Uma nova, e encantadora, experiência no Trem do Vinho – Maria Fumaça – L’Essenza del Vino!

Este ano fomos convidados a experienciar o novo produto da Giordani Turismo, empresa responsável pelo sucesso da Maria Fumaça, o Trem do Vinho, que liga as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa num dos passeios de trem mais apreciados do Brasil.

Saímos de Bento Gonçalves em um ônibus da empresa Santo Antônio, conduzido até a cidade de Carlos Barbosa, onde paramos na estação do trem para o embarque no mesmo. Fomos direcionados ao vagão em que ocorre o L’essenza del Vino, o qual estava decorado com  parreirais simbólicos, para que tivéssemos uma experiência ainda mais marcante.

Sempre é emocionante ver o trem chegar.

Assim, conhecemos o L’essenza de Vino e podemos afirmar que é divino! Num vagão especial, o 219, que guarda características originais dos vagões deste histórico trem, fomos conduzidos pelos prazeres do mundo do vinho, justamente na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha.

Um dos trechos do passeio é feito no ônibus da própria empresa.

Já na Estação Ferroviária de Carlos Barbosa, onde iniciamos o passeio, o músico Gilmar Dias encantava a todos com sua música e energia. Assim, a espera pelo trem torna-se muito aprazível e já vamos entrando no clima festivo do passeio.

Gilmar Dias.

Estávamos no período de Carnaval, então este foi o mote do passeio que, a cada período (podem ser feitos até dois passeios por mês), homenageia um tema distinto que pode ser um evento, data ou região vitivinícola (abaixo, as próximas datas e programação). Assim, a decoração era carnavalesca, as músicas eram marchinhas de carnaval e a alegria da data foi celebrada com grandes espumantes brasileiros.

A cada edição, um tema e uma ambientação diferente.
Kit L’Essenza Del Vino! Comemos tudo 😉

Assim, neste embalo (do trem e das marchinhas), tivemos a experiência de degustar excelentes espumantes nacionais com a condução da profissional e fantástica comunicadora, a enóloga Maria Amélia Flores.

Maria Amélia é enóloga, pós graduada em Turismo e proprietária da Vinho e Arte, empresa focada em vinhos, viagens e experiências enogastronômicas, além de loja. É autora do Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, além da pesquisa do Centenário da Vinícola Peterlongo. Com ampla experiência internacional através de viagens e visitas pelas principais regiões de vinho no mundo, Maria Amélia é palestrante, desde degustações e cursos in company, seja para iniciantes, workshops motivacionais ou para especialistas. Cuida também do Núcleo do Vinho da Fundação Ecarta e é responsável pela marca Villa Matarazzo, os vinhos do cineasta Jayme Monjardim.

Maria Amélia Flores (seu blog)

No trajeto até a cidade de Garibaldi, degustamos os seguintes espumantes:

– Espumante Rosé Maysa da Villa Matarazzo

– Espumante Peterlongo Branco Brut

Na chegada à Estação Férrea de Garibaldi, tivemos o prazer de sermos recebidos com músicas italianas ou da imigração italiana, espumante Moscatel da Vinícola Garibaldi e também o suco de uva da mesma. Nesta estação tivemos tempo para conhecer melhor os outros vagões, bem como a cabine onde ocorre a queima da lenha para o funcionamento da Maria Fumaça.

Em Garibaldi, reembarcamos no trem e fomos em direção a Bento Gonçalves, com a degustação dos espumantes:

– Espumante Domno Ponto Nero De Blancs

– Espumante Aurora Prosecco

Cada espumante era especialmente escolhido para cada trajeto da nossa viagem, juntamente com as histórias que ouvimos e as paisagens marcadas.

Neste período (janeiro a março),  há uva para ser degustada. Em outros períodos, outras surpresas deliciosas são harmonizadas aos vinhos e espumantes selecionados.

Assim, tivemos a degustação dos espumantes orientada, entremeada pela apresentação do músico  Joce Sampaio, interpretando deliciosas marchinhas.  É bom ressaltar que ele é um músico múltiplo e interpreta vários estilos.

Uma experiência inesquecível de degustação de vinhos e espumantes nacionais a bordo do nostálgico passeio de Maria Fumaça, entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Ao longo de uma hora e meia, você desfrutará de uma experiência única e inédita no Brasil: uma degustação de rótulos cuidadosamente selecionados e conduzida por um sommelier ou enólogo, num vagão especialmente preparado para esse tour no Trem do Vinho.

Giordani Turismo

 

Perto da chegada a estação final em Bento Gonçalves, tivemos a surpresa de receber os músicos da Giordani Turismo, que alegraram ainda mais a nossa trajetória, encerrando com um espírito de paixão maior à nossa cultura.

Nós, Viajantes Maduros, felizes em poder fazer um (ainda que breve) passeio de trem pelo Brasil. Cumprimentos, Giordani Turismo, pelo belo trabalho!

 

Neste mesmo pacote, você terá direito a visitar o parque temático da Epopeia Italiana. Isso ocorrerá ao final do passeio no Trem do Vinho. A Epopeia está bem próxima da estação de Bento Gonçalves, onde os participantes chegam caminhando.

Epopeia Italiana

Se a primeira parte a emoção mais forte é a alegria, nesta será a nostalgia. Prepare-se para uma experiência emocionante, de muito aprendizado e saudosismo.

Após entregar os bilhetes (adquiridos junto ao passeio L’Essenza del Vino), aguardamos num espaço onde estão expostas vestes e objetos de diversos períodos de formação da região. Prenúncio do que nos esperava na ‘Viagem no Tempo’ do Epopeia Italiana.

O ator que apresenta a Epopeia Italiana interpreta um imigrante italiano. Fotos não são permitidas, mas pude fazer algumas, com autorização da empresa, para poder divulgar no blog e compartilhar (um pouco) do que é esse espaço. A história é contada não só pelo ator, mas por imagens, cenários, áudios, vídeos e algumas surpresas emocionantes.

 

Embarque em uma viagem junto aos imigrantes Lázaro e Rosa no Parque Temático Epopeia Italiana. Com 2000m² de área coberta e nove cenários construídos exclusivamente para o espetáculo…

Giordani Turismo

Difícil contar, este é um produto turístico para ser vivenciado. Se você for descendente de imigrantes italianos sentirá sua história sendo contada.

Viver a Epopeia Italiana é uma experiência única na Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho. Um espetáculo repleto de história, cultura e emoção.

Giordani Turismo

Se você já fez o passeio, antes do final do ano passado, volte a fazer. Ficou lindo após a revitalização e ainda mais emocionante!

Ao final, fomos conduzidos para uma degustação de biscoitos coloniais, vinhos e sucos, e à loja com produtos da região.

 

Mais informações:

 

L’essenza Del Vino:  www.giordaniturismo.com.br/passeios/l-essenza-del-vino-na-maria-fumaca

Parque da Epopeia Italiana: Rua Visc. de São Gabriel, 507 – Cidade Alta, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3455-2788 –  www.giordaniturismo.com.br/epopeiaitaliana

Cada edição terá uma temática diferenciada conforme programação abaixo. Ao embarcar, os passageiros recebem um kit com taça personalizada e produtos da região, conforme o tema do passeio.

Giordani Turismo

Próximas datas e programação:

 

12/05 – Pinto Bandeira – A mais reconhecida região de espumantes do Brasil

Sommelier Vinícius de Miranda Santiago

Com um terroir privilegiado, Pinto Bandeira está prestes a se tornar a única região do Novo Mundo a receber a certificação de Denominação de Origem de espumante. Conheça os diferenciais dos espumantes elaborados nesse pequeno município da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha.

 

09/06 – Queijos e Vinhos

Enóloga Maria Amélia Duarte Flores

Se existem almas gêmeas na gastronomia, sem dúvida, são os queijos e os vinhos. Um a um se encontram e se amam, se completam, deixando qualquer encontro com alma de grande acontecimento.

 

23/06 – Conhecendo o Vale dos Vinhedos

Sommelier Vinícius de Miranda Santiago

A primeira região a obter o certificado de Denominação de Origem de vinhos no Brasil e suas particularidades será apresentada, enquanto se degustam alguns dos excelentes exemplares elaborados no principal destino de enoturismo do país.

 

07/07 – Castas – Além do tradicional

Sommelier Vinícius de Miranda Santiago

Muito mais do que as tradicionais castas que caíram no gosto do consumidor brasileiro, a Serra Gaúcha elabora distintos varietais carregados de história.

 

14/07 –  A alma feminina: grandes mulheres do mundo do vinho brasileiro.

Enóloga Maria Amélia Duarte Flores

Desde a Madame Clicquot, Ferreirinha, Pommery, muitas foram as damas do vinho no mundo. No Brasil, hoje o vinho tem o toque delas. Desde Itaqui às Serras Catarinenses, passando por Dom Pedrito, Pinto Bandeira e Vale dos Vinhedos, vamos conhecer estes vinhos fortes e intensos, sem perder a ternura.

OBS: A Giordani Turismo se reserva o direito de alterar a programação do passeio, e/ou os pontos de visitação quando por motivo de força maior.

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! As fotos são de Ivane Fávero e Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários