Turismo Rural – Estância (Hotel de Campo) San Pedro de Timote – Uruguay Natural

A Estância de San Pedro de Timote, na Província de Florida, no Uruguai, trouxe-nos estupendas vivências e admirações.

Explicamos.

Atenção: mais fotos no final deste post.

Como já contamos nos posts anteriores (Nosso País Irmão: Uruguai e A Caminho do Uruguai, Uma Visita a Jaguarão), realizamos uma viagem ao Uruguai com o objetivo de vivenciar experiências diferentes, conhecendo estâncias rurais, para apresentar diferentes possibilidades de viagens a este país amado pelos brasileiros.

Essa Estância foi declarada Patrimônio Histórico Nacional do Uruguai, o que já nos dá uma dimensão de sua importância para esse pequeno e grande país-irmão.

Ela gozou de grande prestígio no meio rural no Uruguai, tendo feito importante parte  da história desse país.

Sua ocupação inicial deu-se com os Jesuítas e índios missioneiros, tendo sido posteriormente adquirida por diversas famílias, sendo que a mais importante foi Gallinal Heber, que lhe trouxe grande desenvolvimento.

Ao chegarmos na Estância deparamos com um enorme portal que guarda um grande jardim antes de chegar na grande morada. Se vê que as construções são de diferentes épocas, percebendo-se a predominância das construções do tipo existente em Espanha, embora todos os azulejos e pisos antigos sejam de origem francesa.

Essa Estância, transformada em hotel com forte veio turístico, tem uma rica história e muitas relíquias.

Uma dessas riquezas é a sua biblioteca, que faz parte do Patrimônio Histórico Nacional do Uruguai, e possui o estilo clássico das bibliotecas da época, com um grande acervo de livros, sendo permitido ao hóspede manuseá-los e ler o que lhe aprouver. Existem livros dos mais variados assuntos, desde temas ligados ao campo, à medicina e até à advocacia, além de outros variados.

Uma Igreja foi construída nos jardins da Estância. Local das celebrações religiosas nas quais participavam os empregados e proprietários de San Pedro de Timote. Hoje é muito utilizada para casamentos.

Os quartos são amplos e aprazíveis, os quais, embora muito bem adaptados para receber os turistas, dão uma boa ideia de como viviam os antigos moradores da fazenda e os seus empregados. Há três categorias, consulte tarifas e benefícios na reserva.

A Estância possui diversos prédios. Um deles é onde se localizam a cozinha, o restaurante, uma adega e um ambiente para os hóspedes, querendo, tomarem o mate. O hóspede pode optar por pensão completa, com as três refeições inclusas, ou somente com o café da manhã.  Todas as refeições são fartas e bem servidas. No café da manhã, algumas delícias do Uruguai, como as medialunas e o dulce de leche. No almoço e no jantar, um cardápio diferenciado é apresentado a cada dia e a cada refeição, composto por uma sopa (isso sim é comfort food!), entrada, prato principal e sobremesa. Todos saborosos! O ambiente do El Leñero (nome do restaurante) é simples e, apesar dos lindos objetos pendurados nas paredes e da boa montagem da mesa, ainda carece de alguns ajustes. As fotos falam por si!

Em todos os ambientes encontram-se peças antigas e valiosas. Isto porque uma das empresas que adquiriram a propriedade possuía comércio de antiguidades, trazendo muitos objetos que vieram se somar aos já existentes na Estância. Nosso olhar ficava maravilhado com os quadros, esculturas e peças diversas existentes nos diferentes ambientes, sendo que muitas dessas peças, além dos requintes nelas percebidos, eram as existentes na área rural uruguaia.

A Estância possui três piscinas, sendo duas externas e uma interna com água climatizada. Também tem um pequeno prédio onde existe uma sala de diversos jogos, como sinuca, ping-pong, pimbolim, etc. Em outro prédio há um ambiente para festas e encontros, inclusive corporativos.

