Um final de semana em Antônio Prado – “A cidade mais italiana do Brasil”

Antônio Prado, Serra Gaúcha, nos provoca um imaginário afetivo. Lá está a memória tangível da imigração italiana. Um conjunto de 48 prédios históricos tombados como patrimônio nacional, a maior parte em madeira, que retratam as primeiras décadas de formação da comunidade, desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos. Ademais, na cidade e na área rural do município existem mais prédios antigos que não foram tombados como patrimônio histórico.

Mas há também o patrimônio intangível e ele se expressa principalmente na culinária. As massas e os pães são o carro-chefe de uma gastronomia rica. Também, na polenta, tanto que esta recebeu o prêmio de melhor prato num programa de televisão de alcance nacional. Sim, o programa de Erick Jaquin, “Minha Receita”, da Rede Bandeirantes, elegeu a brachola com polenta e bacon frito, preparado em Antônio Prado, na Linha 21 de Abril, pela Dona Carolina, como o melhor prato italiano no Brasil.

A religiosidade também compõe o cenário cultural. A Gruta Natural, as escadarias, a Igreja Matriz, as capelas, os capiteis. Há profusa riqueza religiosa a ser contemplada, independentemente da crença religiosa do turista!

Mas o patrimônio natural também se faz presente. O interior de Antônio Prado, com paisagens lindas, típicas da Serra Gaúcha, que se harmonizam com as casas de chaminés fumegantes, indicando vida e acolhimento.

Foi em busca dessa essência, desta tranquilidade que eu voltei a Antônio Prado, desta vez com o Rômulo, que tanto desejava conhecer a pequena cidade de 13.045 habitantes (IBGE- 2020). Saímos de Garibaldi e rodamos 85 quilômetros, passando por Caxias do Sul e Flores da Cunha.

A estrada é boa e movimentada, a velocidade vai sendo reduzida pelas curvas cercadas de paredões de pedra, e o desejo de chegar vai aumentando.

Ficamos dois dias em Antônio Prado, vivendo lindas experiências. No entanto, indicamos fazer a programação que iremos sugerir em três dias, para ter mais calma e tempo de descanso.

Estivemos um final de semana em Antônio Prado – Serra Gaúcha –  e nos encantamos com o maior acervo de Patrimônio Histórico e Artístico, constituído por casas de madeiras e alvenaria do final do século XIX e início do século XX, construídas pelos imigrantes italianos.

Essas casas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1989, com 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade. Isso é incrível!

Mas, no princípio, tudo era mata. Somente indígenas, das tribos Tape e Coroado (Caingangue), trafegavam pelos vales e morros, cobertos de araucárias.  A colônia que daria origem a Antônio Prado foi formada por imigrantes italianos, entre os anos 1875 e 1914. “Antônio Prado foi a sexta e última das chamadas ‘antigas colônias da imigração italiana’ criadas na Serra Gaúcha e foi fundada em maio de 1886”.

Antônio Prado foi constituído município em 11 de fevereiro de 1899, separando-se de Vacaria. O nome foi uma homenagem a Antônio da Silva Prado, “fazendeiro paulista que, como Ministro da Agricultura da época, promoveu a vinda dos imigrantes italianos ao Brasil, e instalou núcleos coloniais no Rio Grande do Sul”.

Antônio Prado se desenvolveu com a estrada que passava pela cidade. A estrutura urbana foi sendo ampliada e as casas de madeira abrigavam comércio no térreo e moradia no pavimento superior.

Mas a estrada Júlio de Castilhos, inaugurada em 1902, foi substituída por outras estradas que surgiram na região (são várias histórias). Desta forma, o “progresso” (estrada de comunicação entre os municípios) afastou-se e não passou pela cidade. Também há o protesto dos colonos contra o aumento de impostos, gerando um conflito e mortes. Assim, teve início a estagnação do município que, com o isolamento, acabou proporcionando a preservação do conjunto arquitetônico urbano da colonização italiana no Brasil.

