Turismo Rural – Estância El Ceibo – Uruguay Natural

El Ceibo é uma estância rústica e encantadora. Rústica porque mantém e resguarda o perfil das estâncias interioranas do Uruguai, tudo isso sem perder os ingredientes necessários para um excelente acolhimento. Ela é encantadora, pois os seus tradicionais e confortáveis prédios, unidos à natureza muito peculiar da região, arremessa o visitante a visões não só exteriores, mas também a um inebriante encontro de suas raízes atávicas.

Foi aqui que conhecemos duas plantas espetaculares, a Guaiabo Blanco e a Coronija , que vivem em simbiose perfeita. Um casamento harmonioso, como o que vimos entre Carmen e José, os proprietários da Estância El Ceibo Estância, que nos propiciaram dias prazerosos e revigorantes.

Como já contamos nos posts anteriores (Nosso País Irmão: Uruguai e A Caminho do Uruguai, Uma Visita a Jaguarão , além do post sobre a Estância San Pedro de Timote), realizamos uma viagem ao Uruguai com o objetivo de vivenciar experiências diferentes, conhecendo estâncias rurais, para apresentar diferentes possibilidades de viagens a este país amado pelos brasileiros.

O abraço do Guaiabo Blanco e da Coronija.

Os cachorros Teilor e Tito, além do velho Rex, nos receberam com amistosidade ao adentrarmos a porteira da Estância. Em seguida, o funcionário Ariel, muito simpático, nos indicou o lugar para estacionarmos o carro e se apresentou. Prontamente, surge José Hernández, ou melhor, Joselo, e, em seguida Carmen Passarella, o casal proprietário do lugar.

‘Los perros’ Teilor eTito.

Logo nos vimos envoltos numa amigável conversa com os proprietários, como se já fossemos conhecidos há tempos. Eles nos apresentaram a casa e nos ajudaram a levar as pequenas malinhas para nosso quarto.

A nossa conversa teve sequência no espaço do redário, coberto por uma centenária (quase bicentenária) glicínia. Lá mesmo nos serviram um almoço super agradável para a temperatura de 32º deste dia de verão. Uma salada com verdes, milho, tomates, ovos e temperos, acompanhada de atum, pães e um delicioso queijo uruguaio. Sim, as refeições são todas servidas na propriedade e preparadas pela Carmen. São refeições com a identidade da Estância, do Uruguai.

O bate-papo com os proprietários se estendeu pela tarde, até resolvermos sestear, hábito ainda presente no Uruguai, por alguns minutos, para nos encontrarmos, posteriormente, e fazermos um passeio pela propriedade. Conhecemos o mais antigo caminho do interior do Uruguai, o Camino Real de Tropas, uma via muito utilizada pelos tropeiros. Também nos encantamos com a Laguna de Bartolo, o Arroio Talita e com o Rio Santa Luzia.

“A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.”

 Eduardo Galeano

A Fazenda El Ceibo, tem 200 hectares e diversas atividades, como a criação de gado, de ovelhas e cavalos; a plantação de soja; eucaliptos, entre outras atividades.

Há 23 anos decidiram trabalhar com o turismo. A ideia surge na lua de mel, feita pelo casal, na Europa. Como diz Carmen, “já vi muita coisa acontecer no Turismo Rural do Uruguai. Acompanhei toda a evolução desta atividade por aqui. Há 22 anos fundamos a Sociedade Uruguaia de Turismo Rural, onde já assumi diversos cargos. Já fui a diversas feiras internacionais promovendo o turismo rural do Uruguai”. O turismo rural tem seus idealizadores e realizadores, no Uruguai e no mundo, e Carmen é um deles!

Carmen é psicóloga e ainda clinica. Também é professora de inglês. Na propriedade, ela é responsável pela organização dos quartos/apartamentos e pela cozinha. É ela quem prepara todos os pratos servidos. Dinâmica e antenada, Carmen é garantia de uma conversa animada.

Quando chegamos do passeio, um delicioso aroma de doce de maçã inundava a casa. Fomos recebidos para um lanche com café e mufins de maçã.  Gostei tanto que compartilho a receita.

Receitado Mufin de Maçã

4 maçãs cortados em pedaços

4 ovos batidos

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de fermento

Essência de baunilha à gosto

Bater tudo à mão e por último adicionar as maçãs picadas. Colocar em forminhas de mufins e assar por aproximadamente 20 minutos (teste com o palito).

 

Depois do agradável lanche fomos convidados para um passeio a cavalo. A pergunta sobre quem tinha experiência e prática na montagem e condução de cavalos fez com que José decidisse por ensinar a prática, numa cancha fechada, com alguns tonéis azuis de plástico, para que, somente após ter adquirido segurança, os hóspedes pudessem sair para passear no campo.

O jantar foi preparado na hora, pela querida e sempre animada Carmen, com a nossa participação. Frango, com batatas (inglesa e doce), saladas e, após, um delicioso ‘crème brûlée’, que foi caramelizado com a marca da antiga estância.

Todos jantamos juntos, brasileiros e norte-americanos, com o casal anfitrião.
O delicioso ‘crème brûlée’ caramelizado com a marca da antiga estância.

