Um Novo Destino Turístico: Barão – Vale da Felicidade – RS

Vamos para Barão!

Só o nome desta cidade já tornou mais atraente o convite para conhecer este pequeno município do Rio Grande do Sul, localizado entre a Serra Gaúcha e a Região Metropolitana, no Vale da Felicidade.

Esclarecendo melhor, Barão se localiza entre a Capital do RS, Porto Alegre, e a Serra Gaúcha, bem ao lado de Carlos Barbosa e Garibaldi, nas proximidades do Vale dos Vinhedos.

Fomos recebidos pelo Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Geovani de Lima Pinto, e, também, em uma das visitas, fomos acompanhados pelo Prefeito Jefferson Schuster Born, a quem muito agradecemos pela hospitalidade. Eles nos contaram que o nome da cidade, Barão, se deve ao fato de que o Barão von Holleben, Luiz Henrique von Holleben, que nasceu na Alemanha, ter residido no local, por dois anos, quando trabalhou como engenheiro responsável pela construção da rua Buarque de Macedo, entre Bento Gonçalves e Montenegro. O barão, ainda, posteriormente, foi responsável pela implantação da linha de bondes Ferro Carril na Capital (Porto Alegre).

Um dos aspectos mais interessantes de Barão, município de pouco mais de 6 mil habitantes, é o fato dele ser ‘meio italiano, meio alemão’. Sim, uma área de Barão recebeu imigrantes da Alemanha e a outra parte, imigrantes da Itália. Hoje há outras etnias e formações, mas as características culturais das duas mais numerosas levas imigratórias ainda se mantêm vivas no lugar, sendo expressas de diversas formas, especialmente nos idiomas, nos dialetos de cada região dos países de origem. Mas também influenciaram os hábitos e costumes, a culinária, a religiosidade e os eventos.

Por aqui, a agricultura é, ainda, uma das principais fontes de renda e o interior do município é muito lindo! Mas o município se desenvolveu, especialmente no período em que o trem que ligava Porto Alegre a Caxias do Sul passava por aqui. Hoje, a “Casa do Feitor” abriga a Prefeitura Municipal. Foi aqui que iniciamos nosso roteiro de visitas. Fizemos a clássica foto junto ao monumento do símbolo do município, o figo, e nos dirigimos para nossa primeira visita ao interior. Vamos juntos?

Lembrete: agende com antecedência a visita nos empreendimentos privados!

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Morro 29 – Trilha Ecológica e Vista Panorâmica

Chegamos de carro e tivemos que estacionar num trecho em que a estrada já não permitia acesso de carro. Subir a trilha até o morro a pé faz parte da experiência. Senti os efeitos da caminhada e, já ofegantes, fomos recompensados pela belíssima vista dos vales e morros, pelo verde banhado de luz, pelo azul do céu. Me permiti ficar por um tempo lá, só ouvindo o som da natureza antes de voltar a descer. O local não possui estrutura e está localizado em área privada, mas com acesso público. Imaginei estar aí para ver o pôr-do-sol!

Localização:

Localiza-se a 14 km da sede do município, na localidade de General Neto Alto. Mirante com vistas para as cidades de Farroupilha, São Vendelino, Carlos Barbosa. | Altitude: 640 m

Informações podem ser obtidas na Prefeitura.

 

Charas Beer Pub

Um misto de Cervejaria e Pub, mas também local para eventos diversos, como encontros de carros antigos, motoqueiros, com música ao vivo e aquele ar de ‘faroeste do interior’. O Charas está aberto de quinta-feira até domingo (quinta e sexta-feira somente a partir das 18h e sábados a partir das 11h, domingo a partir das 14h). É possível degustar as cervejas e provar as comidinhas do lugar. O Charas, proprietário, nos contou que o prato mais pedido é o bolinho de batata com salsicha bock.

Contatos
Telefone: (51) 9 9618.6116
Instagram: @charasbeerpub
Endereço: BR 470, distrito de Barão Velho a 2km da sede de Barão

Agroindústria Nona Diva

Uma história de luta e superação está por trás do sucesso desta casa de cucas, pães, biscoitos, roscas, tortas e outros produtos coloniais. A casa possui um pequeno espaço para café interno, mas está estruturando um belo deck, onde será possível tomar café com as delícias preparadas pelos proprietários Eliane e Luciano Sandrin.

Contatos
Telefone: (51) 9 9226.1092
Endereço: Barão Velho, na BR 470

Valparaíso Vinhos e Vinhedos

Um lugar mágico! Ver todas videiras, em um sistema particular de condução (um misto de latada com Y), totalmente cobertas, onde se cultivam diferentes variedades de uvas e se elaboram vinhos e espumantes muito diferenciados. Na paisagem, ainda, se vislumbra a produção de outras frutas, como pêssegos, ameixas e maçãs.

Ao caminhar pela estrada, no meio rural, algumas construções se harmonizam à paisagem. O velho prédio da antiga vinícola foi preservado e abriga as novas estruturas, mas também foi construído um espaço de bem-receber, onde podem se realizar eventos.

Foi lá que almoçamos, nos deliciamos com o cardápio preparado pela chef Daniela Pradella, harmonizados pelos excelentes vinhos naturais da vinícola.

Fomos recebidos pelos proprietários Arnaldo e Naiana Argenta que gentilmente nos contaram toda a história deste belo projeto. Eles só atendem por agendamento.

Diferenciais: única empresa do Brasil a produzir vinhos e espumantes com uvas 100% cobertas. Finalista do Prêmio de Inovação do Turismo RS, em 2013.

Contatos
Telefone: (54) 9 999.5628 | (54) 3283.4732
Endereço: Vila Rica – Barão – RS

Colina Verde

Adoramos o molho de tomate deles e fomos em busca da propriedade, localizada no inteiro do município. Nos surpreendeu a bela estrutura da agroindústria. Fomos atendidas por mãe e filha, Marta e Marcela, proprietárias, junto com Vilmar e Augusto Kafer, que nos ofereceram uma degustação das geleias. Também aproveitamos para comprar algumas compotas.

Contatos
Telefone: (51) 3696.5095
Instagram: @colinaverdedoces
Endereço: Estrada Sagrado Coração de Jesus, s/n,Distrito de Arroio Canoas

Alambique Cafundó

Descobrimos que o Cafundó existe e ele é um lugar lindo, um belo distrito de Barão, distante 13 quilômetros da sede do município. Lá passamos pela igreja centenária, dos Três Mártires Rio-grandenses, em estilo colonial italiano, toda de madeira. Lá seguimos um pouco mais pela estrada de chão e chegamos na tradicional Cachaçaria Cafundó, de Jorge Chies e família.

Visitamos o alambique histórico e, depois, nos ofereceram uma degustação das cachaças, branca ou envelhecida, no porão da casa.

Contato
Telefone: (51) 9 9656.2447

Você deve passar pelo Shopping da Colônia, um armazém ‘à moda antiga’, com utilidades para a comunidade e produtos muito interessantes para visitantes levarem, como embutidos, queijos, cucas, pães e algumas delícias afetivas que só encontramos por aqui.

 

Turismo de compra

Se tem algo que já atrai muitos visitantes para Barão é o turismo de compras. Uma das razões é a fábrica de bolsas Grazielle, que visitamos e já vamos apresentar. Importante saber que também há duas malharias bastante visitadas. Todas no centro de Barão.

 

Fábrica De Bolsas Grazielle

Poder comprar um produto direto de fábrica, sempre me encanta. E na fábrica de bolsas Grazielle fomos recebidos pelos proprietários, Elói Carniel e Volmir de Vargas, que nos contaram a história da empresa que já atua há muitos anos no ramo. As bolsas de couro femininas, além das carteiras e cintos, são lindas e muito bem acabadas e com preços excelentes.

Contatos
Telefone: (51) 3696.1160
Instagram: @graziellebolsascb
Endereço: Operário, Barão – RS

Além das bolsas, ficamos sabendo das malhas, mas não tivemos tempo de visitar. De qualquer forma, voltaremos para conhecer a Malharia Feeling e a Malharia Kardiê, ambas localizadas no centro da cidade.

Outros atrativos turísticos de Barão

Barão está iniciando a estruturação da oferta turística e já planeja outras ações, como aproveitar os antigos trilhos do trem para um circuito de bike ou caminhadas, estruturar o turismo de natureza e turismo aventura, estruturar e divulgar os museus privados, valorizar e aproximar do turista a produção de hortaliças orgânicas e de outras agroindústrias, como a de queijos, além de divulgar os eventos comunitários, públicos ou realizados pelas empresas locais. Vale ficar atento ao que vai surgir em Barão e ajudar a cidade nessa missão, visitando e divulgando esse novo destino turístico do RS.

O município ainda não possui meios de hospedagem adequados para receber o turista de lazer, mas é muito pertinho de Carlos Barbosa e Garibaldi, de 5 a 15 minutos, onde há boa oferta hoteleira. Também é próximo de Bento Gonçalves, uns 30 minutos, onde a oferta de meios de hospedagem é ainda maior.

A cidade possui algumas lancherias, pizzaria e cafés, mas não chegamos a conhecer todos, além dos que indicamos acima.

 

Localização e características físicas

  • Unidade Federativa: Rio Grande do Sul/RS;
  • Mesorregião: Metropolitana de Porto Alegre;
  • Microrregião: Montenegro;
  • Latitude: -29.3744;
  • Longitude: -51.4989 29° 22’ 28” sul / 51° 29’ 56” oeste;
  • Altitude: 640m;
  • Clima: Subtropical Úmido
  • Temperatura média de 19°C e pluviosidade média anual de 178mm (2020)
  • Temperatura: no verão chega a 38°C; no inverno pode chegar a -2°C.

 

“Um bom lugar para viver”

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Agradecemos à Prefeitura de Barão e a todos empreendimentos que nos receberam.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários