Vivenciare la Vita – Experiências e Vivências Turísticas em Monte Belo do Sul

 Il Borgo DiVino! Capítulo 3 – Experiências e Vivências em Monte Belo do Sul

Monte Belo do Sul precisa ser desvendado com calma, com interesse, com deslumbramento. Nós fizemos as visitas, pela primeira vez como turistas, no período da primavera. O verde que cobria as colinas formava um cenário lindo e arrebatador. Pedia várias vezes para o Rômulo parar o carro, para que eu pudesse fotografar a paisagem que meus olhos viam, mas a câmara não conseguia captar.

Claro, não sou fotógrafa, sou uma turismóloga (há 26 anos) e uma blogueira, apaixonada por este destino, há um ano. Então, o que quero dizer, faça este passeio e estarás numa ‘slow city’, num cenário para ser apreciado e vivenciado com calma. E, tenha certeza, a cada estação algo novo se apresentará. Fico só imaginando o que renderá o outono de belas paisagens!!!! E os aromas da vindima, no verão!?!?! E as paisagens de inverno, com aquela neblina surgindo entre os vales?!?!?! Sim, perplexidade é o que move os viajantes maduros.

Importante: Indicamos a música Senza Fine, de Gino Paoli, interpretada por Mike Patton’s.  Clique aqui e ouça, enquanto degusta este texto. A dica é da propriedade Senza Fine, que vai ser apresentada logo mais. Grata pela dica de música, Amanda. Estamos ouvindo muito!

Paisagens vitivinícolas e culturais de Monte Belo do Sul

VIVÊNCIA
É quando a vida nos ensina
Uma “nova” lição
Em cada velha esquina.

Bruno Bezerra

Imperdível! – Atrativos Turísticos

 

Igreja Matriz São Francisco de Assis

Símbolo máximo desta bela cidade, localiza-se no coração de Monte Belo do Sul, em frente a uma bela praça. A Igreja Matriz homenageia São Francisco de Assis, padroeiro do Município, e foi inaugurada em 17 de janeiro de 1965.  Em seu interior está o túmulo do Padre José Ferlin, que idealizou a grande obra e mobilizou toda comunidade para que a Igreja pudesse ser erguida. Os sinos tocam a cada 15 minutos (aqui ainda se mantem a tradição, tão apreciada na Itália) e foram adquiridos em Padova, Itália, no ano de 1920, e são denominados de Belina, Becker e Scalabrina. Seu tamanho e imponência impressionam, pois, brincam que nela cabe praticamente toda a população de Monte Belo do Sul.

Posso afirmar que é mesmo belíssima! Aqui fiz as celebrações religiosas que marcaram minha infância e adolescência (Primeira Eucaristia e Crisma) e aqui ainda entramos, aproveitando seu frescor e silêncio, para orar pelo bem e pelo amor. Paz e bem, São Francisco!

Para informações, contate: paroquiasf@futurusnet.com.br ou 3457-1088.

  Estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade.

Alexander Lowen

Entardecer em Monte Belo do Sul e sua imponente Igreja.
Praça Padre José Ferlin

A encantadora e bucólica praça localiza-se junto à Igreja Matriz de São Francisco de Assis. Ponto de encontro dos moradores locais e sede de muitos eventos. Vale sentar-se, tranquilamente, num dos bancos e observar o movimento dessa pequena cidade, colonizada por imigrantes italianos. Quem sabe tomar um café na esquina, atento para o linguajar no dialeto vêneto, ou o talian, ainda falado pelos moradores. Uma jóia! Saiba que o talian foi declarado idioma.

Na Praça, um chafariz jorra água em tom de vinho e, muitas vezes, há singelos eventos. Imperdível visitar a praça no período natalino.

 

Para informações, contate: paroquiasf@futurusnet.com.br ou 3457-1088.

“A vida é uma escola onde são mestras as vivências.”

Johnny De Carli

 
Tanoaria Mesacaza

A arte da tanoaria, infelizmente, está em extinção no Brasil. Então aproveite para conhecer um exímio tanoeiro, responsável pela confecção ou restauro de muitas pipas onde repousam os grandes vinhos da Serra Gaúcha e de outras regiões do Brasil e, até, de outros países que já importam a arte destes tanoeiros. Aliás, já são dois tanoeiros, pai e filho, Sr. Eugênio e o jovem Mauro. Mas eles fazem mais, além das pipas, confeccionam adegas, baldes, tinas e ofurôs em madeira.

Nós acabamos comprando uma pequena pipa para envelhecer cachaça.

Importante reservar a visita!

Para informações e reservas, contate:  3457 1001 ou 9 9959 1709  – comercial@tanoariamesacaza.com.br  –  www.tanoariamesacaza.com.br

Localização: Rua Dom Luis Colussi, 405 – centro de Monte Belo do Sul, próximo à Câmara de Vereadores.

