Os Pontos Gs! Chocolates, espumantes e lingeries em Gramado, Garibaldi e Guaporé.

A busca da satisfação pessoal, o prazer, são algumas das premissas do turismo. Viajamos para viver experiências que compensem o estresse dos dias de trabalho e que se contraponham à agitação e impessoalidade das grandes cidades.

Tenho pensado no assunto e, a todo momento, me surgem três municípios que, coincidentemente, iniciam com a letra “G”. Seria esse o novo “ponto G”? Sim, pois as três cidades possuem produtos que nos remetem ao imaginário da sedução. Falo de Gramado, Garibaldi e Guaporé. Falo dos sabores do  chocolate de Gramado, do glamour do espumante de Garibaldi e da sofisticação das joias e lingeries de Guaporé.

Uma sugestão para nosso leitores: Circulem pelas três cidades  pertencentes à Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul – Brasil), que possuem os produtos, que definem suas identidades, mais sedutores da região.

Temos, assim, ‘3 pontos Gs’!  Fica a dica, para um roteiro de extremo deleite!

Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.

Manuel Bandeira

Garibaldi

Sugiro iniciar este tour por Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante!

Localizada na Serra Gaúcha, mais especificamente na Região Uva e Vinho, possui pouco mais de 34.000 habitantes e uma economia diversificada, pautada na indústria metalúrgica e moveleira, além das vinícolas, e, obviamente, alimentícia.  Também possui um interior rico e diverso e um patrimônio histórico significativo em sua área urbana (especialmente) e rural.

Sou tão encantada por este município que o escolhi para ser o meu lar! De fato, a qualidade de vida ainda pode ser vivenciada e percebida neste belo município.

Pórtico de Garibaldi – Foto: Prefeitura de Garibaldi – Valéria Loch

Aqui você pode se hospedar num dos charmosos hotéis e percorrer o Vale dos Vinhedos. Eu indico começar o passeio pelo centro histórico, onde está a Rota Passadas – A Arquitetura do Olhar, que compreende 35 construções históricas charmosíssimas. É aqui que, duas vezes por ano, acontece o Garibaldi Vintage. Imperdível! Também na área central está a Rota Religiosa AeTernum.

Centro Histórico de Garibaldi. Foto: Prefeitura de Garibaldi – Alexandra Ungaratto

Eu bebo Champagne quando eu estou feliz e quando eu estou triste. Às vezes eu bebo quando eu estou sozinha. Quando tenho companhia, considero obrigatório. Dou uma bicadinha quando estou sem fome, e bebo quando estou com fome. Se não for assim, eu nunca nem toco no Champagne, a não ser que eu esteja com sede.

(Elisabeth Bollinger, produtora vinícola, 1899 – 1977)

 

Passadas – A Arquitetura do Olhar – Foto: Prefeitura Municipal – Fotógrafo: Vicente Silveira

Siga pela Rota dos Espumantes, e conheça alguma das vinícolas que produzem a nobre bebida. É aqui que você irá se inebriar e despertar o primeiro ‘ponto G’! Não deixe de levar algumas garrafas (preferidas) para casa.

Rota dos Espumantes de Garibaldi – Foto: Kais Ismail (cedida pela Prefeitura de Garibaldi – SMTC).

Chega um momento na vida da mulher em que a única coisa que ajuda é uma taça de Champagne.

(Bette Davis, atriz americana, 1908 – 1989)

 

E permita-se seguir, visitando outras rotas, como a Estrada do Sabor e a Via Orgânica, que envolvem o belo interior do município com duas propostas que se complementam. Também aproveite para saborear a qualificada gastronomia deste município.

Mais informações em http://turismo.garibaldi.rs.gov.br/

A distância de Gramado a Garibaldi é de 109,7km, e a duração prevista de viagem (de carro) é de 2 horas.

 

Guaporé

Siga o roteiro, vistando Guaporé, a mais feminina das cidades que conheço. Algumas vezes me questiono sobre o motivo de assim eu perceber esta cidade e imagino que seja por causa dos produtos que a identificam: jóias e lingeries. Assim sendo, reserve tempo e dinheiro para algumas compras. Aqui são investimentos. Preços bons (justos) e diversidade de opções, além de terem peças lindas.

