Síntese de Nossa Viagem pela Sicília – Itália

Durante nossa viagem que estamos realizando na Europa, percorremos 20 dias na Sicília, ilha italiana que nos encantou. O nome “Sicília” é originário dos primeiros povos que a habitaram há em torno de 1.500 a 800 anos a. C., os sicanos.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Antes de abordarmos sobre a riqueza cultural e da natureza da Sicília, fazemos questão de mencionar o perfil do siciliano. Percebemos que o siciliano gosta de ser útil a quem lhe pede ajuda. Quando pedíamos alguma informação de local ou características de determinado ponto a um siciliano, ele não só nos indicava, mas também nos dava praticamente uma aula com explicações sobre aquilo que perguntamos. Sentimos que o siciliano é reflexo da luminosidade da ilha, sempre aberto a uma boa conversa, receptivo e disposto a ajudar quem lhe pede auxílio.

Nosso deslocamento na ilha foi de veículo alugado, haja vista que isso facilitava as visitas aos diversos locais que havíamos programado conhecer. As cidades onde fomos ou paramos foram Palermo, Bagheria, Santa Flávia, Cefalú, Castelbuono, Agrigento, Piazza Armerina, Belpasso, Catânia, Taormina, Siracusa, Noto, Módica e Ragusa. Percorremos a Sicília de costa a costa, onde ela é banhada pelo Mar Tirreno, pelo Mar da Sicília e pelo Mar Jônio, e também visitamos as suas belas regiões interioranas.

O deslocamento pelas vias sicilianas é tranquilo, todas elas asfaltadas, mesmo nas estradas e ruas estreitas em razão da sua idade avançada.

Em praticamente todas as cidades que visitamos há fortes vestígios da passagem dos diversos povos que dominaram a Sicília. Ficamos maravilhados com as construções deixadas especialmente pelos gregos, romanos e espanhóis.

Percorrer a Sicília é viajar no tempo, pois ela é toda marcada por antigos templos, palácios, castelos, igrejas, vilas. Essa maravilhosa ilha possui uma infinidade de locais e obras considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO. Além de tudo isso, possui belos litorais, com suas areias finas, que são banhados pelos seus mares.

Como se pode ver em um mapa, a Sicília é uma ilha em forma triangular e é representada pelo símbolo “Trinacria”, que remete à mitologia grega.

Em suma, para nós, a Sicília é uma das regiões mais fascinantes da Itália e da própria Europa, com o seu povo altamente cordial e receptivo, com a sua beleza natural, com as suas grandes histórias, pois por lá passaram muitas civilizações, em razão de sua posição privilegiada.

Em nossos posts anteriores, vocês puderam ver a nossa caminhada por essa bela ilha e esse grande povo.

Comida da Sicília

A comida da Sicília é um ‘prato cheio’ de histórias. As múltiplas ocupações, por fenícios, gregos, árabes, romanos, espanhóis, normandos, franceses e outros, fizeram com ela seja um ‘caldeirão cultural’.

Adoramos comer os peixes do Mediterrâneo (o peixe espada é o mais comum), as massas (especialmente o ravióli com ricota), as pizzas (não que seja a melhor opção daqui), os diversos queijos (eles amam a ricota quente), os grãos (muito grão de bico e fava), as carnes (principalmente porco, mas também há vitelo e coelho).

Nos esbaldamos nos maravilhosos sorvetes. Curtimos o cannoli, os chocolates de Módica (muito diferentes e diferenciados). Quanto à granita, não foi nossa paixão, mas o brioche era muito bom (eles comem esse gelado sem leite, com o pão, especialmente no café da manhã).

E, claro, amamos os vinhos, especialmente os de território vulcânico, mais minerais e com uma certa salinidade, sendo que as uvas Grillo e Catarratto nos conquistaram. Nos encantamos com os vinhos e a visita na Vinícola Donna Fugata.

Mas também provamos os drinques e adoramos as variações do Spritz (prefiro os sem aperol).

E o ponto alto foi o Restaurante de Piana degli Albanesi, a massa ao pesto de pistache estava divina! Também destacamos a Osteria Sapori Perduti, localizada em Módica, com comidas mais regionais. E a experiência com o Vicenzo e a Mari em Castelbuono, uma sinfonia de sabores locais.

Deixa teu comentário sobre a Sicília… Já conhece? Gostaria de conhecer?


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.