Vieni Vivere La Vita – Monte Belo do Sul- RS – Brasil

Festival convida para uma experiência de vivências no interior da Serra gaúcha

Caminhar a passos lentos, observando a nuance das cores das flores e a imponência de árvores seculares, respirando o ar puro e percebendo, no silêncio das ruas quase desertas, o canto dos pássaros. Conversar demoradamente sobre amenidades, esquecendo-se da urgência dos compromissos diários. Sentir o aroma de um pão caseiro recém tirado do forno e degusta-lo, ainda quentinho, acompanhado de todas as delícias da gastronomia ítalo-gaúcha. Monte Belo do Sul, no interior da Serra gaúcha, convida a resgatar – e apreciar – os pequenos prazeres de um estilo de vida simples e descomplicado com a primeira edição do festival ‘VIENI VIVERE LA VITA’.

 

Sua programação ocorre no dia 17 de novembro, um sábado, com atrações que começam as 11h e seguem até as 23h. A programação reúne na praça central da cidade experiências sensoriais diversas, à disposição para que o visitante realmente vivencie os atrativos de Monte Belo do Sul. São mais de 20 empreendedores (veja relação detalhada a seguir) apresentando suas produções artesanais, artísticas e culturais. Haverá tendas com produtos coloniais (pães, queijos, cucas, biscoitos, queijos, salames, geleias, vinhos), pratos típicos e lanches para degustação.

 

Também será possível conhecer e adquirir expoentes do artesanato local – de bordados a confecções, passando por artigos em palha, até móveis rústicos e facas – sem esquecer de joias e esculturas que revelam um pouco da cultura local em cada detalhe. Embalando a visitação a essas tendas ricas em atrações, o palco abrigará apresentações artísticas de hora em hora (veja grade completa abaixo), valorizando o talento do povo da região.

Do italiano – venha viver a vida – o projeto ‘Vieni Vivere La Vita’ convida para uma série de vivências ao melhor estilo do turismo de experiências. “Queremos que o visitante realmente conheça e partilhe do que Monte Belo do Sul tem a oferecer. Mais do que valorizar o talento e potencial dos empreendedores locais, fomentando a economia com a geração de oportunidades de negócios, esse festival é uma forma de resgatarmos hábitos e valores típicos do interior que se traduzem, hoje, em um conceito de qualidade de vida especial. É isso que queremos compartilhar com o público”, diz Álvaro Manzoni, Secretário de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul e um dos idealizadores do projeto.

O festival Vieni Vivere La Vita’ tem entrada franca e espera receber cerca de três mil pessoas em sua primeira edição.

Programação cultural do ‘Vieni Vivere la Vita Festival’:

11h – Abertura

11h30 – Show Cris Marques e Ferrugem e Grupo Acordes

12h45 – Show Pianista Rodrigo Soltton

14h15 – Show Banda Real Envido

15h30 – Show Acustic Rock Maicon & Pontel

16h45 – Show Danças Italianas “Ballo D’Italia”

17h30 – Show Italiano Juliano Oli

19h – Show Italiano Ragazzi Dei Monti

20h – Lançamento do Produto Turístico ‘Vieni Vivere la Vita’ e apresentação do Coral Infanto Juvenil Alegria de Cantar

21h – Show Renato Borghetti

22h30 – Show Garotos da Rua

*Durante o dia também estarão disponíveis brinquedos infláveis para as crianças

Serviço

O quê: ‘Vieni Vivere la Vita Festival’

Quando: 17 de Novembro, a partir das 11h

Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul – RS

Mais informações: www.facebook.com/VisiteMonteBelo ou pelo Instagram Visite Monte Belo

O QUE ENCONTRAR NO FESTIVAL VIENI VIVERE LA VITA

Expositores apresentam o melhor de Monte Belo do Sul

A programação do festival Vieni Vivere La Vita contempla inúmeras ações de promoção do turismo montebelense. Dos 34 empreendimentos que fazem parte do projeto de sinalização e identificação das rotas que levam aos locais, maia de 20 estarão apresentando seus diferenciais no ‘Vieni Vivere La Vita Festival’, no dia 17 de novembro, na Praça Padre José Ferlin, centro de Monte Belo do Sul. Confira um pouco da história e dos produtos de cada um dos expositores do festival:

Produtos Coloniais Gabriel

Essa agroindústria familiar se dedica aos doces e as geleias de frutas. A base de todo o trabalho são as diversas variedades de frutos colhidos na própria propriedade rural localizada na Rua Sagrada Família, 1525, a cerca de 900 metros da Prefeitura. Destaque para a geleia de cereja e o doce de laranja azeda. Mais informações pelos telefones (54) 3457.1548 e 9.9919.4393, pelo e-mail produtoscoloniaisgabriel@yahoo.com.br ou pela fanpage do empreendimento.

Faccin Vinhos

Com vinhedos próprios e vitivinicultura sustentável, a Família Faccin produz vinhos, espumantes e sucos por meio da vinificação natural, com a mínima intervenção possível, ou seja, sem adição de químicos ou conservantes. É uma vinícola familiar já na 4ª geração e com produção limitada. O resultado são vinhos que não causam ressaca e nem dor de cabeça. Destaque para o Riesling Itálico – um vinho laranja de ótima acidez, cítrico e mineral, ideal para o clima tropical do país. Esse vinho fez 91 pontos no guia Descorchados 2018. A vinícola fica localizada na comunidade Nossa Senhora das Graças, na Linha Armênio. Mais informações pelos telefones (54) 99614.6331 e 99609.1868, pelo e-mail faccinvinhos@yahoo.com.br ou pela fanpage e Instagran do empreendimento.

Senzafine Ecofazenda

Primando pela agricultura agroecológica, a ecofazenda respeita a terra e os animais que vivem lá. A família que administra cultiva uvas e lavanda, oferecendo ao público produtos naturais feitos artesanalmente. É possível comprar sucos de uva bordô e concord, geleia de uva com lavanda, cuca de uva, chá e buquês de lavanda e ainda produtos para decorar e perfumar a casa. A partir de 2019, os turistas poderão agendar visitas ao Senzafine para colher lavandas, conhecer e degustar os produtos e aproveitar a paz do local. A ecofazenda fica na Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Linha Armênio, a cerca de quatro quilômetros do Centro do município. Mais informações pelos telefones (51) 98501.1614 e 98544.1614, pelo e-mail amandasenzafine@gmail.com ou pela fanpage e Instagran do empreendimento.

Vinhos Moro

Os proprietários desta vinícola familiar são os netos e filhos de viticultores de Monte Belo Sul Lademir e Luciano Moro. Aprenderam a elaborar vinho vendo o pai no porão de casa, enquanto relembrava os ensinamentos deixados pelo avô. Os irmãos produzem vinhos de mesa e viníferas – entre eles Merlot, Cabernet Sauvignon, Moscato e Trebiano, além dos espumantes Brut e Moscatel. O que chama a atenção é a estrutura da antiga casa da família com porão de pedra. A vinícola fica na comunidade Santo Isidoro, a caminho do Vale Aurora. É possível obter mais informações pelos telefones (54) 98404.1954 e 3457-1267.

Casa Olga

O bistrô fica na antiga casa da Vó Olga e é administrado pelas netas Marta e Morgana. As memórias da casa fazem parte de uma ‘cozinha afetiva’, uma experiência gastronômica que oferece a entrada, prato principal e sobremesa, utilizando frutas e verduras da estação colhidas diretamente da horta. No inverno, o charme vem acompanhado de uma refeição servida no fogão a lenha. Como carros-chefes, o tortéi na manteiga e sálvia acompanhado de um bom vinho da região e o limoncello feito pela família. O bistrô fica na Rua João Salvador, ao lado da Praça Matriz. O estabelecimento abre aos sábados das 12h às 15h e mediante reserva nos demais dias. Mais informações pelo telefone (54) 99977.4585, pelo e-mail casaolgamontebelo@hotmail.com ou pela fanpage do estabelecimento.

Restaurante Nonna Metilde

O mais tradicional restaurante do município foi inaugurado em 2004. Especialista na típica culinária italiana – trazida pelos imigrantes há mais de 140 anos – o estabelecimento recebe os turistas em um charmoso ‘porão da nonna’, na casa onde residia a Metilde Albanese. O nome é em homenagem a ela, que é avó de um dos proprietários. Aos finais de semana e feriados, o Nonna Metilde serve o típico colonial italiano na mesa. Um delicioso cardápio que inclui entrada com tábua de frios, sopa de capeletti, pão colonial, saladas, massas, carnes, polenta na chapa, fortaia e sobremesas. Tudo isso harmonizado com os sucos, vinhos e espumantes da região. Durante a semana, o estabelecimento trabalha com buffet  e ala carte. O restaurante fica localizado em frente a Prefeitura, na Rua Sagrada Família, e atende de terça a sexta-feira, das 11h30 às 14h, e aos sábados e domingos de 11h30 às 15h. À noite somente mediante reserva para grupos. Mais informações pelos telefones (54) 3457-1324 e 9.9962.3379, pelo e-mail restaurantenonnametilde@gmail.com ou pela fanpage do empreendimento.