Pórtico de Guaporé. Fotos: Prefeitura de Guaporé. Créditos Studio Bastian

Para as compras, há o Shopping de Fabricantes, Belas Guaporé, com diversas lojas e um excelente restaurante (Di Nonno) e cafés. Mas eu curto mesmo é percorrer as lojas do centro, andando pelas ruas que se localizam no entorno da bela praça. No entanto, nas lojas de ruas o horário é mais reduzido. Assim, o Shopping é boa opção. Mais informações em http://belasguapore.com.br/www.belasguapore.com.br#estrutura

O homem nasceu para viver e não para se preparar para viver.

Boris Pasternak

Jóias de Guaporé. Fotos: Prefeitura de Guaporé. Créditos Studio Bastian

lingerie  é o prazer de eleger a pele da nossa pele até ao encontro de outra pele
[In: Diário dos Infiéis] ― João Morgado

Lingeries de Guaporé. Fotos: Prefeitura de Guaporé. Créditos Studio Bastian

Há outras opções de turismo pela cidade, como o Autódromo com suas corridas, o Cristo Redentor e outros. Mas o bom mesmo é passear pela praça, contemplar a bela Igreja e, claro, percorrer as lojas. Os belos vitrais e a pintura interna da Igreja, obra do artista Guaporense, Sr. Emílio B. Zanon, são um convite à visitação.

Visão de Guaporé, desde o Cristo Redentor. Fotos: Prefeitura de Guaporé. Créditos Studio Bastian
Autódromo Internacional. Fotos: Prefeitura de Guaporé. Créditos Studio Bastian
A bela praça e a estupenda Igreja. Fotos: Prefeitura de Guaporé. Créditos Studio Bastian

Não há muitas opções de hospedagem em Guaporé, mas poderás encontrar alguns hotéis mais simples, ou se hospedar em Garibaldi e ir e voltar no mesmo dia,  já que a distância é de 82,9km, com duração estimada de 1h20min.

 

Gramado

A mais conhecida das cidades, é um dos principais destinos turísticos do Brasil.  Localizada na Região das Hortênsias, formada, além de Gramado, pelos municípios de São Francisco de Paula, Canela,  Nova Petrópolis e Picada Café, também integrante da Serra Gaúcha.
Surpreendentemente para a maior parte das pessoas, Gramado possui em torno de 43.000 habitantes e foi emancipado em 1954, portanto, tem apenas 63 anos de autonomia política, um jovem e pequeno município.
Atualmente, possui mais de 950 hotéis e pousadas, com cerca de 15.000 leitos. Anualmente, mais de 6 milhões de turistas visitam o município, encantados pelo capricho da cidade que vive e respira turismo nos 365 dias do ano, em seus atrativos, serviços e eventos.

Pórtico de Gramado – Foto: Prefeitura de Gramado

O chocolate faz parte da identidade do município, tornando-se referência de Gramado. Marcas como Prawer, Lugano, Caracol e Florybal são fonte de deleite para os visitantes, que sempre levam algo mais nas malas (de preferência, embalados em caixas de isopor).

Tudo que você realmente precisa é amor, e um pouco de chocolate.
(Lucy Van Pelt)

Turma do Charlie Brown

Chocolates de Gramado. Foto: Divulgação Prefeitura de Gramado
Centro de Gramado. Foto: Divulgação Prefeitura de Gramado

As charmosas ruas centrais são o principal ponto de visitação. Aqui se encontra um comércio diversificado e qualificado e, é claro, chocolaterias. Mas circule também pelo interior, em seus roteiros. E aproveite os eventos!

Mais informações em: http://www.gramado.rs.gov.br/turismo

De Gramado a Guaporé a distância é um pouco maior, 188,9km, percorridos em 3 horas. Curta a viagem!

E, se chegares em casa portando as jóias, lingeries, espumantes e chocolates adquiridos., siga com a inspiração do ‘ponto G’ e boa viagem!

Se eu gosto de poesia?
Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor.
Acho que a poesia está contida nisso tudo.

Carlos Drummond de Andrade

Importante:

O Viajante Maduro já visitou várias vezes os três municípios e vive num deles.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! As fotos foram cedidas pelas Secretarias Municipais de Turismo de Garibaldi, Gramado e Guaporé.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários