Vinícola ‘Establecimiento Juanicó’ – Enoturismo no Uruguai

Expoente do enoturismo uruguaio, a Vinícola ‘Establecimiento Juanicó’ trabalha sério para bem receber os visitantes de vários países. Mas a maioria dos enoturistas é formada por brasileiros que buscam conhecer o lugar onde são elaborados os reconhecidos vinhos da marca Don Pascual.

A história da vinícola é linda e inicia em 1830, quando Don Francisco Juanicó quebra o paradigma da região destinada à criação de gado e constrói a primeira cave subterrânea para elaboração de vinhos de qualidade. Quase um século e meio depois, em 1979, a vinícola é adquirida pela Família Deicas, que passa a investir na tecnologia, visando à qualidade dos vinhedos e vinhos, e a abertura para o mercado mundial.

O trabalho atingiu os objetivos desejados e, hoje, a Juanicó é uma das principais vinícolas do país, sendo que o seu vinho é o mais comercializado no Uruguay e no mundo.

Suas três linhas  (Clásica, Reserve y Crianza en Roble), além das outras três exclusivas e limitadas linhas (Selección del Enólogo, Colección del Fundador y Single Barrel) merecem ser degustadas. Da mais jovem e fresca (Clássica), passando pela excelente linha Reserva,  chegando à degustação dos vinhos de guarda da linha ‘Crianza’,  com mais longa passagem pelo carvalho,  a degustação na Juanicó é um deleite, uma homenagem a Baco!

Adoramos participar da experiência, reservada para quem compra os pacotes, de visitar a Cave da Família, antes mantida gradeada e chaveada, e lá poder escolher um dos vinhos de guarda, de coleção, dos Deicas. Está aqui em nossa casa, esperando um momento especial para ser degustada (que logo surgirá, pois tudo pode ser especial quando se tem a certeza da brevidade da vida) .

A Juanicó também é espaço para eventos sociais e corporativos. Pudera, com tantos prédios históricos e bela estrutura, aliada à paisagem local, é cenário de lindas festas, com certeza!

 

Como já contamos nos posts anteriores, fizemos uma viagem ao Uruguai, neste verão, com o intuito de apresentar ‘un otro Uruguay’, além de Montevidéu, Punta del Este e Colônia do Sacramento. Um Uruguai realmente mais natural e autêntico, muito bem representado em suas estâncias rurais. Visitamos quatro delas e apresentamos nos posts anteriores: Nosso País Irmão: Uruguai e A Caminho do Uruguai, Uma Visita a Jaguarão ,além dos posts sobre a Estância San Pedro de Timote , Estância El Ceibo , Chacrita del Sur  e Aguaverde Wine Lodge.

Com o passar dos vinhos, os anos ficam melhores.

Desconhecido

 

A Vida é curta demais para beber vinho de má qualidade

Hubrecht Dujker

Reserve e aproveite:
  • Degustação Puro Carácter – USD 30 P/pessoa – 5 Vinhos Don Pascual com Petiscos
  • Degustação Família Deicas – USD 60 p/pessoa – 5 Vinhos Familia Deicas com petiscos
  • Almoço Puro Carácter – USD 65 p/pessoa – Menú de tres pasos com 5 vinhos diferentes da linha Don Pascual
  • Almoço Familia Deicas – USD 110 p/pessoa – Almoço armonizado dos 5 melhores vinos da casa com pratos desenhados para cada um deles

Experiencia Gourmet Familia Deicas

 

Cuvee Castelar Extra Brut

Brusqueta de quesos brie con puerros crocantes
Atlántico Sur Single Vineyard Juanico Chardonnay 2015

Salmon grillado con crema de azafran

Familia Deicas Preludio Barrel Select tinto 2011

Cintas con salsa de tres carnes
Massimo Deicas Cru D’Exception Tannat 2010

Corte de res acompañado de vegetales grillados
Familia Deicas Botrytis Noble

Inspirado en el Chajá

USD110

Nós ficamos com esta opção de 3 pessoas, onde é possível escolher um dos pratos. Amamos! Claro que o amigo Wilson nos presenteou com a degustação de outros vinhos, ainda durante o almoço, que apresentamos neste post.

Este vinho você deve levar para casa!