Honramos a vida quando trabalhamos. O tipo de trabalho não é importante: sua realização é. Todo trabalho alimenta a alma se ele é honesto e feito para o melhor das nossas habilidades e se ele traz alegria aos outros.

Matthew Fox

Tanoaria Mesacaza.
Cutelaria Filippon

Se gostas de cozinhar, gostas de facas, certo? Em geral é assim, nós bem sabemos disso. Agora imagina chegar na propriedade de um autêntico artificie das facas e lá poder comprar uma especial, quem sabe até com o seu nome gravado? Um presente e tanto, se for o caso de lembrar de alguém que tem aprecia facas artesanais.

Não deixe de reservar sua visita! Nem sempre o Adelar Filippon está por lá e, em geral, ele trabalha sozinho. Ele é de uma personalidade singular e autêntica. Reserve um tempo para escutar suas histórias e, se for possível, acompanhar a confecção da sua peça. Foi o que fizemos e foi fantástico!

Para informações e reservas: –  adelarfilippon@hotmail.com

Localização:  Tome a estrada para a Linha Santa Bárbara (passando a Prefeitura, próxima entrada à direita). Siga por aproximadamente 6 km, sempre pela estrada principal e, chegando à Igreja da comunidade Santa Rita, atente para o próximo pavilhão a direita. Chegou! Fique tranquilo, há uma placa que identifica o lugar.

Aprendi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.

William Shakespeare

E, ao final do dia, um presente especial: uma faca confeccionada pelo Filippon, feita de uma ferradura. Sorte para meus pratos! Gratidão!

 

Patroa – Temperos e Especiarias

Surpreendente! Essa é a primeira palavra que expressei quando adentrei a porta do grande pavilhão, convidada pela Bia, que é uma das sócias e nos recebeu com hospitalidade. Localizada no centro de Monte Belo do Sul, esta empresa prepara os mais diversos temperos, condimentos, especiarias, frutas secas e chás.

Os aromas se misturam, são inebriantes, ainda mais para alguém como eu, apaixonada por temperos. Logo lembrei dos filmes que amo: O Tempero da Vida e a Magia da Vida. Parecia estar vivendo parte de um novo filme sobre a temática. Tantos falam sobre a necessidade de temperarmos não só o alimento, mas a vida. Aqui é um bom começo!

Ela tem um kit especial de chás e outro de temperos para turistas e, em breve, vai adentrar no ramo da gastronomia. Fique atento! Como afirmam “Desde sua fundação em 02 de março de 1984, a Patroa sempre teve como objetivo levar aos seus consumidores produtos naturais. A empresa prima pela alta qualidade de seus produtos, através da elaboração e acondicionamento dos mesmos, selecionando-os e embalando-os dentro de todos os padrões de higiene e limpeza”. Isso tudo pôde ser confirmado na visita que fizemos!

Para informações e reservas: 54. 3457-1687  – patroa@produtospatroa.com.br  –    produtospatroa.com.br

Localização: Rua Paulo Turri – 293 – centro de Monte Belo do Sul

O sabor da vida depende de quem a tempera.

Elanklever

 

Criatividade e Inovação em Monte Belo do Sul – Novas Experiências Turísticas

Novidades estão surgindo em Monte Belo do Sul. O turismo está se desenvolvendo com firmes passos, mas focando em um movimento brando, tranquilo. Então, daqui a pouquinho vais poder usufruir ainda mais experiências nestas propriedades. Mas já podes agendar uma visita e aproveitar o que oferecem.

 

Sítio Pitanga Nativa

Adentrando um pouco mais no interior de Monte Belo do Sul, descobrimos esta preciosidade. Uma belíssima casa de pedras, registro da imigração italiana, circundada por um casarão de alvenaria e por uma vegetação que é embelezada pelo lago, cenário de muitas fotos. Lá, calmamente convivem animais e tudo é tão cuidado que parece cenário de um filme. Um filme italiano, claro!

No primeiro casarão há a possibilidade de realizar eventos ou simplesmente agendar um almoço ou jantar para grupos. Consulte sobre cardápio e períodos. Os eventos também podem aproveitar o belo gramado localizado junto ao lago.

Em breve, também estarão disponibilizando hospedagem pela plataforma AIRBNB. Fique atento e aproveite a possibilidade de se hospedar num lugar encantador, tranquilo e com uma arquitetura singular. Ligue antes e fale com a Leni, que é uma simpatia só ao receber!

Para informações e reservas: 54. 9 99532209 (Leni)   lenickfae@gmail.com   facebook.com/sitiopitanganativa

Localização: Estrada para Linha Santa Bárbara. Passando a Prefeitura, próxima entrada à direita, atentar para uma borracharia bem no lado da estrada com nome KF Pneus, seguir por aproximadamente 1 km e entrar novamente à direita. É a quarta casa.

Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.

Sêneca
Sítio Pitanga

 

Projeto Senzafine Ecofazenda
Sabe um lugar que a gente deixa se sentindo mais feliz, mais confiante de que um mundo lindo é possível?
Numa manhã de outubro fui recebida pela Amanda, pelo Maurício e por sua adorável filha, a Antônia.
Um jovem casal, designer e publicitária, que está trazendo novos ares, novas mentes e novos corações para Monte Belo do Sul. Adquiriram em 2015 a propriedade, após uma viagem à Itália, pois perceberam o valor deste recanto.

Eles idealizaram o Projeto Senzafine Ecofazenda numa propriedade rural com 6,6 hectares, onde cultivam uvas de um antigo parreiral de mais de 50 anos, possuem um pomar com diversas frutas, principalmente cítricas, área de mata e 2 casas antigas em uso.

 Estão realizando a transição do cultivo da uva convencional para o cultivo orgânico. Felizmente, a uva que será colhida em 2018 já foi cultivada apenas com os tratamentos orgânicos.
A novidade fica por conta da lavanda, a encantadora e perfumada flor. Eles estão produzindo e comercializando (em feiras e pela web) produtos feitos com as lavandas cultivadas na propriedade. Os produtos foram bem aceitos e a produção vai ser ampliada e estão implantando um campo de lavandas. Chegando lá, não deixe de adquirir um kit. Adorei o aromatizador de lençóis e fronhas e o esfoliante com óleo de coco.

Já na vindima 2018 estarão recebendo visitantes para uma experiência com a degustação de café e chá da tarde orgânico. Eu provei os biscoitos de lavanda, com o suco de hibiscos e lavanda, e amei! Agende-se!

O que eles buscam, nós buscamos: “Viabilizar uma vida ligada a natureza, cultivo orgânico e paz”. E mais, “Criar uma ecofazenda a partir das referências da cultura orgânica, permacultura e agrofloresta. Praticar o slowlife e oferecer esta experiência ao público relacionada à estilo de vida, agricultura, alimentação, cultura e espiritualidade. Tem todo nosso apoio e, com certeza, o seu também!

Em breve, pretendem recuperar uma das casas e transformá-la em hospedagem pelo sistema AIRBNB. Também pretendem realizar alguns eventos. Vamos acompanhar e fazer parte desta história!

Para informações e reservas:  amandasenzafine@gmail.com  –  51 985441614  –  instagram/senzafine_ecofazenda

Localização: Linha Armênio. Passando a Prefeitura, dobra na primeira rua à direita e seguir até a KF Pneus (borracharia). Ali, dobrar novamente à direita e seguir até o final do asfalto. Logo após, na segunda estreita entrada à direita (cerca de 700m) seguir até a segunda casa.
Já citei a música tema da propriedade acima, mas vale lembrar e ouvir muitas vezes: https://www.youtube.com/watch?v=jKiCalkmR-s

Senza fine, tu sei un attimo senza fine
Non hai ieri
Non hai domani
Tutto è ormai nelle tue mani
Mani grandi
Mani senza fine
Non m’importa della luna
Non m’importa delle stelle
Tu per me sei luna e stelle
Tu per me sei sole e cielo
Tu per me sei tutto quanto
Tutto quanto io voglio avere
Senza fine…

Gino Paoli

Senza Fine. Foto: Maurício.

 

Casa Biasotto

A Casa Biasotto localiza-se muito próxima do centro de Monte Belo do Sul, mas tem um ar interiorano e bucólico que conquistou Selton Mello e toda equipe de “O Filme da Minha Vida”. Sim, lá foram gravadas algumas das mais belas cenas do filme.

A família, o simpático casal Luiz Alberto e Adriane e sua filha Ramone, busca aproveitar o interesse dos visitantes por conhecer as locações do lindo filme e preparam a casa para servir como hospedagem, no futuro. Por ora, pode se agendar uma visita, ter uma boa conversa e registrar os lindos cenários.

Para informações e reservas: 3457-1514   ramonebiasotto@hotmail.com  facebook.com/casabiasoto

Localização: Rua Sagrada Família. Próximo ao nº 1525, onde está a Agroindústria Gabriel. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 900 metros.

Anteriormente, fizemos um post contando sobre todas as locações do filme. Veja aqui!

 

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

Charles Chaplin

Casa Biasotto.

IMPORTANTE:

O Viajante Maduro visitou Monte Belo do Sul a convite da Prefeitura Municipal.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Acompanhe o Viajante Maduro. No próximo post, vamos falar sobre os restaurantes e hotel de Monte Belo do Sul!

Posso dirti una cosa da bambino???
Esci di casa! Rorrdi!! respira forte!!!
Sei vivo!!!…cretino….

Vivere La Vita
Alessandro Mannarino

O pôr do sol ressalta as torres da Igreja de São Francisco de Assis. “Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio que eu leve o amor”.

Comentários