O deslocamento até Antônio Prado passa pela Serra Gaúcha, como relatamos, e vale a pena estar atento ao Vale do Rio das Antas e a Ponte Waldomiro Bocchese – Ponte do Suspiro, inaugurada em 1968.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Pórtico de entrada

As boas-vindas foram dadas já pelo belo pórtico de entrada, construído em pedra e madeira e decorado com lambrequins, que é uma espécie de renda em madeira que adorna as casas de Antônio Prado. Gostamos de saber que a escolha da arquitetura do pórtico foi definida pela comunidade local.

Reserve ao menos meio dia para percorrer o centro histórico com calma. Muitos dos 48 prédios não estão abertos à visitação turística, já que são residências, escritórios ou, até mesmo, não possuem um comércio de interesse do turista. Mas, para nossa alegria, descobrimos que há diversas casas tombadas abertas e de nosso interesse:

  • Museu
  • Casa do Artesão
  • Café Dolce Vita
  • Casa Natural
  • Armazém Del Toro
  • Tudo em Grãos
  • Cacau Show
  • Restaurante O Porão
  • Restaurante e Bar Segundo Turno
  • Bistrô Casa Olivo

Quando for conhecer ou visitar Antônio Prado, aproveite para entrar nos históricos prédios e, também, para usufruir do que oferecem nos lugares apontados!

Comece seu passeio por Antônio Prado – Serra Gaúcha pelo coração da cidade. A bela Praça Garibaldi rodeada pelos prédios históricos, tem como foco central a Igreja Matriz.

A praça ainda acolhe o Monumento Giuseppe Garibaldi, general italiano alcunhado como “herói de dois mundos” devido a sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul. A obra foi esculpida pelo escultor Enrico Pasquale e foi inaugurada em 11 de fevereiro de 2020, em comemoração aos 121 anos de Antônio Prado.

Na praça há outro monumento em homenagem à Itália, o Leão de São Marcos,esculpido na cidade italiana de Chiampo pelo artista Enrico Pasquale. Os leões esculpidos em pedra de Vicenza possuem praticamente as mesmas dimensões do leão da Praça de São Marcos, em Veneza.

Também apreciamos a Feira do Produtor que acontecia na praça, no sábado pela manhã, onde produtos agrícolas, flores e outros eram comercializados diretamente pelos agricultores/produtores.

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

A Igreja de Antônio Prado é imponente! Também é tombada pelo IPHAN devido à sua relevância e processo histórico de construção.  O Padre Kleiton Pena, que é natural do município, nos acolheu e contou detalhes importantes e manifestou seu interesse pelo desenvolvimento do turismo local.

A primeira Igreja Matriz em alvenaria foi construída entre 1891 a 1897. Quatorze anos depois chegaram três sinos puxados de carretas: o maior pesa 890 quilos e o menor 464. Em 1912 foi erguido, ao lado direito da igreja, um campanário em madeira para abrigá-los. A igreja foi reformada entre 1925 e 1928, ganhando novos vitrais e as escadarias que permanecem até hoje. O seu interior é rico em detalhes, destacando-se as pinturas do teto feitas pelo italiano Emilio Benvenutto Zanon na década de 50. A construção também impressiona pela semelhança com o Santuariodi Monte Bérico em Vicenza, na Itália. 

 

Casa da Neni / Museu Municipal

A casa amarela chama a atenção! Foi amor à primeira vista para mim, há anos, e novamente agora para o Rômulo. A Casa da Neni, que hoje abriga o Museu Municipal e o Centro de Atendimento ao Turista, foi a primeira construção tombada pelo IPHAN e está inscrita no livro tombo de Belas Artes.

A Casa da Neni é considerada o símbolo do Patrimônio Histórico de Antônio Prado. Ali fomos conduzidos a observar os objetos e peças preservados e ambientados aos cômodos, relatando o modo de viver das famílias e a história da formação do Município.

Lemos que a casa foi construída em 1910 e abrigava, na parte térrea, uma ourivesaria e, no andar superior, a moradia da família de Antônio Bocchese. Com o falecimento de Antônio, a ourivesaria virou uma lojinha onde sua filha Joana Magdalena Bocchese (conhecida como Neni) vendia artigos variados. Ao final das missas, o padre indicava a Casa da Neni para quem quisesse adquirir objetos sacros e religiosos, tornando-se uma referência para a comunidade local.

Contatos
Telefone: (54) 3293-5656
Endereço: R. Luísa Bochese, 80 – Centro, Antônio Prado – RS

 

Três lugares para boas compras em Antônio Prado – Serra Gaúcha? Indicamos!

Casa do Artesão – La Nostra Arte

Sempre reservo um valor a ser investido no artesanato de Antônio Prado, um dos mais lindos da região. Para quem gosta de peças de crochê, macramé, bainha aberta, crivô e frivoletê, bem como trabalhos realizados com a palha de milho e com a “dressa” (trança da palha de trigo), esse é o lugar. Artesanato cultural, autêntico.

Contatos
Telefone: (54) 3293-3703
Endereço: R. Luísa Bochese, 34 – Centro – Antônio Prado – RS

Casa Del Toro

Querendo comprar uns bons vinhos gaúchos e de todas as vinícolas de Antônio Prado, cervejas artesanais, além de produtos diferenciados, a dica é visitar a Casa Del Toro, que está localizada em uma casa tombada conhecida como “Cabeça de Vaca” localizada no Centro Histórico. O proprietário Ismael nos recebeu gentilmente e ofereceu a degustação de um vinho da Campanha Gaúcha, gostamos desta valorização do vinho gaúcho!

Contatos
Telefone: (54) 99917-8626
Instagram: @deltorocasa
Site: https://deltorocasa.com/contact
Endereço: R. Luísa Bochese, 80 – Centro – Antônio Prado – RS

 

Doces Caseiros Dona Margarida

Se gosta de doces, essa é uma visita imperdível. Se aprecia histórias, também. Aqui fomos recebidos pela querida e animada Dona Margarida e sua nora. Visitamos a fábrica, localizada no interior, de doces feitos de forma artesanal há mais de 50 anos. Conhecemos a história por trás da produção de doces cristalizados e de leite, geleias, chimias e compotas. E, obviamente, compramos alguns deliciosos doces. Agende a visita.

Contatos
Telefone: (54) 32930-1806 | (54) 9 9989-5681
Endereço: Rua Laurindo Zanotto, 797 – Antônio Prado – RS

 

Um marco do município de Antônio Prado – Serra Gaúcha –  é a Gruta Natural, localizada nas proximidades do Centro Histórico, em uma furna natural rodeada de vegetação e uma pequena fonte d’água.

Lá está, desde a década de 1930, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Município. O espaço é tranquilo, com alguns bancos, propício para a contemplação e a oração. Lá também acontece a tradicional Festa da Gruta com procissão luminosa, em fevereiro.

Você pode chegar até a gruta de carro (como fizemos, devido ao pouco tempo), ou subindo as Escadarias da Fé (recomendamos), de onde é possível avistar a cidade e contemplar os 25 capitéis que lá estão e simbolizam a devoção religiosa.

 

Cantina Zulian

Essa foi nossa primeira parada em Antônio Prado – Serra Gaúcha. Optamos por tomar o café da manhã aqui. Você escolhe o que quer comer e paga por peso. O café passado também é saboroso.

Eles são reconhecidos pelos excelentes pães e, de fato, aprovamos. Elogiamos tanto que nos convidaram a ver a área dos fornos à lenha onde são assados. Impressionante a genialidade em construir fornos muito funcionais.

Lá assam centenas de pães diariamente. E são bravas mulheres que gerenciam e fazem tudo. A matriarca D. Lourdes se emocionou nos contando a história de luta e de vida e a dor, ainda presente, pela perda do esposo, no início deste ano.

As filhas Tânia e Raquel nos receberam, com alguns dos netos da D. Lourdes, e nos apresentaram o amplo espaço para venda e consumo dos produtos de fabricação própria como os pães, cucas, grostolis e doces, além de uma série de produtos de terceiros, cuidadosamente selecionados.

Horário de atendimento

Aberto todos os dias (7h até às 19h), inclusive finais de semana e feriados (só fecham uns 10 dias por ano).

