Um Lugar que Acolhe: São Chico – Serra Gaúcha

Se tem uma cidade que nos sentimos bem, onde vamos, como turistas, repetidas vezes, quando queremos descansar em uma qualificada hospedagem, esse lugar é São Francisco de Paula, ou São Chico, como gostamos de, carinhosamente, denominar a cidade.

Localizada na Serra Gaúcha, ao lado de Canela e a 40 km de Gramado, São Chico também faz parte dos Campos de Cima da Serra. Uma cidade de pequeno-médio porte, com pouco mais de 25.000 habitantes, extremamente acolhedora.

São Chico é um lugar para passear às margens do Lago São Bernardo, tomar um café, aproveitar a qualificada gastronomia, visitar a icônica Biblioteca Miragem, caminhar pelas ruas centrais, visitar a Feira do Produtor e fazer compras de produtos locais, como o Queijo Serrano, o artesanato em lã pura, entre outros.

Nós viemos, desta vez, num misto de ‘hotel-office’ ou ‘nomadismo digital’, com necessidade de descanso e lazer.

Também aproveitamos o Festival do Pinhão que estava acontecendo e nos deliciamos com as iguarias preparadas com pinhão.

Desta vez ficamos hospedados no Parador Hampel, um ícone, centenária história em hospedagem e gastronomia. Vamos detalhar, para que você também possa aproveitar, numa próxima viagem!

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Monumentos e Lindo Paisagismo nas Ruas Centrais

A história de São Chico inicia na Avenida Júlio de Castilhos, a antiga Rua Grande, por onde passavam os tropeiros no século XVIII, e posteriormente, no século XIX e início do século XX, os carreteiros que levavam o reconhecido queijo serrano, além de muitos produtos originários das fazendas e sítios locais. Aqui, além bela arborização marcante com a Liquidâmbar, há vários monumentos como o do Negrinho do Pastoreio, obra de Vasco Prado; homenagem aos tropeiros, criação de Edmilson Duarte Almeida; ao Gaúcho Carreteiro, obra do artista plástico uruguaio Sérgio Centurion; e à Cuia, inaugurada em dezembro de 1959, que representa a forte tradição gaúcha do município. Também indicamos uma visita à Igreja Matriz de São Francisco de Paula, de 1964, com lindos vitrais e trabalhos artesanais feitos na madeira das portas e nos oratórios. A imagem de São Francisco de Paula, o padroeiro da cidade está em frente à Igreja Matriz. A obra é do artista da cidade Edimilson Duarte Almeida.

Livraria Miragem

Parece mesmo uma miragem uma livraria desta magnitude numa pequena cidade. Mas é real e  é um dos importantes pontos turísticos de São Chico. A Livraria Miragem, de 2007, encanta por sua arquitetura, decoração e acervo. Possui 2 mil metros quadrados, construídos em madeira sem um único prego!!! Mas atenção, ela só está abrindo na parte da tarde, diariamente.

Horário de atendimento

Segunda a sexta das 13h às 19h

Sábados das 9h às 19h

Domingos das 12h às 19h

Contatos
Telefone: (54) 3244-3592
Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 811 – Centro, São Francisco de Paula – RS

 

Lago São Bernardo

Um dos mais belos lagos que conhecemos e principal cartão postal da cidade, o Lago São Bernardo fica a dois quilômetros da principal avenida do município. Foi criado em 1944, com a pequena represa construída no final de 1943, de forma natural. O Lago São Bernardo tem oito vertentes naturais, quase dois quilômetros de circunferência, de comprimento por volta de 800 metros, e atinge de 100 a 200 metros de largura, com profundidade média de dois metros. O paisagismo de seu entorno gramado e arborizado é o que embeleza a área, especialmente no outono, com as folhas coloridas. Ali há mais uma obra de arte, o “Mural dos Tropeiros”.

Em tempos normais é possível usar os equipamentos públicos para musculação, além de triciclos e pedalinhos que são locados.

 

Águas, cascatas e cachoeiras

São Chico vibra a energia de suas águas. Possui um grande manancial em seus rios, arroios, sangas e açudes, além de suas dezenas de cascatas e cachoeiras. Aqui há o Parque da Cachoeira, o Parque das Cascatas, o Parque das 8 Cachoeiras, entre outros. Não conhecemos ainda, mas indicamos para quem aprecia esse contato com a natureza.

 

Parador Hampel – Nosso hotel

Realmente conseguimos nos desconectar nesse lugar mágico. Uma história de 120 anos permeia estes prédios históricos que já foram hospital e há uns 100 anos são hospedagem. O hotel passou um tempo fechado, é verdade, mas a família do querido Marcos Livi adquiriu e fez excelentes melhorias.

Ficamos hospedados na Cabana do Lago, especial! Ela é ampla, em madeira, com sacada, integrada à natureza (afastada do hotel), com lareira, dois aparelhos de ar condicionado (usamos pouco para aquecer, pois a lareira fazia muito bem o serviço), uma jacuzzi magistral, lago particular e pinhões caídos no pátio.

Aproveitamos muito os dias por aqui, caminhamos pelas trilhas, fomos até a cascata, trabalhamos (a internet funciona muito bem), descansamos, e, principalmente, comemos muito bem.

O café da manhã é espetacular. Pães, roscas, geleias, queijos, embutidos, frutos, leite, café passado, etc, etc, tudo produzido no local ou por produtores locais. Delicioso! É possível tomar o café no restaurante ou solicitar no quarto.

Mas, para nosso deleite e grande surpresa, nos ofereceram um café exclusivo junto ao lago. Foi o lugar mais lindo em que já tomamos um café da manhã! Um funcionário nos acompanhou até o local, fez o serviço inicial (passou o café, esquentou o leite e os pães) e depois nos deixou sós, isolados, nesta paisagem indescritível!

Nosso grande agradecimento ao Marcos Livi e a toda equipe do Hotel!

Contatos
Telefone: (54) 3244-1363
Instagram: @paradorhampel
E-mail: reservas@paradorhampel.com
Endereço: Boca da Serra, 445, Veraneio Hampel – São Francisco de Paula – RS

Outros meios de hospedagem que testamos e adoramos

  • Aqui falamos da Pousada dos Cataventos: Clique aqui
  • Aqui falamos sobre o Glamping Tedesco Eco Park: Clique aqui
  • Aqui temos um roteiro pela Serra Gaúcha, onde ficamos também na Pousada do Engenho: Clique aqui

 

Gastronomia

Restaurante Ana Terra (no Parador Hampel)

Imperdível o Menu Degustação, servido no almoço. À noite, servem pratos deliciosos à la carte. O melhor café da manhã!

Horário de atendimento

Mediante reserva

Segunda a domingo das 8h às 11h 12h30 às 15h | 19h30 às 22h

Contatos
Telefone: (54)3244-1363
Endereço: Rua Boca da Serra, 445 – São Francisco de Paula – RS

Castelli Restaurante

Do querido Rafael Castello, um lugar muito aprazível e com deliciosa gastronomia. Se for durante a semana, não relute em pedir a melhor à la minuta. Se for aos finais de semana, aproveite os pratos da estação. O Escalope ao Molho de Pinhão estava delicioso.

Horário de atendimento

Quarta a domingo das 11h30 às 14h30

Contatos
Telefone: (54) 3244-1095
Instagram: @castellirestopub
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2318 – Colinas – São Francisco de Paula – RS

Um lugar com cheiro e sabor da infância, da casa da avó, onde tu podes encontrar com as melhores vivências, com tua essência, com a tua natureza.

Imagina o sossego de estar contigo mesmo, e com os que amas, te encontrando com a simplicidade da vida, no seu pleno sentido.

Isto é São Chico!

Fonte: Plano Municipal de Turismo – Prefeitura Municipal

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários