O que nos aprisiona? Serão as grades ou nossos medos, mágoas e culpas? Estes sentimentos evocaram a construção deste novo roteiro, que explora a antiga cave. Tudo muito bem conduzido, numa visita que apresenta os vinhos e espumantes selecionados e nos proporciona agradáveis momentos de reflexão, prazer e aprendizado.
A liberdade (e a falta dela) é o fio condutor do novo roteiro de enoturismo da Courmayeur Espumantes e Vinhos, lançado neste sábado (9), em Garibaldi, com a presença de autoridades municipais, representantes do trade e formadores de opinião. Um passeio carregado de simbologia que proporciona ao visitante conhecer a história da vinícola familiar fundada em 1976 na localidade de Garibaldina, degustar cinco rótulos elaborados pela empresa e desfrutar da belíssima paisagem que compõe a geografia da região
- Já pensou em passar 5 dias pela Serra Gaúcha? Nós criamos um Roteiro Enoturístico, acesse.
-
Roteiro de Final de Semana para aproveitar Garibaldi – Serra Gaúcha, acesse.
Com duração de aproximadamente 40 minutos, a experiência, batizada de Cela da Cave, poderá ser vivenciada às sextas, sábados e domingos, às 11h e às 15h, tendo como ponto de saída o Bistrô La Fermata, localizado junto à vinícola.
O passeio é conduzido pela enóloga e nutricionista Talita Verzeletti, que, com a irmã, Gílian Nicolini Verzeletti, e o pai, Mário Verzeletti, administram a Courmayeur há 18 anos.
Foi assim com o primeiro grupo, do qual participamos. Logo no início recebemos uma taça e fomos conduzidos aos primórdios da empresa em uma viagem regada a espumantes e vinhos que representam a essência da vinícola, cujo portfólio conta, atualmente, com 22 produtos, elaborados sob a coordenação da enóloga Mayara Dias.
- Os Pontos Gs! Chocolates, espumantes e lingeries em Gramado, Garibaldi e Guaporé.
-
Roteiro Romântico e Diferenciado pela Serra Gaúcha, acesse.
Vamos apresentar o roteiro:
Primeira Parada: O pergolado e o chardonnay
A primeira parada é no ponto mais alto da propriedade, onde um pergolado ambientado com gaiolas remete ao aprisionamento. Aqui, a Talita nos fala da região da Garibaldina, interior de Garibaldi. Nos encantamos como território do Vale dos Vinhedos e com o chardonnay barricado que nos foi apresentado.
Segunda Parada: O flamboyant e o Brut Rosè
A jornada segue até o próximo ponto: um exuberante flamboyant sob o qual o visitante degusta mais um produto enquanto aprende sobre a trajetória da vinícola e reflete sobre a temática do roteiro. Aqui degustamos um delicado e harmonioso brut rosè, enquanto apreciávamos as placas de ‘pet friendly’ que a vinícola possui.
Ao longo do caminho, quadros com dizeres de autores célebres contribuem para o envolvimento dos participantes com a atmosfera. “A liberdade é um vinho de excelência. Não faz sentido que não o compartilhes”, afirma o poeta português Joaquim Pessoa, em uma das placas. “Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma”, reforça o autor e estadista alemão Johann Goethe em outro painel.
Terceira Parada: A vinícola e o Extra Brut
Entender mais do processo de elaboração da vinícola, que adotou o charmat como método e privilegia a tecnologia, aliada ao conhecimento das longas fermentações, para obter o melhor resultado. Este é meu espumante preferido!
Quarta Parada: A Cela da Cave
Preparem-se para o ponto alto do passeio! A visita à adega gradeada localizada na área industrial da vinícola. É nesta cela, abaixo do nível da rua, onde estão “aprisionados” os vinhos históricos da Courmayeur, à espera de serem “libertados” das garrafas. É também na cave escura onde a guia conduz uma reflexão sobre a ausência de liberdade e um brinde com o quarto rótulo do trajeto. Espetacular degustar o denso Lambrusco na escuridão da cela, ouvindo os cantos gregorianos. Introspecção necessária para a apreciação do momento!
Quinta Parada: A loja de vinhos e o Bistrô La Fermata
De volta a loja, somos apresentados ao Bistrô La Fermata, opção para quem desejar almoçar ou lanchar aos finais de semana. Aqui também podemos adquirir toda a ampla linha de vinhos e espumantes da Courmayeur. A degustação fica à escolha do cliente: um vinho Ancellota ou um espumante Moscatel.
O roteiro Cela da Cave é resultado de um trabalho desenvolvido por meio do Investe Turismo, programa do Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur que tem por objetivo acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade e gerar empregos em rotas turísticas estratégicas do Brasil.
O gestor de Turismo do Sebrae na Serra Gaúcha, Emerson Bittencourt Monteiro, salienta que o roteiro Cela da Cave é o primeiro produto turístico lançado no Rio Grande do Sul por meio do Investe Turismo. “Produtos como esse estão diretamente ligados à estratégia de promover inovação na oferta turística das regiões. A criação de produtos com alto grau de inovação faz com que a região se diferencia cada vez mais e fique cada vez mais competitiva, por consequência. Ficamos bastante felizes com esse lançamento em Garibaldi”, reforça.
Além da Cela da Cave, os visitantes da Courmayeur Espumantes e Vinhos podem fazer refeições no Bistrô La Fermata, aos sábados e domingos, das 10h30min às 17h, e adquirir produtos na loja, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 9h30min às 17h.
Serviço
O que: roteiro Cela da Cave.
Onde: Courmayeur Espumantes e Vinhos (Av. Garibaldina, 32, acesso secundário ao Vale dos Vinhedos, Garibaldi – RS).
Quando: sextas, sábados e domingos, às 11h e às 15h (duração de aproximadamente 50 minutos). É necessário reserva antecipada. É possível realizar a visita em feriados, com agendamento prévio.
Quanto: R$ 35 (inclui taça personalizada e degustação de cinco rótulos).
Outras informações e reservas: pelo telefone (54) 3463.8517, pelo e-mail turismo@courmayeur.com.br ou no site www.courmayeur.com.br/contato
Dicas de experiências pela Serra Gaúcha
-
Vinho dos 18 Anos ou Presente de Vinho: Experiências Enoturísticas na Vinícola Cainelli
-
Roteiro Diferenciado e Romântico de 6 Dias pela Serra Gaúcha
- Novidades na Serra Gaúcha: Otávio Rocha Vila Colonial – Flores da Cunha
-
A Serra Gaúcha Além da Imigração Italiana: Conheça o Museu Sueco e o Museu do Linho
-
Um Final de Semana Diferenciado em Pinto Bandeira – Serra Gaúcha
Importante:
O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.
Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.
Utilizamos dados do release do jornalista Diego Adami, contratado pela Courmayeur.
As fotos são de Ivane Fávero (com exceção das apontadas).
Fotos apontadas: Cassius André Fanti, contratado pela Courmayeur.
A opinião aqui expressa é a nossa verdade!
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!
Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.
A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:
- Reserve seu hotel, e aproveite a estadia, aqui;
- Viaje tranquilo com o Seguro de Viagem da Seguros Promo;
- Alugue seu carro e aproveite a viagem.