Contatos
Telefone: (54) 9 9993-6679 | (54) 9 9919-2749
Instagram: @cantinazulian
Endereço: RS 122 KM 110 Passo do Zeferino – Antônio Prado – RS

 

Se o primeiro interesse ao visitar Antônio Prado – Serra Gaúcha – era o centro histórico, nos encantamos também com o interior, onde também encontramos construções históricas e manifestações culturais vivas.

 

Linha 21 de Abril

Amamos esse lugar!

A Linha 21 de Abril é um distrito de Antônio Prado e, até os anos 80, por aqui passava a estrada que ligava o município até Flores da Cunha e Caxias do Sul. Assim se entende o grande número de casas históricas que, no passado, abrigavam empreendimentos e, atualmente, são revitalizadas pelo turismo.

Visite o Moinho Francescatto, no caminho para a Linha 21 e, na localidade, a Ferraria do Marsílio e o Armazém do Prado, onde faça algumas compras, desde brechó até excelentes queijos, e agende uma refeição ou peça uma tábua com um vinho local.

Seguimos o agradável passeio pela Linha 21 de Abril e chegamos até Santuário da Madona de Monte Bérico de 1896. O local abriga a santa trazida da Itália em 1996, ano de seu centenário, como doação do Conselho Administrativo da Basílica de Monte Bérico de Vicenza/Itália, a pedido do Círculo Cultural Ítalo Brasileiro de Antônio Prado. A única imagem de Maria com brinco, nos disse a Secretária de Turismo Patrícia.

 

Moinho Francescatto 

Viemos motivados por conhecer o moinho que elabora a ‘melhor farinha de milho do Brasil’, de acordo com o programa do Jaquin, mas fomos surpreendidos por uma obra de genialidade.

O moinho foi construído na década de 30 por Beijamin Simioni, que desmanchou seu velho casarão de madeira e montou um prédio com o mesmo material, na beira do Arroio Colombo, que mais tarde (1947) foi transformado em moinho pela família Francescatto, seu funcionamento se baseia na força motriz da roda d’água, que impulsiona as engrenagens em madeira ligadas por correias, “que em uma sincronia surpreendente resistem à ação do tempo e moem o milho transformando-o em farinha”.

Aqui ouvimos as histórias da Dona Catarina, moradora do local. Ela mesma faz o moinho funcionar e produz a farinha. Outra mulher que faz o turismo de Antônio Prado acontecer e que mantém vivos os saberes e fazeres desta comunidade. Oferece a experiência de ver como funciona um moinho da década de 30 e venda de farinha de milho.

Horário de atendimento

Atendimento sob agendamento

Ingresso: R$ 5,00

Contatos
Endereço: 648, Estr. Caxias do Sul, 60 – Antônio Prado – RS

 

Ferraria do Marsílio 

Ao lado do Santuário da Comunidade há uma ferraria. Por aqui passou a história do vilarejo. A Ferraria Marsílio foi fundada pelo imigrante Ângelo Marsílio nos anos 1900. Seu Marsílio ensinou o ofício aos filhos, que repassaram aos netos. Até 1989 oferecia serviços de construção e conserto de carroças, arados e ferraduras, além do material necessário para o trabalho na agricultura dos colonos. Hoje, o visitante pode observar a demonstração do uso da forja feita pelo neto, senhor Luiz Marsílio, enquanto ele conta a história da família e da Ferraria. Uma luz banha todo o cenário, deixando-o ainda mais mágico.

Horário de atendimento

Atendimento sob agendamento

Ingresso: R$ 5,00

Contatos
Endereço: Linha 21 de Abril – Antônio Prado – RS

 

Armazém do Prado ou Armazém 21 

Um armazém tradicional e extremamente encantador. Lá você se sente no passado, principalmente quem comprava nas antigas “vendas” do interior. O armazém tem de tudo, inclusive um brechó. Fomos recebidos pelo Marcelo e sua esposa Márcia, pessoas extremamente hospitaleiras.

