fbpx

Vinho e Vida

Vinho e Vida: Atividades prazerosas e possíveis de serem realizadas em tempo de isolamento social ou quarentena.

Todos sabem que sou apreciadora e militante pelo setor do vinho e do turismo. Em tempos em que o turismo não está sendo possível, efetivamente falando, pois não podemos nos deslocar para fora de nossas casas (somente em situações de sobrevivência – alimento e medicamentos), nos cabe fazer com que o universo de nossa casa seja mais prazeroso e harmônico.

Sendo assim, é hora de utilizarmos a criatividade e tornarmos nosso isolamento social ou quarentena mais prazeroso.

Obviamente, falamos do consumo moderado de vinho e reforçamos a indicação também baseados na última notícia que saiu, onde os médicos espanhóis afirmam que o Coronavírus não sobrevive ao vinho e que a bebida ainda contribui no fortalecimento da imunidade dos consumidores. Link: www.tecnovino.com

Também temos que pensar que o ideal é consumirmos vinho nacional, pois assim ajudamos a manter o setor vivo, já que a crise compromete toda a cadeia, desde o agricultor até o estabelecimento comercial. Então, mais do que nunca, é hora de sermos bairristas e valorizarmos o excelente produto brasileiro.

Bem, vamos às sugestões de como deixar seus dias em casa mais prazerosos:

1) Eventos de Vinho (ou divinos): Está com saudades de alguns eventos que foram cancelados? Não podes mais vivenciar os eventos das vinícolas? Crie o seu! Uma noite dessas nós criamos o ambiente do Garibaldi Vintage em nossa casa, por exemplo, com música e roupa dos anos 20-60 e cardápio dos restaurantes presentes no evento mas que, agora, fazem delivery. Foi muito bom!

2) Vinho e Cinema: Há muitos e todos são deliciosos. Já assistimos diversas vezes ao “Um Bom Ano”, com Russel Crowe; Sideways, que fez a venda de Pinot Noir crescer substancialmente, quando lançado, e Caminhando nas Nuvens, com o Keanu Reeves, que tem a mais bela cena de geada nos vinhedos. Mas também indicamos: O Julgamento de Paris, Sob o Sol de Toscana, Mondo Vino, Vicky Cristina Barcelona… Há muitos bons filmes nesta categoria (deixa nos comentários sua sugestão).

3) Cozinhando com Vinho: Nada melhor do que preparar uma refeição, se for possível com sua família, se não, com amigos, mesmo que seja online. Proponham realizar uma harmonização, comentem os resultados, contem histórias e está feito um bom programa. Nestes dias fizemos uma vídeo chamada com dois casais de amigos, cada um fez um prato e criou uma sugestão de harmonização. Houve até os que harmonizaram com dois vinhos, para ver com qual ficaria melhor. Foi um relaxamento total!

Foto feita em 2017

4) Vinho e Literatura: Sabe aquele livro que você está querendo ler faz tempo? Chegou a hora! Pega o vinho, põem uma música instrumental de fundo, abre teu livro e boa viagem!

5) Vinho e Saber: Aproveite o tempo e aprofunde seu conhecimento sobre vinhos. Há diversos profissionais e empresas disponibilizando um conteúdo riquíssimo pela internet. Sommeliers de várias partes do mundo estão realizando cursos. Há várias degustações orientadas. Aulas sobre regiões estão entre os conteúdos.

Links:

www.absrs.com.br/cursos-sommelier

www.buzzfood/gourmet-e-vinhos

www.evasoes.pt/beber

www.tecnovino.com

6) Música e Vinho: Qualquer música do Spotfy, do YouTube, da sua rádio preferida, já está valendo. Mas, neste período, há vários artistas fazendo lives. Hora de ver um show ao vivo e se deliciar bebericando um vinho. Nesta hora pode até ser um fortificado. Link: www.globalcitizen.org

7) Arte e Vinho: Muitos museus disponibilizaram visitas online. Também há diversos vídeos sobre a arte do mundo. Hora de se aprofundar no que é belo, afinal, a beleza salvará o mundo, já dizia Dostoiewski. Acesse a Pinacoteca di Brera – Milano; Galleria degli Uffizi – Firenze; Mesi Vaticani – Roma; Museo Archeologico – Atene; Prado – Madrid; Louvre – Paris; Metropolitan Museum – New York; Britsh Museum – Londra; National Gallery of Art – Washington; Hermitage – San Pietroburgo.

8) Degustações de Vinho: Há muitas vinícolas e profissionais do setor conduzindo provas de vinhos online. Hora de se divertir e aprender mais sobre este universo, com a companhia destes queridos e dispostos enólogos, sommeliers ou enófilos.

Há, com certeza, muitas outras formas de tornar este período mais aprazível, enquanto cuida da sua saúde a ajuda a controlar a disseminação do vírus. Use sua criatividade e Tim-Tim!


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Créditos: Everson Tavares

Comentários