Chegamos em Luján de Cuyo (@lujandecuyomza), uma cidade bem aprazível, com praças, ciclovias e áreas bem cuidadas, verdes e limpas – lembrando que é uma área desértica, o que demanda ainda mais cuidados, como irrigação constante com água de degelo. Fica há cerca de 15 minutos de Mendoza capital, mas é aqui em Luján de Cuyo que boa parte das vinícolas de Mendoza (região) estão.
Antes daqui visitamos San Rafael.
Confira aqui dicas de vinícolas e hospedagem em San Rafael.
Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.
Bodega Matervini
Na primeira visita do dia, conhecemos a Bodega Matervini. O projeto Matervini começou em 2008 e lançou seu primeiro vinho, Alteza, em 2010. Em 2016, a nova vinícola foi inaugurada em Perdriel (em frente ao Achával Ferrer). Temos grande admiração pelos dois sócios Roberto Cipresso e Santiago Achaval, personagens importantes da vitivinicultura de Mendoza. As boas-vindas foram com um vinho branco espetacular – de uvas muito distintas: roussanne, marsanne e viognier, embora a empresa se dedique mesmo ao malbec.
A empresa aplica conceitos de sustentabilidade nas paredes verdes e na energia solar, além do reaproveitamento da água para irrigação.
Podemos dizer que certamente os melhores vinhos – com mais expressão e identidade – que degustamos na vida estão aqui! Retiram 70% da produção, para obter a máxima expressão da uva que fica e também testam uma aproximação maior entre os vinhedos e uma condição mais baixa – o solo foi amplamente pesquisado, buscando territórios de ‘não aluviões’ onde o tipo de formação seja único.
Achaval brincou que faz vinho “tipo o Jonhy Deep”, que em cada atuação dá vida a um personagem distinto – como a uva que muda de acordo com o território (ao contrário do Mel Gibson, que sempre parece o mesmo…). De fato, são vinhos únicos, mesmo sendo elaborados com o mesmo tipo de uva, afinal o terroir influencia, e muito, no resultado. Comprovado!
Aliás, toda nossa gratidão pelo tempo que Santiago Achaval nos destinou essa manhã. Foi uma verdadeira aula! Além de tudo, demos boas risadas. Inesquecível!
Contatos
Bermellon Casa de Vinos
Seguimos para a Bermellon Casa de Vinos. Fomos recebidos pelos proprietários Fausto e Daniela – o Rômulo recebeu até uma sala exclusiva para participar de uma reunião de trabalho com o Brasil.
Adoramos estar aqui, onde também recebemos uma aula sobre os vinhos de Mendoza. É um ótimo lugar para incluir em suas visitas, com certeza! É possível agendar uma degustação orientada de vinhos, harmonizada ou não com os pratos.
Um local diferente, uma vinícola sem a parte técnica, muitas vezes repetitiva. Um restaurante com sabor, cuidado, mas também descolado, com mesas nas diversas salas da antiga casa, ou sob os vinhedos. Perfeito para desfrutar do que é, para muitos, a melhor região vitivinícola da Argentina.
A casa colorida chama a atenção. A decoração que mescla o mobiliário antigo com o verde e florido pátio. Perfeito para um almoço de 3 passos, harmonizado com vinhos excelentes.
Franco e Marcos nos receberam muito bem. Excelentes na explicação sobre os pratos e vinhos. Voltaremos!
A Bermellon funciona de quinta a domingo para almoço. Um bom lugar para relaxar, sem formalidades, e que tem como grande diferencial a magnífica paisagem: entre a Cordilheira dos Andes e uma infinidade de vinhedos!
O almoço harmonizado tem custo estimado de R$ 150,00 (em fevereiro de 2022).
Contatos
Anaiawines
Conhecemos, ainda, a mais nova vinícola de Agrelo, Lujan de Cuyo. Um privilégio já poder visitar a Anaiawines – no dia da visita, tinha sido inaugurada há uma semana apenas!
Combinando a criatividade e experiência empresarial de Osvaldo Del Campo, acionista principal e CEO do grupo de empresas Galileo Technologies com o conhecimento comercial e técnico de Patricia Serizola, sommelier apaixonada pela viticultura e enologia, nasceu este projeto onde a paixão por fazer e inovar se unem.
Os vinhedos estão localizados em uma propriedade de 72 hectares no distrito de Agrelo (que reúne 51 vinícolas!), berço de grandes vinhos icônicos argentinos.
Há 10 estações meteorológicas de controle total do terroir, clima, solo, umidade, inclusive com sonda no solo dos vinhedos.
A arquitetura é impactante! O projeto é belíssimo!
Gracias, Mariana e Juan pela acolhida!
Contatos
ONDE FICAR EM LUJÁN DE CUYO
Pousada Casa Glebinias Hotel Jardin
Escolhemos a Pousada Casa Glebinias Hotel Jardin. O conceito é o de um hotel boutique caracterizado por uma arquitetura atemporal imersa na natureza. Conta com vinhos próprios, cozinha exclusiva e oferece assistência para excursões e atividades. O atendimento amável e personalizado, o conforto, a elegância e a calma e sustentabilidade do local, garantem o bem-estar dos hóspedes.
No jardim interior da casa principal, onde é servido o café da manhã, há também um restaurante à la carte. Amamos e recomendamos!
Contatos
Agradecemos demais aos amigos Guillermo e Ana por todo apoio nas visitas em Mendoza e pela antiga e valorosa amizade!
Esta é uma série de postagens sobre a viagem que o Viajante Maduro realizou pela Patagônia Argentina e Chilena, além de Buenos Aires e Mendoza, de janeiro a março de 2022. A viagem foi feita de carro e levou 55 dias, percorrendo 12 mil quilômetros.
Confira as outras matérias sobre nossa Road Trip pela Patagônia
-
Tudo o que você precisa saber para viajar para a Argentina e Chile em 2022: Exigências Sanitárias
-
Hotel Club Francês – Maravilhosa opção de hospedagem na Cidade de Buenos Aires
-
O que fazer em Buenos Aires – Argentina: algumas dicas para aproveitar 3 dias na cidade
-
CHECKLIST: Documentos e Equipamentos para Viajar de Carro pela Argentina
-
Patagônia Argentina – Início da viagem: Puerto Madryn, Trelew, Gaiman e Punta Tombo
-
Comodoro Rivadávia, Rocas Coloradas + Rada Tilly – Patagônia Argentina
-
El Calafate – Perito Moreno e Los Glaciares | Patagônia Argentina
-
Parque Patagônia Argentina – Parque Cueva de Las Manos e Tierra del Colores
-
Villa La Angostura – Patagônia Argentina – A cidade das Flores
-
San Patricio del Chañar – Província de Neuquén | Vinícolas da Patagônia Argentina
-
Labirinto – El Hoyo (Província Chubut) e El Bolsón (Província de Rio Negro) – Patagônia Argentina
-
Dicas preciosas do que fazer em Bariloche – Patagônia Argentina
-
Las Leñas e Valle Hermoso – Município de Malargüe – Província de Mendoza
-
Enoturismo em San Rafael e Finca La Carmelita – Província de Mendoza
-
Parque Vía Christi – Junín de Los Andes – Província de Neuquén | Argentina
-
Enoturismo em Luján de Cuyo, Província de Mendoza – Argentina
-
Descubra San Martín – Novo Destino Enoturístico de Mendoza | Argentina
-
TOP TEN – O melhor da viagem pela Patagônia e Mendoza – Argentina
Importante:
O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.
A opinião aqui expressa é a nossa verdade!
Esta matéria contou com a produção textual da publicitária Alexandra Ungaratto e com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!
Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.