Vivenciando a Sicília – Módica, Noto e Ragusa – O Barroco Siciliano é Patrimônio Mundial

Módica é uma cidade surpreendente, pois, além de oferecer ótimas hospedagens, possui uma cidade história bem diversificada.

Como gostamos de caminhar entre as ruelas antigas, fizemos isso em Módica. Nesse “flanar” subimos e descemos muitas escadarias, pois a parte antiga é localizada em áreas superiores. Conhecemos igrejas, como as maiores, que é a de São Jorge (padroeiro da cidade) e de São Pedro, templos espetaculares.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Não podemos deixar de mencionar um ótimo restaurante onde comemos mais de uma vez, que é a Osteria dei Sapori Perduti (Sabores Perdidos), que serve comidas tradicionais que praticamente foram esquecidas no dia-a-dia. É um excelente restaurante, muito frequentado por moradores da região e por turistas.

Em razão do tamanho da cidade histórica, resolvemos, antes de visitar os prédios e lugares, andar no Trenino Barroco (trenzinho) turístico, cujo trajeto dura em torno de 45 minutos, o que nos permitiu selecionar os lugares que gostaríamos de visitar.

O Museu Cívico de Módica encontra-se no Palácio da Cultura, no centro da cidade. Ele não é muito grande, mas surpreende pelos artefatos arqueológicos apresentados, que incluem peças dos gregos, romanos, fenícios, etc. Há uma estatueta de Hércules, de tamanho reduzido, mas uma verdadeira obra de arte de em torno do século V a. C. Também existem, no museu, livros antiquíssimos e armas antigas, além de obras de arte de artistas de grande porte. Vale a pena conhecê-lo.

Módica também é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Aqui a dica é se hospedar no @modicaapartments. São dois apartamentos, o Juliet e o Romeo, localizados em um Palácio dos anos 1.700. Amplos, confortáveis, charmosos e na melhor localização. Realmente, ficar aqui hospedados valorizou nossa estadia e foi a melhor opção da Sicília. AMAMOS!

Noto – a Capital do Barroco Siciliano

Visitamos a cidade de Noto, que é considerada a mais importante cidade barroca da Sicília. Ela é conhecida como o Jardim de Pedra Dourada porque, quando o sol vai se pondo, as cores dos prédios, graças ao calcário utilizado, adquirem um dourado espetacular.

Como muitas cidades da Sicília, ela foi atingida pelo terremoto de 1693, tendo que ser toda reconstruída e, para tanto, foram chamados diversos arquitetos, escultores e outros profissionais para reerguer a comuna.

Caminhamos pelas ruelas de Noto, visitamos algumas igrejas e, em uma delas, subimos à torre do campanário e pudemos ver uma imagem esplendorosa da cidade. Dentre as quase 50 igrejas, visitamos duas, sendo uma delas a Catedral de Noto, dedicada a São Nicolau – é uma construção barroca espetacular.

Nos meses de maio ocorre a “Infiorata”, que é um evento com desenhos feitos com flores na Via Nicolaci – não pudemos assistir porque fomos alguns dias antes e não seria possível esperar essa bela festa da cidade.

Nos deliciamos em caminhar entre aqueles prédios magníficos construídos no Século XVIII e comemos na própria Via Nicolaci, tomando um belo vinho siciliano. Noto é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Ragusa

Na região, visitamos a cidade de Ragusa, que, também como Noto e Módica, é patrimônio da humanidade pelas construções em arquitetura barroca. Aqui também o terremoto que destruiu todo o sudeste da Sicília, em 1693, fez com que a cidade tenha sido reconstruída, com uma nova arquitetura.

Ragusa foi assim dividida em dois grandes distritos, Ragusa Superiore e Ragusa Ibla, reconstruídos no seu anterior traçado medieval.

A Catedral de Ragusa é dedicada a São Jorge. Infelizmente estava fechada no período que lá estivemos.

Assim como em Módica, também passeamos no ‘Trenino Barroco’ e percorremos os atrativos turísticos, ouvindo a explicação em italiano e inglês.

Conhecemos o belo Jardim de Ragusa, ‘Giardino Ibleo’, uma ambientação espetacular, com vista para o vale e para o Centro Histórico.

Existem 18 monumentos da Unesco em Ragusa, localizados entre Ibla e Ragusa Superiore, que podem ser visitados em uma deliciosa caminhada pela cidade:

1. Catedral de São João

17. Palácio de Battaglia

18. Palácio do Bispo Schininà

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da futura publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!