Um brinde à vida! 10 motivos para visitar (e celebrar) a Fenachamp 2017

Participamos da Festa do Espumante Brasileiro – Fenachamp, no último final de semana, e, assim, podemos elencar alguns motivos para estimular a sua participação neste belo evento que celebra os cinco sentidos e que, a cada edição, oferece experiências prazerosas.

Já contamos no post anterior “Como Aproveitar a Festa do Espumante Brasileiro“,  que a festa iniciou no dia 5 e vai até o dia 29 de outubro. Se ainda não leu o texto, clique aqui e leia, depois volte para ler este, ok?

Bem, o primeiro final de semana (sim, a Festa abre somente nos feriados e finais de semana), contou com mais de 15 mil visitantes, onde o sabrage coletivo foi o grande destaque. O evento, que está registrado no Guinness Book desde 2011,  repetiu o sucesso dos anteriores, sendo que 388 pessoas participaram da ação. Esse número superou a edição de 2015, quando a iniciativa reuniu 365 pessoas. É o maior sabrage do mundo!

O público acompanhou a tentativa dos participantes desta edição de abrirem o espumante com um só golpe de sabre, onde 380 pessoas conseguiram fazer a degola do espumante, sendo 222 homens e 158 mulheres. A divisão por categorias começou na edição de 2015, e continuou crescendo neste ano.

Fenachamp 2017

Na Fenachamp, a tradição francesa, criada por Napoleão Bonaparte,  segue firme. Sim, no século XIX, o general abria as garrafas com um golpe de sabre como forma de comemorar as suas vitórias.

Particularmente, sempre lembro de Madame Lily Bollinger, a viúva de Jacques Bollinger que dirigiu a empresa após o falecimento do marido em 1977, levando a empresa a prosperar, duplicando de tamanho. A frase célebre de Lily ecoa pela minha mente, enquanto aproveito a Fenachamp:

“Só bebo Champagne quando estou feliz e quando estou triste. Ás vezes, bebo quando estou sozinha. Quando estou em companhia, considero obrigatório. Bebo um golinho se não estou com fome e bebo quando estou com fome. Caso contrário nunca toco nele, a não ser que esteja com sede.” (Lily Bollinger)

Sempre há um motivo para brindar! Celebrar a vida!Foto: Alexandra Ungaratto

Com toda a motivação que recebemos depois de nosso post anterior (agradecemos aos nossos leitores) e  com a vivência do primeiro final de semana da Festa do Espumante Brasileiro, resolvemos elencar 10 motivos para visitar a Fenachamp, ou retornar, o que é sempre bom:

 

Os Espumantes

Com orgulho podemos afirmar que os melhores espumantes do mundo estão aqui e que são muito bem servidos. Sim, também adoramos os champagnes, franciacortas e cavas, mas o nosso espumante não perde em nada para as bebidas de países consagrados e é muito mais acessível.

Aproveite as belas ‘champanherias’, os espaços ornamentados e confortáveis, com 23 vinícolas do RS e SC. Importante: você poderá se sentar (mas chegue cedo, por volta das 18h) e peça ao garçom para trazer seu espumante preferido, em taça ou na garrafa.

 

A Gastronomia

Este é um dos quesitos que, entendíamos, deixava a desejar em edições do passado. Desde as últimas, no entanto, a gastronomia da Fenachamp tem se qualificado e diversificado. Nesta edição, a Festa conta com 14 restaurantes servindo mais de 70 opções de pratos, petiscos e doces. Difícil dizer do que mais gostamos! Confira neste link todos as opções!

 

O Memorial da Colonização Italiana

Já afirmei que tomos um ‘xodó’ especial por este espaço que valoriza a cultura da imigração italiana. Chegar aqui e conversar com as famílias de agricultores, comer um grostoli ou um pão quentinho. Cantar uma música em ‘talian‘, são algumas das experiências vivenciadas, especialmente nos domingos.

Esta história tem a contribuição das mãos calejadas de muitos imigrantes italianos e seus descendentes, que continuam a produzir as uvas, base fundamental para um bom espumante, com muito carinho e atenção.

