Um final de semana em Nova Petrópolis – Serra Gaúcha

Nova Petrópolis, conhecida como o “Jardim da Serra Gaúcha”, é uma das cidades que compõem a Região das Hortênsias, localizada ao lado de Gramado, na Serra Gaúcha. A cidade também integra a Rota Romântica e também recebe o título de Capital Nacional do Cooperativismo, já que aqui foi fundada a primeira cooperativa de crédito do Brasil, atual Sicredi.

Adoramos passear por lá e, de fato, fazia tempo que não retornávamos. E já estávamos com saudades. O município, de colonização germânica, é uma ótima opção para quem busca um lugar mais tranquilo na região, com experiências turísticas qualificadas e autênticas.

Ficamos dois dias por lá, mas há opções para ficar por mais dias curtindo a cidade e, ainda, os municípios da região.

Nossa opção de hospedagem foi excelente e coroou todas as visitas que programamos com um ótimo descanso e um maravilhoso café da manhã. Contamos tudo para você neste roteiro que preparamos e dividimos com alegria.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Roteiro de Dois Dias em Nova Petrópolis

Dia 1

– 10h – Cervejaria Edelbrau
– 12h – Almoço Galeteria Piccolo Pollo (ou outro restaurante de sua preferência – há diversos e qualificados estabelecimentos na cidade)
– 14h – Moinho e Serraria Hillebrand (em breve, com mais novidades)
– 19h – jantar – Forneria da Mata

Hospedagem no Hotel Petrópolis

Dia 2

9h – Moinho e Serraria Hillebrand (eu voltei como consultora, mas indico o novo Passeio de Jardineira e compras – malharias, chocolates)
12h – Almoço no Edelhaus (restaurante maravilhoso junto à Cervejaria Edelbrau)
13:30 – Parque do Imigrante
16h – Parque Pedras do Silêncio

Primeiro Dia

Cervejaria Edelbrau

Chegamos na cidade e já fizemos uma imersão na cultura germânica, mas com ares de modernidade. Nos encantamos com a inovadora e cativante Cervejaria Edelbrau!

Já conhecíamos as excelentes cervejas, mas nos impressionamos com a Experiência Edelbrau, uma nova proposta de visita a uma cervejaria. Em verdade, é um parque interativo dedicado ao mundo da cerveja, sim, falando de história, cultura, sustentabilidade. Genialidade!

Confesso que já conhecia o projeto, já que trabalhei como consultora há uns dois anos (com a Edelbrau – via Sebrae RS), mas vivenciar na prática a experiência foi empolgante!

As salas temáticas apresentam, de uma forma lúdica e interativa, histórias da região e das raízes da cultura local, curiosidades, conhecimento deste fascinante mundo da cerveja.

Atenção: esta experiência é apropriada para todas idades! E prepare algumas horas para usufruir esse encantamento. Ficamos por 2 horas e nem chegamos a brincar com todas criações lúdicas e culturais! Ah, e, como diziam o antigo conjunto Menudo, ‘não se reprima’, deixe a criança que habita em você se manifestar e brincar muito, enquanto aprende e se diverte!

“Com aproximadamente 300 metros quadrados, a Experiência Edelbrau mexe com todos os sentidos dos visitantes. Do lúpulo à produção, o espaço proporciona uma viagem nos aromas dos ingredientes, nas texturas, nas histórias e nos sabores dos diversos estilos das cervejas Edelbrau”.

E são dois jovens empreendedores que fazem a Edelbrau, desde 2011. “Eles realizaram um intercâmbio de um ano na Europa, onde surgiu a ideia da Cervejaria. Após percorrerem diversos países considerados referência na arte cervejeira, tomando algumas boas cervejas, tiveram a certeza que este empreendimento tinha tudo a ver com a sua cidade natal”

A experiência perfeita para apaixonados pelo universo cervejeiro.

• Adultos (inclui acesso + copo + 5 degustações) R$45,00
  • Adultos sem degustação (inclui acesso + crédito R$20,00 na loja de fábrica) R$40,00
  • A partir de 10 anos até 17 anos (inclui acesso) R$20,00
  • Até 9 anos ingresso isento

Segundas a quintas das 9h às 16h30min

Sextas, sábados e domingos das 9h às 17h

Telefone: (54) 3281-4555
Instagram: @edelbrau
Endereço: Avenida 15 de Novembro, 4024, Nova Petrópolis – RS

Galeteria Piccolo Pollo

O restaurante é tradicional, desde 1991, mas a sua localização é nova e tem como ponto alto a vista para o vale, especialmente das mesas próximas às janelas de vidro. Os proprietários estão sempre recebendo os clientes, o que é muito elogiado, pela forma cordial, simples e com muita atenção, promovendo um sentimento de acolhimento. Comida simples e saborosa, com preço justo, em um ambiente familiar. Tudo vem à mesa, iniciando com uma sopa de capeletti e tendo como ponto alto o galeto, a polenta brustolada (na chapa), o queijo à milanesa, além da salada de radici e bacon. Mas também há massas. Uma boa opção para almoço, mas também abre à noite. Simplicidade no atendimento e no espaço.