Romero en la Bodega

Couvert

Vino Blanco Don Pascual Summer Edition Sauvignon Blanc

Pan de campo con picada criolla

Entradas

Vino blanco Don Pascual Crianza en Roble o Vino tinto Don Pascual Reserve

Ensalada de peras a la manteca, nueces, queso azul y rucula

Bruscheta con crema de palta, rabanitos, cebolla colorada, cilantro y tomate cherry

Ensalada de camarones y verdes sobre crema de palta

Ensalada de camarones y verdes sobre crema de palta.
Adoramos esta harmonização, neste quente dia de verão!
Ensalada de peras a la manteca, nueces, queso azul y rucula.

 Plato Principal

Vino Tinto Don Pascual Edición Especial del Museo y Selección del Enologo

Ensalada tibia de pollo,  quínoa, hojas verdes y lecho de crema de remolacha

Medallón de lomo con papa escrachada, hojas verdes y gremolata de nuestra huerta

Raviolones de Boniato al jengibre con salsa de puerros

Torre de vegetales con salsa de pomarola

Rômulo optou por este e aprovou: Medallón de lomo con papa escrachada, hojas verdes y gremolata de nuestra huerta.

Amei este Raviolones de Boniato al jengibre con salsa de puerros

 

Postres

Vino Blanco o Tinto de Sobremesa Familia Deicas o Botrytis Noble o Licor de Tannat

Mil capas de dulce de leche con helado de crema

Profiteroles de chocolate

Sorbete de limón con salsa de naranjas y jengibre al champagne

Inspirado en el Chaja

Inspirado en el Chaja. Divino!
A sobremesa com pêssegos e este vinho botrytis finalizaram com ‘chave de ouro’ está sequência hedonista!

Além dos enoturistas uruguaios e brasileiros, maioria por aqui, comumente recebem os turistas dos cruzeiros. O atendimento é feito em vários idiomas. Nos encantamos com o atendimento!

Já provou! Delícia para aquela meditação pós-refeição!
Agradecemos:

Para esta viagem foi fundamental o apoio do amigo Wilson Torres Chavez, que coordena o enoturismo na Bodega Juanico e também atua junto à Associação de Turismo Enológico do Uruguai, a Ateu. Ele não só indicou os lugares, como nos apresentou aos estabelecimentos e seus proprietários. Gratidão!

Assim, pudemos conhecer as estâncias rurais São Pedro de Timote, El Ceibo, La Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Lugares espetaculares que iremos relatar nos próximos posts, individualmente. Também aproveitamos para voltar à Bodega Juanico, um lugar que amamos, especialmente para um grandioso almoço. Estendendo um pouco a programação inicial visitamos, ainda, a Bodega Garzón e aproveitamos para almoçar no restaurante da parceria desta com o Chef Francis Mallmann. Vamos contar tudo nas próximas semanas!!!

Um bom vinho é poesia engarrafada.

Robert Louis Stevenson

Indicamos:

Aguaverde Wine Lodge – Camino del Cerro Eguzquiza Km. 8   Punta del Este, Uruguay  – e-mail: francisco@aguaverde.uy  –  + (598) 94 80 77 66  –  https://www.aguaverde.uy/  – Abertura em outubro de 2018!

Chacrita del Sur – Ruta 36 km 27.500, 90001 Las Brujas, Uruguai  – https://www.chacritadelsur.com/ – +598 99192807  – chacritadelsur@gmail.com – Reservas, clique aqui!

El Ceibo – Camino Rural Entre La Macana Y San Geronimo a 16 km De Ruta NAC Nº 5 Florida, 94000 Florida, Uruguai  –  http://www.elceibo.com.uy/ (temporariamente fora do ar) – Reservas, clique aqui! 

San Pedro de Timote – Ruta 7 Km 142, Cerro Colorado, Florida, Uruguay  11100 Reboledo  – +598 4310 8086  reservas@sanpedrodetimote.com – http://www.sanpedrodetimote.com/pt-br  –  Reservas, clique aqui!

Establecimiento Juanico –  Establecimiento Juanicó s/n – 90400 – Juanicó – Canelones – Uruguay – Tel. (598) (4335)9725   –   http://juanico.com/?lang=en

Importante:

O Viajante Maduro visitou ao Uruguai com o apoio de Wilson Torres Chavez, da Bodega Juanico, e com a hospitalidade das estâncias rurais San Pedro de Timote, El Ceibo, Chacrita del Sur e Aguaverde Wine Lodge. Agradecemos!

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

 

Comentários