Estivemos lá em dois momentos. Durante o dia para aproveitar o Armazém e comprar alguns produtos coloniais. Eles também oferecem/comercializam degustação de tábuas de frios, lanches e bebidas no local.

Já à noite, apreciamos um delicioso jantar tradicional italiano no porão de uma antiga casa. Foi maravilhoso. O espaço exclusivo acolhe até 20 pessoas, mediante reserva. Cardápio: tábua de frios, produtos coloniais, sopa de capelletti, piem, saladas, pães, massas, sobremesas, vinhos coloniais e água.

Horário de atendimento

De quinta-feira à domingo.

Horário: 8:15h às 11:45h – 14h às 18:30

Contatos
Telefone: (54) 9 9187-8999
Instagram: @armazem_do_prado
Endereço: Linha 21 de Abril – Antônio Prado – RS

Canto do Encantador 

O sonho de um apaixonado por aves, o Pedro, tomou forma e se transformou em uma bela área natural, onde é possível conhecer e interagir com uma variedade de espécies de aves ornamentais domésticas e aproveitar a bela área verde.

Agora é possível levar sua cesta de piquenique e aproveitar por lá. A partir de setembro eles deverão fornecer as cestas. Ainda é possível caminhar pela mata em trilhas de curto trajeto e para a criançada se divertir em um playground ao ar livre.

Também é possível alugar o quiosque para pequenos eventos.

Horário de atendimento

Atendimentos aos sábados e domingos à tarde perante agendamento

Ingresso: R$ 25,00.

Contatos
Telefone: (54) 9 9917-6977
Instagram: @cantodoencantador
Endereço: Linha Camargo, 1905 – Antônio Prado – RS

 

Orgânicos Pérola da Terra

Um casal que se encontra motivados pela mesma busca, um mundo mais natural e sustentável deu origem a uma agroindústria familiar de orgânicos que produz sucos, molhos de tomate e néctar de variadas frutas, além da produção de plantas suculentas em vasos reutilizados.

Aqui é possível visitar as estufas de morangos orgânicos que crescem ao som de música clássica (fizeram teste com o rock, mas viram que elas preferem a harmonia das clássicas), visita à agroindústria e contemplação da natureza. Em alguns períodos eles realizam eventos, inclusive de yoga.

Talvez você os conheça da Feira do Brique da Redenção, em Porto Alegre, onde eles vendem os produtos.

Horário de atendimento

Atendimento sob agendamento.

Contatos
Telefone: (54) 9 9641-0195 ou (54) 3293-5040
Endereço: Linha 21 de Abril – Antônio Prado – RS

 

Vinícola Zanella 

Já estávamos com saudades de visitar uma vinícola e nossa última agenda em Antônio Prado atendeu ao nosso desejo. Fomos conhecer a vinícola Zanella, uma empresa familiar planejada para elaborar vinhos diferenciados e originais, que refletem o conceito de “terroir” da região de Antônio Prado, na transição entre a tradição da serra Gaúcha e mundo novo dos vinhos de altitude.

Nos encantamos com a área verde, com vários pergolados, onde é possível degustar os vinhos e espumantes de excelente qualidade.

Eles possuem alguns programas especiais como a Settimana in Cantina, onde é possível passar uma semana elaborando um vinho para chamar de seu. É bem disputado esse evento! Também estão organizando novidades enoturísticas que, em breve, serão lançadas.

Adoramos o espumante ‘blanc de blancs’ e o vinho “Pedro”, com uma rocha basáltica em seu rótulo (gargalo).

Oferece visita guiada pela cantina e vinhedos e degustação de produtos.

Horário de atendimento

Atendimento sob agendamento.

Contatos
Telefone: (54) 3226-3955
Instagram: @vinicolazanella
Endereço: Linha Almeida s/n° – Santa Lúcia – Antônio Prado – RS

 

Onde Comer em Antônio Prado – Serra Gaúcha

Antônio Prado é famosa por sua gastronomia. Aqui come-se muito bem e fartamente. Indicamos algumas das experiências gastronômicas que tivemos.