Na Fazenda vive uma pessoa muito peculiar e especial, que é o “Beto”, senhor das lidas campeiras, de 62 anos de idade, que lá nasceu e de lá não saiu até hoje. Ele é quem cavalga com os hóspedes e, nessas cavalgadas, em determinados pontos ele para e vai contando as histórias sobre eventos e pessoas naqueles locais. Depois da cavalgada, há um momento que ele dedica-se a contar toda a história da Estância, desde a chegada dos Jesuítas até o seu momento atual. Enfim, para nós o sr. “Beto” é uma pessoa muito especial e que ajuda a dar um enorme colorido naquelas paragens do pampa uruguaio.

O slogan de San Pedro de Timote reside no fornecimento de uma experiência única e inesquecível, que revaloriza aspectos que realmente melhoram a qualidade de vida. Especialmente quando a modernidade nos faz correr lado a lado, sem sequer deixar-nos parar por um tempo.

Nos jardins, passeia, majestoso, o pavão, sem se importar com os hóspedes.

Adoramos ver as inúmeras frases afixadas nas paredes dos diversos prédios da Estância. A cada caminhada, uma reflexão era provocada.

Agradecemos pelo carinho e acolhimento. Nada como ser recebido com uma carta nominal, água e um cheirinho!

Cabe ressaltar, ainda, que a Estância San Pedro de Timote é muito procurada para eventos corporativos e sociais. Muitos casamentos aqui já foram realizados, por exemplo.

Para mais informações, indicamos este site, onde consta alguns dados interessantes sobre a importância desta Estância para o Uruguai: https://www.fororural.com/san-pedro-del-timote-la-historia-de-una-estancia-emblematica/

Ah, aproveite e contemple o lindo pôr do sol desta Estância!

 “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”
Eduardo Galeano
Agradecemos:

Para esta viagem foi fundamental o apoio do amigo Wilson Torres Chavez, que coordena o enoturismo na Bodega Juanico e também atua junto à Associação de Turismo Enológico do Uruguai, a Ateu. Ele não só indicou os lugares, como nos apresentou aos estabelecimentos e seus proprietários. Gratidão!

Assim, pudemos conhecer as estâncias rurais São Pedro de Timote, El Ceibo, La Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Lugares espetaculares que iremos relatar nos próximos posts, individualmente. Também aproveitamos para voltar à Bodega Juanico, um lugar que amamos, especialmente para um grandioso almoço com o nosso amigo Wilson . Estendendo um pouco a programação inicial, visitamos, ainda, a Bodega Garzón e aproveitamos para almoçar no restaurante da parceria desta com o Chef Francis Mallmann. Vamos contar tudo nas próximas semanas!!!

Indicamos:

San Pedro de Timote – Ruta 7 Km 142, Cerro Colorado, Florida, Uruguay  11100 Reboledo  – +598 4310 8086  reservas@sanpedrodetimote.com – http://www.sanpedrodetimote.com/pt-br  –  Reservas, clique aqui!

Também indicamos:

Aguaverde Wine Lodge – Camino del Cerro Eguzquiza Km. 8   Punta del Este, Uruguay  – e-mail: francisco@aguaverde.uy  –  + (598) 94 80 77 66  –  https://www.aguaverde.uy/  – Abertura em outubro de 2018!

Chacrita del Sur – Ruta 36 km 27.500, 90001 Las Brujas, Uruguai  – https://www.chacritadelsur.com/ – +598 99192807  – chacritadelsur@gmail.com – Reservas, clique aqui!

El Ceibo – Camino Rural Entre La Macana Y San Geronimo a 16 km De Ruta NAC Nº 5 Florida, 94000 Florida, Uruguai  –  http://www.elceibo.com.uy/ (temporariamente fora do ar) – Reservas, clique aqui!

Establecimiento Juanico –  Establecimiento Juanicó s/n – 90400 – Juanicó – Canelones – Uruguay – Tel. (598) (4335)9725   –   http://juanico.com/?lang=en

Paz em San Pedro de Timote.
Leia mais em:

Nosso País Irmão: Uruguai

 

A caminho do Uruguai uma visita a Jaguarão – Patrimônio Histórico Nacional

Importante:

O Viajante Maduro visitou ao Uruguai com o apoio de Wilson Torres Chavez, da Bodega Juanico, e com a hospitalidade das estâncias rurais San Pedro de Timote, El Ceibo, Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Agradecemos!

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

E que os dizeres desta camiseta se realizem!

Adoramos tanto este lugar, que compartilharemos mais algumas imagens!

 

Comentários