Dois dias na bela cidade de Monte Belo do Sul – Serra Gaúcha

Vamos te apresentar dicas imperdíveis para aproveitar dois dias na singela e acolhedora cidade de Monte Belo do Sul, localizada nas proximidades do Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha.

Mas há muito mais para se fazer por aqui, por isso já te convidamos para ler nossos outros posts sobre a cidade:

www.viajantemaduro.com.br

Chegar a Monte Belo do Sul é sempre encantador! Desde o deslocamento, pelo Vale dos Vinhedos, na RS 444, com diversas vinícolas e muitas videiras, onde as duas torres da Igreja de São Francisco guiam, ao longe, o viajante até a sua chegada, quando se descortina, no alto do monte, um ‘piccolo borgo’. Il Borgo DiVino!

O pequeno município de pouco menos de 3.000 habitantes lembra muito um ‘borgo’,  aquelas cidadezinhas do Vêneto italiano. Não é por acaso que a formação da localidade, que passou a ser distrito de Bento Gonçalves e depois foi emancipado como município, em 1992, se deu por imigrantes italianos, a partir de 1875. Sim, as 416 famílias que colonizaram Monte Belo do Sul eram italianas, ou melhor, das diversas províncias do norte da Itália (Udine, Mantova, Cremona, Veneza, Vicenza, Treviso, Bérgamo, Modena e Beluno).

Cenário de muitos filmes, como ‘O Filme da Minha Vida’, com cenas gravadas no Salão Paroquial e na Casa Biasotto (veja abaixo); ‘Saneamento Básico’, com cenas gravadas na localidade de Santa Bárbara; cenas da novela ‘Esperança’,  gravadas na comunidade N. Sraª do Caravaggio; do documentário ‘Legado Italiano’ que está sendo produzido e, atualmente, ‘O Último Jogo’. Agora, entenda que se estes cineastas e diretores escolheram este município como cenário para suas produções, é porque é muito lindo e peculiar, mesmo!

Afinal, como diz o slogan da cidade: “Vieni Vivere La Vita!

 

Lembrete:

Desvende Monte Belo do Sul com (c)alma!

Pratique o ‘slow travel’, num cenário para ser apreciado e vivenciado com calma. Assim, indicamos ficar mais um dia, ou escolher entre o que sugerimos (nós fizemos até um pouco rápido demais as visitas). E, tenha certeza, a cada estação algo novo se apresentará. Fizemos estas imagens na primavera, mas fico só imaginando o que renderá o outono de belas paisagens!!!! E os aromas da vindima, no verão!?!?! E as paisagens de inverno, com aquela neblina surgindo entre os vales?!?!?! Sim, perplexidade é o que move os viajantes maduros.

Dia 1:

Passeie pelo centrinho, contemple a Praça Padre José Ferlin, religioso responsável pela belíssima Igreja de São Francisco de Assis, caminhe pelas ruas, ouça seus sons, perceba os aromas…

Contatos
Telefone: (54) 3457-1088
E-mail: paroquiasf@futurusnet.com.br

Conheça a Casa Marques Pereira e aproveite para degustar os excelentes vinhos, com inspiração portuguesa, enquanto aprecia o movimento da calma cidade.

Contatos
Telefone: (54) 3698-8999
E-mail: contato@casamarquespereira.com.br
Endereço: R. Sagrada Família, 219 – Monte Belo do Sul – RS

Abriu o apetite? Se for dia de semana, almoce na Trattoria Francesco, se for final de semana, pode optar pela Casa Olga, sempre uma ótima escolha, ou no tradicional Nonna Metilde. Sim, há maravilhosos restaurantes nesta pequena cidade! Aproveite para harmonizar com os vinhos Valle Bello, De Mari, Arte Viva, ou outros excelentes vinhos locais.

Contatos
Trattoria Francesco
Telefone: (54) 9 9114-8778
Endereço: R. Antônio Manzoni, 478 – Monte Belo do Sul – RS
Casa Olga
Telefone: (54) 3698-3427 | (54) 9 8132-6519
Instagram: @casaolgamontebelo
E-mail: morganaperin@hotmail.com
Endereço: R. João Salvador, 96 – Monte Belo do Sul – RS
Nonna Metilde
Telefone: (54) 3457-1567
Instagram: @nonnametilde
E-mail: rnonnametilde@gmail.com
Endereço: R. Sagrada Família, 580 – Monte Belo do Sul – RS
Valle Bello
Telefone: (54) 9 9980-1021
Instagram: @vallebellovinhos
Endereço: Linha Zamith Capela Santo Isidoro (interior)  – Monte Belo do Sul – RS
De Mari
Telefone: (54) 9 9959-4450 | (54) 3457-1581
Instagram: @vinicolademari
E-mail: vinicolademari@gmail.com
Endereço: R. João Salvador, 382 – sala 01 – Monte Belo do Sul – RS
Arte Viva
Telefone: (54) 9 9672-2249
Instagram: @vinicolaarteviva
E-mail: sac@vinicolaarteviva.com.br
Endereço: Linha 100 da Leopoldina – Monte Belo do Sul – RS
Trattoria Francesco
Casa Olga
Nona Metilde

Quer uma verdadeira aula sobre a importância da madeira para o universo do vinho e da cachaça? Entender como são feitas as barricas de carvalho ou de madeiras brasileiras e presenciar esta arte que está em extinção no Brasil, visite a Tanoaria Mesacaza.