Casa Olivo Bristrô

À noite tivemos uma experiência fantástica no Casa Olivo Bistrô. Localizado em uma bela casa histórica, junto à Praça Garibaldi, o restaurante é belíssimo, com várias salas (como era originalmente), propiciando uma localização exclusiva e diferenciada.

Participamos do “Desafio do Chef”, quando um cozinheiro ou chef da cidade é convidado a preparar um cardápio especial.

Adoramos a experiência e, ainda, por fazer parte do lançamento do novo vinho rosè da casa, o Místico. Mas nos encantamos por outro vinho da Casa Olivo, o Pinot Griggio. Sim, eles também elaboram vinhos, com uvas provenientes de uma região com mais de mil metros de altura, nos Campos de Cima da Serra.

Super indicamos esse agradável restaurante, mas é fundamental reservar com antecedência, pois é bem concorrido.

Horário de atendimento

Sextas e sábados das 19:00 às 22 horas.

Contatos
Telefone: (54) 9 9991-1648
Instagram: @casaolivo1033
Endereço: Estr. Velha Antônio Prado (Rua Frei Casemiro Zafonato), 1700 – Antônio Prado – RS

 

Dolce Vitta Café

Um prédio histórico abriga este café, também localizado no entorno da Praça Garibaldi. Eles estão abertos de segunda-feira a sábado e servem deliciosos cafés, doces, salgados, sucos. Pedimos uma salada de frutas, mas vimos que os croissants são famosos por lá.

Horário de atendimento

Segundas e sábados: 09:30h às 19:30h
Terças, quartas, quintas e sextas: 8:30h às 19:30h

Contatos
Telefone: (54) 9 9170-0155
Endereço: R. Francisco Marcantônio, 1-125 – Centro – Antônio Prado – RS

Restaurante Nostra Cantina

É um dos mais tradicionais restaurantes de comida típica da imigração italiana da região. Instalado em um belo prédio de pedra, na Rodovia ERS 122, Km 122, abre diariamente para o almoço. Oferece uma sequência de pratos, que inicia com a sopa de capeletti, um excelente pão, saladas, massas, carnes e sobremesas. Lá também há um armazém de produtos coloniais, naturais e linha sem açúcar.

Contatos
Telefone: (54) 9 9170-0155
Endereço: Rodovia RS Km 122, 440 – Bairro Industrial – Antônio Prado – RS

Restaurante e Pizzaria Clube União

Almoçamos no centro da cidade, neste tradicional restaurante. Eles abrem diariamente para almoço, em sistema de buffet ou opção de churrasco e acompanhamentos à mesa. Mas é possível pedir só uma sopa de capelletti. Também abre à noite, de terça-feira a domingo, quando servem pizzas e lanches.

Contatos
Telefone: (54) 3293-2898
Endereço: R. Waldemar Mansueto Graziotin, 274 – Centro – Antônio Prado – RS

 

Onde se Hospedar em Antônio Prado – Serra Gaúcha

Hotel Pradense

Nos hospedamos no simpático Hotel Pradense, com mais de 50 anos de existência. As acomodações são simples, mas confortáveis.

Quarto com frigobar e ar condicionado, e uma boa cama, chuveiro elétrico que aquece bem e um excelente café da manhã.

Aliás, muitos comentaram sobre o sonho assado que é servido em alguns dias (se desejar, é bom mencionar na reserva).

Não há elevador, então se ficar num andar superior, saiba que vai ter que subir escadas.

Eles possuem vinhos e produtos artesanais e coloniais para vender na recepção.

Ainda há a tradicional Pousada de Rossi, não conhecemos, mas alguns seguidores indicaram.

Também ficamos sabendo da construção de um novo hotel, que deverá inaugurar antes do final do ano, conforme nos informaram. Ele faz parte da rede Axten.

Contatos
Telefone: (54) 3293 1105 ou (54) 999733052
Instagram: @pradensepradense
Endereço: Av. Valdomiro Bochese, 360 – Centro – Antônio Prado – RS


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Visitamos Antônio Prado a convite da Secretaria Municipal de Comércio e Turismo. Agradecemos!

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários