Uma Oportunidade de Conhecer Istambul – Turquia

No caminho de Malta para Marrocos paramos um dia em Istambul e fomos maravilhosamente recebidos pela nossa querida Pelinsu, que fez intercâmbio pelo Leo Clube em nossa casa, há 6 anos, juntamente com seus pais e irmãs. Essa espetacular família nos recebeu como reis, fizeram uma recepção muito sensível e querida.

Eles moram em Istambul. Essa cidade é a capital da Turquia. Seus nomes anteriores foram Bizâncio (até 330 d. C) e Constantinopla (até 1453). Esses nomes nos remeteram às nossas aulas de história envolvendo diversos povos que por lá passaram.

Istambul tem um aspecto curioso, pois uma parte dela encontra-se no oriente e outra no ocidente. A divisão física da cidade se dá pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro e o Mar Mármara.

A cidade de Istambul tem dois ou três centros. No lado europeu há duas zonas com mais destaque no sentido de patrimônio cultural, pois lá se encontrava o núcleo da antiga Bizâncio e Constantinopla. Existem zonas na parte europeia que foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO. Também existe um centro no lado oriental.

Como ficamos somente 23 horas em Istambul e o deslocamento naquela grande cidade é bastante denso, não conseguimos visitar os lugares que atraem os turistas para Istambul. Fomos somente em um excelente restaurante à baixa do Estreito de Bósforo, levados pela família da Pelinsu, onde provamos quase todas as comidas típicas turcas, avistando esse belo estreito azul. Depois caminhamos pelas áreas mais belas, contemplamos as suas mesquitas ao longe, degustamos os maravilhosos doces, onde o pistache se faz muito e deliciosamente presente, degustamos a cerveja e o vinho local. Foi uma bela mostra da riqueza deste território!

Entretanto, pesquisamos e vimos que não é à toa que Istambul é uma das cidades mais visitadas do mundo, pois, além de sua beleza, possui belos atrativos. Eis alguns deles: Mesquita Azul (Uma construção do século XVI, belíssima), Museu Hagia Sophia (era uma basílica construída por Constantino no século IV e reconstruída por Justiniano no século VI, e foi transformada pelos otomanos em uma mesquita e, após, em um museu), Basílica Cisterna (construída na época do império bizantino por Justiniano, no século VI, para abastecer Constantinopla), Mercado das Especiarias (começou a ser construído em 1597, por ordem do Sultão Safiye, pela mulher do Sultão Otomano Murat III e pela mãe do Sultão Mehmet III. Passados 67 anos, a construção do Mercado de Especiarias foi concluída, fazendo parte do complexo Yeni Camii), o famoso Banho Turco, Praça do Hipódromo (é considerada um museu a céu aberto), Topkapi Saravi & Harem Dairesi (palácio que funcionou como sede do Império Otomano e residência do Sultão, foi construído entre 1460 e 1478 e, atualmente é um palácio-museu com preciosidades do Império Otomano), Dolmabahçe (o último palácio dos sultões), Torre de Galata (uma das torres mais antigas do mundo), o Lado asiático de Istambul; Grand Bazaar (mercado criado no século XV), Mesquita Süleymaniye (construída no século XVI).

Além de Instambul, há ainda outros destinos turísticos na Turquia. Ficamos com vontade de voltar um dia! Oxalá!


Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

Esta matéria contou com a colaboração da publicitária Lúcia Fávero Moraes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.