Um lugar para praticar o ‘nadismo’: Sítio Buraco Fundo – Vale Verde – RS – Brasil

Um lugar para praticar o ‘nadismo’, ou seja, um lugar para descansar o corpo, a mente e a alma. Relaxar! É isso que a Paula Kist se propõem ofertar aos hóspedes. Conhecedora da causa, a turismóloga, também formada em gastronomia, já trabalhou em grandes redes de Florianópolis, viajou por vários países e voltou à terra de sua família para ofertar o que, realmente, as pessoas estão procurando e necessitando.

Jardim do Sítio Buraco Fundo.

Sonha em contribuir, com seu trabalho, com a felicidade e o equilíbrio das pessoas que visitam o Sítio Buraco Fundo. Este pequeno recanto, rodeado de verde e de paz.  Eram somente dois quartos, na casa dela mesma. Mas, dado o sucesso, já estão prontos mais dois novos apartamentos.

Quarto da casa de campo, onde ficamos.

Como ela afirma a proposta é “destinada ao publico adulto, o serviço exclusivo e personalizado faz com que o hóspede se sinta uma visita especial em nossa casa”. E aqui é possível “descansar, comer bem, namorar, recarregar as energias, assistir aos espetáculos da natureza, bater papo e esquecer o ‘stress’ do dia a dia”.

Espaço para refeições, descanso, música ou mera contemplação.
Cenas inusitadas no Sítio. Ele sabe bem como usufruir a vida!

É a avó da Paula, a D. Cecília,  a encarregada de preparar os pratos que são servidos nas três refeições ofertadas na casa, além do lanche da tarde, claro. Sua tia, D. Cacilda, também atua no fogão, com maestria. Os produtos, na maioria orgânicos, são colhidos na própria horta, ou comprados dos fornecedores mais próximos, e  preparados no fogão a lenha. Como ela nos explica, já solicitou algumas mudanças nos produtos locais, como a pequena linguiça servida no café da manhã, para poder ofertar tudo com qualidade e capricho aos hóspedes. Amamos tudo o que comemos, mas o pão com ervas é memorável!!!

O café da manhã, se não estiver chovendo, é servido ao ar livre. Encantador!

O chimarrão está sempre presente e rodando entre os hóspedes e visitantes. E preparado com tanto carinho, sempre tem uma flor, um aroma especial.  A Daiane é a responsável por este capricho adorável!

Ser recebido com tanto carinho, isso sim é luxo!

Nosso principal objetivo é proporcionar momentos de descanso e tranquilidade. Distante dos sons e movimentos da cidade grande, os hóspedes podem desfrutar da paz e do silêncio da natureza. Para cumprirmos com este compromisso, informamos que crianças menores de 14 anos serão aceitas somente com reserva dos 2 quartos.

Estivemos no Sítio atendendo o convite da Paula e da Luciana Antonia Tremea, dos Cursos de Turismo e de Gastronomia da Unisc, para realizar duas tarefas: ser jurada no Concurso da turma de gastronomia, escolhendo os melhores pratos elaborados com ingredientes locais e, ainda, realizar uma palestra sobre desenvolvimento territorial por meio do turismo, para os empreendedores da região. Foram dois dias de integração, trocas e aprendizado intenso.  E como sempre digo, não poderia negar um convite da Profª Luciana, uma admirável lutadora pelo turismo do Rio Grande do Sul.

Realizar uma palestra ao ar livre é outra proposta.

Alguns dos pratos servidos pelos alunos do Curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc estão representados nas imagens abaixo. Posso afirmar que estavam saborosos, além de lindos, como podem ver. Cumprimentos aos dirigentes e professores da Universidade, especialmente a Profª Luciana, pelo empenho em fazer deste um curso que forma, de fato, profissionais da área gastronômica.

Para entender melhor, o grupo de 16 alunos foi dividido, por meio de sorteio, em três equipes, que receberam denominações que homenageavam as localidades próximas ao Sítio: Dourados, Monte Alegre e Itacolomy.

‘A ideia foi realizar um evento parecido com o Master Chef e que deu muito certo. O objetivo era colocar os alunos em contato com uma nova realidade, onde sofreram pressão, pois tiveram que produzir seus pratos com os equipamentos disponíveis e com horários determinados. Isso reproduziu o que eles irão encontrar na profissão e na prática’ (Profª Luciana Antonia Trema, citada no www.folhadomate.com.br).

As soberanas de Vale Verde também prestigiaram o evento, muito simpáticas e interessadas no desenvolvimento do turismo de seu município.

Na noite de sábado pudemos comemorar o aniversário do Prof. Índio Cândido, que também foi convidado para ser jurado e palestrante, com direito a surpresa! O Prefeito de Vale Verde chegou acompanhado de sua equipe, esposa e amigos violeiros.  Lindo momento. Cantamos músicas de várias nacionalidades, num partilhamento de culturas e vivências. Soube que o violão é parceiro de outros agradáveis momentos que o hóspede pode vivenciar no Sítio.

Descobrimos que há diversos alambiques na região. Fomos presenteados com uma degustação desta cachaça que é elaborada pela família do prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Bem,  o concurso de gastronomia só acontece uma vez por ano, mas você pode se hospedar no Sítio a qualquer momento e usufruir do fabuloso café da manhã, do saboroso almoço, do delicioso café da tarde e do encantador jantar. Mas o mais importante, da hospitalidade desta família de grandes mulheres. Dá gosto indicar um lugar desses!

Importante informar que você vai interagir com a vida no campo e animais como gansos, cachorros, galinhas, circulam livremente pelo espaço que também pode ter  mosquitos, assim é bom levar repelente e roupas e calçados confortáveis. Aproveite para passear pela região.

 

Mais informações:

O Sítio Buraco Fundo localiza-se no município de Vale Verde – RS, há  40 km de Sta Cruz do Sul e há 100 km de Porto Alegre.

Atendimento somente com reservas pelo Whats App 051 98038 7058 ou  https://www.facebook.com/sitioburacofundo/  Também pode se reservar o espaço pelo https://www.airbnb.com.br/rooms/8610276

Foto de despedida! Amigos que fizemos. Voltaremos!
Importante:

O Viajante Maduro visitou Vale Verde, especificamente o Sítio Buraco Fundo, a convite da Paula (do Sítio), da Luciana (da Unisc) e da Prefeitura Municipal.

A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!

Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.

A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:

Comentários