Portugal – Nossa amada terrinha – Dicas de Norte a Sul

Amamos Portugal e, sempre que possível, retornamos a esse pequeno e tão rico e diverso país.

Aqui postamos nossas vivências e algumas dicas valiosas de diferentes regiões que visitamos no último ano.


Porto – Norte de Portugal

A cidade do Porto, em Portugal, situada no noroeste desse belo país, banhada pelo Rio Douro, é conhecida mundialmente pelo seu vinho “Do Porto”.

Entretanto, o Porto oferece muito mais do que isso. Ela também é reconhecida por sua arquitetura antiga e atual, além de suas belas pontes.

O centro histórico de Porto é lindíssimo com suas ruas e ruelas, onde encontramos um pujante comércio, restaurantes com alta qualidade gastronômica.

A origem do nome “Portugal” deriva dessa cidade – em torno de 200 a. C., quando ela se chamava Portus Cale, tornando-se, mais tarde, a capital do Condado Portucalense, quando se formou Portugal.

Em síntese, Porto é um local que o turista, quando vem a Portugal, precisa conhecer, pois possui inúmeros pontos turísticos e muita história a contar.

Postamos um resumo sobre “O que visitar em Porto e Vila Nova de Gaia – Portugal”, clique aqui para ler a matéria.

Em nosso primeiro dia por aqui visitamos a Sé do Porto, a Igreja Matriz. Considerado um dos mais antigos prédios de Portugal, teve sua construção iniciada no século XII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos.

À esquerda da capela-mor, vimos um magnífico altar de prata, construído na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses. Contam que foi salvo das tropas francesas, em 1807, por meio de uma parede de gesso construída para esconder a obra.

De lá seguimos para caminhar pelas ruas do centro do Porto. Flanar por aqui também é uma boa pedida.

Sentamos em uma das mesas do Wines of Portugal, localizado no centro histórico, onde degustamos um alvarinho (vinho verde) e um assemblage do Douro, enquanto observamos o movimento e os belíssimos prédios repletos de história.

O Jantar foi no Restaurante Cantina 32, um restaurante muito bem localizado (rua das Flores, 32), no centro histórico. Um ambiente informal, decoração agradável, preços justos, bons vinhos, e comemos um belo bacalhau com batatas ao murro. Adoramos a sobremesa de cenoura e laranja, com amêndoas!

E o que mais gostamos? Sermos atendidos pela Crislei, nossa filha que estuda direito na Universidade do Porto e trabalha aqui.

Enfim, já nos sentimos muito bem por aqui.

Ah, nossa viagem foi de carro, que locamos na Sixt. As estradas são ótimas, apesar de possuírem altos pedágios. Muitos preferem rodar pelas estradas vicinais para não pagar.

Nos hospedamos em uma pequena casa, locada pelo Qualquer Destino numa zona de casas históricas, geminadas, bem típico e perto de tudo.

Compramos, no aeroporto, um chip da VodaFone com 30 dias de internet livre por 30,00 euros. Talvez em outros lugares se encontre por melhor preço, mas já queríamos sair com internet para rodar.


Lagoa – Algarve – Aniversário Rômulo

Publicamos uma matéria exclusiva sobre o aniversário do Rômulo, que saber mais? Clique aqui.

Algarve Lagoa e Carvoeiro – Grutas de Benagil – Sul de Portugal

Amamos o Algarve e a cidade de Lagoa, localizados na Região Sul de Portugal. Lugar de praias belíssimas, com relevos e penhascos de pedras douradas, algumas áreas de areia e uma imensidão azul, de céu e mar, brilhando no sol. O clima é agradável, há muitos bares e restaurantes e bons hotéis. No verão, especialmente em julho e agosto, lotam de turistas europeus. No inverno quase tudo fecha. Adoramos estar aqui na primavera.

O que fazer em Lagoa –  Algarve

Caminhar pela Praia do Vale de Centeanes, na freguesia de Carvoeiro, Lagoa, usufruindo o Percurso dos Sete Vales Suspensos, inaugurado em 2010, com 5,7 quilômetros de pontilhões, com uma vista estonteante deste mar azul (com Bandeira Azul – praia limpa);

Degustar e se deliciar com o Doce Don Rodrigo também é dica imperdível. Ovos, canela e açúcar!!! Delícia!

Visitar, agendar uma degustação de vinhos ou se hospedar na Quinta dos Vales. Uma vinícola e propriedade com várias áreas de hospedagem, eventos e muitas obras de arte. Fundada em 2007, em uma bela região de 40 hectares, hoje foca em experiências enoturísticas e hospedagens diferenciadas, as The Vine, belos apartamentos que acompanham o relevo. Nós locamos uma grande casa, onde a família pudesse ficar unida. Aqui comemoramos os 70 anos do Rômulo, em abril deste ano.

Um passeio pela Praia da Rocha (em Portimão), considerada uma das mais belas de Portugal, banhada pelo Oceano Atlântico, excelente estrutura.

Fazer o passeio de barco pela orla, passando por Portimão e Lagoa: Benagil Sea Caves. Sugerimos contratar a empresa Carvoeiro Tours. Prepare-se para suspirar diante das belezas naturais estonteantes, formadas pelo mar azul-esverdeado e pelas imensas formações rochosas. Neste passeio visitamos cerca de 20 grutas, incluindo também a gruta de Benagil. O passeio começa em Portimão, no Clube Naval, passando pelo Praia dos Caneiros, Praia do Carvoeiro, e por várias grutas e praias tais como Praia de Centeanes, Praia do Carvalho, Praia de Benagil e Praia da Marinha. Todos adoramos muito!! Felizes por poder apresentar esta maravilha da natureza para os filhos e afetos!

Agradecemos ao Prefeito Luís Encarnação e sua esposa Rosa pela hospitalidade!

Importante: reserve com antecedência, leve um agasalho e se for uma pessoa suscetível ao enjoo, tome um Dramin.

Não fizemos, mas há a possibilidade de mergulho, de acordo o tempo restante, será a definir pelo capitão.

Valores:

Bebês: grátis inferior a 3 anos
Criança (3 anos aos 9 anos):15€
Adulto: 30€
Mínimo de 6 pessoas (adultos) para iniciar passeio
Duração: 1h45/2h00


Sintra – As proximidades de Lisboa

Palácio da Pena – Sintra é o monumento de Portugal que mais recebe visitantes é um Palácio. O Palácio da Pena foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e é o mais importante polo da Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. O Parque e o Palácio Nacional da Pena fazem parte da Rota Europeia de Jardins Históricos, que integra as Rotas Culturais do Conselho da Europa desde 2020.

A história deste mágico lugar inicia no século XII, quando lá existia uma capela à N. Sra da Pena. Neste local D. Manuel I mandou edificar um Mosteiro, entregue à Ordem de São Jerônimo. Mas o mosteiro foi atingido pelo grande terremoto de 1755 e restaram somente ruínas. Mesmo assim, manteve sua atividade. Depois de quase cem anos, em 1834, quando houve a extinção das ordens religiosas ele foi deixado ao abandono.

Dois anos mais tarde, em 1836, a rainha D. Maria II casou-se com Fernando de Saxe-Coburgo e Gotha, da Bélgica. D. Fernando recebeu a dignidade de rei-consorte. Logo que ele conheceu Sintra, apaixonou-se pela vila e adquiriu, com a sua fortuna pessoal, o Mosteiro de São Jerónimo. O projeto inicial era apenas a recuperação do edifício para residência de verão da família real, mas o seu entusiasmo fez com que resultasse em um Palácio. A Obra teve a direção do Barão Wilhelm Ludwig von Eschwege, mineralogista e engenheiro de minas, então residente em Portugal. Cores e relevos. Assim o imaginário já evoca o período medievel. O palácio incorpora referências arquitetônicas de influência manuelina e mourisca. D. Fernando era mesmo um romântico!

No parque há caminhos sinuosos que conduzem o visitante à descoberta de locais de referência ou de vistas notáveis: o que mais gostamos foi do Vale dos Lagos. Após a morte de D. Maria II, em 1853, D. Fernando volta a casar com Elise Hensler, cantora de ópera. Juntos construíram o Chalet da Condessa d’Edla. A segunda fase de ocupação da Pena é marcada presença do rei D. Carlos I e da rainha D. Amélia de Orleães. É no Palácio da Pena que D. Amélia é surpreendida pela Proclamação da República, a 5 de outubro de 1910.

Compre os ingressos com antecedência e ganhe 5% de desconto, além de evitar maiores filas, pelo site Parques de Sintra (em torno de 14,00 euros + desconto, para adultos).


 Quinta da Regaleira

Essa Quinta é um lugar místico, belo, dedicado à contemplação e reflexão. Hoje, aberto à visitação de turistas. Pergunto-me por que Sintra possui tantos palácios?

Ocorre que Sintra foi, no século XIX, um dos primeiros berços da arquitetura romântica na Europa. ‘O seu clima próprio e a consequente natureza atraíram o olhar daqueles que sensibilizados pela paisagem ousaram retocá-la com uma deslumbrante arquitetura em edênica harmonia propícia à contemplação do Belo e do Sublime’. Foi este cenário que atraiu o construtor de mais um Palácio, a Quinta da Reglaeira, localizado bem próximo do centro histórico.

Pensada e construída no final dos anos oitocentos, espelha a sensibilidade e os interesses culturais, filosóficos e científicos do proprietário luso-brasileiro, António Augusto de Carvalho Monteiro (1848-1920). O projeto é do arquiteto-cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936). Destas duas personalidades se construiu um projeto arquitetônico eclético-revivalista, com particular enfoque para os estilos Manuelino, Renascentista. Medieval e Clássico.

Incrível o Poço Iniciático, local que mais atrai visitantes (há filas de turistas). Vale a visita. Saímos de lá nos sentindo muito bem!

O valor do ingresso adulto é de 10,00 euros e pode ser adquirido pelo site da propriedade.

10 Dicas do que fazer em Sintra (e Cascais) – Portugal:

1)    Caminhe pelo Centro Histórico de Sintra e se encante com o movimento da Vila de Sintra, tombada como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco;

2)     Visite o Palácio da Vila com as suas duas chaminés cônicas. Datado de finais do século XIV, foi a estância de veraneio de muitos reis ao longo da História de Portugal;

3)     Conheça o Palácio da Pena e se encante com a arquitetura romântica deste que é o monumento mais visitado de Portugal (veja post anterior);

4)    Se encante com a Quinta da Regaleira e sua arquitetura mística e misteriosa;

5)    Contemple e, só se tiver boas condições físicas, visite o Castelo dos Mouros que é visto serpenteando por dois cumes da Serra de Sintra, o Castelo remonta aos primórdios da ocupação peninsular pelos mouros – o século VIII e fica todo iluminado à noite;

6)     Um pouco mais afastado está o ponto mais ocidental da Europa Continental, o Cabo da Roca. Foi aqui, junto à Praia da Ursa, que celebramos o casamento da Ana Terra;

7)     Menos visitado, mas comovente, é o Convento dos Capuchos, construído em 1560 por D. Álvaro de Castro. As suas exíguas celas, a Capelinha, o Refeitório, e outras dependências, implantadas na rocha e forradas de cortiça, são exemplo bem marcante do humilde e austero quotidiano dos frades da Ordem de S. Francisco.

8)     Deguste e se delicie com os Travesseiros de Sintra, deliciosa massa doce recheada de creme de ovos;

9)     Programe um dia em Cascais e se encante com a Casa de Santa Maria e Farol de Santa Maria, com a Boca do Inferno, o Centro Cultural e outros atrativos deste lugar encantador (é possível ir de autocarro – ônibus);

10)  Se tiver mais dias por aqui, inclua um destes atrativos (não conseguimos visitar nestes dias, mas queremos voltar): Palácio e Parque de Monserrate, o Santuário da Peninha, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, o Palácio Nacional de Queluz, o Parque Natural de Sintra-Cascais e algumas belas praias, como as Azenhas do Mar, entre outras.

Como já postamos anteriormente, a motivação para essa viagem a Portugal foi pessoal (aniversário de 70 anos do Rômulo, encontrar a filha Crislei que mora aqui e casamento da Ana Terra), profissional (Ivane fez alguns trabalhos como consultora e palestrante em turismo – enoturismo) e, claro, de lazer. Também aproveitamos para turistar por aqui. Também visitamos o Alentejo, especialmente Reguengos de Monsaraz e Evora. E, claro, aproveitamos Lisboa.

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou a colaboração da publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.