Ivane Fávero

O Ambiente

Primeiro aspecto a ressaltar: a festa é charmosa, elegante e ‘familiar’. Atente para a decoração, para a ambientação. Não há outra festa com estas características. Se há,  não conhecemos. Cumprimentos às arquitetas Carla e Rosângela por mais este belo projeto. Fico feliz em ter inspirado o tema desta edição, em nossa conversa (reunião), em meados de 2016, quando ressaltei a tendência pelo turismo de experiência, dos sentidos. Apesar das dificuldades financeiras e a escassez de tempo, sempre se superam, com muita criatividade!

A Coleção Perlage

Artesanato que valoriza o mundo do espumante, para ser utilizado na sala, na cozinha, no serviço da nobre bebida, tão bem executado pelos artesãos de Garibaldi. Também me envolvi neste projeto, nos últimos anos, mas a participação das arquitetas Tina & Lui trouxe a inspiração fundamental para o trabalho dos artesãos. Já comprei várias peças e sempre indico!

Coleção Perlage. Foto: Alexandra Ungaratto – Prefeitura de Garibaldi

 

O Sabrage

Bem, este ano já aconteceu, como mencionamos. Mas este é um dos motivos que sempre nos faz voltar à Fenachamp. Fica a dica para se inscrever na edição de 2019. Outra dica é aproveitar os cursos de degustação que são oferecidos pelas vinícolas que estão expondo na Festa. Aproveite, são gratuitos e muito bons!

Essa figura é o Quevedo. Sempre vem caracterizado.

 

As Soberanas

Tradição das festas do vinho, as soberanas da Fenachamp são notadamente reconhecidas pela sua beleza, sim, mas principalmente pelo conhecimento, elegância e simpatia. Este ano a rainha Valéria Meneghetti Carniel e as princesas Gabriela Mattei e Mônia Meneghetti, seguem mantendo a regra. Cumprimentos também para o Presidente Clovis Furlanetto, e sua família, que segue aprimorando o modelo criado em 2003.

 

As soberanas da Fenachamp 2017: Valéria, Gabriela e Mônia. Foto: Ivane Fávero
Eu com elas, no Sabrage! Foto: Crislei Sabrina Fávero
As soberanas da Fenachamp 2017.  Foto: Alessandra Pinto Nora
Soberanas das festas do vinho da região também prestigiam a Fenachamp. Entre elas, as soberanas da Festa da Vindima, de Monte Belo do Sul!

 

Os Shows

Há opções para todos os gostos. O bom é poder se adequar às apresentações, programando antecipadamente o dia e o horário para melhor aproveitar a Festa. Por exemplo, não gostamos muito de baladas eletrônicas e nem de sertanejo universitário, então não vamos nas noites de sexta-feira. Já nossas filhas (jovens), preferem esta noite. A relação dos shows vem ao final deste post. Confere lá!

Um dos shows que aconteceu no domingo, dia de música gaúcha: Os Monarcas. Foto: Alessandra PInto Nora.
E pelo parque também podemos apreciar show como este da Jazz Flor da Uva, junto ao grupo Arcobaleno. Amamos!
A Comunidade

A identidade do município está fundamentada na nobre bebida que, além de estimular o fluxo de turistas, reforça a imagem de todos os produtos aqui elaborados, que incorporam a aura do espumante e ganham valor agregado. É lindo ver que a maior parte do público é formada por garibaldenses que promovem com orgulho a festa e que acolhem muito bem aos visitantes.

Cumprimentos ao Município, que assumiu o Parque em 2003 e tem feito o seu máximo para bem cuidá-lo. Na abertura foi anunciada a ampliação dos Pavilhões. Maravilha!

A abertura da Festa, super prestigiada. Prefeito Antonio Cettolin comandando a estrutura da Festa e  o desenvolvimento de Garibaldi.
A Localização: Garibaldi – Serra Gaúcha <3

Garibaldi, a Capital do Espumante! Em 1913 temos o marco inicial desta história, quando Manoel Peterlongo  participou da Exposição Agroindustrial e recebeu a menção honrosa por seu champagne.

A partir desta data, muito aconteceu. Em 1915 a Vinícola Peterlongo foi fundada e, por muitos anos, foi a principal empresa ligada ao champagne brasileiro. Tal façanha atraiu outras empresas para o município, tais como as francesas Georges Aubert e a Chandon do Brasil, atestando o potencial do terroir para a elaboração de espumantes. Mas esta história tem outros personagens importantes, como o Irmão Pacômio, da congregação dos Irmãos Maristas, que trouxe o conhecimento da França e deve ter estimulado o próprio Manoel Peterlongo.

Vale contar um pouco mais desta história, pois devem ser lembrados os idealizadores da 1ª. Fenachamp que, desde 1979 se uniram para idealizar a festa que aconteceu em 1981, presidida por Adolfo Lona, enólogo argentino, que por muitos anos se estabeleceu em Garibaldi, atuando, por décadas, na antiga Baccardi Martini – De Lantier, trazendo novos conceitos sobre a elaboração da bebida e seu marketing e promoção.

Foi em 12 de junho de 1979 que se firmou o “Contrato de Constituição de Sociedade Civil por Quotas de Responsabilidade Limitada”, entre a Prefeitura Municipal de Garibaldi, Centro da Indústria Fabril e Associação Comercial, objetivando a fundação de uma sociedade sem fins lucrativos, que visava o desenvolvimento comunitário, econômico e social do Município, cujo mote principal era a realização da FENACHAMP – Festa Nacional do Champanha. Esta festa muito contribuiu e ainda contribui na promoção do espumante brasileiro e na consolidação de Garibaldi como a Capital do Espumante Brasileiro. Cumprimentos a todos os ex-presidentes e suas diretorias, pelo trabalho realizado. Tive a honra de trabalhar com o Antenor Fellini, o Gilberto Pedrucci, além do Clóvis Furlanetto, como presidentes.

Merece ser citado, também, do trabalho da Associação dos Vitinicultores de Garibaldi – Aviga e de todos os seus associados, que continuam a trabalhar, de forma unida e organizada, pelos avanços do setor.

Esta é a terra da Rota dos Espumantes, primeira rota de Enoturismo a ter o espumante como mote principal, e de muitas outras rotas, com diversas temáticas. Vale reservar alguns dias para conhecer Garibaldi. Hospede-se por aqui, aproveite os excelentes restaurantes… Curta Garibaldi! Mais em www.turismogaribaldi.com.br

Viajantes Maduros felizes na Fenachamp!

Programação cultural dos próximos dias (atente que ela abrirá neste feriadão):

Dia 11 de Outubro – Quarta-feira – Balada Eletrônica
14h às 17h – Encontro da Melhor Idade com Musical Zadak – (Diversos)
18h – Diego Lobo Acústico – (Rock n’roll, Rockabilly, Blues)
19h30 – Banda Trinka Chambord – (Clássico dos ano 50, 60 e 70)
21h – Banda ”Os Fora da Lei” – (Country Music)
22h30 – Tati Portella – (MPB)
24h – Karine Larré – (Música Eletrônica)

Dia 12 de Outubro – Quinta-feira
11h – Fabiano Dias – (Pop Rock, MPB, Sertanejo)
12h30 – Show Renata Canzi Acústico – (Variado)
14h – Show de cães e gatos adestrados
15h30 – Caciano Kuffel – (Show de Mágicas)
17h – Edy e Braian – (Sertanejo)
18h30 – Big Trouble – (Rock e Soul)
20h – Banda Contra Golpe – (Rock Nacional)

Dia 13 de Outubro – Sexta-feira – Balada Eletrônica
18h – Daniel Lima – (Música Popular Brasileira)
19h30 – Ego e Serginho (Sertanejo)
21h – Rodrigo Soltton – (Diversas)
22h30 – Nenhum de Nós – (Pop Rock)
24h – Guz Zanotto – (Música Eletrônica)

Dia 14 de Outubro – Sábado
16h30 – Encontro de Corais – Coro Infantojuvenil Escola São Marcos e Grupo Fratelli e Fratellini
18h – MegaDrivers – (Rock, Pop Rock, Rock Alternativo)
19h30 – Laura Dalmas e Cabelo Cacheado – (Soul, Pop, 80’s)
21h – Diego Lobo Rockabilly Trio – (Rockabilly)
22h30 – Os Daltons – Eles não são uma banda, são um Bando! – (Rock, Country, Blues)

Dia 15 de Outubro – Domingo
11h – Rodrigo Maciel – (Erudito, Pop, Rock)
12h30 – Leonardo Reis – (Pop)
14h – Jota Junior – (MPB)
15h30 – Acústico Três Quartos – (Pop, MPB e Pop Rock)
17h – Samba Trio – (Pagode-Sertanejo)
18h30 – Bruno & Tiago – (Sertanejo Universitário)
20h – The Fevers – (Pop Rock)

