Viver a Festa da Vindima foi emocionante! Na cidade de Mendoza, com ingressos na mão, prontos pra realizar um sonho antigo, conhecemos esta que é uma das celebrações mais antigas da Argentina!
Confira aqui mais atrações pra fazer em Mendoza:
Mendoza central, Maipú e as vinícolas argentinas.
A primeira Festa da Vindima aconteceu em 11 de abril de 1913, data na qual Mendoza foi sede do Congresso da Indústria e Comércio, que terminou com um desfile dos trabalhadores do campo e carroças alegóricas. De forma oficial, a “Fiesta Nacional de la Vendimia” teve início em 1936.
Sua origem data da época das grandes imigrações, quando ao finalizar os trabalhos da colheita e a elaboração do vinho, as comunidades agradeciam a boa safra com bailes e cantos.
Os festejos se iniciam no mês de janeiro, com as primeiras festas municipais, onde se realiza a eleição da rainha que logo representará o seu município no Ato Central. Ainda hoje, cada departamento é responsável por organizar a sua festa e eleger a rainha local, que, em seguida, irá concorrer no evento provincial. A eleição das rainhas municipais é parte do ritual e lembra os tempos em que, ao terminar os trabalhos no campo (vinhedos), se coroava a trabalhadora mais bela. Atualmente, a rainha é de Santa Rosa e a “bi reina’ de Maipú (municípios de Mendoza). Curiosidade: não há “ex” rainha, as soberanas são sempre soberanas.
Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.
Hoje, a celebração se transformou em um imponente espetáculo alegórico com grandes coreografias com um fantástico show de luz e som. O palco é o Teatro Grego Frank Romero Day, declarado Patrimônio Cultural de Mendoza, é o cenário oficial e já impacta logo ‘de cara’! A capacidade é de 25 mil pessoal e foi bonito ver as famílias repletas de alegria por poder retomar à festa que só não ocorreu em 2021 em razão da pandemia.
Impressiona a quantidade de artistas locais (são cerca de 750), a escolha da Rainha e o quanto o público vibra, o teatro encravado no solo próximo da cordilheira dos Andes e a força da manifestação.
As diferentes etapas da Festa são: “Bendição dos Frutos”, “Via Branca das Rainhas (sexta à noite)”, “Carrossel (sábado de manhã)” e o “Ato Central”, que inclui duas noites de festejos e espetáculos a mais – no domingo e na segunda ocorre a repetição da performance vencedora – inclusive, recomendamos ao turista participar das reprises!
A mãe terra é louvada e interpretada na apresentação com vibração. Viver em um deserto faz com que a percepção de que a vida está ligada à natureza e seu equilíbrio esteja latente e isto é representado no palco e sentido por quem assiste!
Fogos sem barulho, pedido de paz para o mundo! Claro que não faltaria o tango – e uma canção da Mercedes para nos emocionar ainda mais. Que festa! Que lindo! Tão intenso! Vale vir para Mendoza neste período!
Ficamos no setor 5 Malbec e recomendamos.
Os ingressos podem ser comprados no site oficial (www.entradaweb.com.ar) e vão de 600 a 1000 pesos – R$ 15 a R$ 30.
Site para mais detalhes: www.elportaldemendoza.com/festa-da-vendimia
Agradecemos demais aos amigos Guillermo e Ana por todo apoio nas visitas em Mendoza e pela antiga e valorosa amizade!
Esta é uma série de postagens sobre a viagem que o Viajante Maduro realizou pela Patagônia Argentina e Chilena, além de Buenos Aires e Mendoza, de janeiro a março de 2022. A viagem foi feita de carro e levou 55 dias, percorrendo 12 mil quilômetros.
Confira as outras matérias sobre nossa Road Trip pela Patagônia
-
Tudo o que você precisa saber para viajar para a Argentina e Chile em 2022: Exigências Sanitárias
-
Hotel Club Francês – Maravilhosa opção de hospedagem na Cidade de Buenos Aires
-
O que fazer em Buenos Aires – Argentina: algumas dicas para aproveitar 3 dias na cidade
-
CHECKLIST: Documentos e Equipamentos para Viajar de Carro pela Argentina
-
Patagônia Argentina – Início da viagem: Puerto Madryn, Trelew, Gaiman e Punta Tombo
-
Comodoro Rivadávia, Rocas Coloradas + Rada Tilly – Patagônia Argentina
-
El Calafate – Perito Moreno e Los Glaciares | Patagônia Argentina
-
Parque Patagônia Argentina – Parque Cueva de Las Manos e Tierra del Colores
-
Villa La Angostura – Patagônia Argentina – A cidade das Flores
-
San Patricio del Chañar – Província de Neuquén | Vinícolas da Patagônia Argentina
-
Labirinto – El Hoyo (Província Chubut) e El Bolsón (Província de Rio Negro) – Patagônia Argentina
-
Dicas preciosas do que fazer em Bariloche – Patagônia Argentina
-
Las Leñas e Valle Hermoso – Município de Malargüe – Província de Mendoza
-
Enoturismo em San Rafael e Finca La Carmelita – Província de Mendoza
-
Parque Vía Christi – Junín de Los Andes – Província de Neuquén | Argentina
-
Enoturismo em Luján de Cuyo, Província de Mendoza – Argentina
-
Descubra San Martín – Novo Destino Enoturístico de Mendoza | Argentina
-
TOP TEN – O melhor da viagem pela Patagônia e Mendoza – Argentina
Importante:
O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.
A opinião aqui expressa é a nossa verdade!
Esta matéria contou com a produção textual da publicitária Alexandra Ungaratto e com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!
Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.