Apresentamos o PROTOCOLO ENOTURISMO SEGURO, voltado às vinícolas, em função da Pandemia do Covid- 19
PREMISSA
O protocolo visa ser um guia para as vinícolas e outros atores do turismo do vinho, para a adaptação de suas estruturas e serviços de recepção, priorizando o cuidado e a salvaguarda da vida das pessoas.
Os RECEPTORES são vinícolas dedicadas ao enoturismo e outras instalações turísticas com o mesmo objetivo.
O Protocolo, elaborado por especialistas e organizações de enoturismo de todo o mundo, deve ser harmonizado com as regras e regulamentos desenvolvidos em nível regional e territorial por cada vinícola.
Sugerimos publicá-lo no site da vinícola e exibi-lo na vinícola para proteger funcionários e visitantes.
COMUNICAÇÃO ANTERIOR À VISITA
- Informar aos visitantes de sua corresponsabilidade com a vinícola no cumprimento das regras de distância e higiene para proteger não apenas a si mesmos, mas, também, a todas as pessoas presentes na vinícola, sejam eles enólogos ou funcionários da vinícola.
- Informar aos visitantes sobre os sintomas da Covid19 e, se ocorrerem nos 15 dias anteriores à visita, aconselhe-os a não comparecer às instalações. Os sintomas são: febre, tosse, diarreia, falta de ar, perda de olfato.
- Avisar não ser recomendável visitar a vinícola se nos últimos 15 dias o visitante tiver entrado em contato com pessoas que foram confirmadas com o diagnóstico de Covid-19.
- Informar aos visitantes sobre as medidas preventivas em vigor no momento da visita, como o uso da máscara, álcool gel e distanciamento físico.
- Informar e, portanto, fornecer aos visitantes opções pré-pagas para evitar o uso de dinheiro ou cartão de crédito antes de suas chegadas à vinícola.
- Avisar: Convidamos você a agendar a visita com antecedência.
- Ative a reserva e o pré-pagamento eletrônico da visita.
UMA VEZ NA ADEGA
- Medir a temperatura de cada visitante antes de entrar na adega, usando scanners ou termômetros.
- Colocar os tapetes na entrada da adega, sempre umedecidos com água e solução desinfetante, para garantir a desinfecção das solas dos sapatos.
- Registrar os dados pessoais do visitante, se necessário, com base nas recomendações atuais. Exemplo: origem, locais visitados nos últimos 14 dias, contato com determinadas pessoas etc.
- Perguntar sobre possíveis sintomas anteriores.
- Opcional: pedir ao turista que assine a declaração.
- Verificar o uso de proteções por todos os visitantes (máscaras), fornecendo soluções para quem precisar delas (podem ser comercializadas).
- Fornecer itens de higiene e desinfecção, como géis e sprays desinfetantes.
RECEPÇÃO
- Instalar telas de proteção na recepção.
- Indicar a distância de segurança de 2 metros para as filas.
- Estimular o pagamento eletrônico (cartão ou celular) das experiências e, preferencialmente, a emissão de nota fiscal eletrônica.
- Informar aos visitantes sobre a visita e todas as precauções de higiene e distanciamento físico adotadas pela vinícola.
- Fornecer aos visitantes as informações atualizadas sobre o vírus Covid-19.
- Evitar o contato físico na saudação e em todas as etapas da visita guiada.
DEGUSTAÇÃO
Recomendações para proteger os visitantes:
- Convidar os visitantes a realizarem a higiene das mãos antes do início da degustação (lavagem e uso de gel desinfetante).
- Respeitar as distâncias de segurança.
- Proibir a alteração da posição do lugar designado para a degustação.
- Proibir o compartilhamento dos copos de vinho.
- Proibir o compartilhamento dos alimentos durante a degustação.
Recomendações para quem realiza o serviço de degustação:
- Antes de iniciar a degustação, lavar as mãos e/ou desinfetá-las com álcool, na presença de visitantes.
- Evitar o contato entre a garrafa e o copo ao servir a bebida.
- Evitar o uso de conta-gotas.
- Evitar tocar na boca da garrafa com as mãos ao abri-la, usar sempre luvas descartáveis.
- Não usar cuspideiras.
- A administração de alimentos, juntamente com a degustação de vinhos, seguir rigorosamente os protocolos nacionais ou regionais relevantes.
- Antes e depois de cada degustação, limpar e desinfetar todas as superfícies com as quais o visitante entrou em contato.
- Sugere-se, quando possível, organizar degustações ao ar livre.
DICAS PARA O TOUR GUIADO
- Recomendamos que organize visitas particulares ou em pequenos grupos.
- Recomendamos que planeje rotas de ida e volta, sempre que possível.
- Organizar visitas com horários e rotas escalonados para manter a distância entre os grupos visitantes.
- Dar prioridade aos espaços abertos e ao ar livre, tentando ficar lá o maior tempo possível.
- Evitar o contato do turista com todos os outros colaboradores da vinícola que não participam da visita guiada.
- Adotar medidas de separação e proibição, que impeçam os visitantes tocar qualquer instrumento na vinícola.
- Consultar os técnicos sobre o tempo de permanência dos visitantes em espaços fechados, de acordo com o número de pessoas, ventilação, trocas de ar e ar condicionado.
- Disponibilizar o tempo necessário para limpar e desinfetar os espaços entre uma visita guiada e outra.
- Evitar o uso de dispositivos tecnológicos para usar na visita guiada compartilhada (por exemplo: guias de áudio, aparelhos de realidade virtual, etc.)
LOJA DE VINHOS
- Instalar telas de proteção.
- Usar proteções pessoais, como luvas e máscaras, para os funcionários da loja de vinhos.
- Impedir que os visitantes entrem em contato com produtos dentro da loja.
- Colocar claramente os preços dos produtos.
- Disponibilizar ferramentas de consulta digital, que permitem encontrar informações técnicas sobre vinhos e todos os outros produtos.
- Identificar um parceiro responsável pela embalagem do produto e a única pessoa responsável pela entrega do pacote aos visitantes.
- Desinfetar com soluções hidro-alcoólicas todos os elementos que estão em contato com os visitantes.
- Incentivar o pagamento por celular ou cartão (“Sem Contato”).
- Desinfetar as mãos depois de tocar em notas ou moedas e antes de iniciar a próxima transação.
- Promover a solução de pagamento único para todas as atividades e produtos adquiridos.
- Garantir a distância mínima entre o caixa e o visitante.
- Dar acesso às instalações a um número limitado de pessoas, dependendo do tamanho dos espaços. Servir uma pessoa de cada vez, para evitar multidões.
FIM DA VISITA
- Evitar usar livros de visitas.
- Não entregar material impresso, mas apenas informações de armazenamento em formato eletrônico, usando pen drives ou outros dispositivos de armazenamento (de preferência pela internet).
- Realizar uma pesquisa de satisfação ou criar ações para facilitar a fidelidade, digitalmente.
- Evitar contato na saudação de despedida.
- Convidar o visitante a compartilhar o que experimentou durante a experiência, principalmente no que se refere aos cuidados prestados pela vinícola do ponto de vista da higiene e da saúde.
USO DE ESPAÇOS
- Priorizar o uso de locais abertos ou bem ventilados.
- Evitar o uso de elevadores.
- Em locais fechados, usar uma faixa de temperatura entre 23 ° e 26 ° C.
- Estabelecer a capacidade de cada sala ou espaço de acordo com os regulamentos ou recomendações para o espaço físico em vigor no momento da abertura.
- Apresentar cartazes informativos com as medidas de higiene recomendadas, na recepção, quartos, restaurante, banheiros, etc.
- Estabelecer um sistema que evite a concentração de pessoas nos banheiros, indicando a distância de segurança necessária, em caso de fila.
- Disponibilizar sabão e álcool em todos os banheiros.
- Realizar a limpeza e desinfecção de banheiros entre as visitas.
- Usar cestos ou compartimentos com “pedal”, visando evitar levantar as tampas com as mãos.
- Colocar equipamentos automáticos para uso do álcool a 70% ou gel de álcool em cada espaço pelo qual a visita ocorrerá: recepção, caixa, sala de degustação e outras partes do passeio.
RESTAURANTE
- Oferecer o serviço através de reservas, visando evitar áreas de espera.
- Oferecer aos visitantes as soluções hidro-alcoólicas, localizadas na entrada e no espaço central do restaurante.
- Implantar sistemas que permitem o isolamento de guarda-chuvas, incluindo alças.
- Manter a distância entre mesas: respeitar as capacidades e distâncias entre mesas estabelecidas pelas autoridades competentes (leis municipais e estaduais).
- Evitar usar toalhas de tecido, prefira o uso de toalhas de mesa individuais, descartáveis ou reutilizáveis.
- Se usar toalhas de mesa, montar a mesa na frente do cliente, para gerar a segurança ao cliente.
- Fazer a troca completa da toalha de mesa entre os serviços.
- Verificar se a louça, copos, xícaras e talheres que serão colocadas sobre a mesa estão em boas condições de limpeza.
- Priorizar a oferta de bebidas individuais.
- Minimizar o tempo do garçom na mesa.
- Minimizar o número de garçons que interagem com o cliente.
- Servir os pratos individualmente.
- Determinar o uso de equipamento de proteção individual por todo o pessoal de serviço
- No final da refeição, limpar e desinfetar as maçanetas, grades, mesas, cadeiras, poltronas, menus, recipientes, elevadores, bandejas, máquinas de bebidas, etc.
COZINHA
- Aplicar padrões regulares de higiene e saneamento e boas práticas de processamento e manuseio de alimentos, através do uso de elementos obrigatórios de proteção individual.
- Limpar e desinfetar produtos e recipientes antes de armazená-los em refrigeradores, câmaras e tanques.
- Remover os invólucros originais sempre que possível.
- Manter a equipe externa da cozinha fora da cozinha.
- Estabelecer medidas extremas de limpeza em todos os elementos, ferramentas de trabalho, tetos falsos e sistemas.
- Designar uma área para garçons, onde se mantenha a distância adequada da equipe de cozinha.
- Designar um espaço adequado para lavar a louça suja.
- Implementar uma política adequada para limpar e desinfetar a louça.
- Designar um espaço para pegar ou armazenar itens limpos.
- Usar luvas para manusear itens de higiene por pessoas designadas exclusivamente para esta tarefa.
A EQUIPE
- Fornecer treinamento sobre cuidados pessoais e medidas de segurança, em relação ao contato com o visitante e manuseio dos elementos.
- Estabelecer procedimentos de entrada no local de trabalho, que podem incluir: desinfecção de calçados, uniformes exclusivos no local de trabalho, lavagem das mãos ou colocação de álcool gel. Recomendar a lavagem diária dos uniformes de trabalho.
- Fornecer ao pessoal todos os elementos de proteção necessários, de acordo com a legislação vigente.
- Desenvolver um procedimento de ação para identificar sintomas do vírus (por exemplo, febre, tosse, etc.).
- Identificar itens pessoais, como xícaras, copos, talheres ou recursos da equipe, como chapéus ou microfones, que não devem ser compartilhados.
CONTRATOS COM AGÊNCIA
- Revisar os contratos comerciais com agências e operadores turísticos e anexar a eles as permissões necessárias, que devem ser fornecidas em conformidade com as novas condições de operação, para turistas individuais ou grupos nacionais e internacionais.
INICIATIVA
Essa iniciativa possui uma grande pluralidade de perfis, endossados por um relacionamento próximo e longo com o setor em cada um dos casos, reunindo profissionais da Argentina (Gonzalo Merino / Bodegas Argentina e Lorena Cepparo de Chandon), Brasil (Ivane Fevero, cosultara), Chile (Alicia Ortiz / Enoturismo Chile), Espanha (Chelo Miñana / Masaveu Bodegas; Beatriz Vergara / González Byass; Tonia Castells / Freixenet; Álvaro Garnica e Oscar Manzano / Global Journey Consulting; Alberto García / FEV; Zaida Semprun / Consultor do Programa Makers); França (Catherine Leparmetier / Rede Global Great Wine Capitals), Itália (Roberta Garibaldi / professora universitária, Nicola D’Auria / Movimento Turismo del Vino), México (Daniel Sánchez / Hacienda Guadalupe Winery & Hotel, Jorge Ferreira / Viñedos Azteca e Víctor Sixto / Consultora do Codex), EUA (Claudia Vecchio / Sonoma) e África do Sul (Mariette Du Toit-Helmbold / Consultora Destinate) e prevê sua existência além dessa situação de crise.
A atuação promove, a partir de sua base, a colaboração entre destinos e posiciona o Enoturismo como um dos setores turísticos mais sustentáveis e com a maior projeção dentro da nova realidade global do turismo.
Importante:
O Viajante Maduro viaja como ideal de vida e profissão. A Ivane Fávero é Mestre em Turismo, com longa atuação no enoturismo. Para saber mais sobre a profissional, acesse aqui.
A opinião aqui expressa é a nossa verdade! As fotos são do Everson Tavares (Ivane) e da Lúcia Fávero Moraes (braço tatuado).
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