega um mapa que auxilia na localização. Ah, importante dizer que Soledad fala, além do espanhol, obviamente, italiano, inglês, português (ou portunhol) e outros idiomas mais.

Também há uma parilla, onde os hóspedes podem preparar sua carne (ou solicitar). Nossa experiência foi enriquecida pela troca com os outros hóspedes. Uruguay, Brasil e Canadá, unidos pelo desejo de partilhar o melhor da vida, imantados pela hospitalidade de Sole!

Animados, um brasileiro e um canadense, para o desafio de assar, pela primeira vez, uma parrilla, no Uruguai!!!
E ficou muito boa a primeira parrilla uruguaia-brasileira-canadense!!!!
Nosso ambiente de jantar! Melhor impossível! Parecia cenário de filme!
A deliciosa sobremesa preparada pela Sole, aproveitando seus lindos limões sicilianos.

A casa, como falamos, é espaçosa e possui alguns espaços para leitura ou, quem sabe, um jogo de bilhar.

Chacrita del Sur – um espaço para compartilhar

A casa ainda reserva algumas surpresas. Como a coleção de rótulos antigos ou a prensa em pedra. Como falamos, Soledade conhece bem o mundo do vinho. Já trabalhou em grandes corporações e em grandes eventos e hoje se dedica à atividade mais nobre: a hospitalidade.

Organizamos experiencias como visitas a bodegas, degustaciones de vinos de distintas bodegas, clases de cocina, senderismo por monte autóctono con reconocimiento de flora y fauna a cargo de guías especializados, canotaje por el arroyo Las Brujas, vuelo en paramotor sobrevolando la zona, etc. Consulte disponibilidad y precios.

Super recomendamos este espaço que, além de tudo o que foi falado, fica próximo das melhores vinícolas do Uruguay, onde é possível agendar visitas e ter excelentes experiências enoturísticas. Soledad sempre tem uma dica especial. Esperamos voltar! Gracias, Sole!!!!!

Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.

Madre Teresa de Calcutá

Mais informações:

P O S A D A  D E  C A M P O – C a n e l o n e s , U r u g u a y
h o s p e d a j e , h u e r t a o r g á n i c a , v i s i t a s a b o d e g a s , e v e n t o s a m e d i d a
c h a c r i t a d e l s u r . c o m – c h a c r i t a d e l s u r @ g m a i l . c o m – C e l . + 5 9 8 9 9 1 9 2 8 0 7

Também é possível trabalhar aqui. Consulte.

“Ao andar, só ande, Ao sentar, só sente, Principalmente, não vacile!”

Mestre Ummon

Trip Uruguai:

Para esta viagem foi fundamental o apoio do amigo Wilson Torres Chavez, que coordena o enoturismo na Bodega Juanico e também atua junto à Associação de Turismo Enológico do Uruguai, a Ateu. Ele não só indicou os lugares, como nos apresentou aos estabelecimentos e seus proprietários. Gratidão!

Assim, pudemos conhecer as estâncias rurais São Pedro de Timote, El Ceibo, La Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Lugares espetaculares que iremos relatar nos próximos posts, individualmente. Também aproveitamos para voltar à Bodega Juanico, um lugar que amamos, especialmente para um grandioso almoço. Estendendo um pouco a programação inicial visitamos, ainda, a Bodega Garzón e aproveitamos para almoçar no restaurante da parceria desta com o Chef Francis Mallmann. Vamos contar tudo nas próximas semanas!!!

“Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa: Proibido cantar. Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa: É proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem. Ou seja: Ainda existe gente que canta, ainda existe gente que brinca.”

 Eduardo Galeano
Indicamos (parceiros do Uruguai):

Aguaverde Wine Lodge – Camino del Cerro Eguzquiza Km. 8   Punta del Este, Uruguay  – e-mail: francisco@aguaverde.uy  –  + (598) 94 80 77 66  –  https://www.aguaverde.uy/  – Abertura em outubro de 2018!

Chacrita del Sur – Ruta 36 km 27.500, 90001 Las Brujas, Uruguai  – https://www.chacritadelsur.com/ – +598 99192807  – chacritadelsur@gmail.com – Reservas, clique aqui!

El Ceibo – Camino Rural Entre La Macana Y San Geronimo a 16 km De Ruta NAC Nº 5 Florida, 94000 Florida, Uruguai  –  http://www.elceibo.com.uy/ (temporariamente fora do ar) – Reservas, clique aqui!

San Pedro de Timote – Ruta 7 Km 142, Cerro Colorado, Florida, Uruguay  11100 Reboledo  – +598 4310 8086  reservas@sanpedrodetimote.com – http://www.sanpedrodetimote.com/pt-br  –  Reservas, clique aqui!

Establecimiento Juanico –  Establecimiento Juanicó s/n – 90400 – Juanicó – Canelones – Uruguay – Tel. (598) (4335)9725   –   http://juanico.com/?lang=en

“Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas.

Eduardo Galeano
Importante:

O Viajante Maduro visitou ao Uruguai com o apoio de Wilson Torres Chavez, da Bodega Juanico, e com a hospitalidade das estâncias rurais San Pedro de Timote, El Ceibo, Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Agradecemos!

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Abaixo o registro de uma antiga viagem ao Uruguai. Sim, também amamos conhecer Punta del Este, Colônia do Sacramento e Montevidéu. Mas descobrimos que o Uruguai tem muito mais.

 

 

Comentários