Vinhos Faé

Uma vinícola familiar onde o enoturista é recebido pelos proprietários Roque e Nádia Faé. A visita inclui o interior da vinícola para conhecer parte do processo de elaboração de vinhos e espumantes, a história da família e da comunidade. Depois é possível visitar os parreirais e apreciar a degustação gratuita dos produtos no jardim da cantina. Fica localizada na Comunidade de Nossa Senhora de Caravággio, na Linha Alcântara. Mais informações pelo telefone (54) 99991.8710, pelo e-mail vinhosfaé@futurusnet.com.br ou pela fanpage da vinícola.

Cutelaria Filippon

Propriedade de um autêntico artífice de facas, a cutelaria é especialista em facas artesanais feitas com acabamentos de materiais exóticos e raros. Destaque para as facas feitas em aço damasco, que utiliza diversas camadas de aço, criando lindos desenhos na lâmina – com possibilidade de gravar o nome no objeto. Administrado por Adelar Filippon, o estabelecimento fica na Comunidade Santa Rita. Mais informações pelo telefone (54) 99956.3830 ou pelo e-mail adelarfilippon@hotmail.com.

Café Faccin

Junto ao Mercado Faccin, as proprietárias Renata e Andreia dirigem o negócio que serve aos turistas cafés elaborados e os mais diversos lanches, salgados e doces. O Café Faccin fica bem no Centro do município, na Rua Arthur Beltrame, próximo à Praça Matriz. Mais informações pelos telefones (54) 3457.1052 e 99661.2171 ou pelo e-mail faccinrenatinha@hotmail.com.

Vinícola Vallebello

A tradição familiar no cultivo de uva e o conhecimento do enólogo Tiago, aliado a experiência junto a pequenos vitivinicultores de Verona, na Itália, levaram a criação desta nova vinícola. A origem dos vinhos vem das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noair e Chardonnay, além de vinhos de uvas americanas. Os turistas podem degustar os vinhos da vinícola e saborear uma farta tábua de frios, mediante agendamento. O local fica na Comunidade Santo Isidoro. Mais informações pelo telefone (54) 9.9980.1021.

Vinhos De Mari

A estrutura da vinícola é antiga, com suas enormes e tradicionais pipas de vinhos formando corredores. Lá é feita a degustação de vinhos e espumantes de qualidade, uma experiência única. Destaque para o espumante Brut, premiado com medalha de ouro no Concurso do Espumante Brasileiro, ocorrido em Garibaldi, durante a Fenachamp 2017. A vinícola fica na Linha Armênio. Mais informações pelos telefones (54) 9.9959-4450 e 3457-1581, pelo e-mail vinicolademari@gmail.com ou pela fanpage ou Instagran do empreendimento.

Vinícola Calza

A história da família inicia em 1889 com a chegada dos imigrantes italianos, iniciando o cultivo de videiras e elaborando seus próprios vinhos. Antoninho Calza manteve a tradição na vitivinicultura e em 1995 criou a Vinícola Calza. Hoje, possui excelentes e premiados vinhos e espumantes com destaque para a linha Ouro Negro. A vinícola fica na Linha 80 da Leopoldina e atende de segunda a sábado, das 9h às 11h30 e das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone (54) 3457-1173, pelo e-mail contato@vinicolacalza.com.br, pelo site www.vinicolacalza.com.br ou pela fanpage do estabelecimento.

Vinhos Casa Fantin

Uma vinícola familiar que elabora cuidadosamente e criteriosamente vinhos finos e espumantes a partir de vinhos próprios e em condução espaldeira. O local possui ainda uma bela casa de pedra com mais de 140 anos onde a família realiza almoços e jantares mediante agendamento. A vinícola fica na Linha Argemiro e atende de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 10h30 às 18h. Mais informações pelo telefones (54) 99129.8699 e 3457-1389, pelo e-mail vinhoscasafantin@gmail.com ou pela fanpage ou Instagran da empresa.

Artesanatos Benatti

A artesã Marinês Benatti começou a fazer dressa aos sete anos – que é uma trança da palha do trigo que pode ser utilizada na confecção de chapéus, esculturas e até joias, como brincos e pulseiras, por exemplo. Marinês comercializa os produtos há 30 anos, tendo como ponto forte a produção de chapéus e esportas, Além disso, faz produtos com crochê e tricô. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99956-3491 ou 3457.1582.

Agroindústria Lovisa

Administrada por Roque e Loreni Lovisa, a agroindústria produz conservas, doces, vinhos e sucos. Além da comercialização dos produtos naturais, servem refeições por agendamento – para grupos de no mínimo 12 e no máximo 40 pessoas. O estabelecimento fica na Linha Argemiro, na Capela São Marcos. Mais informações pelos telefones (54) 3457-1246 e 99900.6866.

Produtos Patroa

Localizada no centro do município, a empresa prepara os mais diversos temperos, condimentos, especiarias, frutas secas e chás. Desde sua fundação em 1984, a Patroa sempre teve como objetivo levar aos consumidores produtos naturais e de qualidade. A empresa fica na Rua Paulo Turri e atende de segunda a sexta, das 7h30 às 11h45 e das 13h30 às 17h. Mais informações pelo telefone (54) 3457-1687, pelo e-mailpatroa@produtospatroa.com.br ou pelo site www.produtospatroa.com.br.

Casa Biasotto

A Casa Biasotto fica localizada próximo ao Centro de Monte Belo do Sul e com um ar interiorano e bucólico conquistou o diretor global Selton Mello e toda a equipe de “O Filme da Minha Vida”, gravado no local. A família aproveitou o interesse dos visitantes por conhecer as locações das filmagens e oferece, além do belo cenário, um café colonial típico italiano, com bolos, brusquetas, salame, queijos, salgados, polenta, fortaia, grostoli, café, chás, sucos e muito mais. Atende aos sábados, domingos e feriados mediante agendamento. Mais informações pelos telefones (54) 3457-1514 e 99923-9512.

Tanoaria Mesacaza

Mesmo com a arte da tanoaria em extinção no Brasil, a família Mesacaza mantém as tradições e confecciona e restaura barris onde repousam vinhos da Serra Gaúcha, de outros estados brasileiros e até de outros países que importam a arte familiar. Além de barris, eles produzem adegas, baldes, tinas e ofurôs em madeira. A Tanoaria fica na Rua Dom Luis Colussi, no Centro de Monte Belo do Sul. Mais informações nos telefones (54) 34571001 e 99959.1709, pelo site www.tanoariamesacaza.com.br ou pelo e-mail comercial@tanoariamesacaza.com.br.

Il Divino Caffé

Junto à Praça Padre José Ferlin, uma das mais encantadoras e antigas casas do Centro de Monte Belo do Sul pertencia à família Salton e foi adquirida e restaurada pela família Zafari. No local, há dois ambientes para festas e eventos, além de uma cafeteria. No verão, um deck externo convida para a degustação de vinhos e espumantes, além de cervejas artesanais para degustar as delícias do cardápio com variadas opções de doces, tortas, salgados, sorvetes, cafés e as tradicionais pizzas da casa. O estabelecimento fica na Rua Antonio Manzoni e atende de quinta-feira a domingo das 15h às 21h. Mais informações pelo telefone (54) 3457-1153, pelo e-mail guilherme.zafari@hotmail.com ou pela fanpage do estabelecimento.

Wood Gameleiro

A empresa de três anos é especialista em restauração de móveis antigos e feitos com madeira de demolição ou nobre. Trabalha com móveis como cristaleira, cozinhas, guarda roupas, sapateira, painel de parede, espelhos, tábuas de carne, mesas, cadeiras, bancos para jardins, pergolado, entre outros. A empresa fica na Rua Jurcy Passos Manzoni, próximo a Igreja São Francisco de Assis. Mais informações pelo telefone (54) 9.9217-9797.

Famiglia Tasca

Na Famiglia Tasca é possível conhecer um pouco mais sobre a vitivinicultura da região em um museu com inúmeros artefatos antigos que relembram a história da imigração. Além do museu, há degustação de sucos e geleias. Destaque para o suco de uva branco e a geleia de Physalis. A família também serve refeições por agendamento. O local fica na Linha Santo Isidoro. Mais informações pelos telefones (54) 3453-2210 e 9.9974.1911, pelo e-mail contato@famigliatasca.com ou pelo site www.famigliatasca.com.br.

 

 

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Fotos e textos fornecidos pela Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários