“Viajante Maduro” pela América Latina: casal desmitifica ideia de que só jovem faz road trip

Blogueiros irão percorrer mais de 7.500 km em viagem por Argentina, Chile e Uruguai

Viajar o mundo não é só façanha de mochileiro da geração millenial. O casal responsável pelo blog Viajante Maduro é prova disso. Os “viajantes maduros” irão começar o ano de 2019 com uma road trip na América Latina.

No dia 10 de janeiro de 2019, a turismóloga Ivane Fávero e o advogado Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas darão início ao desafio de conhecer melhor nosso continente. Serão mais de 7.500 mil quilômetros percorridos de carro por mais de 12 destinos espalhados em três países da América Latina: Argentina, Chile e Uruguai. A diferença dessa viagem e a de tantos blogueiros que passam por esses países? A idade e a experiência dos viajantes.

Rômulo, um bisavô apaixonado pela história e a origem de pessoas, coisas e lugares. Ivane, uma das maiores referências de enoturismo da América Latina. Ambos com muita experiência de vida. Ambos apaixonados por viajar.

Depois de 8 filhos criados e da árdua consolidação de respeitáveis carreiras em suas respectivas áreas, decidiram arrumar as malas e partir em viagem para conhecer novos lugares. Hoje, experimentam apaixonadamente as tantas variedades de vistas, saberes e sabores – principalmente de vinho – que tem o mundo. Enfim, tudo o que uma boa viagem é capaz de possibilitar.

A vontade de fazer uma road trip por parte da América Latina era compartilhada pelos dois há tempos. “Sempre acreditamos que temos de conhecer primeiro a nossa casa, para depois conhecer o mundo”, justifica Ivane, ao ressaltar a importância da identidade latino-americana na vida dos brasileiros.

Além disso, os viajantes não se deixam levar pelos roteiros “em alta”. “Fugimos dos destinos massificados até porque entendemos que este é um dos impactos negativos da atividade turística e não queremos contribuir com a descaracterização dos territórios visitados”, diz a turismóloga. Também acreditam que o contato com as pessoas – do trajeto ao destino – deve ser feito de forma benéfica a todos. Em cada lugar visitado, deixam a própria contribuição: buscam estimular mais gente a conhecer lugares que precisam do auxílio do turismo.

Nós no Vale dos Vinhedos – Spa do Vinho – Foto: Rodrigo Terra de Souza

 

A ideia de compartilhar as experiências de viagens em um blog surgiu de uma necessidade do próprio casal.

Foi durante o planejamento de uma viagem de dois meses para Portugal em 2015 que Ivane e Rômulo perceberam a escassez na quantidade de material online voltado para um público que tem cada dia mais se interessado em conhecer os quatro cantos do mundo: os mais velhos.

Enquanto o Google transborda conteúdo em uma rápida pesquisa sobre os albergues e restaurantes mais baratos para mochileiros jovens dispostos a passar todo tipo de perrengue em nome da experiência, pouco foi encontrado que os auxiliasse na elaboração do roteiro pretendido.

Decidiram se aventurar também como nômades digitais. Começaram a produzir material de qualidade em um site direcionado a quem, como o casal, quer conhecer novos lugares através de olhares sábios e experientes proporcionados pelo inevitável passar dos anos. Assim nasceu o blog “Viajante Maduro”, hoje com mais de 50 mil leitores no blog, mais de 6 mil seguidores no Instagram e três mil seguidores no Facebook.

Os blogueiros definem que o conteúdo é voltado para “pessoas que não querem mais se sujeitar a uma viagem com informalidade e desconforto, mas também não querem o roteiro “para velho limitado”, que considera todo idoso como portador de problemas físicos e/ou neurológicos”.

O público-alvo do canal, entretanto, não se limita aos idosos. As postagens são úteis para quem tem o desejo de elaborar um roteiro de viagem respeitando as próprias prioridades e, assim, ficar independente dos pacotes prontos e clichês exaustivamente explorados por agências turísticas. Para isso, não é necessário ter mais de 50 anos de idade.

 

Roteiro

Os destinos do roteiro vão de acordo com o interesse do casal por patrimônio histórico, oferta enoturística e paisagens naturais. A viagem começa no dia 10 de janeiro e termina em fins de fevereiro de 2019.

O casal sai da cidade onde mora, Garibaldi, localizada na Serra Gaúcha, em direção ao município de Roque Sáenz Peña, seguido de Salta, na Argentina e parte para o Chile, onde os viajantes visitam as cidades de San Pedro do Atacama, Antofagasta, Copiapó, La Serena e Santiago.

Do país andino, voltam à Argentina passando pelas cidades de Mendonza, Rio Cuarto e Rosário. No caminho de volta, visitam os municípios uruguaios de Paysandú e Tacuarembó, de onde saem em direção à cidade de Pelotas, cidade-natal de Rômulo, no Rio Grande do Sul, seguida de Garibaldi e do fim da viagem.

Apesar da seleção prévia, o casal afirma que sempre deixa o roteiro em aberto para novos destinos que possam surgir no caminho. “Também pensamos em ir até Salar de Uyuni, na Bolívia, por exemplo. Viajamos abertos a novas ideias e adoramos descobrir novos lugares durante os percursos. Temos amigos nesses países, que já estão contribuindo com a elaboração de um roteiro mais proveitoso e com contatos importantes para parcerias”.

O objetivo é obter o máximo de aproveitamento e vivências únicas em novos lugares dos países selecionados, já visitados pelos dois. Algumas cidades conhecidas pelos blogueiros, como Mendonza, valem outra visita. “Não somos contadores ou colecionadores de países, somos viajantes que procuram vivenciar experiências diferenciadas”, resume Ivane.

Os viajantes

Ivane Fávero é bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e conta com duas especializações e um mestrado no currículo. Após quase 30 anos atuando no turismo, dos quais 20 dedicou à gestão pública, em 2017 Ivane tomou a difícil decisão de trocar a estabilidade de um emprego fixo pela autonomia e flexibilidade proporcionada pela área da consultoria. A nova fase de sua vida profissional foi impulsionada pela vontade de viajar – ânsia compartilhada por seu marido, Rômulo.

Hoje atua como consultora de turismo e é Presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur). Especialista em Enoturismo, a profissional é referência nas áreas de gestão do turismo, planejamento, políticas, turismo rural e turismo sustentável. As análises e dicas de passeios, estabelecimentos e cidades no blog contam com a expertise diferenciada da turismóloga.

Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas é advogado tributarista, contador e professor. Possui as habilidades essenciais para analisar a viabilidade e realizar o adequado gerenciamento financeiro das viagens do casal.

Para acompanhá-los, basta acessar o site viajantemaduro.com.br, se inspirar e começar a planejar a sua próxima viagem. Parcerias são bem-vindas!

Nós no Recanto Maestro. Foto: Lúcia Fávero Moraes

Quer que sua empresa também participe dessa jornada? Fale conosco através do e-mail contato@viajantemaduro.com.br e mostre a todo o mundo porque seu empreendimento vale a visita.

 

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A matéria foi redigida pela jornalista Júlia Beatriz de Freitas.

A foto destaque é de Everson Tavares.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários