Uruguaiana – Fronteira Gaúcha: destino de free shops e diferenciadas experiências no Sul do Brasil

A pandemia forçou a mudança de nossos comportamentos e costumes. Tivemos de nos adaptar, seja no âmbito profissional, nos relacionamentos e no lazer. As viagens também mudaram, boa parte das fronteiras ainda estão fechadas para o Brasil e nem todos os voos foram retomados.

Matéria publicada inicialmente no Caderno Recorte de Viagem, da Zero Hora, coluna de Rosane Tremea, em 26 de janeiro de 2021.

Viajar para o ‘quintal de casa’ acaba sendo a alternativa para quem começa a desejar o desconfinamento. Mas é possível empreender uma viagem com segurança e responsabilidade?

Buscando responder a esta questão, como profissional de turismo que sou, além de blogueira de viagens e turismo, junto com meu esposo Rômulo decidimos buscar um destino fora do (nosso) comum. Fomos para a Campanha, mais precisamente para Uruguaiana. A cidade se revelou bem cuidadosa com os protocolos de biossegurança e optamos por serviços e estabelecimentos que estavam comprometidos com isso.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

A hospedagem foi decisiva para a escolha do destino. Reservamos, pelo Airbnb, uma estância (antiga fazenda) que nos possibilitou ficarmos sozinhos, com nossos filhos, com todo o conforto, em meio aos campos da fronteira gaúcha e, ainda, com as comodidades que vão para além da piscina. Pudemos contemplar estrelas, ver o pôr do sol, conhecer a flora e a fauna local, com a condução da família anfitriã. Link da Estância Timbauva – Airbnb, clique aqui.


Quer saber mais sobre Uruguaiana?

Acesse nossas outras matérias sobre o destino:


Mas nossos jovens filhos queriam algo mais. Assim, contratamos um passeio de barco pelo Rio Uruguai que nos permite ficar entre o Brasil e a Argentina, nos banharmos junto às ilhas e brindarmos com um especial espumante local. Sim, Uruguaiana também integra a Rota dos Vinhos da Campanha Gaúcha, com a Bodega Sossego (sobre isso você pode ler mais em clicando aqui).

Outra experiência diferente foi vivenciada na Canto Queijaria, que nos apresentou todo o processo, desde a plantação do milho até a degustação, de elaboração dos queijos artesanais e autorais. Também experimentamos  cervejas artesanais locais.


Ao programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:


Adoramos fazer o tour pelo Centro Histórico de Uruguaiana e saber mais sobre esta cidade tão importante para a formação de nosso Estado. O roteiro urbano se chama “Nos caminhos da história”. Quem nos apresentou os nove pontos históricos ao ar livre foi o escritor e historiador Dagoberto Albin. O walking tour tem início na Praça do Barão de Rio Branco. Para quem deseja fazer o tour, a saída é fixa, às 11h, e o ideal é agendar de forma antecipada pelo fone (55) 9 9995-5202. Dagoberto nos contou curiosidades sobre Uruguaiana que ficamos felizes em compartilhar com vocês:

  1. Única cidade fundada pelos farrapos;
  2. Uma das poucas cidades planejadas no Brasil no século 19;
  3. Denominada de Princesa do Uruguai;
  4. Terra Charrúa;
  5. Berço do cavalo crioulo;
  6. Maior produtora de arroz irrigado da América Latina;
  7. Capital da Fronteira Oeste;
  8. Maior porto seco da América Latina em volume de negócios;
  9. Segunda maior cidade fronteiriça do Brasil;
  10. Quarta maior cidade da Metade Sul do Rio Grande do Sul.

Claro que aproveitamos as compras nos free shops brasileiros. Já são sete e estão cada vez mais amplos e estruturados. O bom é que se paga em real, inclusive se for parcelado. Renovamos ainda nossas bombachas e alpargatas nas lojas de vestimenta gaúcha.

Em outro momento, também por motivos profissionais, já que atuo como consultora em turismo, visitamos as outras cidades da região e constatamos que aqui é possível fazer turismo de isolamento. As distâncias, antes tidas como fraquezas, agora são forças, pois geram mais segurança na viagem. Além disso, para finalizar, vimos o pôr do sol mais espetacular do RS, já que ele é de larguíssimos graus, ou seja, pode ser visto neste imenso horizonte infinito do Pampa. Seguimos na estrada.

 


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Em todos os lugares mantivemos um comportamento de responsabilidade, privilegiando os espaços que nos ofereciam segurança (Ambiente Limpo e Seguro), com relação ao Covid-19.

O Viajante Maduro está fazendo uma Road Trip pelo Brasil, especialmente nas regiões Sul, Norte e Centro Oeste.

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários