Como já comentamos, no início de 2017 nos permitimos vivenciar uma experiência por 4 países da Europa. Veja post aqui e conheça nossa história.
Em janeiro passamos 16 dias aproveitando o Norte da Itália. Iniciamos por Milão, passando por Verona, Valpolicella, Conegliano, Padova, Bolonha, várias cidades da Toscana, Gênova, Bra e outras cidades do Piemonte, finalizando em Milão, novamente.
A felicidade não está na estrada que leva a algum lugar. A felicidade é a própria estrada.
(Bob Dylan)
A visita a Ferrara não estava planejada. Mas as placas da A4 nos chamaram a atenção. O Rômulo logo se interessou pela indicação da Cidade Patrimônio Cultura da Humanidade e decidimos conhece-la. Estávamos no caminho para Bologna, que de Padova dista 118 km, e tínhamos o dia sem nenhum agendamento (o que também é muito bom), permitindo esta escolha.
Chegamos na cidade e logo estacionamos o carro no ‘parcheggio’ mais próximo do Centro Histórico. Atenção: a maior parte das cidades históricas tem o acesso ao centro limitado para carros, sendo assim, sempre busque no Waze (optamos por este sistema, mais atualizado e amigável que o Google Maps) o estacionamento do centro histórico. Com o pequeno carro estacionado (aliás, vale lembrar que aqui é muito melhor ter um pequeno carro, já que muitas ruas são estreitas e as vagas de estacionamento pequenas), saímos flanando pelas ruas de Ferrara.
Nos deparamos com esta cidade murada, suas igrejas, palácios e um castelo! Sim, o único caso em que o castelo está bem no meio da cidade, nos informou o guia local. Um castelo dos anos 1.300, com fosso e tudo mais. Infelizmente, os anos de domínio do Vaticano depredaram e delapidaram seu patrimônio artístico e seus móveis, mas ainda assim, a visita é valida.
Ferrara pertence à região da Emília-Romanha, assim como Bolonha, e possui mais de 100.000 habitantes. Tem uma estrutura urbanística planejada noséculo XIV, quando era governada pela família dos Este.
A cidade é repleta de arquitetura do renascimento tendo sido declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. Também em Ferrara nasceu, em 1580, a primeira instituição da história para defender as mulheres que sofriam violência de seus maridos e parentes. Lá viveram por alguns anos Copérnico, Paracelso e Giovanni Pico della Mirandola, posto que foi uma comuna que trouxe muitos cientistas e pensadores sob a dinastia dos Este. Não há como não se comover, pensando que por estas pedras caminharam estes grandes homens que mudaram o mundo!
Em Ferrara é possível caminhar ou pedalar lentamente uma bicicleta a qualquer hora do dia ou da noite. Sem qualquer receio, pode-se reviver a atmosfera mágica do passado. Viver sem pressa é filosofia e pedalar faz parte do cotidiano, por isso Ferrara é chamada de “Cidade das Bikes ou das Bicicletas”.
Após uma boa caminhada por suas vias históricas e subir mais de 100 degraus até a torre do Castelo, hora de provar a gastronomia local! Cappellacci de zucca al burro e sálvia e capelletti ferraresi al ragu! O restaurante Capelli, foi um achado!!!
O QUE FAZER E ONDE COMER
Museu Castello Estense – 10,00 por pessoa – www.castelloestense.it
Panifício e Restaurante Capelli – Via Ripagrande, 4, 44121 Ferrara FE, Itália
IMPORTANTE:
A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero, com exceção das fotos com autoria mencionada.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!
Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós estamos tendo.
A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:
- Reserve seu hotel, e aproveite a estadia, aqui;
- Viaje tranquilo com o Seguro de Viagem da Mondial;
- Alugue seu carro e aproveite a viagem