A arte da tanoaria, infelizmente, está em extinção no Brasil. Então aproveite para conhecer um exímio tanoeiro, responsável pela confecção ou restauro de muitas pipas onde repousam os grandes vinhos e cachaças da Serra Gaúcha e de outras regiões do Brasil e, até, de outros países que já importam a arte destes tanoeiros. Aliás, são dois tanoeiros, pai e filho, Sr. Eugênio e o jovem Mauro.

Importante reservar a visita!

Contatos
Telefone: (54) 3457-1001 | (54) 9 9959-1709
Instagram: @tanoariamesacaza
E-mail: comercial@tanoariamesacaza.com.br
Endereço: Rua Dom Luis Colussi, 405 – centro de Monte Belo do Sul, próximo à Câmara de Vereadores

Bora passear pelo interior! Visite a Vinícola Somacal. Deixe-se encantar pelos vinhos e pelos famosos e únicos licores Splendore, aproveite a paisagem e a tranquilidade. É possível agendar 3 tipos de degustação.

Contatos
Telefone: (54) 3698-9764
E-mail: somacalvinhos@gmail.com
Endereço: Linha 80 da Leopoldina – Monte Belo do Sul – RS

Finalize o dia no Bello Sapore, um local super agradável para um piquenique ou um café colonial, ou um prato ou lanche, num ambiente belíssimo, juntos aos parreirais de uvas de mesa.

Contatos
Telefone: (54) 3450-0030
Instagram: @bello.sapore
E-mail: bellosapore.colonial@gmail.com
Endereço: ERS 444 Linha 80 da Leopoldina – Monte Belo do Sul – RS

Olha só o post que fizemos em 2019, quando a Somacal e o Bello Sapore estavam iniciando a construção. Que lindo ver essa evolução! Nos emociona!

Novidades no Turismo de Monte Belo do Sul – Serra Gaúcha!

Hospede-se no Sítio Pitanga Nativa e encante-se com a centenária casa de pedra ou as novas cabanas (reservas pelo Airbnb).

Uma belíssima casa de pedras, registro da imigração italiana, circundada por um casarão de alvenaria e por uma vegetação que é embelezada pelo lago, cenário de muitas fotos. Lá, calmamente convivem animais e tudo é tão cuidado que parece cenário de um filme. Um filme italiano, claro!

A hospedagem se dá pela plataforma AIRBNB. Aproveite a possibilidade de se hospedar num lugar encantador, tranquilo e com uma arquitetura singular. Também é possível ficar nas novas cabanas, com mais estrutura.

Contatos
Telefone: (54) 9 9953-2209
E-mail: lenickfae@gmail.com
Endereço: Segunda Entrada da Linha Armenio – Linha Armenio – Monte Belo do Sul – RS (estrada para Linha Santa Bárbara. Passando a Prefeitura, próxima entrada à direita, atentar para uma borracharia bem no lado da estrada com nome KF Pneus, seguir por aproximadamente 1 km e entrar novamente à direita. É a quarta casa.)

Dia 2:

Depois de tomar um café da manhã no Sítio Pitanga Nativa, passeie pelo seu entorno, quem sabe coma uma pitanga ou dê uma mamadeira para as ovelhas, ou só descanse, ouvindo o som do interior.

Aproveite a paisagem (se prepare para parar várias vezes para fotografar cenários belíssimos) enquanto vai até a Faccin Vinhos, onde poderá conhecer vinhos naturais e a própria filosofia natureba; esta cidade que deve abrigar o maior número de vinícolas que elaboram este tipo de vinho do Brasil.

Contatos
Telefone: (54) 9 9614-6331
Instagram: @faccinvinhos
E-mail: contato@faccinvinhos.com.br
Endereço: Linha Armênio Baixa Interior – Monte Belo do Sul – RS

Lá pertinho está a Casa Fantin, aproveite para almoçar a excelente culinária italiana que é preparada pela mãe e filha, harmonizando com os igualmente excelentes vinhos e espumantes. Circule pelos vinhedos, visite a casa centenária de pedra e ouça as belas histórias da imigração italiana.

