Think Tank Internacional de Experts em Enoturismo

Protocolo estabelece caminhos para o enoturismo em meio à pandemia

O Enoturismo estabelece forte compromisso em meio a uma crise sem precedentes do setor de viagens e de turismo causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

O grupo de experts internacionais em enoturismo, no qual Ivane Fávero faz parte como Mestre em Turismo, apresenta o protocolo internacional “Tranquilamente Enoturismo: diretrizes e boas práticas para um enoturismo Covid-Free”

O protocolo, voltado para vinícolas e outras empresas que promovem o enoturismo, é um manifesto de ação que visa encontrar soluções concretas para a nova realidade enoturística, aplicáveis a qualquer empresa ou destino de enoturismo. O documento foi elaborado por um grupo de especialistas internacionais que trabalham para órgãos institucionais, universidades e centros de pesquisa, renomadas vinícolas, consórcios e associações de vinícolas, além de consultoria.

Nele, foram estabelecidos três objetivos principais a serem alcançados para relançar o enoturismo:

  • O aprimoramento do enoturismo como um ativo relevante e transversal para as economias do território em que as vinícolas operam;
  • A comunicação por mensagens claras, capazes de responder às novas expectativas dos enoturistas;
  • Um plano elaborado de propostas e diretrizes para as realidades ligadas ao grupo de trabalho que movimentam mais de 30 milhões de visitantes de todo o mundo.

Estamos vivendo um cenário sem precedentes, o que nos leva a redesenhar o enoturismo”, afirma Ivane Fávero ao apresentar o protocolo internacional “Tranquilamente Enoturismo: diretrizes e boas práticas para um enoturismo Covid-Free”.  Diversas pesquisas internacionais revelam que experiências ao ar livre, turismo rural, gastronomia e vinho estão entre as atrações turísticas mais procuradas. O enoturismo, afortunadamente, pode combinar práticas ao ar livre com enogastronomia, o que simboliza uma oportunidade expressiva para o setor.

O Comitê Internacional de Enoturismo reúne-se desde o dia 17 de abril de 2020, com a coordenação da italiana Roberta Garibaldi e da espanhola Zaida Semprun. Desde então, realiza uma reunião virtual por semana. A iniciativa envolve ampla pluralidade de perfis com um vasto conhecimento do enoturismo da Argentina, Chile, Espanha, México, Estados Unidos, África do Sul e França e também do Brasil, por meio de Ivane Fávero.

O grupo definiu as suas principais linhas de trabalho: a Valorização do Enoturismo como eixo econômico relevante e transversal dos territórios em que as vinícolas estão localizadas, principalmente em áreas rurais; a Comunicação por meio de mensagens claras que transmitem segurança, confiança e estejam de acordo com as novas expectativas do turista e a Elaboração de Propostas e Recomendações Relevantes, aplicáveis ​​a qualquer vinícola ou estabelecimento, independentemente de seu tamanho ou localização geográfica.

Esse setor mobiliza mais de 30 milhões de turistas por ano, distribuídos em aproximadamente 2000 vinícolas abertas ao turismo em todo o mundo.

A iniciativa promove a colaboração entre destinos e posiciona o Enoturismo como um dos setores turísticos mais sustentáveis ​​e com a maior projeção dentro da nova realidade global do turismo.

É necessário lembrar ao visitante que muitas das medidas de segurança e higiene já estão sendo cumpridas pelas vinícolas, pois são centros de produção de produtos agroalimentares. Além disso, o setor está se preparando em cada um dos destinos do mundo para convidá-los a redescobrir espaços e experiências adaptadas às novas necessidades, sob o lema internacional “Tranquilamente, Enoturismo”.

 

Segue vídeo que foi elaborado, com depoimentos dos envolvidos:

Profissionais Envolvidos

Argentina (Gonzalo Merino/Bodegas Argentina E Lorena Cepparo dA Chandon), Brasil (Ivane Fávero, consultora) , Chile (Alicia Ortiz/Enoturismo Chile), Espanha (Chelo Miñana/ Masaveu Bodegas; Beatriz Vergara/González Byass; Tonia Castells/Freixenet; Álvaro Garnica e Oscar Manzano/Global Journey Consulting; Alberto García/FEV; Zaida Semprun/Consultora Makers Programme); França (Catherine Leparmetier/Great Wine Capitals Global Network), Itália (Roberta Garibaldi/docente Universitária, Nicola D’Auria/Movimento Turismo del Vino), México (Daniel Sánchez/ Hacienda Guadalupe Winery & Hotel, Jorge Ferreira/Viñedos Azteca e Víctor Sixto/Consultora Codex) , USA (Claudia Vecchio/ Sonoma) e África do Sul (Mariette Du Toit-Helmbold/Consultora Destinate). O grupo prevê sua existência além dessa situação de crise.

Crédito: Everson Tavares

O Protocolo Internacional

O Protocolo Internacional “Tranquilamente Enoturismo” visa atuar como um guia para as vinícolas e operadores de enoturismo na adaptação de estruturas e serviços de hospitalidade, priorizando o cuidado e salvaguarda da vida de pessoas. Os destinatários são as vinícolas dedicadas ao enoturismo e outras instalações turísticas com os mesmos propósitos. O Protocolo deve ser harmonizado com as regras e regulamentos elaborados em nível regional e territorial por cada vinícola individualmente ou em grupo, por meio das associações, e detalhará uma série de indicações relacionadas às seguintes áreas:

  • Reservas;
  • Boas-vindas aos clientes, com disposições precisas sobre como entrar neles;
  • A gestão das degustações, com recomendações para a proteção dos visitantes e para quem presta o serviço;
  • A organização da visita guiada à adega;
  • A gestão da loja de vinhos;
  • A utilização dos espaços da adega, tanto interiores como exteriores;
  • A gestão de colaboradores.

Para ler o protocolo na íntegra, clique aqui!

 

Importante:

O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão. A Ivane Fávero é Mestre em Turismo, com longa atuação no enoturismo. Para saber mais sobre a profissional, acesse aqui. 

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! As fotos são do Everson Tavares (Ivane) e da Lúcia Fávero Moraes (braço tatuado).

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários