Il Borgo DiVino – Capítulo 1: Sabores e Saberes em Monte Belo do Sul – Agroindústrias
Um dos motivos para visitar Monte Belo é, sem dúvida, comprar produtos das suas agroindústrias para levar para casa e abastecer a despensa, a geladeira e o freezer. Produtos que carregam a cultura desta região, com algo que vai além da comprovada qualidade e das normas sanitárias. Algo que você somente vai sentir quando provar as iguarias aqui adquiridas. A emoção de reencontrar um sabor que só sua nonna (avó) sabia preparar, a alegria de relembrar os almoços de domingo na casa da mãe, o sabor encharcado de memórias.
Visitamos Monte Belo do Sul, a convite da Prefeitura Municipal, por três dias. Percorremos paisagens belíssimas e visitamos mais de 20 estabelecimentos. Para facilitar a compreensão de tudo o que este pequeno e precioso município possui, vamos dividir as postagens em capítulos, que divulgaremos diariamente, até finalizarmos com o roteiro completo.
Para começar a visita, nossa sugestão é percorrer a rua das agroindústrias. Sim, em Monte Belo do Sul, a Rua Sagrada Família possui 4 agroindústrias, uma bem pertinho da outra, logo passando o prédio da Prefeitura Municipal. Fácil localização e está sinalizado. Depois, siga mais para o interior e conheça mais uma agroindústria que, além dos produtos, possibilita o agendamento de saborosas refeições.
Dica: leve sua caixa de isopor, ou caixa térmica, para poder conservar os alimentos, já que boa parte são congelados!
Produtos Caseiros Dona Maria
A primeira parada é na casa da D. Maria Benvenutti Toretti. Ela e seu esposo, Delvino Toretti, cultivam uma bela horta no jardim, bem em frente da casa, o que já denota que sempre foram produtores rurais, até envelhecerem um pouco e desejarem viver, um pouco mais tranquilamente, na cidade. Há oito anos, D. Maria registrou a agroindústria, “mas é uma vida toda fazendo capelettis”, massas e outros produtos que são produzidos e comercializados de acordo com o tempo e a estação. Algumas mulheres da comunidade ajudam quando os pedidos aumentam. O bom é que sempre há um estoque e eles estão por lá, diariamente. Recomenda-se, no entanto, agendar, principalmente se for um grupo.
Localização: Rua Sagrada Família, 941. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 700 metros. Uma placa identifica o lugar. Para informações e agendamento: 54. 3457. 1191.
Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial.
Sayonara Ciseski
Produtos Caseiros Lucila Viel
A D. Lucila também possui uma vida dedicada à elaboração de produtos caseiros e registrou sua agroindústria há mais de 7 anos. Ela e suas duas filhas, Patrícia e Gabriela, trabalham juntas e unidas. Aliás, é lindo ver o entusiasmo e o profissionalismo com que trabalham. Quando necessário, algumas vizinhas também ajudam. Há um diversidade fantástica de produtos: massas congeladas, recheadas ou não; risoles e outros salgados congelados; frutas e legumes em conserva e geleias diversas. Nossa dica é aproveitar as deliciosas lasanhas e torteis!
Localização: Rua Sagrada Família, 1005. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 750 metros. Uma placa identifica o lugar. Para informações e agendamento: 54. 3457.1311
Cozinhar é como um espetáculo:
É preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos o aplaudam de péFernando Capella Reis
Produtos Caseiros Montagna
A Sra. Eneida Gabriel Montagna também repete a história de dedicação aos produtos caseiros e de registro da empresa, com o estímulo do setor público, há mais de 7 anos. Seu forte é o capeletti, o tortei e o pien. Aqui, indico comprar o pien. Pensa em algo bom!
Localização: Rua Sagrada Família, 890. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 800 metros. Uma placa identifica o lugar. Para informações e agendamento: 54. 3457.1310.
Cozinhar é o mais privado e arriscado ato.
No alimento se coloca ternura ou ódio.
Na panela se verte tempero ou veneno.
Cozinhar não é um serviço.
Cozinhar é um modo de amar os outros.
Mia Couto
Produtos Coloniais Gabriel
A família Gabriel, sim, este é o sobrenome, se dedicou aos doces e geleias de frutas. Uma infinidade de frutos, colhidos nas propriedades rurais dos municípios do entorno, muitos orgânicos, são transformados em frutos. No período que fomos, aproveitamos a geleia de cereja. Imperdível o doce de laranja azeda. O Wendel Gabriel recebe com muita simpatia e nos conta que participam em feiras, como a Expointer, mas que, visitando a propriedade, há muitas e diferentes opções de doces e conservas. Aventure-se nos diversos, e até inusitados, sabores!
Localização: Rua Sagrada Família, 1525. Passando a Prefeitura, ande por cerca de 900 metros. Uma placa identifica o lugar. Para informações e agendamento: 54. 3457.1548 ou https://www.facebook.com/pcoloniaisgabriel/
Cozinhar é o momento em que todos os ingredientes se encontram e juntos formam uma ópera de aromas e sabores
Chef Di Manno
Agroindústria Roque Lovisa
Reencontrar uma antiga colega dos tempos que estudei em Monte Belo do Sul foi emocionante. Ainda mais vendo o lindo lugar em que habitam e a bela história ligada ao desenvolvimento da atividade agrícola sustentável e diversificada, e a redução do uso de agrotóxicos. Formando uma bela família, a Loreni e seu esposo Roque Lovisa trabalham com a produção de conservas e doces, além de vinhos e sucos. Vendem estes e outros produtos ‘in natura’ na feira do produtor de Bento Gonçalves e recebem visitantes em sua propriedade, onde comercializam diretamente os produtos e, ainda, servem refeições por agendamento.
Localização: Linha Argemiro, Capela São Marcos, Monte Belo do Sul, a 6 km do centro da cidade. ( 1,8km de estrada de chão). Uma casa lilás, com um lindo lago são a referência para saber que chegou, mas não se preocupe, há dois caminhos que levam até lá e os moradores são muito atenciosos com as informações. Fone: 54. 3457.1246
Se desejar agendar um almoço ou jantar, junte um grupo de no mínimo 12 pessoas (40, no máximo) e escolha entre as opções:
Cardápio 1 – Entrada (copa, queijo, salame, polenta brustolada, filé de tilápia e aperitivos); Frango recheado no forno, leitão a pururuca, tortéi, pão, saladas, vinhos, refrigerante e suco de uva. Ao final, café e 3 tipos de doces. R$ 65,00. Opcionais: churrasco, sopa de capeletti, maionese ( Valor a combinar).
Cardápio 2 – Sem a entrada, o restante permanece igual. R$ 55,00
A gastronomia não é apenas cozinhar e elaborar pratos, é amar e contemplar o mundo e os que nele vivem.
Chef Di Manno
Agroindústria Frizon
Atente para a paisagem interiorana e circule com calma pelas estradas. Vai se deparar com uma paisagem única como esta, com os parreirais sustentados por fios presos em pedras e erguidos em taipas. Algo que, segundo o estudioso da paisagem vitivinícola do mundo, Luis Vicente Elias Pastor, é único desta região.
Mais informações em http://portal.montebelodosul.rs.gov.br/
IMPORTANTE:
O Viajante Maduro visitou Monte Belo do Sul a convite da Prefeitura Municipal.
A opinião aqui expressa é a nossa verdade! A autoria das fotos é de Ivane Fávero.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, no Pinterest, no Youtube e no Instagram. Também aproveita e te inscreve aqui no blog, cadastra teu e-mail, assina e depois, quando receber o e-mail em sua caixa de mensagens, confirma! Isso é super importante para a gente! Estímulo para continuarmos com este blog. Agradecemos!
Esperamos que tenham gostado desta postagem, que teve sua elaboração feita com muito carinho e atenção. Queremos compartilhar nossas experiências com o objetivo de ajudar aos nossos leitores a terem experiências e vivências memoráveis em suas viagens, como nós.
A programar sua viagem, utilize os links abaixo. As empresas e serviços aqui indicados foram testados por nós:
- Reserve seu hotel, e aproveite a estadia, aqui;
- Viaje tranquilo com o Seguro de Viagem da Mondial;
- Alugue seu carro e aproveite a viagem
Acompanhe o Viajante Maduro. No próximo post, vamos falar sobre as vinícolas de Monte Belo do Sul!