Diariamente das 11h30min às 15h

Terça-feira a sábado das 18h30min às 23h

Telefone: (54) 3281-1871
E-mail: piccolopollo1991@gmail.com
Instagram: @galetopiccolo
Endereço: Avenida 15 de novembro, 2929 – Pousada da Neve, Nova Petrópolis – RS

Moinho Hillebrand

Patrimônio cultural da imigração alemã, expressão do saber-fazer dos imigrantes boêmios que também colonizaram Nova Petrópolis. Chegar aqui é fazer um ‘retorno ao passado’.

O casal Cláudio e Marina Hillebrand recebem os visitantes (importante agendar com antecedência), com suas vestes típicas e nos conduzem para uma visita pelo moinho e serraria. A música que acompanha a explanação torna o momento ainda mais emocionante.

Nos encantamos vendo a roda d’água girar, com as peças antigas, entendendo as dificuldades e as conquistas deste povo. O moinho funcionou de 1878 a 1977 e agora conta histórias e nos ensina muito. A atração também faz parte do Roteiro Alemães do Sul.

A família está organizando novas experiências turísticas, em breve saberão mais.

Telefone: (54) 3298-8064 | (54) 99945-0806
E-mail: claudio.moinho@hotmail.com
Endereço: Divisa de Linha Imperial e Linha Brasil, Nova Petrópolis – RS

Forneria da Mata

Já tinha ouvido falar desta pizzaria que se localiza, realmente, em meio à mata, um pouco mais afastada do centro de Nova Petrópolis, mas com fácil acesso. Sabia da fama das pizzas e comprovamos em nossa experiência. São simplesmente deliciosas! Preparadas ‘ao vivo’, assadas em forno à lenha, com massa fina e excelentes ingredientes nas diversas coberturas. O ambiente é muito agradável. São três salas e mais uma sala de espera. Na sala central há uma lareira que torna o clima muito agradável, mesmo no inverno. Há bom espaçamento entre as mesas e os protocolos de biossegurança são respeitados. Nos sentimos muito acolhidos. Agradecemos, ainda, pela receptividade do casal de proprietários (os simpáticos Sofia e seu esposo). Recomendamos o lugar para um jantar. A pizzaria abre de quarta-feira à domingo, importante reservar com antecedência.

Telefone: (54) 3281-9028 | (54) 9 9982-7325
E-mail: claudio.moinho@hotmail.com
Endereço: Rua Emilio Raimann, 375 – Bairro Piá, Nova Petrópolis – RS

Segundo dia

Recomendamos aproveitar a manhã de sábado para compras. Sim, Nova Petrópolis é tradicional na produção de malhas. Há muitas malharias, com loja direto de fábrica. Lindos produtos e bons preços. Também há as chocolaterias e lojas de artesanato.

Passeie pela Praça das Flores, entre no labirinto (fechado em tempos de pandemia), tome um café na Padaria Petrópolis, caminhe sem pressa, aprecie as flores desta cidade reconhecida como “Jardim da Serra Gaúcha”.

Abriu o apetite? Hora de conhecer o Restaurante Edelhaus!

Restaurante Edelhaus

Gostamos tanto da Cervejaria Edelbrau e ficamos com água na boca do comercial que nos feito sobre o Restaurante Edelhaus, localizado no mesmo prédio, mas um empreendimento de outros jovens empreendedores, que resolvemos voltar.

Aproveitamos que era final de semana (ele só abre para almoço aos sábados, domingos e nos feriados) e agendamos um almoço. O lugar é descolado e se optar por visitar à noite, vai verificar um cardápio diverso de pratos e lanches, num ambiente funcional, onde a estrela, lógico, são as cervejas e o chope artesanal da Edelbrau. Mas também há uma carta diversa de outras bebidas, como drinques e vinhos.

“A energia e o carinho empregado em cada detalhe fará você ter momentos inesquecíveis!! ” Comprovamos isso!

O almoço é preparado com produtos locais e temperos cultivados na própria horta orgânica. Se não estiver chovendo, recomendamos uma mesa no deck do restaurante (parte externa), onde se avista a rodovia que liga Nova Petrópolis a Gramado, já bem movimentada. Como chovia, ficamos numa mesa interna, lugar bem acolhedor.

Lá, sem pressa, fomos apreciando as massas, carnes, molhos e saladas que nos foram sendo servidos. É possível repetir os pratos, se a pessoa estiver com muita fome. Tudo é feito com muito cuidado e com bons ingredientes. E o atendimento é excelente. Adoramos!

Servido na mesa:

• Salada de batata
  • Repolho Agridoce com vinho tinto
  • Salada verde
  • Porção de Aipim frito

Servido em sistema de rodízio:

• Massa ao pesto;
  • Massa alho e óleo
  • Tortéi ao molho de queijo
  • Carne de panela na cerveja escura
  • Sobrecoxa de frango desossada marinada na cerveja blond ale
  • Costela suína com barbecue de cerveja stout
  • Grelhados (frango, alcatra e cebola)

Sobremesa:

• Sagu
  • Creme

Horário das 11h30min às 14h30min

Telefone: (54) 99160-6874
Instagram: @edelhaus.np
Endereço: Avenida 15 de Novembro, 4038 – Piá, Nova Petrópolis – RS

Parque Aldeia do Imigrante

Como afirmam, ‘um pedaço da Alemanha na Serra Gaúcha”, assim nos sentimos ao visitar, mais uma vez, esse tradicional atrativo de Nova Petrópolis.

O parque existe desde 1985, mas agora, com a concessão para a iniciativa privada, recebeu muitas melhorias. Se não conhece, recomendamos! Se já conhece, é hora de voltar!

Aqui visitamos as duas aldeias, a Bávara, onde se concentra o comércio, parque infantil e restaurantes, e a Histórica, onde estão as construções centenárias, trazidas de localidades do interior. Essa, para nós, segue sendo a principal atração do parque. Adoramos entrar nas casas, igreja, escola, cemitério e mergulhar em outro tempo, entendendo o que representam as imigrações para o Brasil (neste caso, da Alemanha).

Também é possível passear de pedalinhos no belo lago do Parque, percorrer as trilhas, aproveitar a ciclovia. De fato, é um bom lugar para quem quer conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época da imigração, em meio a uma vegetação encantadora.

O parque conta com três opções gastronômicas: o Biergarten, o Restaurante Tannenwald e a Casa das Cucas.

Diariamente das 9h às 17h

Telefone: (54) 3281-1490
E-mail: contato@aldeiadoimigrante.com.br
Endereço: Avenida 15 de Novembro, 1966 – Centro, Nova Petrópolis – RS

Parque Pedras do Silêncio

Ainda não conhecíamos esse impactante produto turístico de Nova Petrópolis. Fomos, mesmo com chuva, e adoramos!

Após nos dirigirmos à recepção, fomos orientados a assistir a um breve vídeo que apresenta o parque. Em seguida, iniciamos o roteiro autoguiado, em meio a uma área de belo ajardinamento, com pistas de caminhadas acessíveis (inclusive para cadeirantes).

Conhecemos mais sobre a imigração germânica, visitando os quatro espaços, num percurso de 400 metros, do parque: Saga dos Imigrantes, Espaço das Profissões, Culturas e Tradições.

São mais de 80 obras em arenito, criadas por três escultores gaúchos: Cristovão Hullen, Rogério Bertoldo e Rodrigo de Azevedo.

“Quem tem fé colhe frutos até plantando pedras”

Wesley D’Amico

Aprecie o silêncio e os sons da natureza. Recomendamos esse belo passeio.

O local é Pet Friendly (obrigatório o uso de guia ou coleira).

Diariamente das 9h30 às 18h

Telefone: (54) 9 9994-9995
E-mail: contato@pedrasdosilencio.com.br
Endereço: Rua Emilio Dinnebier Filho, 560 – Zona Rural, Nova Petrópolis – RS

Hotel Petrópolis

Foi uma excelente opção nos hospedarmos nesse tradicional hotel. A localização é ótima, bem pertinho da praça central, mas o que nos encanta é esse ar de casa, o cuidado com o hóspede, e a limpeza do lugar.

Já na recepção, todos os cuidados com a biossegurança de visitantes e visitados. Logo percebemos os carinhos, como as cestas de bergamotas e abacates, disponíveis para os hóspedes, colhidas no pátio da propriedade.

No quarto, a chaleira elétrica e os saquinhos para chá para mim são fundamentais. Os apartamentos contam com uma sacada e é possível avistar a simpática cidade.

O Café da manhã é delicioso. Apreciamos muito! Ele é servido em sistema buffet, no amplo restaurante do hotel. Em tempos de pandemia também é possível agendar o café no quarto, sem custos adicionais.

Também é possível adquirir uma cesta de piquenique e escolher o lugar em que vai aproveitar, incluindo as belas áreas da cidade, como o Ninho das Águias.

O hotel também é pet friendly e recebe com muito carinho os animais.

Eles estão preparando novidades. Em breve, um novo chalé.

Diariamente das 9h30 às 18h

Telefone: (54) 3281-4400
E-mail: reservas@hotelpetropolis.com.br
Instagram: @hotelpetropolis
Endereço: Rua Cel. Alfredo Steglich, 33 – Centro, Nova Petrópolis – RS

Outros pontos que recomendamos e já visitamos em outros momentos:

Restaurante Colina Verde

Telefone: (54) 3281-1388
Endereço: R. Felipe Michaelsen, 160 – Vila Olinda, Nova Petrópolis – RS

Alfajores Mukli

Telefone: (54) 3699-1117
Instagram: @muklioficial
E-mail: lojaonline@mukli.com.br
Endereço: Rodovia RS-235, km 14, s/n Linha Brasil, Nova Petrópolis – RS

Saiba mais em www.novapetropolisturismo.com.br o novo site de turismo da cidade, organizado pela Acinp.

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós: