Visitamos Concamarise, uma pequeníssima comuna na província de Verona, no Vêneto. Ela tem uma população de em torno de 1.000 habitantes. Nossa visita àquela cidade se deu em razão de que lá nasceu a avó materna de Rômulo, Catterina, cujas famílias são Bertolaso (parte de pai) e Rizzi (parte de mãe).
Na prefeitura, fomos bem recebidos por uma funcionária e fotografamos o registro de nascimento de Catterina. Depois, fomos conhecer a antiga igreja San Lorenzo, onde ela foi batizada, hoje desconsagrada em razão da construção de uma nova igreja. Como a ex-igreja estava fechada, em restauração, só a vimos por fora.
Quando retornamos para o pequeno centro da cidade, pois estávamos procurando a casa onde Catterina teria nascido, encontramos, por acaso, o prefeito Cristiano Zuliani, cujo apelido é Xerife, uma pessoa ímpar e singular. Além de Prefeito de Concamarise, ele é Senador da República Italiana.
Quando falamos acerca de nossa visita, ele abriu a prefeitura, que estava fechada naquele horário, voltou a nos mostrar a certidão de nascimento da avó de Rômulo e nos entregou um certificado de autenticidade daquela certidão.
Quando falamos que tínhamos visitado a ex-igreja onde Catterina tinha sido batizada, ele disse que nos levaria novamente lá, pois tinha as chaves, o que o fez. Conhecemos a ex-igreja por dentro, o que foi emocionante.
Depois, quando informamos ao prefeito o endereço onde a avó Catterina teria nascido, ele pesquisou e nos levou aonde era o local da antiga casa, um pouco afastada do centro da comuna. A casa já não existia mais, foi demolida e havia plantações naquele local.
Mas, o prefeito Xerife, honrando o seu nome, convidou o Rômulo a procurar e a catar pedaços de tijolo da antiga casa, o que nos deixou emocionados por dois motivos: era um pedaço de onde nasceu a avó de Rômulo e a disponibilidade integral do prefeito Xerife, Senador da República, um ser muito peculiar e comprometido em ajudar as pessoas.
Encantados, nos despedimos do prefeito e de Concamarise, mas, quando estávamos em viagem, ele ainda enviou mapas antigos da localização onde se encontrava a velha casa do nascimento da avó do Rômulo, o que nos deixou ainda mais emocionados.
Importante:
O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.
A opinião aqui expressa é a nossa verdade!
Esta matéria contou com a colaboração da publicitária Lúcia Fávero Moraes.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!
Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.