Contatos
Telefone: (54) 9 9129-8699
Instagram: @casaangelofantin
E-mail: vinhoscasafantin@gmail.com
Endereço: Linha Argemiro, s/nº. Seguir em frente, após a Vinícola Faccin, por cerca de 3km. Ao chegar, se deparará com uma bela placa, em um muro de pedra. Entre à esquerda.

Volte para o centro e se encante com a paisagem que o Mirante Monte Belo propicia do Vale dos Vinhedos e da cidade de Bento Gonçalves.

Visite um belo museu da imigração italiana na Famiglia Tasca e deguste os maravilhosos sucos de uva (branco, rosè e tinto). Também é possível agendar um piquenique por aqui.

Contatos
Telefone: (54) 9 9615-3813
Instagram: @famigliatasca
E-mail: contato@famigliatasca.com.br
Endereço: Linha Santo Isidoro, s/n – Monte Belo do Sul – RS

Finalize o dia num jantar na Trattoria Francesco, sempre harmonizando com os vinhos locais.

Aproveite para levar para casa os excelentes produtos das agroindústrias locais. Imperdível é adquirir um kit de autocuidado da Ecofazenda Senza Fine, com vários produtos elaborados com lavanda ecológica.

Contatos
Telefone: (51) 9 8501-1614
Endereço: Linha Armênio – Monte Belo do Sul – RS

Mais sobre o enoturismo de Monte Belo do Sul!

Descobrimos que Monte Belo do Sul possui a maior produção de uvas, per capita, do Brasil e, afirmam, da América Latina! Não duvide! É só percorrer as estradas do município e conferir. Uma imensidão de vinhedos e, no meio deles, vinícolas históricas e consagradas, e outras mais jovens, todas elaborando excelentes produtos. Vale visitar, degustar e adquirir os produtos que mais apreciar.

A história da vitivinicultura de Monte Belo do Sul é antiga. Inicia com a chegada dos imigrantes italianos, a partir de 1877, quando chegaram as primeiras 416 famílias. Mas ela vem se renovando e qualificando. O que mais nos encantou foi perceber que são os jovens que estão tocando esta nova fase da vinicultura. São eles que, formados nos mais diversos cursos, ou ainda cursando ensino superior, retornam para casa e passam a empreender com criatividade e inovação. Por isso, a aposta no enoturismo. Esses jovens já perceberam que esta é uma boa forma de atrair novos consumidores que, conhecendo o capricho com que são elaborados os vinhos, espumantes, sucos etc., fidelizam-se e passam, os próprios consumidores, a serem os principais divulgadores da marca.  Bravas famílias! Bravos jovens!

A cooperação também é marca deste município e, sendo assim, em 2003 foi criada a Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul, a Aprobelo, que lutou pela Indicação de Procedência (IP) dos vinhos finos aqui elaborados. A conquista foi efetivada com o envolvimento da Embrapa Uva e Vinho.  Nem todas as vinícolas fazem parte da IP e nem todas são associadas à Aprobelo. A história da vitivinicultra do município ainda está sendo escrita e você pode fazer parte disso. Mais informações no site da Embrapa (clique aqui). Uma matéria foi apresentada pela RBS TV, veja aqui.

Deixamos claro que enoturismo é o segmento do turismo que é realizado por pessoas que buscam a paisagem e a cultura dos lugares que produzem uvas e elaboram vinhos e derivados. Ou seja, não é somente para beber vinhos que viajam, mas sim para aproveitar tudo o que o destino apresenta. Monte Belo do Sul tem muito mais, além das excelentes vinícolas e seus vinhos, então, siga acompanhando nossos posts, que vamos contar mais lá no Instagram.

 

Quem deve visitar Monte Belo do Sul

Se você gosta de tranquilidade e paz, venha;

Se sabe valorizar um destino cultural, autêntico e único, venha;

Se quer contribuir com o desenvolvimento sustentável do turismo neste pequeno município, então venha!

Então, fica claro, este não é um destino de turismo massivo, nem um destino para quem busca agito, shopping center ou diversão noturna. Mais do que isso, não é um destino para ser destruído, mas preservado.

Se você quer contribuir na preservação de um oásis, neste mundo louco e insano em que vivemos, então este é o seu destino!

 

Agradecimentos:

Agradecemos a recepção do Prefeito Adenir Dallé e do Vice-Prefeito Jorge Benvenutti.

Especialmente, agradecemos a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo. Letícia e Alessandro, vocês foram verdadeiros anfitriões!

Gratidão por atuar como consultora deste projeto, Sebrae  e Sicredi.

Agradecemos, também, pela agradável companhia dos parceiros desta blog trip!

 

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade!

As fotos e textos são autorais. Claro que sempre aproveitamos a companhia dos colegas de blog trip para pedir uma foto nossa (casal).

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

Comentários