O café da manhã tem suco de laranja feito na hora, algumas frutas, pães e queijo, além do café passado na hora, e leite, ou chá. E, claro, o ‘dulce de leche, fundamental! O mate permeia as diversas refeições. E foi lindo ver o casal norte-americano provar pela primeira vez o mate ou chimarrão. Kate o bebeu até o final, como ensinamos, até roncar. Ashton considerou-o muito quente e preferiu não seguir bebendo. Nossa cerimônia do chimarrão (para os gaúchos do Brasil) ou o mate (para argentinos e uruguaios) segue fazendo novos seguidores.

As pessoas que vierem para este lugar devem saber que encontrarão uma ‘casa de família’, um lugar para conviver com pessoas de diversas nacionalidades, como o casal de norte-americanos que encontramos.

Os quartos são simples, mas muito acolhedores. Garantia de um sono reparador.

A maior parte dos turistas que visitam o El Ceibo são do próprio Uruguai, mas também da Europa e Estados Unidos. Poucos brasileiros descobriram o lugar, por isso fizemos esta viagem, como contamos aqui, neste post.

Festas e eventos também são realizados aqui. É possível, por exemplo, agendar um almoço no galpão, para até 50 pessoas, onde, geralmente, é servido um assado.

Carmen nos contou que também faz encontros de ‘psicoturismo’. Ou seja, recebe grupos que desejam trabalhar temáticas comuns, com a intermediação de uma psicóloga, enquanto também relaxam e usufruem a estrutura da Estância, podendo, ou não, se hospedar aqui.

A Estância fica a 16 km de Florida (cidade, já que está na região de mesmo nome) e a 113 km de Montevideu. Para quem vem do Brasil, ou de Montevidéu, deve tomar a Rota 5 (km 97). A partir daí, são 16 km de estrada de chão em boas condições e bem sinalizada.

Aproveite para conhecer Florida e se encante com a histórica e bela Catedral Basílida de Florida, Santuário Nacional ‘de la Virgen de los Treinta y Tres’ , inaugurada em 1894 (mas concluída em 1908), monumento histórico nacional. Contaram que esta é uma das 5 catedrais do Uruguai e que aqui esteve o Papa João Paulo II, em 1987. Na conversa, nos explicaram que também integram a Rota dos Jesuitas.

Voltamos com a certeza de termos feitos novos amigos.

Para reservar, clique aqui! 

Divido algo que há pouco tempo soube : o Ceibo é a nossa Corticeira, uma planta de beleza impar, considerada a flor nacional do Uruguai e da Argentina.

 

Mais informações:

Carmen é criativa e já está preparando novidades para 2018. Acompanhe na Fan Page (https://www.facebook.com/elceiboestanciaturistica/) e no Instagram da El Ceibo.

El Ceibo – Camino Rural Entre La Macana Y San Geronimo a 16 km De Ruta NAC Nº 5 Florida, 94000 Florida, Uruguai  –  http://www.elceibo.com.uy/ (temporariamente fora do ar) – Reservas, clique aqui! 

 

Agradecemos:

Para esta viagem foi fundamental o apoio do amigo Wilson Torres Chavez, que coordena o enoturismo na Bodega Juanico e também atua junto à Associação de Turismo Enológico do Uruguai, a Ateu. Ele não só indicou os lugares, como nos apresentou aos estabelecimentos e seus proprietários. Gratidão!

Assim, pudemos conhecer as estâncias rurais São Pedro de Timote, El Ceibo, La Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Lugares espetaculares que iremos relatar nos próximos posts, individualmente. Também aproveitamos para voltar à Bodega Juanico, um lugar que amamos, especialmente para um grandioso almoço com o amigo Wilson. Estendendo um pouco a programação inicial visitamos, ainda, a Bodega Garzón e aproveitamos para almoçar no restaurante da parceria desta com o Chef Francis Mallmann. Vamos contar tudo nas próximas semanas!!!

Indicamos:

Aguaverde Wine Lodge – Camino del Cerro Eguzquiza Km. 8   Punta del Este, Uruguay  – e-mail: francisco@aguaverde.uy  –  + (598) 94 80 77 66  –  https://www.aguaverde.uy/  – Abertura em outubro de 2018!

Chacrita del Sur – Ruta 36 km 27.500, 90001 Las Brujas, Uruguai  – https://www.chacritadelsur.com/ – +598 99192807  – chacritadelsur@gmail.com – Reservas, clique aqui!

El Ceibo – Camino Rural Entre La Macana Y San Geronimo a 16 km De Ruta NAC Nº 5 Florida, 94000 Florida, Uruguai  –  http://www.elceibo.com.uy/ (temporariamente fora do ar) – Reservas, clique aqui! 

San Pedro de Timote – Ruta 7 Km 142, Cerro Colorado, Florida, Uruguay  11100 Reboledo  – +598 4310 8086  reservas@sanpedrodetimote.com – http://www.sanpedrodetimote.com/pt-br  –  Reservas, clique aqui!

Establecimiento Juanico –  Establecimiento Juanicó s/n – 90400 – Juanicó – Canelones – Uruguay – Tel. (598) (4335)9725   –   http://juanico.com/?lang=en

Importante:

O Viajante Maduro visitou ao Uruguai com o apoio de Wilson Torres Chavez, da Bodega Juanico, e com a hospitalidade das estâncias rurais San Pedro de Timote, El Ceibo, Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Agradecemos!

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Abaixo o registro de uma antiga viagem ao Uruguai. Sim, também amamos conhecer Punta del Este, Colônia do Sacramento e Montevidéu. Mas descobrimos que o Uruguai tem muito mais.

E meu ‘príncipe’ chega em seu cavalo branco!

Até breve!

Comentários