Dia 20 de Outubro – Sexta-feira – Balada Reggae
18h – Acústico Os Chapas – (Rock)
19h30 – Rodrigo Maciel – (Erudito, Pop, Rock)
21h – Bamboleo – (Gipsy, Samba Rock)
22h30 – Nego Joe & Banda – (Pop Reggae)
24h – Papas da Língua – (Reggae, Pop)

Dia 21 de Outubro – Sábado
16h30 – Junior Mineiro – (Pop Rock e Sertanejo)
18h – Maicon & Pontel – (Rock Clássico)
19h30 – Clássicos Acústicos – (Pop Rock Internacional)
21h – Vocal Allegro – (Música Italiana)
22h30 – Raul Seixas cover c/ Rodrigo Seixas – (MPB)

Dia 22 de Outubro – Domingo
11h – Fabiano Dias – (Pop Rock, MPB, Sertanejo)
12h30 – Leonardo Reis – (Pop)
14h – Kiko Lemos Show – Aqui plantamos, a KIKOLEMOS – (Humor)
15h30 – Eduardo Segabinazzi – (Pop Rock)
17h – Cristiano Quevedo – (Regional)
18h30 – Legião Urbana cover com Nathã Mariani – (MPB)
20h – Renato & Seus Blue Caps, 50 anos da Jovem Guarda – (MPB)

Dia 27 de Outubro – Sexta-feira – Balada Rock
18h – Alex Sandro – (MPB)
19h30 – Tom Acústico – (MPB, Pop Rock)
21h – Banda Destilaria Corleone – (Country Blues)
22h30 – Elvis Celebration In Concert – (Rock)
24h – Vera Loca – (Rock)

Dia 28 de Outubro – Sábado
16h30 – Juliano Furlanetto Acústico – (Pop Rock)
18h – Orquestra Municipal de Garibaldi com participação de Fran Duarte (jazz e soul music)
19h30 – Banda Relativos – (Rock Clássico)
21h – Norma Jean e os Comprimidos – (Pop Rock)
22h30 – Banda Sunset Riders – (Pop Rock Internacional, Anos 70/80/90)

Dia 29 de Outubro – Domingo
11h – Joce Sampaio – (Música Popular)
12h30 – Acústico Alka – (Pop, Rock e Internacional)
14h – Dan Ferreti – (MPB, Som Brasil)
15h30 – Alex Sandro – (MPB)
17h – Trio Harmony – (Clássico Pop)
18h30 – Banda Mad Mary – (Rock, Blues, Pop)
20h – Cerimonial de Encerramento
20h30 – Cassio Santos – (Sertanejo)

 

Mais Informações:

– Onde: Parque da Fenachamp, na VRS-313, em Garibaldi. O parque pode ser acessado pelo km 228 da BR-470, no Trevo da Fenachamp, no sentido Garibaldi-Carlos Barbosa.

– Quando: de 5 até o dia 29 de outubro, sempre às sextas-feiras, aos sábados e domingos e nos feriados.

– Horários: às sextas, o parque funciona das 18h às 24h; no sábado, das 16h30min às 22h30min, e nos domingos, das 11h às 20h30min.

– Quanto: os ingressos antecipados custam R$ 10 na lojas Benoit de Garibaldi (Rua Jacob Ely, 186, Centro), na Secretaria de Turismo do município (Rua Júlio de Castilhos, 254, no Centro, em horário comercial) ou pelo site fechamp.com.br. Na hora, custam R$ 15. O estacionamento também custa R$ 15. O passaporte sai por R$ 120 e dá direito à entrada e ao estacionamento para todos os dias da festa. Grupos acima de 10 integrantes pagam R$ 10 cada por pessoa. Crianças até 10 anos não pagam entrada.

– Informações: No site da Fenachamp ou pelo telefone (54) 3462-6779. Pelo celular O aplicativo Fenachamp 2017 traz a programação completa e promoções exclusivas. Dá para baixar na App Store e na Google Play.

E que o amor prevaleça, sempre! Foto: Crislei Sabrina Favero.

IMPORTANTE:

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fáverocom exceção das fotos com autoria mencionada (Alessandra Pinto Nora – Fenachamp 2017 e Alexandra Ungaratto – Prefeitura de Garibaldi).

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários